Honda City Hatchback é substituto à altura para os órfãos do Fit
Lançada no início de 2022 no Brasil, a atual geração do Honda City se destaca ao oferecer itens de categorias superiores em um automóvel compacto, como acabamento caprichado, condução refinada e itens de segurança como assistências semiautônomas à condução.
Na linha 2025, que acaba de chegar às concessionárias, o modelo mais acessível da marca japonesa recebeu retoques visuais e mais itens de série, especialmente a partir da versão intermediária EX;
Disponível tanto com carroceria sedã quanto na variante hatch, o City que você confere em detalhes nesta avaliação é da segunda opção, na versão topo de linha Touring.
Com preço sugerido de R$ 141.400, o City Hatchback Touring traz um conjunto equilibrado, embora a esportividade esteja apenas na parte visual, e substitui com competência o finado Fit - que saiu de linha em nosso mercado no fim de 2021.
Desvendando o Honda City Hatchback Touring
Design: a atual geração do City, especialmente nas versões Hatchback, traz um visual mais atraente do que o antigo Fit, que está mais para uma minivan.
As lanternas traseiras com efeito 3D estão entre as caraterística de design que mais me agradam no modelo - bem como a antena do tipo "tubarão" instalada na parte traseira do teto.
Na linha 2025, para diferenciar mais o hatch do sedã, a Honda colocou detalhes visuais exclusivos em cada tipo de carroceria.
O Hatchback recebeu nova grade frontal, com acabamento black piano, e para-choques redesenhados - o traseiro incorporou um aplique igualmente preto na parte inferior.
As rodas de liga leve na versão Touring também exibem novo visual e acabamento escurecido - com 16 polegadas, são pequenas demais para a proposta esportiva que a Honda buscou aplicar na variante de dois volumes do compacto.
Vida a bordo: o City se destaca em relação ao acabamento -embora tenha predomínio de plástico rígido, os revestimentos são de boa qualidade, sem exibir rebarbas nem peças mal encaixadas.
Parece ser um carro de categoria superior, trazendo bancos confortáveis e revestidos de material que parece ser couro, também presente no volante.
A posição dos comandos é boa, bem como a posição de dirigir, enquanto o City Hatchback mantém o sistema Magic Seat, que permite um rearranjo da posição dos bancos para acomodar objetos de diferentes tamanhos e formatos na cabine - trata-se de um recurso que nasceu no Fit, já descontinuado, e incorporado pelo City com carroceria de dois volumes.
Na linha 2025, houve atualizações na central multimídia, que recebeu maior resolução e nova interface gráfica, mas ainda é pequena, com suas oito polegadas - por outro lado, conta com conexão sem fio com celulares via Android Auto e Apple CarPlay.
O City também ganhou recarga de smparthones por indução - porém, a exemplo de muitos outros carros, o celular se move nas frenagens e mudanças de trajetória, o que interrompe o carregamento.
Outra novidade é a adição de freio de estacionamento eletrônico com função auto hold desde a configuração EX.
De resto, a versão Touring conta com painel parcialmente digital, em tela de sete polegadas (o conta-giros continua sendo analógico), ar-condicionado digital de duas zonas, banco traseiro bipartido, banco traseiro com apoio de braço e porta-copos e sistema de som com oito alto-falantes.
Segurança: o City Hatchback Touring vai bem nesse quesito ao sair da fábrica com seis airbags, controles e tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Uma das novidades da linha 2025 é a adição de freios a disco nas rodas traseiras a partir da versão EX, outro incremento na segurança e também na dirigibilidade
Outro destaque do City 2025 é a inclusão do pacote Honda Sensing de assistências à condução desde a configuração EX, agregando controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (capaz de operar em baixas velocidades), frenagem autônoma com alerta de colisão, assistente de permanência e centralização de faixa, farol alto adaptativo e mitigação de saída da pista.
Senti falta de um alerta de ponto cego: em seu lugar, a Honda utiliza uma câmera que mostra a lateral do veículo ao dar a seta para a esquerda - a tecnologia ajuda, de fato, na segurança, mas a imagem é sobreposta ao conteúdo da multimídia, que muitas vezes é a navegação GPS por meio do aplicativo Waze, por exemplo.
Dá para desativar a imagem ao apertar um botão na alavanca de seta, mas essa sobreposição é um pouco irritante.
Desempenho e consumo: o City prioriza o baixo consumo e a confiabilidade do seu motor 1.5 aspirado com injeção direta e transmissão CVT com sete marchas simuladas e aletas para trocas manuais no volante - disponíveis na configuração topo de linha Touring.
De acordo com o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia): o consumo é de bons 9,1 km/l na cidade e de 10,5 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, as médias sobem para, respectivamente, 13,3 km/l e 14,8 km/l.
Por outro lado, a falta de um turbo faz com que o City deixe um pouco a desejar no quesito desempenho, especialmente nas retomadas de velocidade, mas não é nada que comprometa o conjunto.
Além de beber pouco, o hatch da Honda compensa uma eventual falta de fôlego com uma condução mais refinada do que a média de sua categoria, entregando conforto e estabilidade.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, bancos com revestimento de material sintético, carregamento de celular por indução, faróis e lanternas traseiras de LEDs, alarme, chave presencial, partida do motor por botão, ar-condicionado digital e automático de duas zonas com saída para o banco traseiro, central multimídia de oito polegadas, painel digital de sete polegadas, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de redução de ponto cego, frenagem autônoma com alerta de colisão, assistente de permanência e centralização de faixa, farol alto adaptativo, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e rodas de liga leve de 18 polegadas.
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Honda City Hatchback Touring
Preço
R$ 141.400Pontos Positivos
- Bom aproveitamento do espaço interno
- Ampla lista de itens de segurança
- É um dos hatches compactos mais equipados do mercado
- Baixo consumo de combustível
Pontos Negativos
- Carregamento sem fio é frequentemente interrompido pela movimentação do celular
- Motor 1.5 é econômico, mas fica devendo mais desempenho
Veredito
O Honda City é um dos compactos mais equipados e com melhor dirigibilidade do mercado. Além disso, tem baixo consumo de combustível e, como no antigo Fit, as versões Hatchback trazem o sistema Magic Seat de configuração dos bancos, que permite acomodar objetos de diferentes tamanhos e formatos. Tem bom valor de revenda e seu maior "pecado" é o desempenho contido do motor 1.5 flex aspirado com injeção direta.
Motorização
1.5 flex com injeção direta de combustível
Combustível
Gasolina ou etanol em qualquer proporção
Potência (cv)
126 cv a 6.200 rpm
Torque (kgf.m)
15,8 kgfm a 4.600 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,6 segundos
Velocidade máxima (km/h)
186 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,1 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)
10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina)
Câmbio
CVT com sete marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
185/55 R16
Rodas
16 polegadas
Altura (mm)
1.498 mm
Comprimento (mm)
4.343 mm
Entre-eixos (mm)
2.600 mm
Largura (mm)
1.748 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.184 kg
Porta-malas (L)
268 litros
Tanque (L)
39,5 litros
10.000 km
R$ 419,80
20.000 km
R$ 648,36
30.000 km
R$ 911,10
40.000 km
R$ 1.843,24
50.000 km
R$ 731,30
60.000 km
R$ 1.406,66
Garantia
3 anos sem limite de quilometragem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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