Hyundai HB20 seguirá líder até o fim do ano? Veja se ele vale a pena
José Antonio Leme
do UOL, em São Paulo (SP)
18/10/2021 04h00
A Hyundai aproveitou a queda do principal rival do segmento, o Chevrolet Onix, para alavancar as vendas do HB20 e assumir a liderança no acumulado do ano entre os carros de passeio.
Até o fechamento de setembro, o modelo lidera com 67.146 unidades emplacadas no ano, com alguma sobra para o segundo colocado, o Fiat Argo com 65.415 exemplares.
Mas será que o HB20 2022 tem qualidades para se manter no topo até o fim do ano como veículo de passeio mais vendido? E tem qualidades para isso?
Para tirar a dúvida, avaliamos a versão Platinum Plus, modelo de topo que substituiu a antiga Diamond Plus, e custa R$ 97.490, além de oferecer o sistema de conectividade Bluelink.
Hyundai HB20 Platinum Plus
4,0
3,0
4,0
3,0
3,0
3,0
Pontos Positivos
- Motor e câmbio
Pontos Negativos
- Preço
- Acabamento
Veredito
A Hyundai fez bem a lição de casa em 2021 e soube aproveitar a queda do Chevrolet Onix com quase seis meses sem produção. Apesar de um momento atípico do mercado, também conseguiu segurar o crescimento do Fiat Argo na segunda colocação - até agora. Se ela terá fôlego para manter a dianteira em 2022, com uma possível retomada do Onix (que vai bem nas vendas diretas), só o tempo dirá.
Design e espaço interno
Na versão mais completa do HB20, a Hyundai apostou em cores diferentes para dar o requinte que se espera da versão de topo a quase R$ 100 mil de um carro compacto.
Usou revestimento de couro marrom nos bancos para dar esse toque extra e tentou fazer o mesmo com restante do acabamento que é plástico puro. Por isso, painéis das portas, console e parte superior do painel usam desse artifício, com tons de marrom.
Pode até enganar os mais desavisados, mas não passa despercebido por uma pessoa mais atenta e detalhista. Apesar disso, é preciso aceitar que a ideia é boa e bem planejada para dar um requinta extra do que o plástico todo preto.
O espaço interno do HB20 atende bem a quatro adultos e o quinto ocupante terá que lidar com o túnel central não tão alto, porém largo, roubando espaço dos pés.
A distância do joelho para os bancos da frente não é a melhor, especialmente se os ocupantes à frente tiverem mais de 1,80 metro, o que vai deixar as pernas ligeiramente apertadas.
Para tentar mitigar esse problema, a Hyundai fez banco traseiro mais inclinado, solução usada em muitos compactos para dar um pouco mais de espaço, ao apontar os joelhos dos ocupantes para cima, deixando o quadril mais baixo.
Consumo e desempenho
Sob o capô, o agora já conhecido motor 1.0 turboflex de três cilindros. Ele entrega 120 cv e 17,5 mkgf, seja alimentado com etanol ou gasolina - recentemente esse propulsor foi adotado também pelo Hyundai Creta.
Associado a um câmbio automático de seis marchas bem escalonado, o motor dá uma boa dose de agilidade para o HB20 e seus 1.091 kg. Na estrada, ele consegue rende bem nas retomadas e acelerações. O motorista tem ainda a opção de trocas de marcha manuais pela alavanca de câmbio ou por meio das aletas atrás do volante.
O senão comum aos motores três cilindros é o ronco da vibração do motor que invade a cabine, o que deixa claro que um isolamento acústico melhor poderia ter sido adotado especialmente na parede corta-fogo (área entre o motor e a cabine).
A direção elétrica do HB20 vai bem na cidade, já que é bem leve e exige pouco esforço para manobras em baixa velocidade, contudo, na estrada, a cerca de 120 km/h ela parece "boba" demais já que falta uma calibragem mais precisa, que dê a sensação de mais peso para quem está atrás do volante.
Por outro lado, por ter ajuste de distância e altura na coluna, a posição de guiar é fácil de encontrar no HB20. O motorista fica confortável, mas falta apoio lateral nos bancos dianteiros, que deixam os ocupantes soltos.
A calibragem da suspensão da marca sul-coreana atende bem ao gosto do brasileiro desde a primeira geração. Focada em conforto, consegue filtrar bem as imperfeições do piso e lidar com o asfalto lunar das cidades brasileiras. Um toque de esportividade na suspensão não está nos planos do HB20.
Equipamentos
A grande novidade em termos de equipamentos, além do novo nome para a versão de topo, é o sistema Bluelink. É o sistema de rastreio, localização e comandos à distância por meio de um aplicativo no smartphone.
Ele permite controlar uma série de funções do carro, além de fornecer localização em tempo real e permitir bloqueio do carro em caso de roubo, o sistema que fez sua estreia no HB20 na linha 2021 entrou também já no novo Creta. No espelho retrovisor há dois botões que acionam o comando de emergência e de contato com a central do Bluelink.
O carro oferece ainda luzes diurnas de LEDs, acendimento automático dos faróis e luzes de neblina integradas ao para-choque, rodas de liga leve de 15 polegadas, trio elétrico, câmera de ré, sensores de obstáculos na traseira e controle de velocidade (piloto automático convencional).
O pacote fica completo com a antena no estilo "barbatana" no teto do carro, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado (não é digital, nem automático), duas entradas USB e uma 12V para carregador.
A central multimídia tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay, com tela sensível ao toque de 8 polegadas. O sistema nativo não é tão avançado e intuitivo quanto o que está no Creta, mas dá conta das principais funções.
Segurança
O parte de segurança do pacote de equipamentos do HB20 traz quatro airbags de série, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, fixação de cadeirinhas por meio de Isofix no banco traseiro e sensor de pressão nos pneus.
A "cobertura do bolo" no HB20 é o pacote ADAS "intermediário". Ele traz a frenagem autônoma de emergência com alerta sonoro de colisão frontal e alerta de saída da faixa de rodagem, mas sem correção no volante e sem alertas de ponto cego.
Mercado
O HB20 tem tudo para fechar o ano na frente, especialmente com as mais recentes melhorias na gama dentro da linha 2022. O sistema Bluelink ganhou capilaridade dentro da gama, bem como o motor 1.0 turbo que fez o 1.6 naturalmente aspirado dar adeus, ficando presente só no HB20X.
Com dois meses restando para acabar o ano, a liderança em 2021, que ainda é um ano atípico de pandemia, não deve crescer ou mudar.
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Motorização
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1.0, 3 cil., 12V, turbo
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Combustível
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Flex
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Potência (cv)
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120 a 6.000 rpm
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Torque (kgf.m)
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17,5 a 1.500
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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10,7
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Velocidade máxima (km/h)
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190
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Consumo cidade (km/l)
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8,6 km/l / 10,3 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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12,2 km/l / 13,9 km/l
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Câmbio
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Automático, 6 marchas
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Eixo de torção
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Tambor
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Pneus
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185/60 R15
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Rodas
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15 polegadas
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Altura (mm)
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1470
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Comprimento (mm)
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3940
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Entre-eixos (mm)
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2530
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Largura (mm)
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1720
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1091
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Porta-malas (L)
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300
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Tanque (L)
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50
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Garantia
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5 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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Faróis com regulagem de altura
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