Topo

Fiat Pulse Abarth é esportivo 'raiz' que dá para usar no dia a dia

30/01/2023 04h00

A Fiat sempre ofereceu no Brasil versões esportivas dos seus carros, a exemplo do Uno 1.5 R e, mais recentemente, do Punto e do Bravo T-Jet. A marca italiana honra a tradição com o Pulse Abarth, lançado em novembro e que dispensa o logotipo da montadora - trocado pelo símbolo do escorpião.

A Abarth é a divisão esportiva da Fiat e o Pulse, o primeiro SUV por ela desenvolvido. Não se trata de um carro apenas com aparência esportiva: traz uma série de modificações para entregar uma condução mais divertida - e realmente ser mais rápido na pista.

Já tínhamos comprovado essas habilidades em autódromo, quando o Pulse Abarth foi lançado, em novembro. Agora, rodamos com ele no dia a dia durante cerca de uma semana e contamos as impressões a seguir.

Fiat Pulse Abarth

Preço

R$ 149.990
Carros
3,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

4,0

4,0

4,0

3,0

3,0

4,0

Pontos Positivos

  • Central multimídia é rápida e traz tela grande
  • É um verdadeiro esportivo, sem abrir mão do conforto

Pontos Negativos

  • Consumo elevado com etanol na cidade
  • Freios a tambor nas rodas traseiras

Veredito

O Fiat Pulse Abarth é um carro divertido, que realmente traz ajustes esportivos e anda muito bem. Além disso traz visual exclusivo, condizente com sua proposta, e não abre mão do conforto e da boa altura em relação ao solo que os SUVs oferecem. Senti falta dos freios a disco nas rodas traseiras e da opção de câmbio manual.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

  • Como as demais versões do Pulse, a Abarth não se destaca pelo espaço interno, semelhante ao do Fiat Argo, do qual o SUV deriva, com modificações
  • Com 2,53 m de distância entre-eixos, é um SUV verdadeiramente compacto
  • Traz como equipamento de série central multimídia com tela de 10,1 polegadas, conexão sem fio com celulares via Apple CarPlay e Android Auto e carregamento de smartphones sem fio tem nicho refrigerado
  • Lista inclui painel digital personalizado de sete polegadas, ar-condicionado automático e digital, faróis full-LED com acendimento e luz alta automáticos, além de sensor de chave, bancos de couro e console central elevado são outros destaques

DESEMPENHO E CONSUMO

  • É a única configuração a trazer embaixo do capô o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm
  • Só existe a opção de câmbio automático de seis marchas com aletas no volante para trocas manuais - devido à proposta esportiva, um câmbio manual casaria bem com esse motor
  • A potência e o torque são iguais aos de outros modelos com o mesmo propulsor, como Jeep Renegade, mas motor recebeu calibração diferente para ficar mais "esperto"
  • Mesmo aconteceu com a transmissão, que faz trocas mais rápidas e em rotações 30% mais altas
  • Nas frenagens, o câmbio reduz marchas automaticamente e isso ajuda a deixar o propulsor mais "cheio" nas retomadas de velocidade.
  • Lista de itens "tunados" inclui suspensão rebaixada em 1 cm com molas e amortecedores 13% mais rígidos
  • O Abarth também traz barra estabilizadora com maior diâmetro; pneus mais largos e aderentes, escapamento com ponteira dupla e ronco esportivo e direção elétrica mais direta
  • Freios trazem discos ventilados de 305 mm na dianteira (contra 257 mm do Pulse convencional), mas na traseira permanecem os tambores, menos eficientes
  • O volante do Abarth traz, no lado direito, um botão vermelho com a inscrição "Poison", que significa veneno em inglês, ajustando itens como acelerador, assistência de direção e motor para uma tocada ainda mais esportiva.
  • Vão livre em relação ao solo também ajuda a passar por lombadas, valetas e buracos
  • Já o consumo não é tão empolgante: com etanol, obtive média em torno de 5 km/l na cidade. Inmetro informa 6,8 km/l (cidade) e 8,8 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 10 km/l e 12,3 km/l

DESIGN

  • Também traz uma série de detalhes visuais diferenciados por dentro e por fora, como aplique sobre os faróis imitando fibra de carbono, para-choque dianteiro mais largo e baixo, além de grade dianteira exibe desenho exclusivo e pintura preta brilhante
  • Rodas de 17 polegadas têm mesmo acabamento e capa central que oculta os respectivos parafusos
  • Teto sempre traz pintura preta e para-choque traseiro vem com difusor
  • Por dentro, o lançamento exibe uma faixa vermelha no centro do painel, além de costuras na mesma tonalidade nos bancos de couro sintético, no volante e também no painel das portas
  • Outro detalhe é a plaqueta com o símbolo do escorpião no lado direito do painel

SEGURANÇA

  • Traz de série quatro airbags: os dois frontais, obrigatórios, mais dois laterais
  • Oferece um pacote de assistentes à condução com frenagem automática de emergência com alerta de colisão, farol alto automático e assistente de manutenção de faixa que corrige o volante
  • Também é equipado com acionamento automático de serviços de emergência em caso de acidente
  • É bom lembrar que rivais oferecem mais airbags e controle de velocidade adaptativo - no Abarth, ele é do tipo convencional

MERCADO

  • Tem apenas um rival direto na sua faixa de preço (R$ 150 mil): VW Polo GTS, com preço sugerido de R$ 145.790
  • O hatch da Volkswagen é equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas
  • Vale destacar que o modelo da Volks é um hatch, enquanto o da Fiat é um SUV - atingindo, em teste, um público mais amplo

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.3 turbo flex, 4 cilindros

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 185 cv a 5.750 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 27,5 kgfm a 1.750 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 7,6 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 215 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 6,8 km/l (etanol) / 10 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 8,8 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados, 305 mm

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/50R17V

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Comprimento (mm)

  • 4.115

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.532

  • Largura (mm)

  • 1.777

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.281 kg

  • Porta-malas (L)

  • 370 l

  • Tanque (L)

  • 47 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 740

  • 20.000 km

  • R$ 852

  • 30.000 km

  • R$ 740

  • 40.000 km

  • R$ 1.056

  • 50.000 km

  • R$ 768

  • 60.000 km

  • R$ 1.448

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fiat Pulse Abarth é esportivo 'raiz' que dá para usar no dia a dia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.