Hyundai HB20 seguirá líder até o fim do ano? Veja se ele vale a pena
A Hyundai aproveitou a queda do principal rival do segmento, o Chevrolet Onix, para alavancar as vendas do HB20 e assumir a liderança no acumulado do ano entre os carros de passeio.
Até o fechamento de setembro, o modelo lidera com 67.146 unidades emplacadas no ano, com alguma sobra para o segundo colocado, o Fiat Argo com 65.415 exemplares.
Mas será que o HB20 2022 tem qualidades para se manter no topo até o fim do ano como veículo de passeio mais vendido? E tem qualidades para isso?
Para tirar a dúvida, avaliamos a versão Platinum Plus, modelo de topo que substituiu a antiga Diamond Plus, e custa R$ 97.490, além de oferecer o sistema de conectividade Bluelink.
Hyundai HB20 Platinum Plus
Pontos Positivos
- Motor e câmbio
Pontos Negativos
- Preço
- Acabamento
Veredito
A Hyundai fez bem a lição de casa em 2021 e soube aproveitar a queda do Chevrolet Onix com quase seis meses sem produção. Apesar de um momento atípico do mercado, também conseguiu segurar o crescimento do Fiat Argo na segunda colocação - até agora. Se ela terá fôlego para manter a dianteira em 2022, com uma possível retomada do Onix (que vai bem nas vendas diretas), só o tempo dirá.
Design e espaço interno
Na versão mais completa do HB20, a Hyundai apostou em cores diferentes para dar o requinte que se espera da versão de topo a quase R$ 100 mil de um carro compacto.
Usou revestimento de couro marrom nos bancos para dar esse toque extra e tentou fazer o mesmo com restante do acabamento que é plástico puro. Por isso, painéis das portas, console e parte superior do painel usam desse artifício, com tons de marrom.
Pode até enganar os mais desavisados, mas não passa despercebido por uma pessoa mais atenta e detalhista. Apesar disso, é preciso aceitar que a ideia é boa e bem planejada para dar um requinta extra do que o plástico todo preto.
O espaço interno do HB20 atende bem a quatro adultos e o quinto ocupante terá que lidar com o túnel central não tão alto, porém largo, roubando espaço dos pés.
A distância do joelho para os bancos da frente não é a melhor, especialmente se os ocupantes à frente tiverem mais de 1,80 metro, o que vai deixar as pernas ligeiramente apertadas.
Para tentar mitigar esse problema, a Hyundai fez banco traseiro mais inclinado, solução usada em muitos compactos para dar um pouco mais de espaço, ao apontar os joelhos dos ocupantes para cima, deixando o quadril mais baixo.
Consumo e desempenho
Sob o capô, o agora já conhecido motor 1.0 turboflex de três cilindros. Ele entrega 120 cv e 17,5 mkgf, seja alimentado com etanol ou gasolina - recentemente esse propulsor foi adotado também pelo Hyundai Creta.
Associado a um câmbio automático de seis marchas bem escalonado, o motor dá uma boa dose de agilidade para o HB20 e seus 1.091 kg. Na estrada, ele consegue rende bem nas retomadas e acelerações. O motorista tem ainda a opção de trocas de marcha manuais pela alavanca de câmbio ou por meio das aletas atrás do volante.
O senão comum aos motores três cilindros é o ronco da vibração do motor que invade a cabine, o que deixa claro que um isolamento acústico melhor poderia ter sido adotado especialmente na parede corta-fogo (área entre o motor e a cabine).
A direção elétrica do HB20 vai bem na cidade, já que é bem leve e exige pouco esforço para manobras em baixa velocidade, contudo, na estrada, a cerca de 120 km/h ela parece "boba" demais já que falta uma calibragem mais precisa, que dê a sensação de mais peso para quem está atrás do volante.
Por outro lado, por ter ajuste de distância e altura na coluna, a posição de guiar é fácil de encontrar no HB20. O motorista fica confortável, mas falta apoio lateral nos bancos dianteiros, que deixam os ocupantes soltos.
A calibragem da suspensão da marca sul-coreana atende bem ao gosto do brasileiro desde a primeira geração. Focada em conforto, consegue filtrar bem as imperfeições do piso e lidar com o asfalto lunar das cidades brasileiras. Um toque de esportividade na suspensão não está nos planos do HB20.
Equipamentos
A grande novidade em termos de equipamentos, além do novo nome para a versão de topo, é o sistema Bluelink. É o sistema de rastreio, localização e comandos à distância por meio de um aplicativo no smartphone.
Ele permite controlar uma série de funções do carro, além de fornecer localização em tempo real e permitir bloqueio do carro em caso de roubo, o sistema que fez sua estreia no HB20 na linha 2021 entrou também já no novo Creta. No espelho retrovisor há dois botões que acionam o comando de emergência e de contato com a central do Bluelink.
O carro oferece ainda luzes diurnas de LEDs, acendimento automático dos faróis e luzes de neblina integradas ao para-choque, rodas de liga leve de 15 polegadas, trio elétrico, câmera de ré, sensores de obstáculos na traseira e controle de velocidade (piloto automático convencional).
O pacote fica completo com a antena no estilo "barbatana" no teto do carro, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado (não é digital, nem automático), duas entradas USB e uma 12V para carregador.
A central multimídia tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay, com tela sensível ao toque de 8 polegadas. O sistema nativo não é tão avançado e intuitivo quanto o que está no Creta, mas dá conta das principais funções.
Segurança
O parte de segurança do pacote de equipamentos do HB20 traz quatro airbags de série, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, fixação de cadeirinhas por meio de Isofix no banco traseiro e sensor de pressão nos pneus.
A "cobertura do bolo" no HB20 é o pacote ADAS "intermediário". Ele traz a frenagem autônoma de emergência com alerta sonoro de colisão frontal e alerta de saída da faixa de rodagem, mas sem correção no volante e sem alertas de ponto cego.
Mercado
O HB20 tem tudo para fechar o ano na frente, especialmente com as mais recentes melhorias na gama dentro da linha 2022. O sistema Bluelink ganhou capilaridade dentro da gama, bem como o motor 1.0 turbo que fez o 1.6 naturalmente aspirado dar adeus, ficando presente só no HB20X.
Com dois meses restando para acabar o ano, a liderança em 2021, que ainda é um ano atípico de pandemia, não deve crescer ou mudar.
Motorização
1.0, 3 cil., 12V, turbo
Combustível
Flex
Potência (cv)
120 a 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
17,5 a 1.500
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,7
Velocidade máxima (km/h)
190
Consumo cidade (km/l)
8,6 km/l / 10,3 km/l
Consumo estrada (km/l)
12,2 km/l / 13,9 km/l
Câmbio
Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
185/60 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1470
Comprimento (mm)
3940
Entre-eixos (mm)
2530
Largura (mm)
1720
Ocupantes
5
Peso (kg)
1091
Porta-malas (L)
300
Tanque (L)
50
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.