Ford Bronco Sport une tecnologia e ótimo acerto ao espírito "raiz" de guiar
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
03/03/2023 04h00
A medida em que o mercado vai se acostumando com as novidades, às vezes voltar às raízes pode acabar sendo um diferencial interessante. Mas desde que, paralelamente, continue entregando cada vez mais tecnologias e soluções de comodidade. O Ford Bronco Sport (R$ 267.900) se coloca exatamente dessa forma. Ou seja, ainda que seja competidor dos SUVs da sua faixa de preço, tem o "tempero" da personalidade forte ao seu favor.
Mas será que é bom dentro do que se propõe? Como verá a seguir, é um carro cheio de funções para o uso misto, entre cidade e fora-de-estrada, além de equipamentos modernos e bom desempenho. Mas será que isso é o bastante? Também traz alguns pontos que mereceriam um pouco mais de atenção. Vamos às impressões.
Ford Bronco Sport
Preço
R$ 267.9003,0
5,0
5,0
4,0
3,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Desempenho e acerto
- Acabamento e ergonomia
- Design e conectividade
Pontos Negativos
- Conforto para quem vai no meio
- Visibilidade do ponto cego
- Modo manual do câmbio
Veredito
O Ford Bronco Sport é uma ótima releitura do utilitário "raiz". Ainda que não seja a única, e tampouco barata, não é tão inacessível quanto modelos como o Land Rover Defender, por exemplo. Consegue unir bem atributos modernos com a "pegada" bruta, como o seu nome sugere. Entretanto, como é um competidor inevitável a modelos como o Compass, poderia não pecar em alguns pontos, como a visibilidade para o ponto cego e o conforto de quem vai no meio no banco de trás.
Design e espaço interno
- Linhas quadradas passam a impressão de robustez. O teto com corte em dois níveis faz forte alusão aos utilitários pensados apenas para entregar função, sem qualquer tipo de "frescura".
- Símbolo da Ford não aparece em nenhum canto do carro, a não ser na tampa do porta-malas, em posição não centralizada. Tanto na grade quanto na tampa traseira o nome do modelo é o que está em evidência.
- Bom acabamento, com assoalho e porta-malas emborrachado, o que facilita a limpeza em caso de incursão no fora de estrada. Bancos de couro são confortáveis e parte superior deles são revestidos por uma espécie de camurça.
- Comandos são fáceis e a ergonomia do carro é ponto de destaque. A quantidade de porta-objetos para um carro que é familiar também agrada.
- Porta-malas com um divisor que pode ser utilizado de diversas maneiras, inclusive como mesa, é bastante criativo.
Consumo e desempenho
- Carro acelera bem mais do que sugere. Sob o capô, ele traz um 2.0 turbo a gasolina que rende 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm a 3.000 rpm. Esse motor essencialmente é o mesmo já utilizado pelo Fusion Titanium no Brasil, mas com algumas melhorias, o que elevou a rotação da entrega de torque.
- Câmbio é o automático de oito marchas e o sistema de tração é o 4x4 sob demanda, que vai alterando durante o uso o quanto é entregue em cada eixo, com opção de bloqueio de diferencial. Há opção de troca de marchas por aletas atrás do volante e um modo manual no seletor do câmbio. Mas como dá pouca autonomia ao condutor, é melhor ficar no modo automático mesmo.
- Acelerações são vigorosas e as trocas de marcha são imperceptíveis. O escalonamento entre marchas é relativamente curto, o que favorece tanto a aceleração quanto a entrega de força.
- Em ultrapassagens, o desempenho chega a ser esportivo para um carro com as dimensões do Bronco, com aceleração de zero a 100 km/h divulgada pela marca de 8 segundos. O consumo, por sua vez, é de 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l em circuito rodoviário.
- G.O.A.T: são sete modos de condução - Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. Além de alterar a resposta de motor, acelerador e câmbio, mudam também a tração e o 4x4, se necessário.
- Entre o modo Eco, Normal e Esportivos, que com certeza serão os mais utilizados, é perceptível como o carro muda de comportamento e fica com respostas ainda mais brutas em termos de aceleração.
- As suspensões com arquitetura independente na dianteira e na traseira com braços de alumínio privilegiam o conforto. No asfalto ruim e no fora de estrada, elas trabalham muito bem e entregam o melhor em termos de conforto. Nas curvas, a carroceria fica estável.
- Ponto fraco do carro é a visibilidade dos retrovisores. Quase não se vê os pontos cegos.
Equipamentos
- Pacote é bem completo. Traz faróis e lanternas Full-LED, ar-condicionado com duas zonas, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico, trio elétrico e chave presencial com partida por botão.
- Há, ainda, teto solar, que não é panorâmico; farol alto automático; controle de velocidade para fora de estrada; sensor de pressão nos pneus; e assistente de partida em rampa.
- Também traz câmeras de ré e dianteira com 180º de ângulo, carregador de smartphone por indução no console central, leitor de placa de trânsito, sensores de chuva, luminosidade e de obstáculos na traseira.
- Para completar, tem central multimídia com tela de 8 polegadas, navegador GPS e integração a Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, conta com quatro entradas USB (2 tipo A e 2 tipo C) e sistema de som Bang&Olufsen com dez alto-falantes e subwoofer.
Segurança
- Nove airbags, alerta de ponto cego, assistente de manutenção na faixa com correção de volante, controles de tração e estabilidade e fixação de cadeirinha com sistema Isofix. Há também freio a disco nas quatro rodas.
- Tem controle de velocidade adaptativo com função tráfego - que para totalmente e retoma a aceleração sozinho em pequenas paradas - frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e assistente de manobras evasivas. Ele aumenta a carga na assistência da direção para ajudar a realizar o movimento mais rapidamente.
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Motorização
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2.0, 4 cilindros, 16V, turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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253 a 5.500 rpm
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Torque (kgf.m)
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38,7 a 3.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
8 segundos
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Consumo cidade (km/l)
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8,3
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Consumo estrada (km/l)
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10,1
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Câmbio
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Automático, 8 marchas
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Tração
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4x4 sob demanda
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente com barra estabilizadora
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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225/65 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1.797
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Comprimento (mm)
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4.386
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Entre-eixos (mm)
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2.670
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Largura (mm)
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2.099
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.718
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Porta-malas (L)
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580
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Tanque (L)
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64
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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