Honda ZR-V: como anda, quanto custa e o que traz o novo 'SUV do Civic'
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo
15/01/2024 04h00
Acaba de chegar ao Brasil o novo Honda ZR-V, SUV médio derivado do Civic. Importado do México, o utilitário esportivo chega por R$ 214.500 na versão única Touring para concorrer com Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos e outros utilitários esportivos de porte médio.
Maior do que o Honda HR-V em todas as dimensões, vem equipado com motor 2.0 aspirado a gasolina de 161 cv e 19,1 kgfm a 4.200 rpm - portanto, nada de turbo ou propulsão híbrida, itens disponíveis nos rivais citados acima e também no 'irmão' (que oferece 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm a 1.700 rpm).
Para compensar, o ZR-V chega bem recheado de itens de série e um pacote completo de assistentes à condução, incluindo controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência. Suficiente para encarar os rivais? Mostraremos a partir de agora.
Desvendando o Honda ZR-V
Design: exibe um desenho mais limpo, sem muitos vincos e com linhas mais arredondadas, seguindo a escola adotada pelo novo HR-V. Agrada e foge do estio mais "caixote" típico dos SUVs - lembra uma perua mais encorpada e isso é bom. As rodas com apenas 17 polegadas parecem pequenas para o porte do carro, mas vêm acompanhadas de pneus com perfil mais alto, que beneficiam o conforto. Por dentro, é muito parecido com a nova geração do Civic.
Vida a bordo: reúne características que agradarão as famílias: tem bom espaço interno, especialmente na segunda fileira de assentos, traz suspensão precisa e confortável e exibe bom acabamento interno. Detalhes como o banco do motorista com ajustes elétricos e o teto solar de série tornam a vida a bordo ainda melhor, enquanto a segurança está reforçada: sai da fábrica com oito airbags e itens de condução semiautônoma como frenagem automática com alerta de colisão e lembrete de objetos deixados no banco traseiro.
Desempenho: a Honda tradicionalmente não informa números como aceleração de zero a 100 km/h nem velocidade máxima, mas dá para adiantar que o motor 2.0 de 161 cv e 19,1 kgfm está longe de empolgar - da mesma forma que o câmbio automático CVT, mesmo com sete marchas virtuais. O ZR-V têm fôlego suficiente para o seu porte, mas apenas isso. Por outro lado, a calibragem das suspensões, que são independentes na traseira, agrada ao trazer um equilíbrio entre conforto e precisão.
Consumo: traz consumo de gasolina razoável para a sua categoria: o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada. Pessoalmente, fiquei na faixa de 8 km/l em vias urbanas durante meus dias de convívio com o carro.
Itens de série: destacam-se o pacote de assistências a condução Honda Sensing, que inclui controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e assistente de manutenção de faixa. Quanto a equipamentos de conforto, é equipado com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, recarga de celular por indução, sistema de som com oito alto-falantes, bancos de couro e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.
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Honda ZR-V Touring
Preço
R$ 214.5003,0
3,0
4,0
4,0
4,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Traz pacote completo de assistentes e itens de segurança
- Rodar confortável e preciso
- Design
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Não tem saída do ar-condicionado para o banco traseiro
- É mais caro e anda menos do que o Honda HR-V topo de linha
Veredito
O ZR-V chega para atender a parcela dos fãs do Civic que não está disposta a pagar R$ 260 mil no sedã médio. Traz interior muito semelhante ao do 'irmão', boa posição de dirigir e pacote completo de recursos de segurança. Deverá agradar clientes fiéis da Honda, mas deixa de trazer motor turbo ou com alguma assistência elétrica - itens disponíveis em rivais diretos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, respectivamente.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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Motor 2.0 aspirado, injeção indireta, duplo comando variável de válvulas
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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161 cv a 6.500 rpm
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Torque (kgf.m)
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19,1 kgfm a 4.200 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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Não informada
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Velocidade máxima (km/h)
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Não informado
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Consumo cidade (km/l)
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10,2 km/l (Inmetro)
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Consumo estrada (km/l)
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12,1 km/l (Inmetro)
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Câmbio
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CVT, 7 marchas simuladas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos sólidos
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Pneus
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215/60R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1.611 mm
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Comprimento (mm)
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4.568 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.655 mm
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Largura (mm)
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1.840 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.446 kg
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Porta-malas (L)
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389 litros
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Tanque (L)
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53 litros
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Garantia
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3 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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