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Ford Ranger FX4: como se comporta a versão mais aventureira nas ruas

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

13/12/2022 04h00

A nova geração do Ford Ranger está logo aí. Cada vez mais aparecem fotos do novo modelo sendo flagrado em testes. Entretanto, a fabricante não quis que tudo acabasse assim de repente e, em 2022, apresentou a versão dos nossos testes: a FX4 (R$ 308.190). A unidade avaliada não veio com o snorkel, que pode ser comprado como acessório.

Os principais diferenciais estão na união entre a maior parte dos equipamentos disponíveis entre outras versões (perdendo apenas para a versão de topo Limited, que custa R$ 329.990), com a proposta mais aventureira. Desse modo, segue a linhagem da Storm (R$ 275.590), mas é mais refinada.

Como se sai ela, que está entre as picapes com foco no off-road mais completas, e que, ao mesmo tempo não deverá durar até 2024? É cara para o que entrega? Adiantamos que não deixa de ser uma das mais modernas, tanto no visual, quanto em relação aos equipamentos.

Ford Ranger FX4

Preço

R$ 308.190
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Dirigibilidade
  • Acabamento
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Modelo que deverá mudar em breve
  • Ruído interno
  • Consumo

Veredito

Quem compra uma picape também se preocupa com a personalidade que se leva para casa. Por ser aventureira, poucas são competidoras de forma tão direta. O bom da Ranger FX4 é que, além das 'perfumarias', vem com itens funcionais para o que se propõe, bem como com uma seleção dos melhores equipamentos disponíveis para a gama do modelo. O fim do modelo como a conhecemos está próximo e essas versões servem para dar requinte e uma sensação de novidade para atual geração, reforçando as qualidades apresentadas nos últimos dez anos (que marcaram a atual geração, que veio agregando atributos com o passar do tempo). A picape é um projeto bem sucedido e se manteve sem grandes sinais de envelhecimento. Por atributos como acerto, espaço interno, equipamentos e a motorização, vale o preço. Quando isolamos esses e outros fatores, há opções mais em conta que podem ser mais racionais. Ou até com preços equivalentes, mas que se destacam ainda mais em um quesito ou outro (exemplo seria a VW Amarok V6, para quem quer performance).

Design e vida a bordo

Interior Ford Ranger FX4 - Divulgação - Divulgação
Interior Ford Ranger FX4
Imagem: Divulgação

O design da Ranger é o mesmo há alguns anos. Na versão FX4, traz algumas mudanças leves, mas bem evidentes. Uma delas é a grade frontal exclusiva, que não é igual à da Storm. Além de ter entradas de ar diferenciadas, a FX4 também traz nas laterais o nome da versão em um adesivo na parte inferior das portas dianteiras.

Na tampa da caçamba, o adesivo com o nome da picape vem escurecido e não em tons de prata, como de costume. Ali também está o nome da versão, mas com um logotipo em alto relevo.

Por dentro, a picape traz bancos de couro com o nome da versão em baixo relevo nos encostos, além de costura vermelha no volante, na alavanca de câmbio e nos bancos, contrastando com o interior preto.

Em termos de espaço, a picape leva cinco adultos com conforto, mas o quinto ocupante, sentado no meio do banco traseiro, tem de lidar com o túnel central elevado. Isso, entretanto, não é uma questão exclusiva da Ranger, uma vez que todas as picapes médias à venda no País trazem o eixo cardã, para enviar o movimento do motor às rodas traseiras.

Os ocupantes do banco dianteiro têm conforto, especialmente para as pernas, que não ficam tão flexionadas como em outras picapes, favorecendo a comodidade. O acabamento, por sua vez, conta com bastante plástico, mas ao menos há texturas e a sensação do toque apresenta melhor finalização.

Consumo e desempenho

Ford Ranger FX4 - Divulgação - Divulgação
Ford Ranger FX4
Imagem: Divulgação

Sob o capô, está o motor turbodiesel de cinco cilindros e 3,2 litros, que rende 200 cv e 47,9 kgfm. Ele vem associado ao câmbio automático de seis velocidades com opção de troca e modo Sport na alavanca. Isso garante uma aceleração até 100 km/h na faixa dos 11 segundos. Segundo o Inmetro, faz 8,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.

Ainda é capaz de entregar respostas rápidas, especialmente quando selecionamos o modo "S". O câmbio favorece muito nesse quesito e tem escalonamento adequado para realizar as trocas de marcha sem trancos e com respostas rápidas e no tempo certo. No modo normal, consegue trafegar com giro sempre baixo e com suavidade.

