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Hyundai HB20 'completão' é o hatch mais equipado, mas tem preço de SUV

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

29/07/2024 04h00

Em tempos de predomínio dos SUVs na preferência dos brasileiros, os hatches compactos ainda têm a sua força, sobretudo nas versões mais simples e acessíveis.

Não por acaso, os automóveis mais vendidos do Brasil continuam sendo dessa categoria, que inclui o Hyundai HB20 - terceiro carro de passeio mais comercializado do país, com 42,7 mil emplacamentos de janeiro a junho de 2024.

O modelo da Hyundai tem versões a partir de R$ 88.990 e, nas variantes mais baratas, traz motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas.

Nesta avaliação, testamos a configuração topo de linha Platium Safety, equipada com propulsor 1.0 turbo de 120 cv e transmissão automática de seis velocidades.

Com preço sugerido de R$ 122.290 na cor preto Onix, esse HB20 é mais caro do que o Hyundai Creta Action (R$ 119.990), o de geração antiga que continua à venda, mas traz um pacote de equipamentos, sobretudo de segurança, muito mais completo, com itens que automóveis muito mais caros não oferecem.

Confira a nossa análise do H20 Platinum Safety e se vale a pena ter um na garagem.

Desvendando o Hyundai HB20 Platinum Safety

Imagem: Divulgação

Design: na linha 2025, lançada em maio passado, o HB20 manteve o mesmo visual que a estreou em julho de 2022.

A dianteira com grade bipartida com filetes em três dimensões agrada, bem como os faróis posicionados rentes ao capô - as peças poderiam trazer luzes de LED como o VW Polo, mas essa tecnologia, na dianteira, fica restrita às luzes de condução diurna.

Na traseira, as lanternas iluminadas por LEDs trazem um visual ainda bem atual, embora eu considere a barra que une as duas peças grande demais - ela não é iluminada no hatch, apenas nas versões mais caras do sedã HB20S.

Imagem: Divulgação

No geral, o HB20 tem uma aparência moderna e discreta, com exceção das chamativas luzes traseiras.

Só não me agrada a escolha da Hyundai de posicionar os piscas e a luz de ré na base doas para-choques traseiros. Isso dificulta e até impede a visão dessas luzes quando você está muito perto da traseira do HB20.

Imagem: Divulgação

Espaço interno: medindo 4 m de comprimento, 1,72 m de largura e 2,53 m de distância entre-eixos, o HB20 não se destaca no quesito espaço interno e é um dos menores de sua categoria.

No banco de trás, três pessoas passam por algum aperto e os passageiros de maior estatura terão dificuldade para acomodar as pernas.

O porta-malas também não é muito amplo e tem capacidade para apenas 300 litros.

Imagem: Divulgação

Vida a bordo: como todo hatch compacto, o HB20, mesmo na versão mais cara, traz predomínio de plásticos rígidos nos acabamentos da cabine, mas as peças têm boa qualidade e são bem encaixadas.

Na configuração testada, os apoios de braço têm uma boa superfície revestida com o mesmo couro sintético dos bancos.

A parte central do painel, o contorno da tela multimídia e também a moldura na base da alavanca de câmbio têm um aplique prata imitando metal que dá um toque mais bacana ao habitáculo e agradam detalhes como retrovisores externos com rebatimento elétrico, carregamento de celular por indução, chave presencial e partida do motor por botão.

Também vale destacar o sistema de conectividade Bluelink, que inclui rastreamento e imobilização remota do veículo, assistência 24 horas, busca de pontos de interesse e monitoramento de funções do carro. Vem de série na versão avaliada e, desde a linha 2025, tem cinco anos de gratuidade.

Imagem: Divulgação

Dois detalhes poderiam ser aprimorados: o painel digital é simples demais e as respectivas configurações ficam restritas à pequena tela de apenas 4,2 polegadas na parte central. Além disso, o conta-giros exibido em formato de numeral é muito estranho - ficaria muito melhor usar uma barra ou um ponteiro virtual.

A central multimídia também pede para ser maior, pelo menos nas versões mais caras - ela tem apenas oito polegadas.

Imagem: Divulgação

Segurança: o HB20 Platium Safety se destaca nesse quesito, como o nome da versão em inglês sugere.

