Honda CR-V está mais completo, mas câmbio CVT e preço 'freiam' desempenho
A Honda fez as primeiras alterações de meio de vida no CR-V 2021. O modelo, que está na sua quinta geração e é vendido no Brasil desde a segunda, ganhou melhorias pontuais para deixa-lo mais competitivo dentro do segmento.
Além disso, o CR-V 2021 chega às lojas importado com algumas modificações estéticas leves, apenas para atualizar o visual da atual geração, lançada no mercado em 2016.
Na parte mecânica, mantém o conjunto que já era conhecido, o motor 1.5 turbo usado também no Civic de topo com câmbio automático CVT. O modelo chega às lojas por R$ 264.900 (R$ 274.700 no Estado de SP).
Honda CR-V Touring 2022
Preço
R$ 264.900Pontos Positivos
- Equipamentos
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Desempenho
- Preço
Veredito
Se o CR-V já foi "carro da moda", hoje ele corre por fora em uma faixa de preço que o coloca perto dos modelos premium, o que dificulta a vida do SUV médio da Honda. Enquanto o pacote de segurança está parelho aos melhores do mercado, em termos de tecnologia e modernidade ele deixa a desejar. A ambição não é grande como já foi e o conjunto com CVT pode ser econômico, mas não dá a resposta que um carro desse porte precisa.
Design e espaço interno
O design do CR-V teve pequenas alterações para a linha 2021. As novidades ficam por conta da nova grade frontal, para-choques e faróis de neblina de LEDs.
Na lateral, há novos frisos cromados sob as portas e novas rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido. Atrás, as lanternas passam a ser escurecidas, há uma barra de cromo escurecido ligando as lanternas e nova saídas de escapamento também.
Em termos gerais, o visual do CR-V está atual, mas bastante polêmico nessa geração. Se as linhas são basicamente uma evolução da quarta e da terceira - esta última a de maior sucesso no País - elas não deixam de dividir opiniões, especialmente sobre a traseira. Por outro lado, as linhas dão a sensação do carro ser muito maior do que realmente é.
Por dentro, o modelo oferece bom espaço para cinco adultos. Com uma largura considerável, mesmo com o console central com uma terceira saída de de ar-condicionado para o banco traseiro, há bom espaço para as pernas de quem vai sentado ali.
O acabamento é de qualidade, mas nada espetacular ou que se assemelhe a modelos de luxo - apesar de o preço ser. Ainda assim, é bem produzido nos mais diversos aspectos de escolha de materiais.
O porta-malas oferece bons 522 litros de capacidade para as malas e tem abertura e formato amplo para acomodar bem a bagagem e oferecer o melhor uso da capacidade declarada.
Desempenho
Sem novidades em termos mecânicos, o CR-V 2021 traz o conjunto já conhecido no modelo: motor quatro cilindros de 1,5 litro, turbo com injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas.
Alimentado apenas com gasolina, rende 190 cv a 5.600 rpm e 24,5 mkgf entre 2.000 e 5.000 rpm. A transmissão é do tipo automática CVT que simula oito marchas e a tração integral sob demanda, entregando sempre no eixo dianteiro e enviando força as rodas traseiras quando necessário.
No papel o motor tem tudo para entregar um bom rendimento ao CR-V, mas na prática a realidade é outra. Se os números gerados são ótimos, infelizmente o comportamento do câmbio automático CVT tende a frear um melhor desempenho do SUV.
Quando se exige do carro em retomadas, ultrapassagens, acelerações ou subidas, ele demora a responder, mesmo com o carro vazio. Isso porque a calibragem do câmbio CVT é sempre destinada a mais economia de combustível e não performance.
Em subidas de serra principalmente, a resposta é lenta do conjunto em retomar a velocidade e é perceptível que o motor poderia render mais e melhor se o câmbio fosse automático do tipo convencional com conversor de torque ou de dupla embreagem - são escolhas.
Usando o modo Sport ativado ou as aletas para trocas de marchas atrás do volante não há uma grande melhora na resposta, mesmo quando se sabe lidar com o CVT e que é preciso dar pequenas aliviadas no acelerador em situações assim.
O conjunto de suspensões independentes na frente e atrás trabalha bem. Como os demais Honda, tem um ajuste firme que, dependendo do tipo de piso, chega a ser incômodo, especialmente em um carro familiar, mas na maior parte do tempo serve mesmo para passar estabilidade, especialmente em curvas.
Equipamentos
O conjunto do CR-V é bastante completo, é preciso salientar, mas ainda assim ele tem alguns pênaltis em relação a outros concorrentes, especialmente no que diz respeito a tecnologias e modernidade.
