Honda CR-V está mais completo, mas câmbio CVT e preço 'freiam' desempenho
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
21/06/2021 09h00
A Honda fez as primeiras alterações de meio de vida no CR-V 2021. O modelo, que está na sua quinta geração e é vendido no Brasil desde a segunda, ganhou melhorias pontuais para deixa-lo mais competitivo dentro do segmento.
Além disso, o CR-V 2021 chega às lojas importado com algumas modificações estéticas leves, apenas para atualizar o visual da atual geração, lançada no mercado em 2016.
Na parte mecânica, mantém o conjunto que já era conhecido, o motor 1.5 turbo usado também no Civic de topo com câmbio automático CVT. O modelo chega às lojas por R$ 264.900 (R$ 274.700 no Estado de SP).
Honda CR-V Touring 2022
Preço
R$ 264.9003,0
2,0
3,0
4,0
5,0
5,0
5,0
Pontos Positivos
- Equipamentos
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Desempenho
- Preço
Veredito
Se o CR-V já foi "carro da moda", hoje ele corre por fora em uma faixa de preço que o coloca perto dos modelos premium, o que dificulta a vida do SUV médio da Honda. Enquanto o pacote de segurança está parelho aos melhores do mercado, em termos de tecnologia e modernidade ele deixa a desejar. A ambição não é grande como já foi e o conjunto com CVT pode ser econômico, mas não dá a resposta que um carro desse porte precisa.
Design e espaço interno
O design do CR-V teve pequenas alterações para a linha 2021. As novidades ficam por conta da nova grade frontal, para-choques e faróis de neblina de LEDs.
Na lateral, há novos frisos cromados sob as portas e novas rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido. Atrás, as lanternas passam a ser escurecidas, há uma barra de cromo escurecido ligando as lanternas e nova saídas de escapamento também.
Em termos gerais, o visual do CR-V está atual, mas bastante polêmico nessa geração. Se as linhas são basicamente uma evolução da quarta e da terceira - esta última a de maior sucesso no País - elas não deixam de dividir opiniões, especialmente sobre a traseira. Por outro lado, as linhas dão a sensação do carro ser muito maior do que realmente é.
Por dentro, o modelo oferece bom espaço para cinco adultos. Com uma largura considerável, mesmo com o console central com uma terceira saída de de ar-condicionado para o banco traseiro, há bom espaço para as pernas de quem vai sentado ali.
O acabamento é de qualidade, mas nada espetacular ou que se assemelhe a modelos de luxo - apesar de o preço ser. Ainda assim, é bem produzido nos mais diversos aspectos de escolha de materiais.
O porta-malas oferece bons 522 litros de capacidade para as malas e tem abertura e formato amplo para acomodar bem a bagagem e oferecer o melhor uso da capacidade declarada.
Desempenho
Sem novidades em termos mecânicos, o CR-V 2021 traz o conjunto já conhecido no modelo: motor quatro cilindros de 1,5 litro, turbo com injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas.
Alimentado apenas com gasolina, rende 190 cv a 5.600 rpm e 24,5 mkgf entre 2.000 e 5.000 rpm. A transmissão é do tipo automática CVT que simula oito marchas e a tração integral sob demanda, entregando sempre no eixo dianteiro e enviando força as rodas traseiras quando necessário.
No papel o motor tem tudo para entregar um bom rendimento ao CR-V, mas na prática a realidade é outra. Se os números gerados são ótimos, infelizmente o comportamento do câmbio automático CVT tende a frear um melhor desempenho do SUV.
Quando se exige do carro em retomadas, ultrapassagens, acelerações ou subidas, ele demora a responder, mesmo com o carro vazio. Isso porque a calibragem do câmbio CVT é sempre destinada a mais economia de combustível e não performance.
Em subidas de serra principalmente, a resposta é lenta do conjunto em retomar a velocidade e é perceptível que o motor poderia render mais e melhor se o câmbio fosse automático do tipo convencional com conversor de torque ou de dupla embreagem - são escolhas.
Usando o modo Sport ativado ou as aletas para trocas de marchas atrás do volante não há uma grande melhora na resposta, mesmo quando se sabe lidar com o CVT e que é preciso dar pequenas aliviadas no acelerador em situações assim.
O conjunto de suspensões independentes na frente e atrás trabalha bem. Como os demais Honda, tem um ajuste firme que, dependendo do tipo de piso, chega a ser incômodo, especialmente em um carro familiar, mas na maior parte do tempo serve mesmo para passar estabilidade, especialmente em curvas.
