Fiat Pulse Abarth é esportivo 'raiz' que dá para usar no dia a dia
A Fiat sempre ofereceu no Brasil versões esportivas dos seus carros, a exemplo do Uno 1.5 R e, mais recentemente, do Punto e do Bravo T-Jet. A marca italiana honra a tradição com o Pulse Abarth, lançado em novembro e que dispensa o logotipo da montadora - trocado pelo símbolo do escorpião.
A Abarth é a divisão esportiva da Fiat e o Pulse, o primeiro SUV por ela desenvolvido. Não se trata de um carro apenas com aparência esportiva: traz uma série de modificações para entregar uma condução mais divertida - e realmente ser mais rápido na pista.
Já tínhamos comprovado essas habilidades em autódromo, quando o Pulse Abarth foi lançado, em novembro. Agora, rodamos com ele no dia a dia durante cerca de uma semana e contamos as impressões a seguir.
Fiat Pulse Abarth
Preço
R$ 149.990Pontos Positivos
- Central multimídia é rápida e traz tela grande
- É um verdadeiro esportivo, sem abrir mão do conforto
Pontos Negativos
- Consumo elevado com etanol na cidade
- Freios a tambor nas rodas traseiras
Veredito
O Fiat Pulse Abarth é um carro divertido, que realmente traz ajustes esportivos e anda muito bem. Além disso traz visual exclusivo, condizente com sua proposta, e não abre mão do conforto e da boa altura em relação ao solo que os SUVs oferecem. Senti falta dos freios a disco nas rodas traseiras e da opção de câmbio manual.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
- Como as demais versões do Pulse, a Abarth não se destaca pelo espaço interno, semelhante ao do Fiat Argo, do qual o SUV deriva, com modificações
- Com 2,53 m de distância entre-eixos, é um SUV verdadeiramente compacto
- Traz como equipamento de série central multimídia com tela de 10,1 polegadas, conexão sem fio com celulares via Apple CarPlay e Android Auto e carregamento de smartphones sem fio tem nicho refrigerado
- Lista inclui painel digital personalizado de sete polegadas, ar-condicionado automático e digital, faróis full-LED com acendimento e luz alta automáticos, além de sensor de chave, bancos de couro e console central elevado são outros destaques
DESEMPENHO E CONSUMO
- É a única configuração a trazer embaixo do capô o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm
- Só existe a opção de câmbio automático de seis marchas com aletas no volante para trocas manuais - devido à proposta esportiva, um câmbio manual casaria bem com esse motor
- A potência e o torque são iguais aos de outros modelos com o mesmo propulsor, como Jeep Renegade, mas motor recebeu calibração diferente para ficar mais "esperto"
- Mesmo aconteceu com a transmissão, que faz trocas mais rápidas e em rotações 30% mais altas
- Nas frenagens, o câmbio reduz marchas automaticamente e isso ajuda a deixar o propulsor mais "cheio" nas retomadas de velocidade.
- Lista de itens "tunados" inclui suspensão rebaixada em 1 cm com molas e amortecedores 13% mais rígidos
- O Abarth também traz barra estabilizadora com maior diâmetro; pneus mais largos e aderentes, escapamento com ponteira dupla e ronco esportivo e direção elétrica mais direta
- Freios trazem discos ventilados de 305 mm na dianteira (contra 257 mm do Pulse convencional), mas na traseira permanecem os tambores, menos eficientes
- O volante do Abarth traz, no lado direito, um botão vermelho com a inscrição "Poison", que significa veneno em inglês, ajustando itens como acelerador, assistência de direção e motor para uma tocada ainda mais esportiva.
- Vão livre em relação ao solo também ajuda a passar por lombadas, valetas e buracos
- Já o consumo não é tão empolgante: com etanol, obtive média em torno de 5 km/l na cidade. Inmetro informa 6,8 km/l (cidade) e 8,8 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 10 km/l e 12,3 km/l
DESIGN
- Também traz uma série de detalhes visuais diferenciados por dentro e por fora, como aplique sobre os faróis imitando fibra de carbono, para-choque dianteiro mais largo e baixo, além de grade dianteira exibe desenho exclusivo e pintura preta brilhante
- Rodas de 17 polegadas têm mesmo acabamento e capa central que oculta os respectivos parafusos
- Teto sempre traz pintura preta e para-choque traseiro vem com difusor
- Por dentro, o lançamento exibe uma faixa vermelha no centro do painel, além de costuras na mesma tonalidade nos bancos de couro sintético, no volante e também no painel das portas
- Outro detalhe é a plaqueta com o símbolo do escorpião no lado direito do painel
SEGURANÇA
- Traz de série quatro airbags: os dois frontais, obrigatórios, mais dois laterais
- Oferece um pacote de assistentes à condução com frenagem automática de emergência com alerta de colisão, farol alto automático e assistente de manutenção de faixa que corrige o volante
- Também é equipado com acionamento automático de serviços de emergência em caso de acidente
- É bom lembrar que rivais oferecem mais airbags e controle de velocidade adaptativo - no Abarth, ele é do tipo convencional
MERCADO
- Tem apenas um rival direto na sua faixa de preço (R$ 150 mil): VW Polo GTS, com preço sugerido de R$ 145.790
- O hatch da Volkswagen é equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas
- Vale destacar que o modelo da Volks é um hatch, enquanto o da Fiat é um SUV - atingindo, em teste, um público mais amplo
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Motorização
1.3 turbo flex, 4 cilindros
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
185 cv a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
27,5 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,6 s
Velocidade máxima (km/h)
215 km/h
Consumo cidade (km/l)
6,8 km/l (etanol) / 10 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
8,8 km/l (etanol) / 12,3 km/l (gasolina)
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados, 305 mm
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
215/50R17V
Rodas
17 polegadas
Comprimento (mm)
4.115
Entre-eixos (mm)
2.532
Largura (mm)
1.777
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.281 kg
Porta-malas (L)
370 l
Tanque (L)
47 l
10.000 km
R$ 740
20.000 km
R$ 852
30.000 km
R$ 740
40.000 km
R$ 1.056
50.000 km
R$ 768
60.000 km
R$ 1.448
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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