Ford Ranger FX4: como se comporta a versão mais aventureira nas ruas
A nova geração do Ford Ranger está logo aí. Cada vez mais aparecem fotos do novo modelo sendo flagrado em testes. Entretanto, a fabricante não quis que tudo acabasse assim de repente e, em 2022, apresentou a versão dos nossos testes: a FX4 (R$ 308.190). A unidade avaliada não veio com o snorkel, que pode ser comprado como acessório.
Os principais diferenciais estão na união entre a maior parte dos equipamentos disponíveis entre outras versões (perdendo apenas para a versão de topo Limited, que custa R$ 329.990), com a proposta mais aventureira. Desse modo, segue a linhagem da Storm (R$ 275.590), mas é mais refinada.
Como se sai ela, que está entre as picapes com foco no off-road mais completas, e que, ao mesmo tempo não deverá durar até 2024? É cara para o que entrega? Adiantamos que não deixa de ser uma das mais modernas, tanto no visual, quanto em relação aos equipamentos.
Ford Ranger FX4
Preço
R$ 308.190Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Acabamento
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Modelo que deverá mudar em breve
- Ruído interno
- Consumo
Veredito
Quem compra uma picape também se preocupa com a personalidade que se leva para casa. Por ser aventureira, poucas são competidoras de forma tão direta. O bom da Ranger FX4 é que, além das 'perfumarias', vem com itens funcionais para o que se propõe, bem como com uma seleção dos melhores equipamentos disponíveis para a gama do modelo. O fim do modelo como a conhecemos está próximo e essas versões servem para dar requinte e uma sensação de novidade para atual geração, reforçando as qualidades apresentadas nos últimos dez anos (que marcaram a atual geração, que veio agregando atributos com o passar do tempo). A picape é um projeto bem sucedido e se manteve sem grandes sinais de envelhecimento. Por atributos como acerto, espaço interno, equipamentos e a motorização, vale o preço. Quando isolamos esses e outros fatores, há opções mais em conta que podem ser mais racionais. Ou até com preços equivalentes, mas que se destacam ainda mais em um quesito ou outro (exemplo seria a VW Amarok V6, para quem quer performance).
Design e vida a bordo
O design da Ranger é o mesmo há alguns anos. Na versão FX4, traz algumas mudanças leves, mas bem evidentes. Uma delas é a grade frontal exclusiva, que não é igual à da Storm. Além de ter entradas de ar diferenciadas, a FX4 também traz nas laterais o nome da versão em um adesivo na parte inferior das portas dianteiras.
Na tampa da caçamba, o adesivo com o nome da picape vem escurecido e não em tons de prata, como de costume. Ali também está o nome da versão, mas com um logotipo em alto relevo.
Por dentro, a picape traz bancos de couro com o nome da versão em baixo relevo nos encostos, além de costura vermelha no volante, na alavanca de câmbio e nos bancos, contrastando com o interior preto.
Em termos de espaço, a picape leva cinco adultos com conforto, mas o quinto ocupante, sentado no meio do banco traseiro, tem de lidar com o túnel central elevado. Isso, entretanto, não é uma questão exclusiva da Ranger, uma vez que todas as picapes médias à venda no País trazem o eixo cardã, para enviar o movimento do motor às rodas traseiras.
Os ocupantes do banco dianteiro têm conforto, especialmente para as pernas, que não ficam tão flexionadas como em outras picapes, favorecendo a comodidade. O acabamento, por sua vez, conta com bastante plástico, mas ao menos há texturas e a sensação do toque apresenta melhor finalização.
Consumo e desempenho
Sob o capô, está o motor turbodiesel de cinco cilindros e 3,2 litros, que rende 200 cv e 47,9 kgfm. Ele vem associado ao câmbio automático de seis velocidades com opção de troca e modo Sport na alavanca. Isso garante uma aceleração até 100 km/h na faixa dos 11 segundos. Segundo o Inmetro, faz 8,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.
Ainda é capaz de entregar respostas rápidas, especialmente quando selecionamos o modo "S". O câmbio favorece muito nesse quesito e tem escalonamento adequado para realizar as trocas de marcha sem trancos e com respostas rápidas e no tempo certo. No modo normal, consegue trafegar com giro sempre baixo e com suavidade.
