Topo

Hyundai HB20 Sense: 'carro de Uber' cativa por preço e dirigibilidade

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/10/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Versão de entrada do hatch é preferida de locadoras e motoristas de aplicativo
  • Por R$ 49.590, HB20 Sense é uma das poucas opções abaixo de R$ 50 mil
  • Lista de itens de série é modesta, mas motor 1.0 tem bom desempenho

Faz algum tempo que o Hyundai HB20 ocupa a vice-liderança de vendas no país. Atrás apenas do inatingível Chevrolet Onix, o modelo apoia parte de seu resultado nas vendas diretas. E é aí que a versão Sense entra em cena.

Vendida por R$ 49.590, ela pode ser encontrada com descontos generosos na rede de concessionárias - e também custa menos nas vendas diretas.

Apesar do visual mais modesto, a configuração de entrada tem atributos que fazem dela uma compra interessante abaixo dos R$ 50 mil. Ficou curioso? Veja tudo na avaliação de UOL Carros.

Hyundai HB20 Sense 2021

Preço

R$ 49.590
Carros
4,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

Números são satisfatórios com ambos os combustíveis

5,0

Motor 1.0 de três cilindros tem respostas ágeis e comportamento suave nas acelerações

4,0

Estilo ainda causa polêmica, mas isso não é prioridade na versão Sense

3,0

Lista de itens é modesta, deixando de fora itens como chave canivete e central multimídia

4,0

HB20 cresceu em relação a seu antecessor, e isso resultou em mais espaço no banco de trás

5,0

Custos de revisão são muito baixos; seguro também está entre os menores

3,0

Nada além do básico: airbag frontal, freios ABS e ganchos para cadeirinhas Isofix

Pontos Positivos

  • Conforto
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Itens de série
  • Design

Veredito

Quem procura um compacto e não pode gastar muito encontra no HB20 Sense uma boa opção. Bom de dirigir e econômico, o hatch agrada pelo acabamento de boa qualidade e é confortável para o uso diário. A lista de itens de série traz apenas o essencial, mas a Hyundai disponibiliza um pacote com ESP, controle de tração e assistente de partida em rampas por R$ 1.000 extras.

Versões disponíveis

Hyundai HB20 Vision 1.0 Flex

Hyundai HB20 Evolution 1.0 Flex

Hyundai HB20 Diamond Plus 1.0 Turbo

Estilo controverso também está presente na versão de entrada Imagem: Murilo Góes/UOL

Todo mundo sabe que design é um ponto delicado na segunda geração do HB20. Há quem goste e aqueles que não curtem o estilo mais ousado do hatch.

Na versão Sense, o compacto tem um visual mais modesto, realçado pelas calotas no lugar das rodas de liga leve. Há outros detalhes, como as capas dos espelhos retrovisores e as maçanetas sem pintura. Em contrapartida, o carro já traz a grade frontal com moldura em preto brilhante, que se tornou padrão em todas as versões da linha 2021.

Por dentro, o HB20 Sense tem acabamento simples, mas a qualidade de construção é elogiável para o segmento de populares. Os plásticos utilizados são exatamente os mesmos das versões mais sofisticadas e todas as peças são muito bem encaixadas.

O espaço interno melhorou sensivelmente em relação à geração anterior, já que o hatch cresceu 2 cm no comprimento e 2 cm na distância entre eixos. O porta-malas aumentou para bons 300 litros.

Motor 1.0 de três cilindros é ágil e econômico Imagem: Murilo Góes/UOL

O bom motor 1.0 Kappa é o mesmo da geração anterior. Entregando 80 cv / 75 cv e 10,2 kgfm / 9,4 kgfm, ele preza pela elasticidade, inclusive em baixas rotações.

O câmbio manual de cinco marchas tem engates suaves e a embreagem é leve, fazendo com que o anda-e-para do trânsito deixe de ser um tormento para quem utiliza o carro para trabalhar.

Já as vibrações tão comuns em motores de três cilindros não incomodam - e são, inclusive, menores do que no HB20 com motorização turbo. O isolamento acústico também é muito bom para um carro de entrada.

Os números de consumo são bons: 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol no tanque e 12,8 km/l e 14,6 km/l quando abastecido com gasolina.

Sem central multimídia, mas com acabamento de boa qualidade Imagem: Murilo Góes/UOL

A lista de equipamentos do HB20 Sense é modesta.

O carro vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travamento central das portas, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.

O modelo dispensa coluna de direção com regulagem de altura e central multimídia, esta substituída por um rádio com visual bem bonito e que traz as principais funções - incluindo conexão Bluetooth.

Até a chave é mais simples: nada de controles de destravamento das portas ou porta-malas. A abertura da porta do motorista, aliás, é feita à moda antiga: é preciso colocar a chave no miolo da maçaneta para abri-la.

A versão avaliada trazia o pacote opcional de R$ 1.000 que inclui controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Manter um HB20 Sense custa pouco Imagem: Murilo Góes/UOL

Os valores sugeridos das seis primeiras revisões são muito competentes. A primeira delas, inclusive, sai por R$ 207,62 - um dos preços mais baixos em sua categoria. O seguro também está entre os mais acessíveis do segmento - o que faz dele uma opção ainda mais interessante.

Na segurança, o HB20 traz apenas o básico. Além do airbag duplo frontal e dos freios ABS obrigatórios por lei, o hatch traz ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.

Vale a pena pedir o pacote opcional Sense Pack por R$ 1.000, que acrescenta controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

Preço baixo deixa HB20 Sense bem na fita Imagem: Murilo Góes/UOL

O HB20 Sense está muito bem posicionado na categoria por conta do preço mais acessível.

Seus rivais diretos são Ford Ka S (R$ 50.690) e Chevrolet Joy Black (R$ 55.590).

A lista de equipamentos do Ka S é bem parecida com a do HB20 Sense, inclusive nos itens de segurança. O hatch da Ford é movido por um motor 1.0 de três cilindros, que rende até 85 cv com etanol.

Já o Joy Black também entrega conteúdo parecido com o do hatch da Hyundai. Seu motor é um 1.0 SPE/4 capaz de entregar até 80 cv quando abastecido com etanol.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 12V, 3 cilindros em linha, flex

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 80 cv / 75 cv a 6.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 10,2 kgfm / 9,4 kgfm a 4.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 14,5 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 161 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,1 km/l / 10,1 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,1 km/l / 14,6 km/l

  • Câmbio

  • manual de 5 marchas

  • Tração

  • dianteira

  • Direção

  • elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 175/70 R14

  • Rodas

  • 14 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1470 mm

  • Comprimento (mm)

  • 3940 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2530 mm

  • Largura (mm)

  • 1720 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 989 kg

  • Porta-malas (L)

  • 300 l

  • Tanque (L)

  • 50 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 207,62

  • 20.000 km

  • R$ 470,10

  • 30.000 km

  • R$ 467,22

  • 40.000 km

  • R$ 618,13

  • 50.000 km

  • R$ 438,37

  • 60.000 km

  • R$ 614,32

  • Seguro

  • R$ 1.400 (média)

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Computador de Bordo

Concorrentes

Chevrolet Joy Black 1.0

Ford Ka S 1.0

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hyundai HB20 Sense: 'carro de Uber' cativa por preço e dirigibilidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.