Foguete ou smartphone? Volvo XC60 mistura tudo com segurança nórdica
Daniel Neves
Do UOL, em São Paulo
07/10/2022 15h04
A Volvo já deixou claro mais de uma vez que sua aposta na eletrificação de toda a sua gama até 2030 passa por um capítulo importante nos modelos híbridos. E o XC60, que ganhou atualizações interessantes em sua linha 2023, é o carro que mais representa essa guinada da empresa sueca.
Com melhorias na autonomia e na potência de seu SUV, com aumentos de 73% e 65% respectivamente segundo a Volvo, a marca pretende fazer com que o modelo siga brilhando como seu carro mais vendido por aqui.
São quatro versões do XC60 vendidas no Brasil: Recharge Inscription Expression (R$ 399.950), Recharge Inscription (R$ 429.950), Recharge R-Design (R$ 439.950) e T8 Polestar (R$ 466.950).
O UOL Carros teve a oportunidade de rodar com o modelo topo de linha para responder se as novidades apresentadas são suficientes para manterem os nórdicos na liderança do segmento. Confira!
Volvo XC60 T8 Polestar
Preço
R$ 466.9505,0
5,0
4,0
5,0
5,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Autonomia
- Integração com apps do Google
- Baixo ruído
Pontos Negativos
- Funções escondidas no menu
Design e espaço interno
O XC60 2023 traz sutis mudanças em relação ao design que já havia passado por leve reestilização em 2021. Para-choque e grade dianteira são novos, enquanto as lanternas passaram a ser escurecidas e as rodas de 22'' ganharam novo desenho. Pode parecer pouco, mas o visual segue elegante e atual. A iluminação conta com faróis Full LED com acendimento automático, nivelamento automático e auto-direcionais.
No interior, a qualidade diferenciada fica evidente com uso de couro sintético com alumínio por quase toda a cabine. Os bancos são de couro, mas a marca dá a opção de substituí-los por tecido fabricado com itens reciclados.
O requinte nos materiais do interior se junta ao conforto aos ocupantes. Quatro pessoas viajam bem acomodadas, enquanto um quinto elemento pode sofrer um pouco no banco traseiro devido ao túnel central.
Os assentos contam com regulagem elétrica e memória, assim como aquecimento nos bancos frontais e no volante. Os cintos de segurança na cor amarelo/ouro completam o visual sofisticado do interior.
Outro diferencial é o teto solar panorâmico e elétrico, que abrange todo o topo do veículo e é acionado por um botão touch.
Equipamentos
As alterações mais generosas ocorreram na lista de equipamentos. Chamam a atenção o novo painel de instrumentos de 9'' e 100% digital, herdado do XC40 elétrico, além da central multimídia de 12,3'' com sistema desenvolvido pelo Google inteirado com Assistant, Maps e Play Store - que permite baixar outros aplicativos.
Por falar em conectividade, o XC60 conta com ligação ao Apple CarPlay e Android Auto. Há um carregador para smartphone por indução, assim como quatro entradas USB - duas dianteiras e duas traseiras.
O ar-condicionado é digital com duas zonas, com sensor de umidade e sistema que identifica a qualidade do ar. Ainda funciona com um temporizador, que permite programar quando e como você quer que ele funcione.
Outro destaque é o sistema de som da Harman Kardon com 14 alto-falantes com subwoofer. A qualidade fica ainda mais evidente diante de uma cabine extremamente silenciosa, com controle ativo de ruído.
A lista de equipamentos ainda traz assistente de partida em rampa e de estacionamento com câmera 360°, piloto automático, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de tráfego e sensor de chuva, além de alertas de ponto cego, de colisão dianteira e de mudança de faixa. Completam a lista head-up display e o Volvo OnCall, serviço de conciérge e que permite que o proprietário ative funções como abrir portas ou dar partida remota através do smartphone.
Já o porta-malas oferece 468 litros com abertura e fechamento elétrico. Com o sistema 'hands free', é possível efetuar ambas as funções passando apenas o pé debaixo do veículo.
Desempenho
O motor T8 híbrido plug-in é composto por propulsor 2.0 turbo de 4 cilindros, com injeção direta, em linha trabalhando com outro elétrico, oferecendo 462 cv de potência combinada e torque máximo de 72,3 kgfm. O modelo, porém, vem com limitação de velocidade de 180 km/h em nome da segurança - algo em comum a todos os lançamentos recentes da Volvo.
De acordo com o fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 s.
A bateria de 17 kw, instalada debaixo do túnel central, traz autonomia 78 km rodando apenas no modo elétrico. Número mais que suficiente para quem roda apenas no ciclo urbano.
Achar os modos de condução exige uma certa procura por parte do motorista. Ficam 'escondidos' dentro das configurações na central multimídia e oferecem cinco opções: Hybrid, Pure (100% elétrico), Off Road, Constant AWD (tração nas quatro rodas) e Polestar (mais esportivo).
A primeira impressão que se tem ao rodar com o XC60 é que se trata de uma experiência silenciosa. Mesmo quando o motor a combustão está ligado, o isolamento acústico é diferenciado e deixa muito pouco do barulho externo vazar.
Os primeiros 50 km foram vencidos apenas no modo elétrico, em que o SUV parece flutuar mesmo com seus 2.194 Kg. A direção é leve e o torque instantâneo faz com que o carro seja bem esperto nas respostas. Um dos recursos interessantes é o recurso que funciona no trânsito parado e avisa o motorista que ele já pode seguir viagem.
Como bom carro híbrido, o consumo é outro trunfo deste pesado SUV: apesar do tamanho, consegue fazer médias de 21 km/l na cidade e 19 km/l na estrada.
Com o modo de condução Polestar acionado, a combinação do motor a combustão com o elétrico melhora as respostas, com mais esportividade e trocas de marcha mais rápidas.
Mercado
O Volvo XC60 nada de braçadas na liderança de seu segmento, com vendas mais expressivas de seus principais rivais: BMW X3, o Audi Q5 (que também ganhou versão híbrida) e o Mercedes-Benz GLC.
Não dá para dizer que o preço da versão Polestar, na faixa de quase meio milhão, é barato. Porém, ainda assim sai mais em conta que seus concorrentes e traz uma série de recursos que fazem valer o valor alto.
Os componentes de direção semiautônoma e a interatividade com o sistema Google, que o transforme praticamente um smartphone Android, surgem com um dos muitos diferenciais deste SUV.
As últimas atualizações fizeram bem ao XC60. O conjunto economia, desempenho e conectividade fazem com que o SUV de luxo, mesmo com novidades pontuais, ganhe ainda forças para liderar seu segmento.
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Motorização
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2.0 turbo + motor elétrico
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Combustível
-
Híbrido
-
Potência (cv)
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462
-
Torque (kgf.m)
-
72,3
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
4,8
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Velocidade máxima (km/h)
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180
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Consumo cidade (km/l)
-
21
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Consumo estrada (km/l)
-
19
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Câmbio
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Automático de 8 marchas
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Freios Dianteiros
-
Disco ventilado
-
Freios Traseiros
-
Disco ventilado
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Pneus
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235/55
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Rodas
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22"
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Altura (mm)
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1653
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Comprimento (mm)
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4708
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Entre-eixos (mm)
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2865
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Largura (mm)
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1902
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.194 Kg
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Porta-malas (L)
-
468
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Tanque (L)
-
70
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Sistema de estacionamento autônomo
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