Ranger Storm: nova versão é 'banho de loja' que obriga rivais a se mexerem
João Anacleto
Colaboração para o UOL
31/03/2020 14h15
Resumo da notícia
- Picape mais potente chega por R$ 150.900; versão XLS parte de R$ 154.090
- Marca aposta em detalhes estéticos e na esportividade para conquistar jovens
- Snorkel e capota marítima, que custam R$ 5.660, saem grátis para primeiros 60 clientes
Quarta picape mais vendida do Brasil com 2.953 unidades comercializada no primeiro bimestre, a Ford Ranger quer recuperar terreno. Especialmente o quinhão perdido para a Volkswagen Amarok, a terceira do ranking com 2.990 unidades vendidas, que aumentou a participação e a importância no mercado desde o lançamento da versão V6 turbodiesel, de 225 cv - e deve ganhar uma opção mais potente de 258 cv até o mês de maio.
A Ford entendeu a mensagem e, como contragolpe, passa a oferecer a Storm, que além do apelo esportivo, traz também uma opção mais barata com o seu motor mais potente, o 3.2 turbodiesel de 5 cilindros, com bons 200 cv de potência e 47,9 mkgf de torque.
Será que a nova versão tem atributos suficientes para fazer frente às concorrentes? É o que o UOL Carros avalia abaixo.
Ford Ranger Storm
Preço
R$ 150.900 (lançamento - mar. 2020)3,0
4,0
4,0
4,0
4,0
2,0
5,0
Pontos Positivos
- Central multimídia
- Desempenho
- Preço com relação às outras versões
Pontos Negativos
- Versão similar a outras
- Preço dos acessórios
- Faltam bancos de couro
Veredito
A Ranger Storm rompe a barreira que todas as fabricantes impuseram ao longo do tempo, aquela de sempre atrelar o preço à capacidade do motor. Com essa iniciativa, o amante de picapes poderá ter toda a dinâmica e a força da tração 4x4 sem ter de ir até às opções mais caras. Além de mais vantajosa do que as picapes da mesma família, também vai obrigar a concorrência a se mexer. Ainda que faltem mimos como os bancos de couro e os espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, ela é a primeira a oferecer o máximo em desempenho custando quase 15% a menos que a mais próxima das concorrentes.
As diferenças primordiais para outras versões da Ranger são estéticas. Uma nova grade dianteira, sem cromados nem adereços, segue a linha que você já viu na linha Storm do EcoSport. No capô há duas faixas escurecidas, e também adesivos nas laterais inferiores das portas, acompanhadas por estribos do tipo plataforma.
Uma novidade é a proteção plástica nas caixas de rodas, desenvolvidas no Brasil exclusivamente para ela. Rodas de 17" pintadas de preto brilhante, máscaras negras no faróis e santantonio na caçamba completam o novo visual.
Os pneus também são exclusivos, os Pirelli Scorpion AT Plus, de medida 265/65, com capacidade off-road superior. Eles trazem tecnologia de desenho na banda de rodagem que impedem o acúmulo de pedriscos entre os sulcos e foram desenvolvidos para minimizar o acúmulo de terra e lama. Contudo, esta é a única diferença dinâmica que a Ranger Storm apresenta.
Suspensão, capacidade de carga, motor, modos de condução e transmissão são os mesmos das versões XLT e Limited, com o mesmo 3.2. Isso corrobora com a tese de que a iniciativa da Storm é mais mercadológica do que comportamental.
Para entender o que a Ranger Storm ao preço de R$ 150.900 significa, vá até o site da Ford ver a linha de modelos disponível. Por lá vai encontrar a versão XLT, com o mesmo motor 3.2, como a opção mais barata com este coração, e ao preço de R$ 183.790.
Já a Limited, outra que leva o propulsor 3.2 debaixo do capô e traz alguns assistentes de condução semi-autônoma para quem dirige, custa exatos R$ 199.990.
E tem mais. A versão XLS 4x4, com motor 2.2 turbodiesel de 4 cilindros, que produz 160 cv e 39,3 mkgf de torque, equipada com câmbio automático de 6 marchas e dona do mesmo pacote de equipamentos - sem capota marítima e snorkel - custa R$ 160.890, quase R$ 10 mil a mais que a Storm.
Vale lembrar também que ambas, Storm e XLS, trazem o mesmo pacote de equipamentos e nível de acabamento. Resta saber se isso não resultará em uma canibalização da Storm com as XLS 2.2, afinal, a nova opção é mais barata até que a XLS com câmbio manual de 6 marchas, que sai por R$ 154.090.
