Honda Civic LX: versão 'pelada' do sedã é melhor do que qualquer SUV
Resumo da notícia
- Sedã de entrada custa R$ 107.400 e vem com boa lista de equipamentos
- Versão LX ganhou itens como central multimídia e acendimento automático dos faróis
- Motor 2.0 Flex entrega até 155 cv com etanol; câmbio é CVT
Lá em meados dos anos 2000, os sedãs como o Honda Civic eram o sonho da classe média/alta brasileira. Duas décadas se passaram e o prestígio da categoria foi duramente abalado pela popularização dos SUVs.
Enquanto não existe uma definição da venda da 11ª geração, o Civic se vira como pode. Na linha 2021, uma das novidades está na versão LX. Mais equipada, ela também ficou mais cara: agora custa R$ 107.200, um aumento de R$ 4 mil sobre a tabela anterior.
Apesar do reajuste, ainda vale a pena comprar o Civic "peladão"? É isso que você vai descobrir na avaliação de UOL Carros.
Honda Civic LX
Preço
R$ 107.200Pontos Positivos
- Design
- Preço
Pontos Negativos
- Desempenho pacato
Veredito
O Civic LX é uma opção muito interessante no segmento de sedãs médios de entrada - e muito melhor do que qualquer SUV compacto do mercado. Mesmo com o aumento expressivo na tabela de preços, ele entrega um bom pacote de itens de série e design que ainda agrada. O motor 2.0 flex tem bom rendimento, mas falta uma 'pimentinha' a mais que até o rival Corolla entrega.
Apesar de estar nas ruas há três anos, o Civic ainda tem um design bastante agradável.
As linhas futuristas da 10ª geração fazem bastante sucesso por aqui e inspiraram outros modelos da marca, como a reestilização do HR-V e o Accord.
Embora seja a versão de entrada, o Civic LX tem um estilo sofisticado. Na frente, a grade cromada e os apliques na parte inferior do para-choque aproximam o carro das configurações mais caras.
Maçanetas e capas dos espelhos retrovisores são pintadas na cor da carroceria e existe um aplique cromado na parte superior das janelas. Atrás, o estilo mais sisudo é rompido pelas belas lanternas em formato de bumerangue, que delimitam os traços da tampa do porta-malas. Lá dentro, a capacidade volumétrica é de generosos 525 litros.
Confortável e espaçosa, a cabine tem espaço generoso para quatro adultos. Quem viaja no banco de trás conta com bom espaço para as pernas, embora o teto mais baixo possa incomodar um pouco se você tiver mais de 1,80 metro. O encosto, inclusive, tem posição mais inclinada e prolongamentos laterais para acomodar melhor o corpo.
Apenas o acabamento no painel de instrumentos poderia melhorar: algumas partes possuem plástico rígido de qualidade ruim.
Não há novidades no motor 2.0 flex, que entrega 155 cv / 150 cv e torque máximo de 19,5 kgfm / 19,3 kgfm.
Apesar de ter bom rendimento no dia-a-dia, ele não traz a mesma esperteza do rival Corolla, cujo motor de 2-litros rende 177 cv / 169 cv e torque máximo de 21,4 kgfmc com etanol ou gasolina.
A condução é suave como em todos os modelos da Honda e o isolamento acústico agrada bastante a bordo. A suspensão possui uma calibragem mais firme que poderia absorver melhor a buraqueira diária, mas é feita na medida para quem gosta de uma condução mais esportiva.
O sedã possui ótima estabilidade e a carroceria inclina pouco nas curvas, honrando o legado das gerações anteriores.
Mas evidentemente ainda está longe do Civic Si. Na versão LX, o sedã foi feito para andar sem muita pressa, especialmente por conta do câmbio CVT, que preza pelas trocas suaves.
O consumo, porém, poderia melhorar: os números do Inmetro indicam 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol. Se o combustível for gasolina, as médias são de 10,5 km/l no perímetro urbano e 13 km/l na estrada.
A lista de itens de série ganhou reforços na linha 2021.
Todas as versões saem de fábrica com sensor crepuscular, faróis com regulagem de altura e central multimídia com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay - esta última aposentando o velho rádio que equipava o Civic LX.
O sedã ainda vem com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, botão Econ, lanternas em LED, ar-condicionado digital, iluminação no porta-luvas e nos espelhos dos para-sóis, freio de estacionamento elétrico, piloto automático, câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, volante revestido em couro e vidros elétricos nas quatro portas.
Alguns equipamentos ficam de fora nesta versão de entrada. A chave ainda exerce o papel tradicional, já que não há destravamento das portas por chave presencial nem partida do motor por botão.
Já os bancos são revestidos em tecido (de aparência muito bonita, diga-se) em vez de couro, que combina com o revestimento preto do teto.
O pacote de itens de segurança do Civic LX é satisfatório.
O sedã vem com 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de estabilidade e de tração e assistência de partida em rampas.
Assim como o restante da linha Honda, o Civic não possui preços tabelados nas revisões. É por isso que vale a pena pesquisar bem antes de decidir onde realizar a manutenção. Pelo menos os valores estão dentro da média da categoria de sedãs e não apresentam tantas disparidades na rede autorizada.
Nada muda no segmento de sedãs médios: Corolla e Cruze são os grandes concorrentes do Civic.
No caso da versão LX, os rivais são o Toyota Corolla GLi (R$ 114.590), que traz o motor 2.0 Flex de 177 cv e 21,4 kgfm quando movido a etanol. O arquirrival oferece o airbag para proteção dos joelhos do motorista (inexistente no Civic), mas não vem com ar-condicionado digital nem câmera de ré.
Outro competidor é o Chevrolet Cruze LT (R$ 110.690), cujo motor 1.4 turbo entrega até 153 cv e 24,5 kgfm quando movido a etanol. Além de ser o único do trio com motorização turbo, ele oferece sensores de estacionamento traseiros e sistema de telemática OnStar de fábrica.
Motorização
2.0, 16V, 4 cilindros em linha, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
155 cv / 150 cv a 5.200 rpm
Torque (kgf.m)
19,5 kgfm / 19,3 kgfm a 4.800 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,9 s
Velocidade máxima (km/h)
195 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,2 km/l / 8,9 km/l
Consumo estrada (km/l)
10,5 km/l / 13 km/l
Câmbio
CVT
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/50 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1433 mm
Comprimento (mm)
4641 mm
Entre-eixos (mm)
2700 mm
Largura (mm)
1799 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1285 kg
Porta-malas (L)
525 l
Tanque (L)
56 l
10.000 km
R$ 360,00 (média)
20.000 km
R$ 580,00 (média)
30.000 km
R$ 600,00 (média)
40.000 km
R$ 1.800,00 (média)
50.000 km
R$ 600,00 (média)
60.000 km
R$ 1.700,00 (média)
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
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