Fiat Pulse Abarth é esportivo 'raiz' que dá para usar no dia a dia
30/01/2023 04h00
A Fiat sempre ofereceu no Brasil versões esportivas dos seus carros, a exemplo do Uno 1.5 R e, mais recentemente, do Punto e do Bravo T-Jet. A marca italiana honra a tradição com o Pulse Abarth, lançado em novembro e que dispensa o logotipo da montadora - trocado pelo símbolo do escorpião.
A Abarth é a divisão esportiva da Fiat e o Pulse, o primeiro SUV por ela desenvolvido. Não se trata de um carro apenas com aparência esportiva: traz uma série de modificações para entregar uma condução mais divertida - e realmente ser mais rápido na pista.
Já tínhamos comprovado essas habilidades em autódromo, quando o Pulse Abarth foi lançado, em novembro. Agora, rodamos com ele no dia a dia durante cerca de uma semana e contamos as impressões a seguir.
Fiat Pulse Abarth
Preço
R$ 149.9903,0
4,0
4,0
4,0
3,0
3,0
4,0
Pontos Positivos
- Central multimídia é rápida e traz tela grande
- É um verdadeiro esportivo, sem abrir mão do conforto
Pontos Negativos
- Consumo elevado com etanol na cidade
- Freios a tambor nas rodas traseiras
Veredito
O Fiat Pulse Abarth é um carro divertido, que realmente traz ajustes esportivos e anda muito bem. Além disso traz visual exclusivo, condizente com sua proposta, e não abre mão do conforto e da boa altura em relação ao solo que os SUVs oferecem. Senti falta dos freios a disco nas rodas traseiras e da opção de câmbio manual.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
- Como as demais versões do Pulse, a Abarth não se destaca pelo espaço interno, semelhante ao do Fiat Argo, do qual o SUV deriva, com modificações
- Com 2,53 m de distância entre-eixos, é um SUV verdadeiramente compacto
- Traz como equipamento de série central multimídia com tela de 10,1 polegadas, conexão sem fio com celulares via Apple CarPlay e Android Auto e carregamento de smartphones sem fio tem nicho refrigerado
- Lista inclui painel digital personalizado de sete polegadas, ar-condicionado automático e digital, faróis full-LED com acendimento e luz alta automáticos, além de sensor de chave, bancos de couro e console central elevado são outros destaques
DESEMPENHO E CONSUMO
- É a única configuração a trazer embaixo do capô o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm
- Só existe a opção de câmbio automático de seis marchas com aletas no volante para trocas manuais - devido à proposta esportiva, um câmbio manual casaria bem com esse motor
- A potência e o torque são iguais aos de outros modelos com o mesmo propulsor, como Jeep Renegade, mas motor recebeu calibração diferente para ficar mais "esperto"
- Mesmo aconteceu com a transmissão, que faz trocas mais rápidas e em rotações 30% mais altas
- Nas frenagens, o câmbio reduz marchas automaticamente e isso ajuda a deixar o propulsor mais "cheio" nas retomadas de velocidade.
- Lista de itens "tunados" inclui suspensão rebaixada em 1 cm com molas e amortecedores 13% mais rígidos
- O Abarth também traz barra estabilizadora com maior diâmetro; pneus mais largos e aderentes, escapamento com ponteira dupla e ronco esportivo e direção elétrica mais direta
- Freios trazem discos ventilados de 305 mm na dianteira (contra 257 mm do Pulse convencional), mas na traseira permanecem os tambores, menos eficientes
- O volante do Abarth traz, no lado direito, um botão vermelho com a inscrição "Poison", que significa veneno em inglês, ajustando itens como acelerador, assistência de direção e motor para uma tocada ainda mais esportiva.
- Vão livre em relação ao solo também ajuda a passar por lombadas, valetas e buracos
- Já o consumo não é tão empolgante: com etanol, obtive média em torno de 5 km/l na cidade. Inmetro informa 6,8 km/l (cidade) e 8,8 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 10 km/l e 12,3 km/l
DESIGN
- Também traz uma série de detalhes visuais diferenciados por dentro e por fora, como aplique sobre os faróis imitando fibra de carbono, para-choque dianteiro mais largo e baixo, além de grade dianteira exibe desenho exclusivo e pintura preta brilhante
- Rodas de 17 polegadas têm mesmo acabamento e capa central que oculta os respectivos parafusos
- Teto sempre traz pintura preta e para-choque traseiro vem com difusor
- Por dentro, o lançamento exibe uma faixa vermelha no centro do painel, além de costuras na mesma tonalidade nos bancos de couro sintético, no volante e também no painel das portas
- Outro detalhe é a plaqueta com o símbolo do escorpião no lado direito do painel
SEGURANÇA
- Traz de série quatro airbags: os dois frontais, obrigatórios, mais dois laterais
- Oferece um pacote de assistentes à condução com frenagem automática de emergência com alerta de colisão, farol alto automático e assistente de manutenção de faixa que corrige o volante
- Também é equipado com acionamento automático de serviços de emergência em caso de acidente
- É bom lembrar que rivais oferecem mais airbags e controle de velocidade adaptativo - no Abarth, ele é do tipo convencional
MERCADO
- Tem apenas um rival direto na sua faixa de preço (R$ 150 mil): VW Polo GTS, com preço sugerido de R$ 145.790
- O hatch da Volkswagen é equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas
- Vale destacar que o modelo da Volks é um hatch, enquanto o da Fiat é um SUV - atingindo, em teste, um público mais amplo
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
-
Motorização
-
1.3 turbo flex, 4 cilindros
-
Combustível
-
Etanol / Gasolina
-
Potência (cv)
-
185 cv a 5.750 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
27,5 kgfm a 1.750 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
7,6 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
215 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
6,8 km/l (etanol) / 10 km/l (gasolina)
-
Consumo estrada (km/l)
-
8,8 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)
-
Câmbio
-
Automático, 6 marchas
-
Tração
-
Dianteira
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados, 305 mm
-
Freios Traseiros
-
Tambores
-
Pneus
-
215/50R17V
-
Rodas
-
17 polegadas
-
Comprimento (mm)
-
4.115
-
Entre-eixos (mm)
-
2.532
-
Largura (mm)
-
1.777
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1.281 kg
-
Porta-malas (L)
-
370 l
-
Tanque (L)
-
47 l
-
10.000 km
-
R$ 740
-
20.000 km
-
R$ 852
-
30.000 km
-
R$ 740
-
40.000 km
-
R$ 1.056
-
50.000 km
-
R$ 768
-
60.000 km
-
R$ 1.448
-
Garantia
-
3 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Alerta de colisão
-
-
Faróis com regulagem de altura
-