Fiat Toro Endurance 1.3 turbo: feita para o trabalho, picape tem seus luxos
A Fiat Toro segue em uma escada de sucesso no mercado após sua primeira reestilização. Agora com o motor 1.3 turboflex, a picape tem uma vida diferente.
A versão de entrada é a Endurance, disponível a partir de R$ 128.990 - há ainda um modelo Endurance com o antigo motor 1.8 flex, mas essa é destinada somente a vendas diretas.
A Toro 'pé de boi', destinada ao trabalho, perde uma série de componentes. Mas, ainda assim, consegue entregar um conjunto minimamente satisfatório para quem deseja um modelo com melhor custo-benefício do que as variantes mais caras e completas.
Será que vale a pena investir na opção mais em conta da reestilizada picape média? É o que mostraremos a partir de agora.
Fiat Toro Endurance 1.3
Preço
R$ 128.990Pontos Positivos
- Equipamentos
- Custo-benefício
Pontos Negativos
- Acabamento
Veredito
Apesar de ser uma versão que perde todo o pacote de segurança ativa (ADAS), que tem entre outras coisas a frenagem autônoma de emergência e o conceito de conectividade e Wi-Fi 4G dos modelos mais completos, a Endurance atende bem o consumidor que quer conforto, um bom motor, mas não faz questão de ter tudo do melhor e mais moderno em termos de comodidade e inovação.
Design e espaço interno
Em termos de espaço, a Toro acomoda bem quatro adultos. Um quinto ocupante, sentado no meio do banco traseiro, tende a sofrer um pouco devido ao túnel central mais alto.
Os bancos são confortáveis para quem vai na frente e tem uma densidade adequada para o ocupante que pode vir a passar horas e horas sentado nele no trânsito.
Uma mudança que foi bem-vinda com a reestilização foi a melhor oferta de porta-objetos pela cabine: a maior parte no console central, que não contava com espaço aceitável antes e agora tem dois, além de dois porta-copos. Até o espaço das portas agora é realmente utilizável, já que cabe até garrafa d'água ali.
Em termos de design, por dentro o modelo é mais simples até no material do que as demais versões. O plástico cru fica à mostra e até o bauzinho central perde a tampa/apoio de braço, sendo só um espaço aberto ali.
Por fora, a picape fica mais austera olhando de frente, onde ela perde até os frisos cromados que outras versões têm na grade. É plástico preto e rodas de aço com calotas.
Consumo e desempenho
O motor 1.3 turboflex deu outra vida às versões flexíveis da Toro, que são as mais vendidas em detrimento as opções turbodiesel. O quatro cilindros entrega até 185 cv e 27,5 mkgf quando alimentado com etanol.
Para este e todas as demais versões, o câmbio é o automático de seis velocidades - não há mais opção com câmbio manual na gama, nem mesmo na Endurance 1.8.
O desempenho é sensivelmente melhor com o novo propulsor. Arrancadas e acelerações ganham corpo facilmente se comparado a quem sofria para ver o ponteiro do velocímetro subir. As trocas de marcha em geral são suaves, mas às vezes o câmbio dá uma certa vacilada na hora de responder ao acelerador.
Para mitigar essa pequena demora entre o comando e a resposta a Toro, conta com o modo de condução Sport, que estica as trocas de marchas e eleva o giro do motor para aproveitar melhor o fôlego do propulsor, mas aí anda mais e bebe mais também.
O consumo declarado pela Fiat, e que aparece nas medições do Inmetro para etiquetagem veicular (Conpet), é de 9,4 km/l (gasolina) / 6,5 km/l (etanol) na cidade e 10,8 km/l (gasolina) / 8 km/l (etanol) na estrada. São números normais e aquém de surpreendentes para um motor turbo.
O acerto de suspensão melhorou junto com a reestilização da picape. Ela está um pouco mais firme e deita menos nas curvas, mas para os buracos continua a ser um "Fiat": isso significa que absorve bem os impactos tão comuns nas nossas cidades.
