Fiat Uno sente peso da idade e sofre com rivais até dentro de casa
Resumo da notícia
- Lançado em 2009, hatch não tem mudanças visuais desde 2014
- Versão de entrada Attractive é única da linha sem motor Firefly
- Uno sofre com concorrência até de Mobi e Argo
Pouca gente lembra que faz mais de 10 anos que a segunda geração do Fiat Uno está entre nós. Lançada em 2009, ela trouxe o conceito de personalização ao segmento de populares com várias opções de acessórios e adesivos.
O compacto fez bastante sucesso, mas perdeu apelo com o passar dos anos. Aos poucos ele foi perdendo terreno para rivais como Chevrolet Onix e Ford Ka. Até dentro de casa a briga ficou complicada, já que a Fiat lançou Mobi e Argo e deixou o pobre Uno sem mudanças mais significativas. Apenas uma leve reestilização foi realizada em 2014, que veio acompanhada da introdução dos bons motores Firefly.
Recentemente, a Fiat fez algumas mudanças na tabela de preços do veterano e vem a pergunta: o Uno ainda é uma boa opção de carro popular? Descubra com a gente nesta avaliação.
Fiat Uno Attractive 1.0 Fire Evo
Preço
R$ 44.190 (março de 2020)Pontos Positivos
- Preço
- Consumo
Pontos Negativos
- Design desgastado
- Desempenho
Veredito
A geração atual do Uno surgiu como uma opção bem interessante na época de sua estreia, mas pouco evoluiu com o passar dos anos. A mudança mais signficativa (e muito bem-vinda, diga-se) foi a adoção dos novos motores Firefly. O problema é que essa novidade não foi estendida a toda a linha, e a versão Attractive ficou de fora. Com um motor envelhecido e sem melhorias no produto, o Uno não está entre as melhores compras do segmento na atualidade. Porém, quem não gosta do estilo do Mobi e precisa de um pouco mais de espaço ainda encontra no veterano uma opção racional.
Estilo cansado
O Uno merecia receber mais atenção da Fiat. Antes protagonista, o compacto faz figuração na linha de produtos da montadora. O visual é o mesmo desde 2014 e já dá claros sinais de cansaço. Na época, grade frontal e para-choque dianteiro foram redesenhados e as lanternas ganharam acabamento translúcido.
Por dentro, o hatch ganhou um painel mais refinado que lembrava muito o Panda vendido na Itália naquele tempo. O console central, porém, não oferece espaço para uma central multimídia, item que já era cobiçado em 2014 e hoje é praticamente obrigatório nos carros de entrada vendidos no país. No máximo há um rádio com conexão Bluetooth e entradas USB e auxiliar.
O painel de instrumentos, pelo menos, é bonito de se ver, com uma tela de LCD no centro do velocímetro para exibir as informações do computador de bordo. A posição de dirigir não é das melhores (herança de um projeto que já está defasado), mas o espaço interno é adequado para quatro adultos.
Os plásticos utilizados na cabine, aliás, são de boa qualidade. O porta-malas de 280 litros está na média da categoria e surpreende por trazer laterais internas acarpetadas.
Cadê o Firefly?
Já mencionamos que a estreia da linha de motores Firefly foi uma bola dentro da Fiat há alguns anos. Só que nem todas as versões ganharam a nova motorização 1.0: a configuração de entrada Attractive preserva o veterano Fire Evo 1.0, que entrega 75 cv / 73 cv e 9,9 / 9,5 kgfm.
Derivado do antigo conjunto utilizado no Palio, ele fica devendo muito em relação ao Firefly de 1-litro. Arrancadas e retomadas são decepcionantes, fazendo com que o motorista recorra muito às reduções de marcha para não deixar o Uno perder fôlego.
O câmbio manual de cinco marchas poderia ter engates mais precisos e a direção com assistência hidráulica é um pouco pesada sem a função City que torna o volante mais leve nas manobras.
Ponto positivo para o consumo, que se manteve na média de 9,5 km/l com etanol durante nossa avaliação, que foi realizada na cidade e em condições de trânsito pesado na maior parte do tempo. Os números divulgados pelo Inmetro são de 8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, subindo para 11,6 km/l e 13,4 km/l se o combustível escolhido for a gasolina.
Só o essencial
Não dá para esperar uma lista de equipamentos tão generosa nos modelos de entrada. E com o Uno Attractive não é diferente: por R$ 44.190, o carro vem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas portas dianteiras (o acionamento é feito por manivelas nas portas de trás) e travas elétricas. O carro ainda vem com computador de bordo, faróis com máscara negra e tomada 12 volts.
O veículo avaliado tinha todos os opcionais oferecidos pela Fiat, incluindo pintura metálica (R$ 500) e o kit Pack Connect, que traz rádio AM/FM com conexão Bluetooth e entradas auxiliar e USB (R$ 1.990). Desta maneira, o hatch chega a R$ 46.680.
Curiosamente, a unidade avaliada por UOL Carros tinha um toque de nostalgia, já que a chave não tinha comandos para destravamento das portas. Assim, era preciso abrir ou trancar as portas colocando a chave na própria maçaneta.
Bom negócio?
O Uno Attractive é uma das opções à venda no mercado por menos de R$ 44 mil. Porém, com um pouco de pesquisa você consegue achar modelos maiores e mais bem equipados por aí custando quase a mesma coisa (ou um pouco a mais), como Renault Sandero, Chevrolet Joy e Ford Ka. Existem ainda os subcompactos, como o Renault Kwid e o Fiat Mobi.
Por isso, se você for fã de carteirinha da Fiat e não precisa de tanto espaço interno, o próprio Mobi pode ser uma boa opção. Caso seja possível pagar um pouco mais vale a pena levar o Argo 1.0, que sai por R$ 48.990.
Seja qual for sua escolha, vale o conselho: pechinche na hora de fechar negócio. As chances de você conseguir um bom desconto são grandes.
Motorização
1.0, 8V, 4 cilindros em linha
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
75 / 73
Torque (kgf.m)
9,9 / 9,5
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
13,8
Velocidade máxima (km/h)
153
Consumo cidade (km/l)
8 / 11,6
Consumo estrada (km/l)
9,4 / 13,4
Câmbio
Manual, 5 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos sólidos
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
165/70 R13
Rodas
13 polegadas
Altura (mm)
1480
Comprimento (mm)
3820
Entre-eixos (mm)
2376
Largura (mm)
1636
Ocupantes
5
Peso (kg)
955
Porta-malas (L)
280
Tanque (L)
48
10.000 km
R$ 232
20.000 km
R$ 480
30.000 km
R$ 796
40.000 km
R$ 644
50.000 km
R$ 452
60.000 km
R$ 1.464
Seguro
R$ 1.359
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Freios ABS
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Vidros Elétricos Dianteiros
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.