Assim como nas demais versões, a opção de topo sai da fábrica com seis airbags, mas vai além no pacote de assistências à condução, que nenhum outro hatch compacto oferece no mercado brasileiro,

Disponível apenas na versão mais cara do HB20, o pacote de segurança Smartsense é bastante completo e traz alguns recursos indisponíveis em automóveis bem mais caros, como luz alta automática, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego ao abrir as portas, detector de fadiga e alerta de presença no banco traseiro.

São tantas as assistências que o carro emite alertas sonoros com bastante frequência, o que pode incomodar alguns - não foi o meu caso, pois segurança nunca é demais.

Gostei de calibragem do sistema de frenagem automática de emergência, que só freia completamente em situações mais extremas - na maioria das vezes, ele emite alerta visual e sonoro e aplica uma leve frenagem em um primeiro momento.

Outro detalhe interessante é que o carro "avisa" quando o carro à frente começa a se movimentar - estranhamente, mesmo com essa função e a frenagem autônoma, o HB20 Platium Safety não conta com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo logo à frente. Nele, o chamado "piloto automático" é do tipo convencional, que apenas mantém a velocidade que você selecionou previamente.

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Desempenho: o motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm de torque a apenas 1.500 rpm sobra no hatch compacto de 1.110 kg, proporcionando muita agilidade nas acelerações e nas retomadas.

Não é por acaso que esse mesmo motor equipa o Creta, maior e mais pesado. O câmbio automático de seis marchas explora bem a força do motor em diferentes faixas de rotação, enquanto as suspensões têm um bom equilíbrio entre estabilidade e conforto - mesmo na versão testada, que traz rodas grandes, de 16 polegadas.

A direção elétrica progressiva reduz a assistência em velocidades mais altas, em nome da segurança, e é bastante leve para manobrar o veículo. O volante tem boa pegada e é ajustável em altura e profundidade.

O banco do motorista traz regulagem de altura e, com isso, é fácil encontrar a melhor posição de dirigir.

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Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos de couro, banco traseiro com encosto bipartido, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, painel digital com tela TFT de 4,2 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, luz alta automática, seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego ao abrir as portas, detector de fadiga, alerta de presença no banco traseiro, câmera traseira, chave presencial e luzes diurnas e lanternas de LEDs.

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Hyundai HB20 Platinum Safety

Preço

R$ 122.290
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

3,0

4,0

3,0

4,0

4,0

Pontos Positivos

  • Traz pacote de assistências à segurança que a concorrência não tem
  • É bem equipado para um hatch compacto
  • Desempenho e dirigibilidade

Pontos Negativos

  • Central multimídia pequena e painel digital muito simples
  • Espaço interno pequeno

Veredito

O Hyundai HB20 é um dos carros mais vendidos do Brasil e, portanto, traz bom valor de revenda. Nas versões equipadas com motor 1.0 turbo flex, anda muito bem e conta com direção e suspensões bem ajustadas para entregar conforto e condução precisa para um hatch compacto. Na versão topo de linha avaliada, não é barato, mas traz equipamentos que nenhum outro modelo oferece em sua categoria. É uma boa opção para quem não quer um SUV, mas vale destacar: o espaço interno não é o seu forte.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0 turbo, 3 cilindros, injeção direta de combustível

  • Combustível

  • Gasolina e etanol em qualquer proporção

  • Potência (cv)

  • 120 cv a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 17,5 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,7 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 190 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,1 km/l (etanol) / 13,1 km/l (gasolina) segundo o Inmetro

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,5 km/l (etanol) / 14,8 km/l (gasolina) segundo o Inmetro

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 195/55 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.470 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.015 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.530 mm

  • Largura (mm)

  • 1.720 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.110 kg em ordem de marcha

  • Porta-malas (L)

  • 300 litros

  • Tanque (L)

  • 50 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 367,32

  • 20.000 km

  • R$ 765,99

  • 30.000 km

  • R$ 688,15

  • 40.000 km

  • R$ 981,43

  • 50.000 km

  • R$ 652,50

  • 60.000 km

  • 1.301,76

  • Garantia

  • 5 anos sem limite de quilometragem (uso particular)

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

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