Fiat Toro Mopar é picape tunada que não abre mão de conforto e economia
Resumo da notícia
- Picape é um show car feito para feiras e eventos da Fiat
- Projeto foi recheado com itens da Mopar, divisão de acessórios da Stellantis
- Base da Toro Mopar é a versão Ultra, que tem motor turbodiesel de 170 cv
Show car é o nome dado aos veículos feitos para participarem de feiras e eventos especiais. Na maioria das vezes, eles trazem um visual exclusivo e muitos acessórios que nem sempre chegam às ruas. Com a Toro Mopar é diferente: a Fiat decidiu recheá-la com vários itens que podem ser adquiridos em qualquer concessionária da marca.
Para dar um toque de exclusividade, a picape também recebeu equipamentos feitos sob medida para o projeto. UOL Carros teve a oportunidade de avaliar a Toro Mopar e traz a seguir as impressões sobre este veículo único no Brasil.
Fiat Toro Ultra
Preço
R$ 222.490 (março de 2023)Pontos Positivos
- Design
- Economia de combustível
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
A Toro Mopar é um exemplar raro de show car capaz de andar nas ruas. Isso acontece graças ao trabalho de qualidade executado pela Fiat e seus parceiros, que lotaram a picape de acessórios sem comprometer sua usabilidade no dia-a-dia. Além de mostrar exemplos de aplicações de linha de itens da Mopar, ela também fornece referências para quem tem ou pretende comprar uma Fiat Toro e curte personalização. De resto, ela é exatamente igual a uma Toro Ultra, que é uma das versões mais interessantes da linha na atualidade.
DESIGN E ESPAÇO INTERNO
A Toro já é reconhecida pelo design desde seu lançamento em 2016. A reestilização feita em 2021 trouxe novo fôlego para a picape se manter competitiva diante dos rivais.
No caso da Toro Mopar, os acessórios ressaltam as linhas esportivas do carro. O capô com as faixas pretas e as rodas de liga leve de 20 polegadas (inspiradas no conjunto do Dodge Durango SRT) foram instalados pelo Instituto Fullpower, responsável pelo projeto de personalização.
Falando do capô, ele traz duas entradas de ar em suas laterais, que ganharam o charmoso Fiat Flag (o logotipo em alusão à antiga identidade visual da Fiat com as cores da bandeira em Itália), além de uma tomada de ar central, sendo que todas são funcionais.
Outros detalhes, porém, vieram da Toro Ultra, que serviu de base para o projeto. Estamos falando da grade frontal pintada de preto e a capota marítima rígida, que se abre como uma tampa de porta-malas. O santantonio incorporado também faz parte do visual original de fábrica. Dentro da caçamba existe uma enorme bolsa de couro da Mopar (que é oferecida de fábrica na Toro Ultra) para acomodar objetos maiores sem que eles fiquem soltos no compartimento.
Os estribos laterais também fazem parte da linha de acessórios Mopar e podem ser instalados em qualquer revenda Fiat. A unidade avaliada tem um engate com ponta removível e a pintura azul é, na verdade, um envelopamento executado com perfeição.
A cabine ganhou alguns toques de personalização. Os cintos de segurança são azuis, tonalidade que aparece na iluminação ambiente que percorre toda a cabine. Os bancos revestidos em couro são originais de fábrica, mas receberam costuras aparentes na mesma tonalidade da carroceria. Já os tapetes com bordas elevadas para recolher a sujeira são acessórios Mopar.
O espaço interno é o mesmo de qualquer versão da Toro. Enquanto o motorista viaja em uma posição mais alta, como em um SUV, os passageiros do banco de trás desfrutam de bom espaço para as pernas. O habitáculo, inclusive, é mais generoso do que a recém-chegada Chevrolet Montana, que prometia oferecer o maior espaço interno do segmento. Só faltou dizer quais seriam os concorrentes da categoria em questão?
DESEMPENHO E CONSUMO
Como na maioria dos show cars, a Fiat não mexeu muito no motor da Toro Ultra que serviu de base para o projeto. Sendo assim, estamos falando da motorização 2.0 turbodiesel, que entrega 170 cv e 35,9 kgfm de torque máximo. Apenas um filtro de ar esportivo foi acrescentado ao conjunto, que contribui para gerar o ronco mais pronunciado que sai da ponteira dupla de escapamento.
Mesmo com pneus maiores e mais largos, a picape anda de forma muito parecida com a Toro original de fábrica. Apenas a suspensão esportiva, que rebaixou a picape em quatro centímetros, é mais firme. A dirigibilidade, aliás, me impressionou positivamente, já que as mudanças realizadas não comprometeram o nível de conforto ao volante.
A Toro Mopar se comporta como um SUV. Existe o benefício de ter um campo de visão maior por conta da posição mais elevada do motorista. A direção com assistência elétrica é bem leve e facilita as manobras de estacionamento, e é bom contar com o auxílio das imagens da câmera de ré, já que a caçamba alta dificulta a vida do condutor em algumas situações.
Números de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e velocidade máxima de 193 km/h. A Toro Mopar, aliás, entrega boas médias de consumo: 10,1 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, lembrando que a picape roda apenas com diesel no tanque.
ITENS DE SÉRIE
Por ser baseada na Toro Ultra, a lista de equipamentos é rigorosamente a mesma na versão assinada pela Mopar. Há itens como painel digital com tela de sete polegadas, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, direção elétrica, piloto automático com limitador de velocidade (sem função adaptativa), sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, chave presencial, faróis full LED, partida do motor por botão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controle de velocidade em descidas.
A picape ainda conta com a competente central multimídia UConnect com tela tátil de 10 polegadas disposta na vertical. Ela traz suporte aos sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay dispensando o uso de fios. Existe também o sistema de tração nas quatro rodas com reduzida, embora os largos pneus da Toro Mopar não sejam os mais indicados para a lama.
SEGURANÇA E MANUTENÇÃO
A Toro Ultra é uma das picapes mais bem equipadas da categoria quando o assunto é segurança. Há 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, farol alto inteligente, sensor de pressão dos pneus e assistente de partida em rampas.
Os custos de revisão são mais elevados do que as versões equipadas com motor flex. A primeira revisão é a mais barata delas (R$ 1.216), enquanto a quarta parada é a mais salgada: são cobrados R$ 2.416.
CONCORRENTES
Por ser um exemplar único e personalizado, a Toro Mopar não possui concorrentes diretos. É por isso que consideramos a Toro Ultra para escolher seus concorrentes.
Custando R$ 222.490, a picape não tem rivais diretos nessa faixa de preço. Isso porque a Renault Oroch Outsider, versão mais cara do modelo, custa R$ 146.900, enquanto a Chevrolet Montana Premier custa pouco mais de R$ 140 mil. Já as versões de entrada das picapes médias partem de R$ 250 mil.
Motorização
2.0, diesel, 4 cil., turbo
Combustível
Diesel
Potência (cv)
170
Torque (kgf.m)
35,7 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11,9 s
Velocidade máxima (km/h)
193 km/h
Consumo cidade (km/l)
10,1 km/l
Consumo estrada (km/l)
12,6 km/l
Câmbio
Automático, 9 marchas
Tração
4x4
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
245/45 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1674 mm
Comprimento (mm)
4945 mm
Entre-eixos (mm)
2982 mm
Largura (mm)
1858 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1932 kg
Porta-malas (L)
937 l
Tanque (L)
60 l
10.000 km
R$ 1.216
20.000 km
R$ 1.408
30.000 km
R$ 1.804
40.000 km
R$ 2.416
50.000 km
R$ 1.260
60.000 km
R$ 1.756
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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