Hyundai HB20 Sense: 'carro de Uber' cativa por preço e dirigibilidade
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
05/10/2020 04h00
Resumo da notícia
- Versão de entrada do hatch é preferida de locadoras e motoristas de aplicativo
- Por R$ 49.590, HB20 Sense é uma das poucas opções abaixo de R$ 50 mil
- Lista de itens de série é modesta, mas motor 1.0 tem bom desempenho
Faz algum tempo que o Hyundai HB20 ocupa a vice-liderança de vendas no país. Atrás apenas do inatingível Chevrolet Onix, o modelo apoia parte de seu resultado nas vendas diretas. E é aí que a versão Sense entra em cena.
Vendida por R$ 49.590, ela pode ser encontrada com descontos generosos na rede de concessionárias - e também custa menos nas vendas diretas.
Apesar do visual mais modesto, a configuração de entrada tem atributos que fazem dela uma compra interessante abaixo dos R$ 50 mil. Ficou curioso? Veja tudo na avaliação de UOL Carros.
Hyundai HB20 Sense 2021
Preço
R$ 49.5904,0
Números são satisfatórios com ambos os combustíveis
5,0
Motor 1.0 de três cilindros tem respostas ágeis e comportamento suave nas acelerações
4,0
Estilo ainda causa polêmica, mas isso não é prioridade na versão Sense
3,0
Lista de itens é modesta, deixando de fora itens como chave canivete e central multimídia
4,0
HB20 cresceu em relação a seu antecessor, e isso resultou em mais espaço no banco de trás
5,0
Custos de revisão são muito baixos; seguro também está entre os menores
3,0
Nada além do básico: airbag frontal, freios ABS e ganchos para cadeirinhas Isofix
Pontos Positivos
- Conforto
- Desempenho
Pontos Negativos
- Itens de série
- Design
Veredito
Quem procura um compacto e não pode gastar muito encontra no HB20 Sense uma boa opção. Bom de dirigir e econômico, o hatch agrada pelo acabamento de boa qualidade e é confortável para o uso diário. A lista de itens de série traz apenas o essencial, mas a Hyundai disponibiliza um pacote com ESP, controle de tração e assistente de partida em rampas por R$ 1.000 extras.
Versões disponíveis
Todo mundo sabe que design é um ponto delicado na segunda geração do HB20. Há quem goste e aqueles que não curtem o estilo mais ousado do hatch.
Na versão Sense, o compacto tem um visual mais modesto, realçado pelas calotas no lugar das rodas de liga leve. Há outros detalhes, como as capas dos espelhos retrovisores e as maçanetas sem pintura. Em contrapartida, o carro já traz a grade frontal com moldura em preto brilhante, que se tornou padrão em todas as versões da linha 2021.
Por dentro, o HB20 Sense tem acabamento simples, mas a qualidade de construção é elogiável para o segmento de populares. Os plásticos utilizados são exatamente os mesmos das versões mais sofisticadas e todas as peças são muito bem encaixadas.
O espaço interno melhorou sensivelmente em relação à geração anterior, já que o hatch cresceu 2 cm no comprimento e 2 cm na distância entre eixos. O porta-malas aumentou para bons 300 litros.
O bom motor 1.0 Kappa é o mesmo da geração anterior. Entregando 80 cv / 75 cv e 10,2 kgfm / 9,4 kgfm, ele preza pela elasticidade, inclusive em baixas rotações.
O câmbio manual de cinco marchas tem engates suaves e a embreagem é leve, fazendo com que o anda-e-para do trânsito deixe de ser um tormento para quem utiliza o carro para trabalhar.
Já as vibrações tão comuns em motores de três cilindros não incomodam - e são, inclusive, menores do que no HB20 com motorização turbo. O isolamento acústico também é muito bom para um carro de entrada.
Os números de consumo são bons: 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol no tanque e 12,8 km/l e 14,6 km/l quando abastecido com gasolina.
A lista de equipamentos do HB20 Sense é modesta.
O carro vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travamento central das portas, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.
O modelo dispensa coluna de direção com regulagem de altura e central multimídia, esta substituída por um rádio com visual bem bonito e que traz as principais funções - incluindo conexão Bluetooth.
Até a chave é mais simples: nada de controles de destravamento das portas ou porta-malas. A abertura da porta do motorista, aliás, é feita à moda antiga: é preciso colocar a chave no miolo da maçaneta para abri-la.
A versão avaliada trazia o pacote opcional de R$ 1.000 que inclui controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Os valores sugeridos das seis primeiras revisões são muito competentes. A primeira delas, inclusive, sai por R$ 207,62 - um dos preços mais baixos em sua categoria. O seguro também está entre os mais acessíveis do segmento - o que faz dele uma opção ainda mais interessante.
Na segurança, o HB20 traz apenas o básico. Além do airbag duplo frontal e dos freios ABS obrigatórios por lei, o hatch traz ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.
Vale a pena pedir o pacote opcional Sense Pack por R$ 1.000, que acrescenta controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
O HB20 Sense está muito bem posicionado na categoria por conta do preço mais acessível.
Seus rivais diretos são Ford Ka S (R$ 50.690) e Chevrolet Joy Black (R$ 55.590).
A lista de equipamentos do Ka S é bem parecida com a do HB20 Sense, inclusive nos itens de segurança. O hatch da Ford é movido por um motor 1.0 de três cilindros, que rende até 85 cv com etanol.
Já o Joy Black também entrega conteúdo parecido com o do hatch da Hyundai. Seu motor é um 1.0 SPE/4 capaz de entregar até 80 cv quando abastecido com etanol.
-
Motorização
-
1.0, 12V, 3 cilindros em linha, flex
-
Combustível
-
Etanol / Gasolina
-
Potência (cv)
-
80 cv / 75 cv a 6.000 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
10,2 kgfm / 9,4 kgfm a 4.500 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
14,5 segundos
-
Velocidade máxima (km/h)
-
161 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
9,1 km/l / 10,1 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
10,1 km/l / 14,6 km/l
-
Câmbio
-
manual de 5 marchas
-
Tração
-
dianteira
-
Direção
-
elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
tambor
-
Pneus
-
175/70 R14
-
Rodas
-
14 polegadas
-
Altura (mm)
-
1470 mm
-
Comprimento (mm)
-
3940 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2530 mm
-
Largura (mm)
-
1720 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
989 kg
-
Porta-malas (L)
-
300 l
-
Tanque (L)
-
50 l
-
10.000 km
-
R$ 207,62
-
20.000 km
-
R$ 470,10
-
30.000 km
-
R$ 467,22
-
40.000 km
-
R$ 618,13
-
50.000 km
-
R$ 438,37
-
60.000 km
-
R$ 614,32
-
Seguro
-
R$ 1.400 (média)
-
Garantia
-
5 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Computador de Bordo
-