O painel de instrumentos é parcialmente virtual, mas tem boa visibilidade. O carro traz um pacote bem completo. A central multimídia ganhou um botão físico de volume para facilitar aumentar ou reduzir e tem integração com Android Auto e Apple CarPlay, mas peca pelas dimensões de apenas 7 polegadas.
Novidades da linha 2021 são o carregamento de celular por indução e um novo posicionamento das entradas USB no console central na dianteira que facilitam o acesso e uso tanto para carregamento de dispositivos quanto para a integração com a central.
O sistema de som também foi alterado e, além de nove alto-falantes, incluiu um subwoofer, que melhora a resposta dos sons graves, integrado ao espaço do porta-malas.
Outros itens que compõem a lista do CR-V 2021 são os faróis Full-LED, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida remota do motor e por botão no painel. Há ainda duas entradas USB para os bancos traseiros, câmera traseira com sensores de estacionamento na frente e atrás.
O pacote de itens fica completo com o head-up display configurável, que projeta informações na altura da visão do motorista ao invés de fazê-lo tirar os olhos da pista para olhar o painel ou a central, os bancos dianteiros com ajustes elétricos e a abertura elétrica da tampa do porta-malas, com a função de abrir ou fechar com um movimento do pé sob o para-choque.
Manutenção e segurança
Entre os itens de série do CR-V a parte de segurança é bastante privilegiada, como era de se esperar por mais de R$ 250 mil. Além dos seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), há frenagem autônoma de emergência com sinalização sonora e visual e leitor de faixa de rodagem com correção no volante.
Há ainda o controle de velocidade adaptativo, que regula a velocidade e a distância em relação ao carro da frente freando ou acelerando conforme ele faz o mesmo. O CR-V traz ainda o assistente de partida em rampa e os controles de tração e estabilidade e detector de fadiga.
O Honda Lane Watch finaliza o conjunto: ele tem uma câmera instalada no retrovisor externo direito que aciona toda vez que se dá seta para a direita, dando uma visão mais privilegiada ao condutor, para evitar veículos no ponto cego. É uma função bastante útil.
O pacote de seis revisões do CR-V, a cada 10 mil km cada, custa um total de R$ 3.452, o que dá um valor médio de R$ 575 por revisão, ou por cada 10 mil km rodados. Se levar em conta o valor do carro, é um custo bem baixo pelo que oferece em termos de pós-vendas.
Mercado
O mercado de SUV médios mudou bastante e o CR-V não conseguiu efetivamente acompanhar a mudança. Ele, que já chegou a ser o SUV médio mais vendido da categoria, com a quarta e quinta geração ficou muito caro e perdeu a capacidade de competir em pé de igualdade no segmento.
Entre os médios-grandes, por assim dizer, como também se tornaram o Tiguan AllSpace e o Toyota RAV4, ele fica em leve desvantagem. Agora só com um conjunto menos potente, o Chevrolet Equinox também corre por fora nessa briga.
A R$ 276.440, o RAV4 tem a tecnologia híbrida a seu favor, que além do consumo oferece na capital paulista incentivos como a ausência de rodízio.
Se comparado ao Tiguan AllSpace R-Line, fica para trás em desempenho e custo-benefício. O Volkswagen custa R$ 236.090, tem 220 cv e leva até sete pessoas.
Já o Equinox, agora disponível apenas em versão única Premiere com motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 mkgf, parte de R$ 189.900. O pacote de equipamentos é bem semelhante ao do CR-V.
Motorização
1.5, 4 cil., 16V, turbo, gasolin
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
190 cv @ 5.600 rpm
Torque (kgf.m)
24,5 kgf.m @ 2.000 - 5.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
N/D
Velocidade máxima (km/h)
N/D
Câmbio
Automático, CVT
Tração
Integral sob demanda
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente McPherson
Suspensão Traseira
Independente Multilink
Freios Dianteiros
Disco ventilados
Freios Traseiros
Disco
Pneus
235/60R18
Rodas
18"
Altura (mm)
1689
Comprimento (mm)
4631
Entre-eixos (mm)
2660
Largura (mm)
1855
Ocupantes
5
Peso (kg)
1629
Porta-malas (L)
522
Tanque (L)
57
10.000 km
R$ 232,77
20.000 km
R$ 368,28
30.000 km
R$ 563,45
40.000 km
R$ 1054,17
50.000 km
R$ 421,27
60.000 km
R$ 812,06
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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