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Ford Bronco Sport une tecnologia e ótimo acerto ao espírito "raiz" de guiar

Imagem: Divulgação/Ford

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

03/03/2023 04h00

A medida em que o mercado vai se acostumando com as novidades, às vezes voltar às raízes pode acabar sendo um diferencial interessante. Mas desde que, paralelamente, continue entregando cada vez mais tecnologias e soluções de comodidade. O Ford Bronco Sport (R$ 267.900) se coloca exatamente dessa forma. Ou seja, ainda que seja competidor dos SUVs da sua faixa de preço, tem o "tempero" da personalidade forte ao seu favor.

Mas será que é bom dentro do que se propõe? Como verá a seguir, é um carro cheio de funções para o uso misto, entre cidade e fora-de-estrada, além de equipamentos modernos e bom desempenho. Mas será que isso é o bastante? Também traz alguns pontos que mereceriam um pouco mais de atenção. Vamos às impressões.

Ford Bronco Sport

Preço

R$ 267.900
Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

5,0

5,0

4,0

3,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Desempenho e acerto
  • Acabamento e ergonomia
  • Design e conectividade

Pontos Negativos

  • Conforto para quem vai no meio
  • Visibilidade do ponto cego
  • Modo manual do câmbio

Veredito

O Ford Bronco Sport é uma ótima releitura do utilitário "raiz". Ainda que não seja a única, e tampouco barata, não é tão inacessível quanto modelos como o Land Rover Defender, por exemplo. Consegue unir bem atributos modernos com a "pegada" bruta, como o seu nome sugere. Entretanto, como é um competidor inevitável a modelos como o Compass, poderia não pecar em alguns pontos, como a visibilidade para o ponto cego e o conforto de quem vai no meio no banco de trás.

Design e espaço interno

Imagem: Marcos Camargo/UOL
  • Linhas quadradas passam a impressão de robustez. O teto com corte em dois níveis faz forte alusão aos utilitários pensados apenas para entregar função, sem qualquer tipo de "frescura".
  • Símbolo da Ford não aparece em nenhum canto do carro, a não ser na tampa do porta-malas, em posição não centralizada. Tanto na grade quanto na tampa traseira o nome do modelo é o que está em evidência.
  • Bom acabamento, com assoalho e porta-malas emborrachado, o que facilita a limpeza em caso de incursão no fora de estrada. Bancos de couro são confortáveis e parte superior deles são revestidos por uma espécie de camurça.
  • Comandos são fáceis e a ergonomia do carro é ponto de destaque. A quantidade de porta-objetos para um carro que é familiar também agrada.
  • Porta-malas com um divisor que pode ser utilizado de diversas maneiras, inclusive como mesa, é bastante criativo.

Consumo e desempenho

Imagem: Marcos Camargo/UOL
  • Carro acelera bem mais do que sugere. Sob o capô, ele traz um 2.0 turbo a gasolina que rende 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm a 3.000 rpm. Esse motor essencialmente é o mesmo já utilizado pelo Fusion Titanium no Brasil, mas com algumas melhorias, o que elevou a rotação da entrega de torque.
  • Câmbio é o automático de oito marchas e o sistema de tração é o 4x4 sob demanda, que vai alterando durante o uso o quanto é entregue em cada eixo, com opção de bloqueio de diferencial. Há opção de troca de marchas por aletas atrás do volante e um modo manual no seletor do câmbio. Mas como dá pouca autonomia ao condutor, é melhor ficar no modo automático mesmo.
  • Acelerações são vigorosas e as trocas de marcha são imperceptíveis. O escalonamento entre marchas é relativamente curto, o que favorece tanto a aceleração quanto a entrega de força.
  • Em ultrapassagens, o desempenho chega a ser esportivo para um carro com as dimensões do Bronco, com aceleração de zero a 100 km/h divulgada pela marca de 8 segundos. O consumo, por sua vez, é de 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l em circuito rodoviário.
  • G.O.A.T: são sete modos de condução - Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. Além de alterar a resposta de motor, acelerador e câmbio, mudam também a tração e o 4x4, se necessário.
  • Entre o modo Eco, Normal e Esportivos, que com certeza serão os mais utilizados, é perceptível como o carro muda de comportamento e fica com respostas ainda mais brutas em termos de aceleração.
  • As suspensões com arquitetura independente na dianteira e na traseira com braços de alumínio privilegiam o conforto. No asfalto ruim e no fora de estrada, elas trabalham muito bem e entregam o melhor em termos de conforto. Nas curvas, a carroceria fica estável.
  • Ponto fraco do carro é a visibilidade dos retrovisores. Quase não se vê os pontos cegos.

Equipamentos

Imagem: Divulgação
  • Pacote é bem completo. Traz faróis e lanternas Full-LED, ar-condicionado com duas zonas, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico, trio elétrico e chave presencial com partida por botão.
  • Há, ainda, teto solar, que não é panorâmico; farol alto automático; controle de velocidade para fora de estrada; sensor de pressão nos pneus; e assistente de partida em rampa.
  • Também traz câmeras de ré e dianteira com 180º de ângulo, carregador de smartphone por indução no console central, leitor de placa de trânsito, sensores de chuva, luminosidade e de obstáculos na traseira.
  • Para completar, tem central multimídia com tela de 8 polegadas, navegador GPS e integração a Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, conta com quatro entradas USB (2 tipo A e 2 tipo C) e sistema de som Bang&Olufsen com dez alto-falantes e subwoofer.

Segurança

Imagem: Marcos Camargo/UOL
  • Nove airbags, alerta de ponto cego, assistente de manutenção na faixa com correção de volante, controles de tração e estabilidade e fixação de cadeirinha com sistema Isofix. Há também freio a disco nas quatro rodas.
  • Tem controle de velocidade adaptativo com função tráfego - que para totalmente e retoma a aceleração sozinho em pequenas paradas - frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e assistente de manobras evasivas. Ele aumenta a carga na assistência da direção para ajudar a realizar o movimento mais rapidamente.
Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, 4 cilindros, 16V, turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 253 a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 38,7 a 3.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8 segundos

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,3

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,1

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • 4x4 sob demanda

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente com barra estabilizadora

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/65 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.797

  • Comprimento (mm)

  • 4.386

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.670

  • Largura (mm)

  • 2.099

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.718

  • Porta-malas (L)

  • 580

  • Tanque (L)

  • 64

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

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