Ford Bronco Sport une tecnologia e ótimo acerto ao espírito "raiz" de guiar
![Divulgação/Ford](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/e5/2022/05/05/ford-bronco-sport-1651769285008_v2_900x506.jpg)
A medida em que o mercado vai se acostumando com as novidades, às vezes voltar às raízes pode acabar sendo um diferencial interessante. Mas desde que, paralelamente, continue entregando cada vez mais tecnologias e soluções de comodidade. O Ford Bronco Sport (R$ 267.900) se coloca exatamente dessa forma. Ou seja, ainda que seja competidor dos SUVs da sua faixa de preço, tem o "tempero" da personalidade forte ao seu favor.
Mas será que é bom dentro do que se propõe? Como verá a seguir, é um carro cheio de funções para o uso misto, entre cidade e fora-de-estrada, além de equipamentos modernos e bom desempenho. Mas será que isso é o bastante? Também traz alguns pontos que mereceriam um pouco mais de atenção. Vamos às impressões.
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/c5/2021/05/20/ford-bronco-sport-1621490275243_v2_16x9.jpg)
Ford Bronco Sport
Preço
R$ 267.900Pontos Positivos
- Desempenho e acerto
- Acabamento e ergonomia
- Design e conectividade
Pontos Negativos
- Conforto para quem vai no meio
- Visibilidade do ponto cego
- Modo manual do câmbio
Veredito
O Ford Bronco Sport é uma ótima releitura do utilitário "raiz". Ainda que não seja a única, e tampouco barata, não é tão inacessível quanto modelos como o Land Rover Defender, por exemplo. Consegue unir bem atributos modernos com a "pegada" bruta, como o seu nome sugere. Entretanto, como é um competidor inevitável a modelos como o Compass, poderia não pecar em alguns pontos, como a visibilidade para o ponto cego e o conforto de quem vai no meio no banco de trás.
Design e espaço interno
- Linhas quadradas passam a impressão de robustez. O teto com corte em dois níveis faz forte alusão aos utilitários pensados apenas para entregar função, sem qualquer tipo de "frescura".
- Símbolo da Ford não aparece em nenhum canto do carro, a não ser na tampa do porta-malas, em posição não centralizada. Tanto na grade quanto na tampa traseira o nome do modelo é o que está em evidência.
- Bom acabamento, com assoalho e porta-malas emborrachado, o que facilita a limpeza em caso de incursão no fora de estrada. Bancos de couro são confortáveis e parte superior deles são revestidos por uma espécie de camurça.
- Comandos são fáceis e a ergonomia do carro é ponto de destaque. A quantidade de porta-objetos para um carro que é familiar também agrada.
- Porta-malas com um divisor que pode ser utilizado de diversas maneiras, inclusive como mesa, é bastante criativo.
Consumo e desempenho
- Carro acelera bem mais do que sugere. Sob o capô, ele traz um 2.0 turbo a gasolina que rende 253 cv a 5.500 rpm e 38,7 kgfm a 3.000 rpm. Esse motor essencialmente é o mesmo já utilizado pelo Fusion Titanium no Brasil, mas com algumas melhorias, o que elevou a rotação da entrega de torque.
- Câmbio é o automático de oito marchas e o sistema de tração é o 4x4 sob demanda, que vai alterando durante o uso o quanto é entregue em cada eixo, com opção de bloqueio de diferencial. Há opção de troca de marchas por aletas atrás do volante e um modo manual no seletor do câmbio. Mas como dá pouca autonomia ao condutor, é melhor ficar no modo automático mesmo.
- Acelerações são vigorosas e as trocas de marcha são imperceptíveis. O escalonamento entre marchas é relativamente curto, o que favorece tanto a aceleração quanto a entrega de força.
- Em ultrapassagens, o desempenho chega a ser esportivo para um carro com as dimensões do Bronco, com aceleração de zero a 100 km/h divulgada pela marca de 8 segundos. O consumo, por sua vez, é de 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l em circuito rodoviário.
- G.O.A.T: são sete modos de condução - Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. Além de alterar a resposta de motor, acelerador e câmbio, mudam também a tração e o 4x4, se necessário.
- Entre o modo Eco, Normal e Esportivos, que com certeza serão os mais utilizados, é perceptível como o carro muda de comportamento e fica com respostas ainda mais brutas em termos de aceleração.
- As suspensões com arquitetura independente na dianteira e na traseira com braços de alumínio privilegiam o conforto. No asfalto ruim e no fora de estrada, elas trabalham muito bem e entregam o melhor em termos de conforto. Nas curvas, a carroceria fica estável.
- Ponto fraco do carro é a visibilidade dos retrovisores. Quase não se vê os pontos cegos.
Equipamentos
- Pacote é bem completo. Traz faróis e lanternas Full-LED, ar-condicionado com duas zonas, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico, trio elétrico e chave presencial com partida por botão.
- Há, ainda, teto solar, que não é panorâmico; farol alto automático; controle de velocidade para fora de estrada; sensor de pressão nos pneus; e assistente de partida em rampa.
- Também traz câmeras de ré e dianteira com 180º de ângulo, carregador de smartphone por indução no console central, leitor de placa de trânsito, sensores de chuva, luminosidade e de obstáculos na traseira.
- Para completar, tem central multimídia com tela de 8 polegadas, navegador GPS e integração a Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, conta com quatro entradas USB (2 tipo A e 2 tipo C) e sistema de som Bang&Olufsen com dez alto-falantes e subwoofer.
Segurança
- Nove airbags, alerta de ponto cego, assistente de manutenção na faixa com correção de volante, controles de tração e estabilidade e fixação de cadeirinha com sistema Isofix. Há também freio a disco nas quatro rodas.
- Tem controle de velocidade adaptativo com função tráfego - que para totalmente e retoma a aceleração sozinho em pequenas paradas - frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e assistente de manobras evasivas. Ele aumenta a carga na assistência da direção para ajudar a realizar o movimento mais rapidamente.
Motorização
2.0, 4 cilindros, 16V, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
253 a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
38,7 a 3.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8 segundos
Consumo cidade (km/l)
8,3
Consumo estrada (km/l)
10,1
Câmbio
Automático, 8 marchas
Tração
4x4 sob demanda
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente com barra estabilizadora
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
225/65 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.797
Comprimento (mm)
4.386
Entre-eixos (mm)
2.670
Largura (mm)
2.099
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.718
Porta-malas (L)
580
Tanque (L)
64
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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