O que ajuda a melhorar um pouco mais o conforto na Toro Endurance é a medida dos pneus, que são 215/65 R16. Como têm um perfil maior, eles também servem como "amortecedor" de impactos, diferentemente das versões mais completas que usam rodas maiores e pneus de perfil menor.
A direção elétrica tem uma pegada voltada ao conforto, exceto quando o modo Sport é ativado que a mudança é evidente no "peso" da direção, que fica mais precisa e direta.
Equipamentos
Mesmo sendo a versão "pé de boi", a Endurance vem bem equipada - o que era necessário pelo valor cobrado. Ela tem protetor da caçamba e painel de instrumentos virtual com 7 polegadas, que pode ser configurado de diversos modos conforme o gosto do motorista.
A central multimídia de 7" também é de série e já conta com integração a Android Auto e Apple CarPlay por meio de USB ou sem fio. Essa é a mesma utilizada pela Fiat Strada e também no Mobi Trekking.
Há duas entradas USB na frente, dos tipos A e C, e uma na traseira para carregar dispositivos. Os espelhos contam com tilt down, que rebatem para baixo automaticamente ao acionar a marcha ré, volante multifuncional e ar-condicionado - que não é automático, nem digital.
O pacote traz ainda desembaçador do vidro traseiro, coluna de direção com ajuste de altura e distância, controle de velocidade (piloto automático), trio elétrico, sensor de obstáculos traseiro e de pressão nos pneus e luzes diurnas de LEDs.
O único opcional da picape é a capota marítima, que custa R$ 1.000.
Manutenção e segurança
A Toro Endurance conta com um pacote de segurança padrão da casa dos mais de R$ 100 mil. Ela tem controles de tração e estabilidade com função de diferencial bloqueante (TC+ Locker).
O pacote traz ainda assistente de partida em rampa (Hill Holder) e seis airbags: dois dianteiros, dois laterais para a frente e os de cortina, que protegem a cabeça de todos os ocupantes em caso de impacto lateral.
O pacote de manutenção da Toro conta com seis revisões fechadas que acontecem a cada 10 mil km e valor total de 4.436. Cada uma das seis custa R$ 416, R$ 692, R$ 584, R$ 828, R$ 604 e R$ 1.312, respectivamente.
Mercado
Em termos de mercado, a Toro por enquanto reina sozinha e continua a brigar mesmo com SUVs compactos e médios. A Renault Oroch nunca conseguiu encarar a Toro de igual para a igual.
O modelo já tem outras rivais sendo preparadas e algumas até prontas, mas só lá fora. É o caso da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz.
O modelo da Ford está anunciada para desembarcar por aqui e a Santa Cruz também deve vir, mas ainda não está confirmada.
Fora isso, a GM também já confirmou a nova Montana, agora na categoria da Toro, mas o modelo tende a ser apresentado em 2022 e chegar em 2023. Já a Volkswagen ainda decidiu se colocará ou não o projeto da Tarek em movimento na categoria.
Motorização
1.3, 4 cil., 16V, turbo
Combustível
Flexível
Potência (cv)
185 a 5.750 rpm
Torque (kgf.m)
27,5 a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,7 s (gasolina) / 10,6 s (etanol)
Velocidade máxima (km/h)
200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol)
Consumo cidade (km/l)
9,4 km/l (gasolina) / 6,5 km/l (etanol)
Consumo estrada (km/l)
10,8 km/l (gasolina) / 8 km/l (etanol)
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados, 305 mm
Freios Traseiros
Tambor, 254 mm
Pneus
215/65 R16
Rodas
6,5? x 16?
Altura (mm)
1.673 mm
Comprimento (mm)
4.945 mm
Entre-eixos (mm)
2.990 mm
Largura (mm)
1.845 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.644 kg
Porta-malas (L)
750 kg (capacidade de carga)
Tanque (L)
55
10.000 km
R$ 416
20.000 km
R$ 692
30.000 km
R$ 584
40.000 km
R$ 828
50.000 km
R$ 604
60.000 km
R$ 1.312
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Sensor de pressão dos pneus
Bloqueio do diferencial
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