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Hyundai HB20 seguirá líder até o fim do ano? Veja se ele vale a pena

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

18/10/2021 04h00

A Hyundai aproveitou a queda do principal rival do segmento, o Chevrolet Onix, para alavancar as vendas do HB20 e assumir a liderança no acumulado do ano entre os carros de passeio.

Até o fechamento de setembro, o modelo lidera com 67.146 unidades emplacadas no ano, com alguma sobra para o segundo colocado, o Fiat Argo com 65.415 exemplares.

Mas será que o HB20 2022 tem qualidades para se manter no topo até o fim do ano como veículo de passeio mais vendido? E tem qualidades para isso?

Para tirar a dúvida, avaliamos a versão Platinum Plus, modelo de topo que substituiu a antiga Diamond Plus, e custa R$ 97.490, além de oferecer o sistema de conectividade Bluelink.

Hyundai HB20 Platinum Plus

Carros
2,9 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

3,0

4,0

3,0

3,0

3,0

Pontos Positivos

  • Motor e câmbio

Pontos Negativos

  • Preço
  • Acabamento

Veredito

A Hyundai fez bem a lição de casa em 2021 e soube aproveitar a queda do Chevrolet Onix com quase seis meses sem produção. Apesar de um momento atípico do mercado, também conseguiu segurar o crescimento do Fiat Argo na segunda colocação - até agora. Se ela terá fôlego para manter a dianteira em 2022, com uma possível retomada do Onix (que vai bem nas vendas diretas), só o tempo dirá.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Design e espaço interno

Na versão mais completa do HB20, a Hyundai apostou em cores diferentes para dar o requinte que se espera da versão de topo a quase R$ 100 mil de um carro compacto.

Usou revestimento de couro marrom nos bancos para dar esse toque extra e tentou fazer o mesmo com restante do acabamento que é plástico puro. Por isso, painéis das portas, console e parte superior do painel usam desse artifício, com tons de marrom.

Pode até enganar os mais desavisados, mas não passa despercebido por uma pessoa mais atenta e detalhista. Apesar disso, é preciso aceitar que a ideia é boa e bem planejada para dar um requinta extra do que o plástico todo preto.

O espaço interno do HB20 atende bem a quatro adultos e o quinto ocupante terá que lidar com o túnel central não tão alto, porém largo, roubando espaço dos pés.

A distância do joelho para os bancos da frente não é a melhor, especialmente se os ocupantes à frente tiverem mais de 1,80 metro, o que vai deixar as pernas ligeiramente apertadas.

Para tentar mitigar esse problema, a Hyundai fez banco traseiro mais inclinado, solução usada em muitos compactos para dar um pouco mais de espaço, ao apontar os joelhos dos ocupantes para cima, deixando o quadril mais baixo.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Consumo e desempenho

Sob o capô, o agora já conhecido motor 1.0 turboflex de três cilindros. Ele entrega 120 cv e 17,5 mkgf, seja alimentado com etanol ou gasolina - recentemente esse propulsor foi adotado também pelo Hyundai Creta.

Associado a um câmbio automático de seis marchas bem escalonado, o motor dá uma boa dose de agilidade para o HB20 e seus 1.091 kg. Na estrada, ele consegue rende bem nas retomadas e acelerações. O motorista tem ainda a opção de trocas de marcha manuais pela alavanca de câmbio ou por meio das aletas atrás do volante.

O senão comum aos motores três cilindros é o ronco da vibração do motor que invade a cabine, o que deixa claro que um isolamento acústico melhor poderia ter sido adotado especialmente na parede corta-fogo (área entre o motor e a cabine).

A direção elétrica do HB20 vai bem na cidade, já que é bem leve e exige pouco esforço para manobras em baixa velocidade, contudo, na estrada, a cerca de 120 km/h ela parece "boba" demais já que falta uma calibragem mais precisa, que dê a sensação de mais peso para quem está atrás do volante.

Por outro lado, por ter ajuste de distância e altura na coluna, a posição de guiar é fácil de encontrar no HB20. O motorista fica confortável, mas falta apoio lateral nos bancos dianteiros, que deixam os ocupantes soltos.

A calibragem da suspensão da marca sul-coreana atende bem ao gosto do brasileiro desde a primeira geração. Focada em conforto, consegue filtrar bem as imperfeições do piso e lidar com o asfalto lunar das cidades brasileiras. Um toque de esportividade na suspensão não está nos planos do HB20.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Equipamentos

A grande novidade em termos de equipamentos, além do novo nome para a versão de topo, é o sistema Bluelink. É o sistema de rastreio, localização e comandos à distância por meio de um aplicativo no smartphone.

Ele permite controlar uma série de funções do carro, além de fornecer localização em tempo real e permitir bloqueio do carro em caso de roubo, o sistema que fez sua estreia no HB20 na linha 2021 entrou também já no novo Creta. No espelho retrovisor há dois botões que acionam o comando de emergência e de contato com a central do Bluelink.

O carro oferece ainda luzes diurnas de LEDs, acendimento automático dos faróis e luzes de neblina integradas ao para-choque, rodas de liga leve de 15 polegadas, trio elétrico, câmera de ré, sensores de obstáculos na traseira e controle de velocidade (piloto automático convencional).

O pacote fica completo com a antena no estilo "barbatana" no teto do carro, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado (não é digital, nem automático), duas entradas USB e uma 12V para carregador.

A central multimídia tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay, com tela sensível ao toque de 8 polegadas. O sistema nativo não é tão avançado e intuitivo quanto o que está no Creta, mas dá conta das principais funções.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Segurança

O parte de segurança do pacote de equipamentos do HB20 traz quatro airbags de série, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, fixação de cadeirinhas por meio de Isofix no banco traseiro e sensor de pressão nos pneus.

A "cobertura do bolo" no HB20 é o pacote ADAS "intermediário". Ele traz a frenagem autônoma de emergência com alerta sonoro de colisão frontal e alerta de saída da faixa de rodagem, mas sem correção no volante e sem alertas de ponto cego.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Mercado

O HB20 tem tudo para fechar o ano na frente, especialmente com as mais recentes melhorias na gama dentro da linha 2022. O sistema Bluelink ganhou capilaridade dentro da gama, bem como o motor 1.0 turbo que fez o 1.6 naturalmente aspirado dar adeus, ficando presente só no HB20X.

Com dois meses restando para acabar o ano, a liderança em 2021, que ainda é um ano atípico de pandemia, não deve crescer ou mudar.

Imagem: José Antonio Leme/UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 3 cil., 12V, turbo

  • Combustível

  • Flex

  • Potência (cv)

  • 120 a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 17,5 a 1.500

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,7

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 190

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,6 km/l / 10,3 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,2 km/l / 13,9 km/l

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/60 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1470

  • Comprimento (mm)

  • 3940

  • Entre-eixos (mm)

  • 2530

  • Largura (mm)

  • 1720

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1091

  • Porta-malas (L)

  • 300

  • Tanque (L)

  • 50

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

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