Na linha 2023, o motor 3.2 passa a contar com o sistema de Arla 32, que neutraliza poluentes antes de eles serem lançados na atmosfera. Para isso, foi adotado um reservatório extra para o equipamento, fixado entre as longarinas e que tem bocal de abastecimento junto ao do tanque de diesel.

De acordo com a Ford, dependendo do modo de condução, o tanque de 20 litros de Arla 32 precisa ser abastecido entre 10 mil e 14 mil km. O que incomoda é que isso compromete o isolamento acústico, que deixa passar o ruído do motor um pouco além do esperado.

A tração pode ser ajustada entre os modos 4x2, 4x4 para velocidades altas ou 4x4 com reduzida e opção de bloqueio de diferencial traseiro, de forma a garantir que a força seja transferida para a roda que tem contato com o solo. Todo o acionamento é elétrico e feito por meio de um seletor giratório e de botões no console central.

A suspensão da Ranger, por sua vez, sempre se destacou dentro do segmento de utilitários médios. O bom acerto encontrado torna a FX4 boa no asfalto, com pouca rolagem da carroceria nas curvas. Desse modo, garante conforto aos ocupantes, enquanto consegue filtrar bem imperfeições, tanto no asfalto quanto fora dele.

O sistema de direção com assistência elétrica não tem respostas diretas, mas essa é uma característica do segmento. Tanto o porte quanto o peso, ambos elevados, deixam a direção menos responsiva. Outro motivo é o esterçamento, que precisa de mais voltas para aprimorar a capacidade de manobras.

Equipamentos

Interior Ford Ranger FX4 - Divulgação - Divulgação
Interior Ford Ranger FX4
Imagem: Divulgação

A lista de equipamentos da FX4 é a mesma encontrada na XLT. Isso inclui a central multimídia Sync, que tem integração a Android Auto e Apple CarPlay via cabo USB; ar-condicionado com duas zonas, que pode ser controlado pela central ou pelos botões no painel; espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétrico; e retrovisor interno antiofuscante.

O motorista conta com ajuste elétrico de altura e distância do assento. Já o volante tem regulagem apenas de altura. Há, ainda, sensores de obstáculos na traseira, câmera de ré, sensores de luminosidade e de chuva e painel de instrumentos parcialmente digital, com duas telas de TFT coloridas e personalizáveis.

Essa lista conta também com faróis Full-LED exclusivos da versão FX4, que melhoram a durabilidade e o alcance dos fachos de luz, especialmente durante a noite, além das luzes diurnas igualmente de LEDs. O santantônio, maior do que o da Storm, também permite o uso funcional (ainda que tenha maior apelo pela estética).

Na FX4 também está disponível o Ford Pass, que permite comandar uma série de funções da picape por meio de um aplicativo de smartphone, como abertura e fechamento remoto da picape, partida a distância com climatização da cabine, localização do veículo e acesso a informações como tempo para próxima revisão, autonomia e pressão dos pneus.

Manutenção e segurança

Motor Ford Ranger FX4 - Divulgação - Divulgação
Motor Ford Ranger FX4
Imagem: Divulgação

Vem com sete airbags, bem como controles de tração e estabilidade integrados, com calibração para reboque, incluindo sistema anticapotamento. Além disso, vem com controle de velocidade de descida, assistente de partida em rampa e bloqueio do diferencial traseiro, para ser usado juntamente com a tração 4x4.

As seis primeiras revisões da Ranger acontecem em um intervalo de 10 mil quilômetros cada e têm um valor total de R$ 8.074, uma média de R$ 1.345 por revisão. O valor de cada uma delas, que é fixo, é de R$ 1.199 na primeira e na segunda, R$ 1.499 na terceira, R$ 1.249 na quarta e na quinta e R$ 1.679 na sexta revisão.

Mecânica
  • Motorização

  • 3.2, 5 cil., 20V, turbo

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 200 a 3.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 47,9 a 1.750 - 2.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 180

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,3 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,5 km/l

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • 4x4 com reduzida

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente

  • Suspensão Traseira

  • Eixo rígido

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/60 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.821

  • Comprimento (mm)

  • 5.354

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.220

  • Largura (mm)

  • 2.163

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.247

  • Porta-malas (L)

  • 1420

  • Tanque (L)

  • 80

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 1.199

  • 20.000 km

  • R$ 1.199

  • 30.000 km

  • R$ 1.499

  • 40.000 km

  • R$ 1.249

  • 50.000 km

  • R$ 1.249

  • 60.000 km

  • R$ 1.679

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

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