Ford Mustang vira SUV elétrico e anda mais do que V8 por uma 'pechincha'
Desde o seu surgimento em meados da década de 1960, o Mustang é o carro mais famoso e desejado da Ford. Típico muscle car norte-americano, o cupê sempre foi associado com motor V8 aspirado e tração traseira. Porém, surgiu no mercado um modelo bem diferente, que vamos avaliar nesta reportagem.
Estamos falando do Mustang Mach-E, que chega ao Brasil com carroceria de SUV, quatro portas, cinco lugares e muito espaço para as bagagens. Além disso, a novidade dispensa motor a combustão e traz propulsão totalmente elétrica, com tração integral na versão comercializada em nosso mercado.
O Mach-E é consideravelmente mais em conta do que o Mach 1: em janeiro de 2024, tem preço sugerido de R$ 486 mil - ante os R$ 576.490 cobrados pelo Mustang V8.
Desvendando o Mustang Mach-E
Design: A dianteira, com o logotipo do cavalo em disparada, remete diretamente ao Mustang cupê, com destaque para os faróis full-LED bem afilados e rentes ao capô - que é longo como no cupê, apesar de não existir motor a combustão. A carroceria mais alta não dispensa o estilo de cupê, graças à pintura preta do teto, que faz a silhueta parecer mais curvada do que realmente é. Chamam a atenção inovações de design como a ausência de maçaneta externa nas portas - na dianteira, há pequenos puxadores embutidos.
Espaço interno: quem já andou no Mustang cupê sabe que o carro não é muito prático no dia a dia. No elétrico Mach-E, a situação é bem diferente. Devido à arquitetura totalmente elétrica, o espaço interno é amplo, suficiente para transportar cinco pessoas confortavelmente, com seus 2,98 m de distância entre-eixos - especialmente no banco traseiro. Outra vantagem considerável é o espaço para as bagagens, impensável no Mustang V8: são 402 litros no compartimento traseiro e 139 litros no dianteiro.
Vida a bordo: agrada o estilo elegante e minimalista da cabine, com revestimentos de qualidade e macios ao toque por todos os lados e acabamentos escurecidos. O excelente sistema de som da Bang & Olufsen ajuda a compor o visual interno, pois boa parte dos alto-falantes fica situada na parte central do painel, ocultos sob um tecido que lembra o jeans. Os bancos, além de bonitos, são bastante confortáveis e o teto panorâmico reforça a impressão de amplitude no interior do veículo.
Desempenho: topo de linha, o Mustang Mach-E GT Performance tem um motor elétrico em cada eixo, totalizando 487 cv de potência e impressionantes 87,7 kgfm de torque. Com esse conjunto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 3,7 segundos - nada mau para um carro que pesa 2.281 kg. Para se ter ideia, o Mustang elétrico anda mais do que o Mach 1 a combustão: equipado com motor V8 de 483 cv e 56,7 kgfm, a versão convencional sai da imobilidade e atinge 100 km/h em 4,3 segundos.
A esportividade do Mach-E não fica restrita à aceleração: ele traz chassi equilibrado, com amortecedores que se adaptam ao piso e ao estilo de condução, e direção precisa. Seu DNA, portanto, tem muito do Mustang a combustão. Contribui para a condução empolgante o baixo centro de gravidade, devido às baterias posicionadas no assoalho.
Autonomia: com uma carga completa é de 379 km, segundo o ciclo de medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Trata-se de alcance suficiente para percursos rodoviários não muito longos e, no mundo real, dá para rodar mais de 400 km - especialmente no ciclo urbano, onde a energia das frenagens e das desacelerações é usada para recarregar as baterias. São três modos de condução, e o mais "manso" reduz a performance em nome da maior eficiência energética.
Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, central multimídia de 15,5 polegadas de alta resolução, rodas de liga leve raiadas com 20 polegadas, suspensão adaptativa e o pacote de sistemas de assistência e condução semiautônoma, que inclui frenagem automática de emergência, alerta de colisão, assistente de cruzamentos, que alerta se há um veículo se aproximando e pode frear o veículo sozinho, alerta de ponto cego, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de manutenção de faixa.
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Ford Mustang Mach-E
Preço
R$ 486 milPontos Positivos
- Acelera mais e é quase R$ 100 mil mais barato do que Mustang V8
- Traz muitos itens tecnológicos e de segurança
- Design une elementos clássicos e modernos
- Desempenho esportivo com ótimo espaço interno
Pontos Negativos
- Como todo carro elétrico, não traz muita autonomia para viagens longas
Veredito
O Mustang Mach-E é uma boa cartada da Ford ao beber no passado e olhar para o futuro da marca. É sempre complicado mexer com tradições, mas a versão elétrica e com carroceria SUV do esportivo da oval azul consegue combinar as características de carro familiar e esportivo em um só pacote, sem gastar uma gota de combustível. Traz DNA do Mustang ao oferecer chassi equilibrado e preciso, apesar de pesar mais de duas toneladas. Acelera mais do que o Mustang V8 e tem preço consideravelmente mais baixo.
Motorização
Um motor elétrico em cada eixo
Combustível
Não usa combustível
Potência (cv)
487 cv
Torque (kgf.m)
87,7 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
3,7 s
Velocidade máxima (km/h)
200 km/h
Consumo cidade (km/l)
Autonomia máxima de 379 km (Inmetro)
Câmbio
Automático
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson, amortecedores adaptativos
Suspensão Traseira
Independente, Multilink, amortecedores adaptativos
Freios Dianteiros
Discos ventilados, Brembo
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
245/45 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1.613 mm
Comprimento (mm)
4.743 mm
Entre-eixos (mm)
2.984 mm
Largura (mm)
1.930 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.281 kg
Porta-malas (L)
402 litros (traseiro) e 139 litros (dianteiro)
Tanque (L)
Não tem tanque
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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