Ford Ranger FX4: como se comporta a versão mais aventureira nas ruas
Guilherme Menezes
Do UOL, em São Paulo
13/12/2022 04h00
A nova geração do Ford Ranger está logo aí. Cada vez mais aparecem fotos do novo modelo sendo flagrado em testes. Entretanto, a fabricante não quis que tudo acabasse assim de repente e, em 2022, apresentou a versão dos nossos testes: a FX4 (R$ 308.190). A unidade avaliada não veio com o snorkel, que pode ser comprado como acessório.
Os principais diferenciais estão na união entre a maior parte dos equipamentos disponíveis entre outras versões (perdendo apenas para a versão de topo Limited, que custa R$ 329.990), com a proposta mais aventureira. Desse modo, segue a linhagem da Storm (R$ 275.590), mas é mais refinada.
Como se sai ela, que está entre as picapes com foco no off-road mais completas, e que, ao mesmo tempo não deverá durar até 2024? É cara para o que entrega? Adiantamos que não deixa de ser uma das mais modernas, tanto no visual, quanto em relação aos equipamentos.
Ford Ranger FX4
Preço
R$ 308.1903,0
4,0
4,0
4,0
4,0
3,0
4,0
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Acabamento
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Modelo que deverá mudar em breve
- Ruído interno
- Consumo
Veredito
Quem compra uma picape também se preocupa com a personalidade que se leva para casa. Por ser aventureira, poucas são competidoras de forma tão direta. O bom da Ranger FX4 é que, além das 'perfumarias', vem com itens funcionais para o que se propõe, bem como com uma seleção dos melhores equipamentos disponíveis para a gama do modelo. O fim do modelo como a conhecemos está próximo e essas versões servem para dar requinte e uma sensação de novidade para atual geração, reforçando as qualidades apresentadas nos últimos dez anos (que marcaram a atual geração, que veio agregando atributos com o passar do tempo). A picape é um projeto bem sucedido e se manteve sem grandes sinais de envelhecimento. Por atributos como acerto, espaço interno, equipamentos e a motorização, vale o preço. Quando isolamos esses e outros fatores, há opções mais em conta que podem ser mais racionais. Ou até com preços equivalentes, mas que se destacam ainda mais em um quesito ou outro (exemplo seria a VW Amarok V6, para quem quer performance).
Design e vida a bordo
O design da Ranger é o mesmo há alguns anos. Na versão FX4, traz algumas mudanças leves, mas bem evidentes. Uma delas é a grade frontal exclusiva, que não é igual à da Storm. Além de ter entradas de ar diferenciadas, a FX4 também traz nas laterais o nome da versão em um adesivo na parte inferior das portas dianteiras.
Na tampa da caçamba, o adesivo com o nome da picape vem escurecido e não em tons de prata, como de costume. Ali também está o nome da versão, mas com um logotipo em alto relevo.
Por dentro, a picape traz bancos de couro com o nome da versão em baixo relevo nos encostos, além de costura vermelha no volante, na alavanca de câmbio e nos bancos, contrastando com o interior preto.
Em termos de espaço, a picape leva cinco adultos com conforto, mas o quinto ocupante, sentado no meio do banco traseiro, tem de lidar com o túnel central elevado. Isso, entretanto, não é uma questão exclusiva da Ranger, uma vez que todas as picapes médias à venda no País trazem o eixo cardã, para enviar o movimento do motor às rodas traseiras.
Os ocupantes do banco dianteiro têm conforto, especialmente para as pernas, que não ficam tão flexionadas como em outras picapes, favorecendo a comodidade. O acabamento, por sua vez, conta com bastante plástico, mas ao menos há texturas e a sensação do toque apresenta melhor finalização.
Consumo e desempenho
Sob o capô, está o motor turbodiesel de cinco cilindros e 3,2 litros, que rende 200 cv e 47,9 kgfm. Ele vem associado ao câmbio automático de seis velocidades com opção de troca e modo Sport na alavanca. Isso garante uma aceleração até 100 km/h na faixa dos 11 segundos. Segundo o Inmetro, faz 8,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.
Ainda é capaz de entregar respostas rápidas, especialmente quando selecionamos o modo "S". O câmbio favorece muito nesse quesito e tem escalonamento adequado para realizar as trocas de marcha sem trancos e com respostas rápidas e no tempo certo. No modo normal, consegue trafegar com giro sempre baixo e com suavidade.
