Topo

Hyundai Creta Smart Plus: nova versão chega recheada para encarar Renegade

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/08/2020 11h42

A Hyundai continua a saga de lançar novas versões do Creta. Agora é a vez da configuração intermediária Smart Plus, que promove uma mudança significativa na gama de versões do modelo. De uma só vez ela substitui as antigas Smart e Pulse Plus, posicionando-se entre as configurações Action e Limited.

Por R$ 91.590, ela traz uma boa lista de equipamentos de série de olho no Jeep Renegade Sport, que custa pouco mais do que o modelo da Hyundai: R$ 94.890. Coincidência? Aposto que não.

A lista de equipamentos inclui itens como controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, ar-condicionado digital e central multimídia Bluemedia com tela tátil de sete polegadas.

O motor é o conhecido 1.6 16V de até 130 cv e 16,5 kgfm de torque máximo, mas apenas com o câmbio automático de seis marchas.

Assim como o restante da linha Creta 2021, o SUV pode ser adquirido em cinco cores: Preto Onix, Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk, esta última oferecida sob encomenda.

Mas já que estamos falando da versão Smart Plus, confira a avaliação de UOL Carros e descubra se a nova versão merece ir para sua garagem!

Hyundai Creta Smart Plus

Preço

R$ 91.590
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

4,0

4,0

5,0

5,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Lista de itens de série
  • Preço

Pontos Negativos

  • Desempenho
  • Consumo

Veredito

O Creta Smart Plus surge como opção interessante abaixo dos R$ 95 mil. Bem equipado, ele traz vários itens que só são oferecidos em versões mais caras dos rivais. O modelo também é uma boa opção para quem precisa de espaço, tanto para passageiros quanto bagagens. Só não ande com muita pressa, já que o motor 1.6 de até 130 cv sofre um pouco nas retomadas e ultrapassagens. E lembre-se que economia de combustível também não é o forte deste SUV.

Versões disponíveis

Hyundai Creta Attitude 1.6 16V

Hyundai Creta Action 1.6 16V

Hyundai Creta Prestige 2.0 16V

Faz algum tempo que o Creta pede por uma nova geração. Enquanto isso não acontece, a Hyundai faz pequenas atualizações no design (como a realizada há alguns meses) e se vira como dá.

Se as linhas do SUV já são conhecidas, pelo menos a versão Smart Plus traz um estilo elegante. As bonitas rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e as luzes de iluminação diurna no para-choque frontal dão um bem-vindo toque de sofisticação ao modelo intermediário. Alguns detalhes cromados, como a moldura da grade frontal e a régua da tampa do porta-malas, também ajudam na percepção de qualidade.

Por dentro, o Creta tem um bom nível de acabamento. Não há plástico de qualidade ruim na cabine e todas as peças são bem encaixadas. Os bancos trazem uma bonita combinação de tecido e couro, material este que também está presente nos apoios de braço das portas.

Sobra espaço para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, inclusive no banco de trás. O porta-malas de 431 litros é um dos maiores da categoria e possui assoalho plano, facilitando a acomodação de bagagens.

Motor 1.6 16V é o mesmo das demais versões de entrada Imagem: Marcos Camargo/UOL

Não há mudanças debaixo do capô. Estamos falando do já conhecido 1.6 16V de até 130 cv e 16,5 kgfm que equipa as versões de entrada do Creta. A configuração Smart Plus é oferecida apenas com a transmissão automática de seis marchas, que poderia ser mais "esperta" em retomadas e acelerações.

É dela parte da culpa pelo desempenho preguiçoso do SUV nestas condições. Não foram poucas as vezes em que precisei pisar até o fundo do acelerador para que a caixa "entendesse" minha vontade e reduzisse uma marcha para fazer o motor encher. Aí o nível de ruído na cabine se torna impraticável, ainda que por poucos segundos.

E se o motorista pisa mais é claro que o consumo também vai aumentar. Dados do Inmetro indicam médias de 7,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for a gasolina, os números sobem para 10,1 km/l e 11,3 km/l.

Cabine tem acabamento de boa qualidade e central com TV digital Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Se o Creta Smart Plus cair nas graças do consumidor um dos motivos principais será a generosa lista de equipamentos.

O SUV sai de fábrica com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, ar-condicionado digital, faróis de neblina e luzes de iluminação diurna em LEDs.

Ainda conta com volante revestido em couro, central multimídia Bluemedia com tela tátil de sete polegadas, suporte a Android Auto e Apple CarPlay e TV digital, câmera de ré com linhas adaptativas, sensor de pressão dos pneus e bancos revestidos parcialmente em couro.

SUV tem ESP, mas apenas dois airbags Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O Creta traz controles de estabilidade e de tração, mas vem apenas com o airbag duplo frontal obrigatório. Se serve de "consolo", a maioria dos concorrentes repetem o pacote de itens de segurança do SUV da Hyundai. Feliz exceção é o Tracker, que sai de fábrica com 6 airbags em todas as versões.

Os custos de manutenção e de seguro do Creta estão entre os mais baixos da categoria e a garantia oferecida pela Hyundai é a maior do segmento: cinco anos.

Preço de R$ 91.590 está abaixo de alguns rivais Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A Hyundai fez uma jogada de mestre com o Creta Smart Plus. Isso porque a novidade concorre com modelos bem menos equipados na faixa dos R$ 90 mil.

O alvo principal da marca coreana é o Jeep Renegade Sport, que custa R$ 94.890 e não traz itens como central multimídia, ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro e sensores de estacionamento traseiros.

Do outro lado há também o Chevrolet Tracker LT 1.0 turbo, equipado com 6 airbags e destravamento das portas sem chave, mas sem alguns equipamentos, como bancos revestidos em couro e rodas de 17 polegadas. E detalhe importante é que o SUV da GM também custa mais caro: R$ 95.890.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado, o Creta Smart Plus é vendido apenas com transmissão automática de seis marchas. Informação corrigida.
Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 130 / 123

  • Torque (kgf.m)

  • 16,5 / 16

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 12

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 172

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,1 / 10,1

  • Consumo estrada (km/l)

  • 8,2 / 11,3

  • Câmbio

  • automático de 6 marchas

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/60 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1635

  • Comprimento (mm)

  • 4290

  • Entre-eixos (mm)

  • 2590

  • Largura (mm)

  • 1780

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1359

  • Porta-malas (L)

  • 431

  • Tanque (L)

  • 55

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 232,61

  • 20.000 km

  • R$ 556,34

  • 30.000 km

  • R$ 492,21

  • 40.000 km

  • R$ 680,73

  • 50.000 km

  • R$ 463,36

  • 60.000 km

  • R$ 614,02

  • Seguro

  • R$ 2.900 (média)

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

Concorrentes

Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo

Jeep Renegade Sport 1.8 Flex

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hyundai Creta Smart Plus: nova versão chega recheada para encarar Renegade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.