Na linha 2023, o motor 3.2 passa a contar com o sistema de Arla 32, que neutraliza poluentes antes de eles serem lançados na atmosfera. Para isso, foi adotado um reservatório extra para o equipamento, fixado entre as longarinas e que tem bocal de abastecimento junto ao do tanque de diesel.
De acordo com a Ford, dependendo do modo de condução, o tanque de 20 litros de Arla 32 precisa ser abastecido entre 10 mil e 14 mil km. O que incomoda é que isso compromete o isolamento acústico, que deixa passar o ruído do motor um pouco além do esperado.
A tração pode ser ajustada entre os modos 4x2, 4x4 para velocidades altas ou 4x4 com reduzida e opção de bloqueio de diferencial traseiro, de forma a garantir que a força seja transferida para a roda que tem contato com o solo. Todo o acionamento é elétrico e feito por meio de um seletor giratório e de botões no console central.
A suspensão da Ranger, por sua vez, sempre se destacou dentro do segmento de utilitários médios. O bom acerto encontrado torna a FX4 boa no asfalto, com pouca rolagem da carroceria nas curvas. Desse modo, garante conforto aos ocupantes, enquanto consegue filtrar bem imperfeições, tanto no asfalto quanto fora dele.
O sistema de direção com assistência elétrica não tem respostas diretas, mas essa é uma característica do segmento. Tanto o porte quanto o peso, ambos elevados, deixam a direção menos responsiva. Outro motivo é o esterçamento, que precisa de mais voltas para aprimorar a capacidade de manobras.
Equipamentos
A lista de equipamentos da FX4 é a mesma encontrada na XLT. Isso inclui a central multimídia Sync, que tem integração a Android Auto e Apple CarPlay via cabo USB; ar-condicionado com duas zonas, que pode ser controlado pela central ou pelos botões no painel; espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétrico; e retrovisor interno antiofuscante.
O motorista conta com ajuste elétrico de altura e distância do assento. Já o volante tem regulagem apenas de altura. Há, ainda, sensores de obstáculos na traseira, câmera de ré, sensores de luminosidade e de chuva e painel de instrumentos parcialmente digital, com duas telas de TFT coloridas e personalizáveis.
Essa lista conta também com faróis Full-LED exclusivos da versão FX4, que melhoram a durabilidade e o alcance dos fachos de luz, especialmente durante a noite, além das luzes diurnas igualmente de LEDs. O santantônio, maior do que o da Storm, também permite o uso funcional (ainda que tenha maior apelo pela estética).
Na FX4 também está disponível o Ford Pass, que permite comandar uma série de funções da picape por meio de um aplicativo de smartphone, como abertura e fechamento remoto da picape, partida a distância com climatização da cabine, localização do veículo e acesso a informações como tempo para próxima revisão, autonomia e pressão dos pneus.
Manutenção e segurança
Vem com sete airbags, bem como controles de tração e estabilidade integrados, com calibração para reboque, incluindo sistema anticapotamento. Além disso, vem com controle de velocidade de descida, assistente de partida em rampa e bloqueio do diferencial traseiro, para ser usado juntamente com a tração 4x4.
As seis primeiras revisões da Ranger acontecem em um intervalo de 10 mil quilômetros cada e têm um valor total de R$ 8.074, uma média de R$ 1.345 por revisão. O valor de cada uma delas, que é fixo, é de R$ 1.199 na primeira e na segunda, R$ 1.499 na terceira, R$ 1.249 na quarta e na quinta e R$ 1.679 na sexta revisão.
Motorização
3.2, 5 cil., 20V, turbo
Combustível
Diesel
Potência (cv)
200 a 3.000 rpm
Torque (kgf.m)
47,9 a 1.750 - 2.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11
Velocidade máxima (km/h)
180
Consumo cidade (km/l)
8,3 km/l
Consumo estrada (km/l)
9,5 km/l
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
4x4 com reduzida
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Eixo rígido
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
265/60 R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.821
Comprimento (mm)
5.354
Entre-eixos (mm)
3.220
Largura (mm)
2.163
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.247
Porta-malas (L)
1420
Tanque (L)
80
10.000 km
R$ 1.199
20.000 km
R$ 1.199
30.000 km
R$ 1.499
40.000 km
R$ 1.249
50.000 km
R$ 1.249
60.000 km
R$ 1.679
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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