Ford Mustang vira SUV elétrico e anda mais do que V8 por uma 'pechincha'
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
31/01/2024 04h00
Desde o seu surgimento em meados da década de 1960, o Mustang é o carro mais famoso e desejado da Ford. Típico muscle car norte-americano, o cupê sempre foi associado com motor V8 aspirado e tração traseira. Porém, surgiu no mercado um modelo bem diferente, que vamos avaliar nesta reportagem.
Estamos falando do Mustang Mach-E, que chega ao Brasil com carroceria de SUV, quatro portas, cinco lugares e muito espaço para as bagagens. Além disso, a novidade dispensa motor a combustão e traz propulsão totalmente elétrica, com tração integral na versão comercializada em nosso mercado.
O Mach-E é consideravelmente mais em conta do que o Mach 1: em janeiro de 2024, tem preço sugerido de R$ 486 mil - ante os R$ 576.490 cobrados pelo Mustang V8.
Desvendando o Mustang Mach-E
Design: A dianteira, com o logotipo do cavalo em disparada, remete diretamente ao Mustang cupê, com destaque para os faróis full-LED bem afilados e rentes ao capô - que é longo como no cupê, apesar de não existir motor a combustão. A carroceria mais alta não dispensa o estilo de cupê, graças à pintura preta do teto, que faz a silhueta parecer mais curvada do que realmente é. Chamam a atenção inovações de design como a ausência de maçaneta externa nas portas - na dianteira, há pequenos puxadores embutidos.
Espaço interno: quem já andou no Mustang cupê sabe que o carro não é muito prático no dia a dia. No elétrico Mach-E, a situação é bem diferente. Devido à arquitetura totalmente elétrica, o espaço interno é amplo, suficiente para transportar cinco pessoas confortavelmente, com seus 2,98 m de distância entre-eixos - especialmente no banco traseiro. Outra vantagem considerável é o espaço para as bagagens, impensável no Mustang V8: são 402 litros no compartimento traseiro e 139 litros no dianteiro.
Vida a bordo: agrada o estilo elegante e minimalista da cabine, com revestimentos de qualidade e macios ao toque por todos os lados e acabamentos escurecidos. O excelente sistema de som da Bang & Olufsen ajuda a compor o visual interno, pois boa parte dos alto-falantes fica situada na parte central do painel, ocultos sob um tecido que lembra o jeans. Os bancos, além de bonitos, são bastante confortáveis e o teto panorâmico reforça a impressão de amplitude no interior do veículo.
Desempenho: topo de linha, o Mustang Mach-E GT Performance tem um motor elétrico em cada eixo, totalizando 487 cv de potência e impressionantes 87,7 kgfm de torque. Com esse conjunto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 3,7 segundos - nada mau para um carro que pesa 2.281 kg. Para se ter ideia, o Mustang elétrico anda mais do que o Mach 1 a combustão: equipado com motor V8 de 483 cv e 56,7 kgfm, a versão convencional sai da imobilidade e atinge 100 km/h em 4,3 segundos.
A esportividade do Mach-E não fica restrita à aceleração: ele traz chassi equilibrado, com amortecedores que se adaptam ao piso e ao estilo de condução, e direção precisa. Seu DNA, portanto, tem muito do Mustang a combustão. Contribui para a condução empolgante o baixo centro de gravidade, devido às baterias posicionadas no assoalho.
Autonomia: com uma carga completa é de 379 km, segundo o ciclo de medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Trata-se de alcance suficiente para percursos rodoviários não muito longos e, no mundo real, dá para rodar mais de 400 km - especialmente no ciclo urbano, onde a energia das frenagens e das desacelerações é usada para recarregar as baterias. São três modos de condução, e o mais "manso" reduz a performance em nome da maior eficiência energética.
Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, central multimídia de 15,5 polegadas de alta resolução, rodas de liga leve raiadas com 20 polegadas, suspensão adaptativa e o pacote de sistemas de assistência e condução semiautônoma, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de colisão, assistente de cruzamentos, que alerta se há um veículo se aproximando e pode frear o veículo sozinho, alerta de ponto cego, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de manutenção de faixa.
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Ford Mustang Mach-E
Preço
R$ 486 mil3,0
4,0
5,0
5,0
4,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Acelera mais e é quase R$ 100 mil mais barato do que Mustang V8
- Traz muitos itens tecnológicos e de segurança
- Design une elementos clássicos e modernos
- Desempenho esportivo com ótimo espaço interno
Pontos Negativos
- Como todo carro elétrico, não traz muita autonomia para viagens longas
Veredito
O Mustang Mach-E é uma boa cartada da Ford ao beber no passado e olhar para o futuro da marca. É sempre complicado mexer com tradições, mas a versão elétrica e com carroceria SUV do esportivo da oval azul consegue combinar as características de carro familiar e esportivo em um só pacote, sem gastar uma gota de combustível. Traz DNA do Mustang ao oferecer chassi equilibrado e preciso, apesar de pesar mais de duas toneladas. Acelera mais do que o Mustang V8 e tem preço consideravelmente mais baixo.
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Motorização
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Um motor elétrico em cada eixo
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Combustível
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Não usa combustível
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Potência (cv)
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487 cv
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Torque (kgf.m)
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87,7 kgfm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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3,7 s
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Velocidade máxima (km/h)
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200 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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Autonomia máxima de 379 km (Inmetro)
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Câmbio
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Automático
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson, amortecedores adaptativos
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink, amortecedores adaptativos
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados, Brembo
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Freios Traseiros
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Discos ventilados
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Pneus
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245/45 R20
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Rodas
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20 polegadas
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Altura (mm)
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1.613 mm
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Comprimento (mm)
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4.743 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.984 mm
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Largura (mm)
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1.930 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.281 kg
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Porta-malas (L)
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402 litros (traseiro) e 139 litros (dianteiro)
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Tanque (L)
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Não tem tanque
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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Sistema de estacionamento autônomo
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