Fiat Strada Endurance 1.4 é tão racional que até as calotas são opcionais
José Antonio Leme
Do UOL, em São Paulo (SP)
22/03/2021 04h00
Amada por pequenos e médios empresários e por lojas de entregas, a Fiat Strada cabine simples se tornou um retrato do trabalho de transportar itens desde que chegou às lojas em 1998. A chegada da segunda geração no ano passado trouxe, além de uma nova plataforma, um novo conceito, que a Fiat batizou de cabine plus.
Em termos práticos é uma cabine estendida que tem um vidro atrás dos bancos, com um espaço extra para carregar pequenas cargas como malas ou mochilas. Antes, o estepe que ficava dentro da cabine e roubava espaço foi para a parte inferior da caçamba e é acessado por um sistema que desce o estepe por um cabo de aço.
Sem nenhuma alteração no nível de equipamentos de série nesses nove meses de mercado, ela passou dos R$ 63.590 no lançamento para os atuais R$ 72.126, como versão de entrada o modelo já subiu R$ 8.536 desde seu lançamento em junho de 2020.
Sem muitos equipamentos e cobrando até pelas calotas como opcionais, o que faz da Strada um sucesso para o trabalho? Confira na avaliação de UOL Carros.
Fiat Strada 1.4 Endurance
Preço
R$ 72.1263,0
3,0
4,0
3,0
2,0
4,0
3,0
Pontos Positivos
- Suspensão resistente
- Caçamba ampla
Pontos Negativos
- Posição de dirigir
- Preço
Veredito
A Strada ainda oferece o melhor conjunto se comparado as rivais, que além de tudo estão desatualizadas. O trunfo que fez dela um modelo amado para o trabalho duro, a suspensão traseira nos mesmos moldes de suspensões de caminhão, continua ali, firme e forte. O sucesso vai perdurar, é inevitável, afinal mesmo na racionalidade da versão de entrada, para quem precisa mais do que qualquer outra coisa da caçamba, ela tem mais que as rivais - vide o controle de tração e estabilidade de série. Choca cobrar até pelas calotas, mas quem quer custo-benefício está pouco preocupado com pequenas questões de melhorias visuais.
Design e espaço interno
Em termos de design, a Strada Endurance aposta no mesmo visual das demais versões da nova geração. É moderno, de acordo com a linguagem visual da Fiat e agrada quem vê a trabalhadora picapinha. Claro, que como uma variante destinada ao trabalho, algumas coisas são diferentes.
Os para-choques não têm pintura, são no plástico cru, bem como a grade dianteira, e a única coisa que se destaca é o nome da versão de trabalho em um adesivo nas laterais na parte inferior das portas.
Por dentro, o modelo é todo revestido de plástico duro, que contrasta com o preço, mas não com a proposta de picape. Os faróis têm o mesmo formato das versões de topo, mas trazem lâmpadas halógenas, inclusive na luz diurna.
Os bancos são confortáveis para longos períodos, coisa que geralmente acontece com um carro de trabalho e atende com um trilho para correr bem amplo, atende bem diferentes motoristas no que diz respeito à distância em relação aos pedais.
Mas a posição de guiar é muito elevada, um defeito já presente na geração anterior. Por isso, motoristas mais altos ficam com a cabeça próxima ao teto, o que é bem incômodo.
O espaço atrás dos bancos, a depender da altura do motorista e passageiro, pode até levar uma mala pequena, mas ele acomoda bem, mesmo, é itens que não ultrapassem, falando de largura, o tamanho de uma mochila.
Consumo e desempenho
Como versão de trabalho o mais importante é custo-benefício, a Fiat apostou na manutenção do antigo motor 1.4 flexível, que já era usado na geração anterior. Ele entrega até 88 cv e 12,5 mkgf quando alimentado com etanol. Com gasolina, os números são menores: 85 cv e 12,4 mkgf.
Associado ao câmbio manual de cinco marchas, esse motor preza antes de tudo pela confiabilidade de um projeto já lapidado pelos anos de uso e que tende a não apresentar problemas crônicos. O desempenho não é lá digno de surpresa. Com a caçamba vazia, o conjunto mecânico tem bom préstimo tanto na cidade quanto na estrada.
Na estrada, para conseguir extrair o melhor rendimento possível, especialmente em retomadas e ultrapassagens, é preciso não deixar o giro do motor cair e sempre "esticar" as marchas, já que a relação é longa para melhorar em termos de consumo o rendimento da Strada. Ainda assim, em quinta marcha, a 120 km/h, o motor gira a cerca de 3.800 rpm, muito acima do esperado para um motor 1.4.
