Hyundai HB20 Sense: 'carro de Uber' cativa por preço e dirigibilidade
Resumo da notícia
- Versão de entrada do hatch é preferida de locadoras e motoristas de aplicativo
- Por R$ 49.590, HB20 Sense é uma das poucas opções abaixo de R$ 50 mil
- Lista de itens de série é modesta, mas motor 1.0 tem bom desempenho
Faz algum tempo que o Hyundai HB20 ocupa a vice-liderança de vendas no país. Atrás apenas do inatingível Chevrolet Onix, o modelo apoia parte de seu resultado nas vendas diretas. E é aí que a versão Sense entra em cena.
Vendida por R$ 49.590, ela pode ser encontrada com descontos generosos na rede de concessionárias - e também custa menos nas vendas diretas.
Apesar do visual mais modesto, a configuração de entrada tem atributos que fazem dela uma compra interessante abaixo dos R$ 50 mil. Ficou curioso? Veja tudo na avaliação de UOL Carros.
Hyundai HB20 Sense 2021
Preço
R$ 49.590Pontos Positivos
- Conforto
- Desempenho
Pontos Negativos
- Itens de série
- Design
Veredito
Quem procura um compacto e não pode gastar muito encontra no HB20 Sense uma boa opção. Bom de dirigir e econômico, o hatch agrada pelo acabamento de boa qualidade e é confortável para o uso diário. A lista de itens de série traz apenas o essencial, mas a Hyundai disponibiliza um pacote com ESP, controle de tração e assistente de partida em rampas por R$ 1.000 extras.
Todo mundo sabe que design é um ponto delicado na segunda geração do HB20. Há quem goste e aqueles que não curtem o estilo mais ousado do hatch.
Na versão Sense, o compacto tem um visual mais modesto, realçado pelas calotas no lugar das rodas de liga leve. Há outros detalhes, como as capas dos espelhos retrovisores e as maçanetas sem pintura. Em contrapartida, o carro já traz a grade frontal com moldura em preto brilhante, que se tornou padrão em todas as versões da linha 2021.
Por dentro, o HB20 Sense tem acabamento simples, mas a qualidade de construção é elogiável para o segmento de populares. Os plásticos utilizados são exatamente os mesmos das versões mais sofisticadas e todas as peças são muito bem encaixadas.
O espaço interno melhorou sensivelmente em relação à geração anterior, já que o hatch cresceu 2 cm no comprimento e 2 cm na distância entre eixos. O porta-malas aumentou para bons 300 litros.
O bom motor 1.0 Kappa é o mesmo da geração anterior. Entregando 80 cv / 75 cv e 10,2 kgfm / 9,4 kgfm, ele preza pela elasticidade, inclusive em baixas rotações.
O câmbio manual de cinco marchas tem engates suaves e a embreagem é leve, fazendo com que o anda-e-para do trânsito deixe de ser um tormento para quem utiliza o carro para trabalhar.
Já as vibrações tão comuns em motores de três cilindros não incomodam - e são, inclusive, menores do que no HB20 com motorização turbo. O isolamento acústico também é muito bom para um carro de entrada.
Os números de consumo são bons: 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol no tanque e 12,8 km/l e 14,6 km/l quando abastecido com gasolina.
A lista de equipamentos do HB20 Sense é modesta.
O carro vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas portas dianteiras, travamento central das portas, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.
O modelo dispensa coluna de direção com regulagem de altura e central multimídia, esta substituída por um rádio com visual bem bonito e que traz as principais funções - incluindo conexão Bluetooth.
Até a chave é mais simples: nada de controles de destravamento das portas ou porta-malas. A abertura da porta do motorista, aliás, é feita à moda antiga: é preciso colocar a chave no miolo da maçaneta para abri-la.
A versão avaliada trazia o pacote opcional de R$ 1.000 que inclui controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
Os valores sugeridos das seis primeiras revisões são muito competentes. A primeira delas, inclusive, sai por R$ 207,62 - um dos preços mais baixos em sua categoria. O seguro também está entre os mais acessíveis do segmento - o que faz dele uma opção ainda mais interessante.
Na segurança, o HB20 traz apenas o básico. Além do airbag duplo frontal e dos freios ABS obrigatórios por lei, o hatch traz ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.
Vale a pena pedir o pacote opcional Sense Pack por R$ 1.000, que acrescenta controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.
O HB20 Sense está muito bem posicionado na categoria por conta do preço mais acessível.
Seus rivais diretos são Ford Ka S (R$ 50.690) e Chevrolet Joy Black (R$ 55.590).
A lista de equipamentos do Ka S é bem parecida com a do HB20 Sense, inclusive nos itens de segurança. O hatch da Ford é movido por um motor 1.0 de três cilindros, que rende até 85 cv com etanol.
Já o Joy Black também entrega conteúdo parecido com o do hatch da Hyundai. Seu motor é um 1.0 SPE/4 capaz de entregar até 80 cv quando abastecido com etanol.
Motorização
1.0, 12V, 3 cilindros em linha, flex
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
80 cv / 75 cv a 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
10,2 kgfm / 9,4 kgfm a 4.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
14,5 segundos
Velocidade máxima (km/h)
161 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,1 km/l / 10,1 km/l
Consumo estrada (km/l)
10,1 km/l / 14,6 km/l
Câmbio
manual de 5 marchas
Tração
dianteira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, McPherson
Suspensão Traseira
eixo de torção
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
tambor
Pneus
175/70 R14
Rodas
14 polegadas
Altura (mm)
1470 mm
Comprimento (mm)
3940 mm
Entre-eixos (mm)
2530 mm
Largura (mm)
1720 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
989 kg
Porta-malas (L)
300 l
Tanque (L)
50 l
10.000 km
R$ 207,62
20.000 km
R$ 470,10
30.000 km
R$ 467,22
40.000 km
R$ 618,13
50.000 km
R$ 438,37
60.000 km
R$ 614,32
Seguro
R$ 1.400 (média)
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Vidros Elétricos Dianteiros
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Computador de Bordo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.