Comparada à concorrência, as vantagens se repetem. A Chevrolet S10 oferece como base de sua família turbodiesel, com motor 2.8 de 205 cv e 51 mkgf de torque, uma versão LT que não sai por menos de R$ 174.290, oferecendo apenas dois airbags (na Storm são sete bolsas) e com câmbio manual, que só vai aparecer na variante LTZ, que custa R$ 198.250, em vez do câmbio automático da Ford.
Na Toyota, a Hilux 2.8 turbodiesel de 177 cv e 45,9 mkgf de torque, equipada com câmbio automático, custa R$ 172.890. Já a Volkswagen só oferece a Amarok 3.0 V6 com preços na casa dos R$ 200 mil, e a versão 2.0 TDI Comfortline, com 180 cv, tração nas quatro rodas e câmbio automático, só sai por expressivos R$ 180.780.
A única que se aproxima em preço é a Fiat Toro Endurance, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com tração 4x4 e câmbio automático de 9 marchas, que sai por R$ 134.990. Contudo, a Toro não é uma picape média, nem tem as capacidades físicas da nova Ranger Storm.
E tudo começa com a capacidade de imersão. No campo de provas da Ford pudemos comprovar que, mesmo em um tanque com 60 cm e água, ela passa sem engasgar.
Segundo a marca, ela pode imergir em até 80 cm, algo que pode ser potencializado com o snorkel lateral - equipamento que eleva a entrada de ar do carro para a altura do para-brisas -, contudo essa não é uma recomendação de fábrica.
Seu sistema de tração 4x4 tem três modos de atuação, e é idêntico ao das versões XLT e Limited, as mais caras. Você pode andar em 4x2, com tração majoritariamente traseira, em 4x4 High com velocidades até 120 km/h e 4x4 Low, que dobra o torque para situações onde é necessária força máxima para transpor obstáculos movendo seus 2.230 kg de peso e mais de 1 tonelada de capacidade de carga.
A posição dos amortecedores invertidos no eixo traseiro ajuda a manter certa estabilidade quando se está sem carga, e evita, mas não sana, muitos dos solavancos que se sente na cabine quando se passa por alguma imperfeição do solo.
Com capacidade de reboque de até 3.500 kg, a Storm se vale do sistema Advance Trac que inclui controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, em descida íngremes, assistência de frenagem e controle de oscilação de reboque para manter a picape na linha mesmo em casos extremos.
Por dentro, para um conhecedor da linha Ranger, não haverá novidades. Mantiveram-se os sete airbags e o acabamento segue a linha XLS intermediária, com bancos de tecido.
O painel vem com duplo digital de LCD, no console trabalha a central multimídia SYNC com tela de 8" e acessibilidade para Android Auto e Apple CarPlay. Há ar-condicionado digital de duas zonas que pode ser comandado via SYNC, câmera de ré e sensores de estacionamento.
Há também piloto automático de série, mas sem a manutenção de faixa e os sensores de que adaptam a velocidade e a distância do carro que vai à frente.
Entre os acessórios disponíveis, estão apenas a capota marítima que recobre a caçamba e o snorkel lateral, que serão dados de brinde para os 60 primeiros compradores. Após isso, os dois itens estarão disponíveis por R$ 5.660, e não são vendidos separadamente. Talvez, este, seja o único item na Ranger Storm em que o custo supera o benefício.
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Motorização
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3.2, 20V, 5 cilindros em linha
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Combustível
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Diesel
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Potência (cv)
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200
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Torque (kgf.m)
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47,9
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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11,6
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Velocidade máxima (km/h)
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180
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Consumo cidade (km/l)
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8,4
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Consumo estrada (km/l)
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9,4
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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4x4
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo Rígido
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Freios Dianteiros
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Discos sólidos
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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265/65 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1821
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Comprimento (mm)
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5354
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Entre-eixos (mm)
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3220
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Largura (mm)
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1860
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2230
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Porta-malas (L)
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1180
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Tanque (L)
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80
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10.000 km
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R$ 599
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20.000 km
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R$ 999
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30.000 km
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R$ 1.189
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40.000 km
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R$ 1.099
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50.000 km
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R$ 699
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60.000 km
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R$ 1.699
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Seguro
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R$ 8.122
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Garantia
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5 anos