Ford Ranger Black tem diesel e câmbio automático a preço de picape compacta
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
28/01/2025 05h30
Em outubro do ano passado, a Ford trouxe de volta ao mercado a Ranger Black, que surgiu inicialmente em 2021 na geração anterior da picape média.
Como anteriormente, a configuração Black traz acabamento diferenciado, com elementos escurecidos por dentro e por fora, combinado com um bom pacote de itens de série e preço convidativo.
Por R$ 219.990, é a opção mais acessível da Ranger, disponível exclusivamente com motor 2.0 turbodiesel, transmissão automática e tração 4x2 (traseira).
Vale destacar que o preço da Black na data de publicação desta reportagem é o mesmo do lançamento e está no mesmo nível do valor cobrado pela versão topo de linha de picapes menores com carroceria monobloco - a Ranger tem construção clássica e robusta, com carroceria sobre chassi.
A título de comparação, a Fiat Toro Ranch 4x4 a diesel custa exatamente os mesmos R$ 219.990
Confira a seguir a avaliação completa da Ranger Black.
Desvendando Ford Ranger Black
Design: como o nome sugere, a Ranger Black se diferencia por trazer um pacote de acabamento interno e externo escurecido - no caso, com a pintura "bolder gray", cinza-escura que muda a respectiva aparência, dependendo da incidência da luz.
Rodas de liga leve de 18 polegadas, para-choques dianteiro e traseiro, santantônio integrado e capa dos retrovisores externos vêm com essa tonalidade, enquanto a carroceria pode trazer pintura preta, prata, branca ou azul.
Por dentro, o acabamento "bolder gray" está presente no painel, enquanto teto e bancos vêm na cor preta. Por falar nos bancos, eles vêm com revestimento que mescla couro sintético com tecido texturizado, enquanto os encostos dianteiros contam com a inscrição "Black" em baixo relevo.
Detalhe interessante: a lateral do encosto do passageiro dianteiro exibe, no lado voltado ao motorista, a frase "So long as it's black" (desde que seja preto, na tradução do inglês), atribuída a Henry Ford, o fundador da montadora do emblema oval azul. Essa frase se refere ao Ford Model T, modelo lançado no começo do século passado nos Estados Unidos que inaugurou a produção em série de veículos.
Vida a bordo: medindo 5,37 m de comprimento, 2,21 m de largura (com espelhos), 1,88 m de altura e 3,27 m de distância entre-eixos, a Ranger Black tem espaço para levar até cinco pessoas confortavelmente.
O acabamento interno tem predomínio de plásticos rígidos, mas as peças são bem encaixadas e sem rebarbas aparentes.
Em nome do corte de custos, a configuração Black não tem botão de partida do motor e traz chave convencional - além disso, dispensa freio de estacionamento eletrônico. Nela, o freio é o convencional, com alavanca e o ar-condicionado não é automático.
Ao mesmo tempo, vem com os detalhes visuais exclusivos descritos acima, além de itens desejados como recarga de celular por indução, faróis full-LED, painel de instrumentos digital de oito polegadas e a ótima central multimídia de dez polegadas, posicionada na vertical e com atualizações pela internet, mais conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay com celulares.
A capacidade de carga é de 1.031 kg e o espaço disponível na caçamba chega a 1.250 litros. Utilizada como veículo de passeio, tem um porta-malas gigante.
Segurança: em relação aos itens de segurança, a Ranger traz construção moderna para absorção de impactos - na versão de topo, foi avaliada com nota máxima pelo Latin NCap.
Na configuração Black, não há assistências à condução como alerta de colisão, frenagem automática, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e alerta de pontos cegos.
Por outro lado, sai da fábrica com sete airbags e monitoramento da pressão dos pneus, como nas versões mais caras.
Desempenho e consumo: a proposta da configuração Black é mais urbana e, para ficar mais barata, é oferecida exclusivamente com tração traseira, enquanto o câmbio é sempre automático, com seis velocidades.
Mesmo sem trazer tração nas quatro rodas nem reduzida, conta com o seletor de tipos de terreno e de condução com reboque. O motor é o 2.0 turbodiesel, capaz de render 170 cv de potência e 40,2 kgfm de torque a apenas 1.750 rpm
Esse conjunto proporciona agilidade no uso urbano e é suficiente para ultrapassagens e retomadas na estrada, trazendo bom gerenciamento da força disponível pela transmissão.
O ponto alto ao volante da Ranger, independentemente da versão, é mesmo o ajuste bem equilibrado das suspensões: a carroceria oscila pouco, sem comprometer o conforto, fazendo da Ranger uma picape com dirigibilidade de um SUV.
Em relação ao consumo, não chega a empolgar: anotei médias de 6 km/l na cidade e 11 km/l de diesel na estrada - o consumo oficial divulgado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é de 10,1 km/l no ciclo urbano e de 12,4 km/l no rodoviário.
Equipamentos: quanto à lista de equipamentos, a Ranger Black tem basicamente o mesmo pacote da versão XLS 2.0 4x4 (R$ 267 mil) e inclui painel de instrumentos digital de oito polegadas, central multimídia Sync 4 com tela de dez polegadas e conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, carregamento de celulares por indução, sete airbags, seletor de tipos de terreno, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e controle de velocidade de cruzeiro. Só não traz o sistema de tração nas quatro rodas, na comparação com a XLS.
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Ford Ranger Black
Preço
R$ 219.9903,0
4,0
5,0
3,0
4,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Preço competitivo
- É a picape média que traz condução mais equilibrada
- Traz diferenciais estéticos como detalhes escurecidos e santantônio integrado à caçamba
- Ampla lista de itens de série
Pontos Negativos
- Considerando o porte grande, poderia trazer aleta de ponto cego e sensores de estacionamento dianteiros
Veredito
A Ford Ranger Black combina visual diferenciado, que remete a picapes topo de linha, com preço de versão de entrada. PAo custo de picape monobloco topo de linha, traz construção robusta com carroceria sobre chassi, motor turbodiesel, câmbio automático e boa lista de itens de série. É o modelo com melhor custo-benefício da categoria.
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Motorização
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2.0 turbodiesel
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Combustível
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Diesel
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Potência (cv)
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170 cv a 3.500 rpm
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Torque (kgf.m)
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41,3 kgfm a 2.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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Não informada
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Velocidade máxima (km/h)
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Não informada
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Consumo cidade (km/l)
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10,1 km/l (Inmetro)
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Consumo estrada (km/l)
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12,4 km/l (Inmetro)
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Câmbio
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Automático de 6 marchas
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Tração
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Traseira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, multibraços
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Suspensão Traseira
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Eixo rígido
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambores
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Pneus
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255/70R18 todo-terreno
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.884 mm
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Comprimento (mm)
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5.370 mm
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Entre-eixos (mm)
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3.270 mm
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Largura (mm)
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2.208 mm (inclui os retrovisores)
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.069 kg
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Porta-malas (L)
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Volume da caçamba de 1.250 litros. Capacidade de carga de 1.031 kg
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Tanque (L)
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80 litros
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10.000 km
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R$ 1.625
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20.000 km
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R$ 1.625
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30.000 km
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R$ 2.283
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40.000 km
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R$ 1.625
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50.000 km
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R$ 1.625
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60.000 km
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R$ 2.283
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Garantia
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5 anos sem limite de quilometragem para uso particular
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Faróis com regulagem de altura
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