Equipamentos
O conjunto do CR-V é bastante completo, é preciso salientar, mas ainda assim ele tem alguns pênaltis em relação a outros concorrentes, especialmente no que diz respeito a tecnologias e modernidade.
O painel de instrumentos é parcialmente virtual, mas tem boa visibilidade. O carro traz um pacote bem completo. A central multimídia ganhou um botão físico de volume para facilitar aumentar ou reduzir e tem integração com Android Auto e Apple CarPlay, mas peca pelas dimensões de apenas 7 polegadas.
Novidades da linha 2021 são o carregamento de celular por indução e um novo posicionamento das entradas USB no console central na dianteira que facilitam o acesso e uso tanto para carregamento de dispositivos quanto para a integração com a central.
O sistema de som também foi alterado e, além de nove alto-falantes, incluiu um subwoofer, que melhora a resposta dos sons graves, integrado ao espaço do porta-malas.
Outros itens que compõem a lista do CR-V 2021 são os faróis Full-LED, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida remota do motor e por botão no painel. Há ainda duas entradas USB para os bancos traseiros, câmera traseira com sensores de estacionamento na frente e atrás.
O pacote de itens fica completo com o head-up display configurável, que projeta informações na altura da visão do motorista ao invés de fazê-lo tirar os olhos da pista para olhar o painel ou a central, os bancos dianteiros com ajustes elétricos e a abertura elétrica da tampa do porta-malas, com a função de abrir ou fechar com um movimento do pé sob o para-choque.
Manutenção e segurança
Entre os itens de série do CR-V a parte de segurança é bastante privilegiada, como era de se esperar por mais de R$ 250 mil. Além dos seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), há frenagem autônoma de emergência com sinalização sonora e visual e leitor de faixa de rodagem com correção no volante.
Há ainda o controle de velocidade adaptativo, que regula a velocidade e a distância em relação ao carro da frente freando ou acelerando conforme ele faz o mesmo. O CR-V traz ainda o assistente de partida em rampa e os controles de tração e estabilidade e detector de fadiga.
O Honda Lane Watch finaliza o conjunto: ele tem uma câmera instalada no retrovisor externo direito que aciona toda vez que se dá seta para a direita, dando uma visão mais privilegiada ao condutor, para evitar veículos no ponto cego. É uma função bastante útil.
O pacote de seis revisões do CR-V, a cada 10 mil km cada, custa um total de R$ 3.452, o que dá um valor médio de R$ 575 por revisão, ou por cada 10 mil km rodados. Se levar em conta o valor do carro, é um custo bem baixo pelo que oferece em termos de pós-vendas.
Mercado
O mercado de SUV médios mudou bastante e o CR-V não conseguiu efetivamente acompanhar a mudança. Ele, que já chegou a ser o SUV médio mais vendido da categoria, com a quarta e quinta geração ficou muito caro e perdeu a capacidade de competir em pé de igualdade no segmento.
Entre os médios-grandes, por assim dizer, como também se tornaram o Tiguan AllSpace e o Toyota RAV4, ele fica em leve desvantagem. Agora só com um conjunto menos potente, o Chevrolet Equinox também corre por fora nessa briga.
A R$ 276.440, o RAV4 tem a tecnologia híbrida a seu favor, que além do consumo oferece na capital paulista incentivos como a ausência de rodízio.
Se comparado ao Tiguan AllSpace R-Line, fica para trás em desempenho e custo-benefício. O Volkswagen custa R$ 236.090, tem 220 cv e leva até sete pessoas.
Já o Equinox, agora disponível apenas em versão única Premiere com motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 mkgf, parte de R$ 189.900. O pacote de equipamentos é bem semelhante ao do CR-V.
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Motorização
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1.5, 4 cil., 16V, turbo, gasolin
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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190 cv @ 5.600 rpm
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Torque (kgf.m)
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24,5 kgf.m @ 2.000 - 5.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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N/D
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Velocidade máxima (km/h)
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N/D
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Câmbio
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Automático, CVT
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Tração
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Integral sob demanda
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente Multilink
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Freios Dianteiros
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Disco ventilados
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Freios Traseiros
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Disco
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Pneus
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235/60R18
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Rodas
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18"
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Altura (mm)
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1689
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Comprimento (mm)
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4631
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Entre-eixos (mm)
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2660
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Largura (mm)
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1855
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1629
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Porta-malas (L)
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522
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Tanque (L)
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57
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10.000 km
-
R$ 232,77
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20.000 km
-
R$ 368,28
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30.000 km
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R$ 563,45
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40.000 km
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R$ 1054,17
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50.000 km
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R$ 421,27
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60.000 km
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R$ 812,06
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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