Hyundai Creta Smart Plus: nova versão chega recheada para encarar Renegade
A Hyundai continua a saga de lançar novas versões do Creta. Agora é a vez da configuração intermediária Smart Plus, que promove uma mudança significativa na gama de versões do modelo. De uma só vez ela substitui as antigas Smart e Pulse Plus, posicionando-se entre as configurações Action e Limited.
Por R$ 91.590, ela traz uma boa lista de equipamentos de série de olho no Jeep Renegade Sport, que custa pouco mais do que o modelo da Hyundai: R$ 94.890. Coincidência? Aposto que não.
A lista de equipamentos inclui itens como controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, ar-condicionado digital e central multimídia Bluemedia com tela tátil de sete polegadas.
O motor é o conhecido 1.6 16V de até 130 cv e 16,5 kgfm de torque máximo, mas apenas com o câmbio automático de seis marchas.
Assim como o restante da linha Creta 2021, o SUV pode ser adquirido em cinco cores: Preto Onix, Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk, esta última oferecida sob encomenda.
Mas já que estamos falando da versão Smart Plus, confira a avaliação de UOL Carros e descubra se a nova versão merece ir para sua garagem!
Hyundai Creta Smart Plus
Preço
R$ 91.5903,0
4,0
4,0
5,0
5,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Lista de itens de série
- Preço
Pontos Negativos
- Desempenho
- Consumo
Veredito
O Creta Smart Plus surge como opção interessante abaixo dos R$ 95 mil. Bem equipado, ele traz vários itens que só são oferecidos em versões mais caras dos rivais. O modelo também é uma boa opção para quem precisa de espaço, tanto para passageiros quanto bagagens. Só não ande com muita pressa, já que o motor 1.6 de até 130 cv sofre um pouco nas retomadas e ultrapassagens. E lembre-se que economia de combustível também não é o forte deste SUV.
Versões disponíveis
Faz algum tempo que o Creta pede por uma nova geração. Enquanto isso não acontece, a Hyundai faz pequenas atualizações no design (como a realizada há alguns meses) e se vira como dá.
Se as linhas do SUV já são conhecidas, pelo menos a versão Smart Plus traz um estilo elegante. As bonitas rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e as luzes de iluminação diurna no para-choque frontal dão um bem-vindo toque de sofisticação ao modelo intermediário. Alguns detalhes cromados, como a moldura da grade frontal e a régua da tampa do porta-malas, também ajudam na percepção de qualidade.
Por dentro, o Creta tem um bom nível de acabamento. Não há plástico de qualidade ruim na cabine e todas as peças são bem encaixadas. Os bancos trazem uma bonita combinação de tecido e couro, material este que também está presente nos apoios de braço das portas.
Sobra espaço para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, inclusive no banco de trás. O porta-malas de 431 litros é um dos maiores da categoria e possui assoalho plano, facilitando a acomodação de bagagens.
Não há mudanças debaixo do capô. Estamos falando do já conhecido 1.6 16V de até 130 cv e 16,5 kgfm que equipa as versões de entrada do Creta. A configuração Smart Plus é oferecida apenas com a transmissão automática de seis marchas, que poderia ser mais "esperta" em retomadas e acelerações.
É dela parte da culpa pelo desempenho preguiçoso do SUV nestas condições. Não foram poucas as vezes em que precisei pisar até o fundo do acelerador para que a caixa "entendesse" minha vontade e reduzisse uma marcha para fazer o motor encher. Aí o nível de ruído na cabine se torna impraticável, ainda que por poucos segundos.
E se o motorista pisa mais é claro que o consumo também vai aumentar. Dados do Inmetro indicam médias de 7,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for a gasolina, os números sobem para 10,1 km/l e 11,3 km/l.
Se o Creta Smart Plus cair nas graças do consumidor um dos motivos principais será a generosa lista de equipamentos.
O SUV sai de fábrica com controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sinalização de frenagem de emergência, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, ar-condicionado digital, faróis de neblina e luzes de iluminação diurna em LEDs.
Ainda conta com volante revestido em couro, central multimídia Bluemedia com tela tátil de sete polegadas, suporte a Android Auto e Apple CarPlay e TV digital, câmera de ré com linhas adaptativas, sensor de pressão dos pneus e bancos revestidos parcialmente em couro.
O Creta traz controles de estabilidade e de tração, mas vem apenas com o airbag duplo frontal obrigatório. Se serve de "consolo", a maioria dos concorrentes repetem o pacote de itens de segurança do SUV da Hyundai. Feliz exceção é o Tracker, que sai de fábrica com 6 airbags em todas as versões.
Os custos de manutenção e de seguro do Creta estão entre os mais baixos da categoria e a garantia oferecida pela Hyundai é a maior do segmento: cinco anos.
A Hyundai fez uma jogada de mestre com o Creta Smart Plus. Isso porque a novidade concorre com modelos bem menos equipados na faixa dos R$ 90 mil.
O alvo principal da marca coreana é o Jeep Renegade Sport, que custa R$ 94.890 e não traz itens como central multimídia, ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro e sensores de estacionamento traseiros.
Do outro lado há também o Chevrolet Tracker LT 1.0 turbo, equipado com 6 airbags e destravamento das portas sem chave, mas sem alguns equipamentos, como bancos revestidos em couro e rodas de 17 polegadas. E detalhe importante é que o SUV da GM também custa mais caro: R$ 95.890.
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Motorização
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1.6, 16V, 4 cilindros em linha, flex
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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130 / 123
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Torque (kgf.m)
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16,5 / 16
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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12
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Velocidade máxima (km/h)
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172
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Consumo cidade (km/l)
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7,1 / 10,1
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Consumo estrada (km/l)
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8,2 / 11,3
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Câmbio
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automático de 6 marchas
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Tração
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dianteira
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Direção
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elétrica
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Suspensão Dianteira
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independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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eixo de torção
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Freios Dianteiros
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discos ventilados
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Freios Traseiros
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tambor
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Pneus
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215/60 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1635
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Comprimento (mm)
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4290
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Entre-eixos (mm)
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2590
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Largura (mm)
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1780
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1359
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Porta-malas (L)
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431
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Tanque (L)
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55
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10.000 km
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R$ 232,61
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20.000 km
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R$ 556,34
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30.000 km
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R$ 492,21
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40.000 km
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R$ 680,73
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50.000 km
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R$ 463,36
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60.000 km
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R$ 614,02
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Seguro
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R$ 2.900 (média)
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Garantia
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5 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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