Falando em números, o consumo fica, respectivamente na cidade e na estrada, em 8,3 km/l e 8,8 km/l com etanol e 11,8 km/l e 12,4 km/l se trabalhando com gasolina. Claro, os dados de consumo são conquistados em condições ideais de uso, e usando os 1.354 litros da caçamba ou 720 kg disponíveis os números serão outros.
Um dos grandes destaques da atual geração em todas as versões é o ajuste de suspensão que a Fiat conseguiu estabelecer para a Strada. Sem alterar o conceito de suspensão independente na dianteira e eixo rígido com feixe de molas atrás, melhorou a calibragem, reduzindo o balanço da carroceria nas curvas, mas mantendo a maciez em piso ruim.
Equipamentos
A Strada Endurance é frugal e traz o básico necessário para que um dia de trabalho atrás do volante seja minimamente confortável. Isso representa ar-condicionado, computador de bordo, direção com assistência hidráulica e ajuste só de altura do volante - um defeito que a Fiat não consertou nessa geração, ao deixar de fora o ajuste de distância.
Completa a lista a assistência de partida em rampa, luzes diurnas halógenas, protetor de caçamba e barras de proteção do vidro traseiro.
Para ter um carro mais completo internamente como o da imagem é preciso desembolar uma quantia substancial que faz o valor total superar os R$ 80 mil. O pacote Worker (R$ 2.798) adiciona travas e vidros elétricos, alarme e regulagem de altura do banco do motorista, o pacote Safety (R$ 2.086) completa os airbags dianteiros com os dois laterais.
A central multimídia com integração a Android Auto ou Apple CarPlay, câmera de ré integrada, sensor de estacionamento traseiro, alto-falantes e tela de TFT de 3,5" no painel forma o pacote Tech, que aumenta o valor em R$ 3.612. Se o cliente quiser calotas precisa desembolar R$ 163, pelo protetor de cárter R$ 203, e a capota marítima para proteção da caçamba sai a R$ 814.
Manutenção e segurança
A picape tem preços bem sugestivos de manutenção. As seis primeiras revisões entre 10 mil km e 60 mil km custam um total de R$ 3.924. Da primeira à sexta revisão os valores são de R$ 348, R$ 436, R$ 676, R$ 668, R$ 380, R$ 1.416, respectivamente. Os valores são fixos e as revisões programadas, e estão disponíveis no site da Fiat, na área de serviços.
Em termos de equipamentos de segurança, a Strada Endurance traz o básico, que são dois airbags dianteiros e freios com sistema antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem, para manter o carro equilibrado, se possível, em situações de emergência. Mas traz ainda os controles de tração e estabilidade integrados, desde a versão de entrada, o que é um bom adicional. Como mostramos em equipamentos é possível contar ainda com airbags laterais como opcionais.
Mercado
Com todos os itens extras opcionais que mostramos na seção de equipamentos, a Strada Endurance sai a salgados R$ 81.802. Esse valor é suficiente para apostar na versão de cabine dupla Endurance, que parte de R$ 81.792, ou levar a Strada Freedom Cabine Plus, que já tem o motor Firefly 1.3, mais moderno e potente, por R$ 79.757.
Além disso, a rival Chevrolet Montana, que não tem atualização há anos (visto que o visual dela ainda é o do Agile que saiu de linha em 2016), custa na casa de R$ 78 mil sem oferecer muitos extras. A vantagem está na Volkswagen Saveiro Robust, que começa em R$ 62 mil, mas não tem nem o ar-condicionado como item de série nesse caso.
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Motorização
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1.4, 4 cilindros, 8V, flexível
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Combustível
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Etanol/Gasolina
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Potência (cv)
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88 / 85 a 5.750 rpm
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Torque (kgf.m)
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12,5 / 12,4 a 3.500 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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12,3 s (etanol) / 13,4 s (gas.)
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Velocidade máxima (km/h)
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157 km/h (etanol) / 156 km/h (gas.)
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Consumo cidade (km/l)
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8,3 km/l / 8,8 km/l (etanol)
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Consumo estrada (km/l)
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11,8 km/l / 12,4 km/l (gas.)
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Câmbio
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Manual, cinco marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Hidráulica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo rígido com feixe de molas
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Freios Dianteiros
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Disco, ventilado
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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195/65 R15
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Rodas
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15 polegadas
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Altura (mm)
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1.608
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Comprimento (mm)
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4.474
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Entre-eixos (mm)
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2.737
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Largura (mm)
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1.732
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Ocupantes
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2
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Peso (kg)
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1.078 kg
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Porta-malas (L)
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1.354
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10.000 km
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R$ 348
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20.000 km
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R$ 436
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30.000 km
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R$ 676
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40.000 km
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R$ 668
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50.000 km
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R$ 380
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60.000 km
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R$ 1.416
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Ar Quente
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Volante com Regulagem de Altura
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Computador de Bordo
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