Na linha 2023, o motor 3.2 passa a contar com o sistema de Arla 32, que neutraliza poluentes antes de eles serem lançados na atmosfera. Para isso, foi adotado um reservatório extra para o equipamento, fixado entre as longarinas e que tem bocal de abastecimento junto ao do tanque de diesel.
De acordo com a Ford, dependendo do modo de condução, o tanque de 20 litros de Arla 32 precisa ser abastecido entre 10 mil e 14 mil km. O que incomoda é que isso compromete o isolamento acústico, que deixa passar o ruído do motor um pouco além do esperado.
A tração pode ser ajustada entre os modos 4x2, 4x4 para velocidades altas ou 4x4 com reduzida e opção de bloqueio de diferencial traseiro, de forma a garantir que a força seja transferida para a roda que tem contato com o solo. Todo o acionamento é elétrico e feito por meio de um seletor giratório e de botões no console central.
A suspensão da Ranger, por sua vez, sempre se destacou dentro do segmento de utilitários médios. O bom acerto encontrado torna a FX4 boa no asfalto, com pouca rolagem da carroceria nas curvas. Desse modo, garante conforto aos ocupantes, enquanto consegue filtrar bem imperfeições, tanto no asfalto quanto fora dele.
O sistema de direção com assistência elétrica não tem respostas diretas, mas essa é uma característica do segmento. Tanto o porte quanto o peso, ambos elevados, deixam a direção menos responsiva. Outro motivo é o esterçamento, que precisa de mais voltas para aprimorar a capacidade de manobras.
Equipamentos
A lista de equipamentos da FX4 é a mesma encontrada na XLT. Isso inclui a central multimídia Sync, que tem integração a Android Auto e Apple CarPlay via cabo USB; ar-condicionado com duas zonas, que pode ser controlado pela central ou pelos botões no painel; espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétrico; e retrovisor interno antiofuscante.
O motorista conta com ajuste elétrico de altura e distância do assento. Já o volante tem regulagem apenas de altura. Há, ainda, sensores de obstáculos na traseira, câmera de ré, sensores de luminosidade e de chuva e painel de instrumentos parcialmente digital, com duas telas de TFT coloridas e personalizáveis.
Essa lista conta também com faróis Full-LED exclusivos da versão FX4, que melhoram a durabilidade e o alcance dos fachos de luz, especialmente durante a noite, além das luzes diurnas igualmente de LEDs. O santantônio, maior do que o da Storm, também permite o uso funcional (ainda que tenha maior apelo pela estética).
Na FX4 também está disponível o Ford Pass, que permite comandar uma série de funções da picape por meio de um aplicativo de smartphone, como abertura e fechamento remoto da picape, partida a distância com climatização da cabine, localização do veículo e acesso a informações como tempo para próxima revisão, autonomia e pressão dos pneus.
Manutenção e segurança
Vem com sete airbags, bem como controles de tração e estabilidade integrados, com calibração para reboque, incluindo sistema anticapotamento. Além disso, vem com controle de velocidade de descida, assistente de partida em rampa e bloqueio do diferencial traseiro, para ser usado juntamente com a tração 4x4.
As seis primeiras revisões da Ranger acontecem em um intervalo de 10 mil quilômetros cada e têm um valor total de R$ 8.074, uma média de R$ 1.345 por revisão. O valor de cada uma delas, que é fixo, é de R$ 1.199 na primeira e na segunda, R$ 1.499 na terceira, R$ 1.249 na quarta e na quinta e R$ 1.679 na sexta revisão.
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Motorização
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3.2, 5 cil., 20V, turbo
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Combustível
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Diesel
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Potência (cv)
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200 a 3.000 rpm
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Torque (kgf.m)
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47,9 a 1.750 - 2.500 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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11
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Velocidade máxima (km/h)
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180
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Consumo cidade (km/l)
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8,3 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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9,5 km/l
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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4x4 com reduzida
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente
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Suspensão Traseira
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Eixo rígido
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambores
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Pneus
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265/60 R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.821
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Comprimento (mm)
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5.354
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Entre-eixos (mm)
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3.220
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Largura (mm)
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2.163
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.247
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Porta-malas (L)
-
1420
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Tanque (L)
-
80
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10.000 km
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R$ 1.199
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20.000 km
-
R$ 1.199
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30.000 km
-
R$ 1.499
-
40.000 km
-
R$ 1.249
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50.000 km
-
R$ 1.249
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60.000 km
-
R$ 1.679
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Garantia
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5 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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