Honda ZR-V: como anda, quanto custa e o que traz o novo 'SUV do Civic'
Acaba de chegar ao Brasil o novo Honda ZR-V, SUV médio derivado do Civic. Importado do México, o utilitário esportivo chega por R$ 214.500 na versão única Touring para concorrer com Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos e outros utilitários esportivos de porte médio.
Maior do que o Honda HR-V em todas as dimensões, vem equipado com motor 2.0 aspirado a gasolina de 161 cv e 19,1 kgfm a 4.200 rpm - portanto, nada de turbo ou propulsão híbrida, itens disponíveis nos rivais citados acima e também no 'irmão' (que oferece 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm a 1.700 rpm).
Para compensar, o ZR-V chega bem recheado de itens de série e um pacote completo de assistentes à condução, incluindo controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência. Suficiente para encarar os rivais? Mostraremos a partir de agora.
Desvendando o Honda ZR-V
Design: exibe um desenho mais limpo, sem muitos vincos e com linhas mais arredondadas, seguindo a escola adotada pelo novo HR-V. Agrada e foge do estio mais "caixote" típico dos SUVs - lembra uma perua mais encorpada e isso é bom. As rodas com apenas 17 polegadas parecem pequenas para o porte do carro, mas vêm acompanhadas de pneus com perfil mais alto, que beneficiam o conforto. Por dentro, é muito parecido com a nova geração do Civic.
Vida a bordo: reúne características que agradarão as famílias: tem bom espaço interno, especialmente na segunda fileira de assentos, traz suspensão precisa e confortável e exibe bom acabamento interno. Detalhes como o banco do motorista com ajustes elétricos e o teto solar de série tornam a vida a bordo ainda melhor, enquanto a segurança está reforçada: sai da fábrica com oito airbags e itens de condução semiautônoma como frenagem automática com alerta de colisão e lembrete de objetos deixados no banco traseiro.
Desempenho: a Honda tradicionalmente não informa números como aceleração de zero a 100 km/h nem velocidade máxima, mas dá para adiantar que o motor 2.0 de 161 cv e 19,1 kgfm está longe de empolgar - da mesma forma que o câmbio automático CVT, mesmo com sete marchas virtuais. O ZR-V têm fôlego suficiente para o seu porte, mas apenas isso. Por outro lado, a calibragem das suspensões, que são independentes na traseira, agrada ao trazer um equilíbrio entre conforto e precisão.
Consumo: traz consumo de gasolina razoável para a sua categoria: o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada. Pessoalmente, fiquei na faixa de 8 km/l em vias urbanas durante meus dias de convívio com o carro.
Itens de série: destacam-se o pacote de assistências a condução Honda Sensing, que inclui controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e assistente de manutenção de faixa. Quanto a equipamentos de conforto, é equipado com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, recarga de celular por indução, sistema de som com oito alto-falantes, bancos de couro e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.
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Honda ZR-V Touring
Preço
R$ 214.500Pontos Positivos
- Traz pacote completo de assistentes e itens de segurança
- Rodar confortável e preciso
- Design
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Não tem saída do ar-condicionado para o banco traseiro
- É mais caro e anda menos do que o Honda HR-V topo de linha
Veredito
O ZR-V chega para atender a parcela dos fãs do Civic que não está disposta a pagar R$ 260 mil no sedã médio. Traz interior muito semelhante ao do 'irmão', boa posição de dirigir e pacote completo de recursos de segurança. Deverá agradar clientes fiéis da Honda, mas deixa de trazer motor turbo ou com alguma assistência elétrica - itens disponíveis em rivais diretos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, respectivamente.
Motorização
Motor 2.0 aspirado, injeção indireta, duplo comando variável de válvulas
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
161 cv a 6.500 rpm
Torque (kgf.m)
19,1 kgfm a 4.200 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
Não informada
Velocidade máxima (km/h)
Não informado
Consumo cidade (km/l)
10,2 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
12,1 km/l (Inmetro)
Câmbio
CVT, 7 marchas simuladas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
215/60R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.611 mm
Comprimento (mm)
4.568 mm
Entre-eixos (mm)
2.655 mm
Largura (mm)
1.840 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.446 kg
Porta-malas (L)
389 litros
Tanque (L)
53 litros
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
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