HB20 Sport tem motor turbo e chama atenção, mas está longe de ser esportivo
Resumo da notícia
- HB20 Sport traz acessórios como aerofólio e rodas de liga leve
- Versão 'esportivada' é baseada na configuração Evolution
- Motor é o 1.0 turbo que entrega até 120 cv
São muitos os modelos à venda no Brasil que preferem parecer em vez de ser. O Hyundai HB20 Sport é o maior novo membro do "clube dos esportivados", formado por carros com cara de esportivos, mas sem o mais importante: um motor mais potente debaixo do capô.
Se a nova versão não é radical como um Renault Sandero R.S., pelo menos a Hyundai acertou ao oferecer o motor 1.0 turbo em vez do cansado 1.6 16V que equipa o HB20X. Junto com ele vem uma reforma caprichada no visual, que ganhou diversos acessórios esportivos, como rodas de liga leve, aerofólio e apliques em preto brilhante pela carroceria.
Mesmo assim, será que vale a pena pagar mais pela roupagem descolada da versão Sport? As respostas estão a seguir em nossa avaliação.
Hyundai HB20 Sport
Preço
R$ 70.9904,0
O consumo é bom, mas poderia ser melhor para um carro com motor turbo
4,0
Respostas ágeis acompanhadas do típico ronco metálico dos três cilindros agradam quem está ao volante
4,0
O estilo controverso ficou mais atraente com os acessórios da versão Sport
4,0
Modelo tem conteúdo na média da categoria e traz mimos como carregador de celular por indução
4,0
Mais espaçoso do que a antiga geração, o HB20 leva quatro pessoas com certo conforto
4,0
Custos de manutenção não fogem dos valores cobrados pela concorrência
3,0
Mesmo custando mais de R$ 70 mil, a versão Sport só traz os itens obrigatórios por lei e o ESP
Pontos Positivos
- Design e itens de série
Pontos Negativos
- Preço e itens de segurança
Veredito
O HB20 Sport não é o primeiro e nem será o último carro "esportivado" do país. O design controverso foi suavizado com os acessórios como aerofólio e rodas de liga leve. Porém, o grande deslize do compacto é o preço, muito próximo do Renault Sandero R.S, este sim um esportivo de verdade. De toda maneira, o motor 1.0 turbo agrada pela agilidade. Quem gosta de um visual diferente vai gostar do HB20 Sport.
Quem acompanha os lançamentos da indústria nacional sabe que o HB20 foi uma das novidades mais polêmicas de 2019. Suas linhas ousadas até demais dividiram opiniões, e muita gente reprovou a mudança.
Se você foi um deles tenho uma notícia boa e uma ruim. Vamos começar pela ruim: ainda não foi dessa vez que a Hyundai mudou o design do hatch. Agora a boa é que o HB20 Sport ficou bem melhor do que as versões "normais".
O tônico do embelezamento foi uma pitada de esportividade. Na frente, a grade frontal trocou a moldura cromada (que apenas ressalta a largura exagerada da peça) pelo acabamento em preto brilhante.
Logo abaixo um filete vermelho justifica o sobrenome "Sport" dos logotipos grudados nas colunas "C". Faróis e lanternas ganharam acabamento escurecido, enquanto as rodas de liga leve de 16 polegadas são exclusivas da versão e trazem uma calotinha central vermelha, que combina com a proposta "esportivada" do carro.
Capas dos espelhos retrovisores foram pintadas de preto brilhante, mesma cor do belo aerofólio traseiro. Um aplique na parte inferior do para-choque traseiro imitando um extrator dá o toque final.
Por dentro, o HB20 Sport ostenta apliques em preto brilhante em volta das saídas de ar e um acabamento imitando fibra de carbono no painel. Bancos (revestidos em couro) trazem o nome da versão bordado nos encostos e costuras aparentes na cor vermelha estão por quase todos os lados. Faltou apenas um volante mais invocado para completar o pacote esportivo.
O espaço interno é bom para quatro adultos, inclusive no banco de trás. Já o porta-malas comporta 300 litros e está na média do segmento.
Ao contrário do HB20X, que é vendido apenas com o velho motor 1.6 16V de 130 cv, o HB20 Sport sai de fábrica com o novo 1.0 turbo da família Kappa. Sorte nossa, já que, embora seja menos potente, o conjunto entrega desempenho superior com melhores médias de consumo: o carro faz 8,2 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, os números sobem para 10,4 km/l e 14 km/l.
Alguns podem reclamar que o HB20 Sport não vem com câmbio manual. A Hyundai se defende afirmando que o público-alvo do novo modelo não é um purista que faz questão de trocar marchas, como acontece no Sandero R.S - este sim um esportivo de verdade. Se o mercado pediu isso e a fabricante decidiu, quem somos nós para julgar?
De toda maneira, a agilidade é uma das características do hatch. Não espere as respostas explosivas de um legítimo esportivo, mas é certo que você não vai se decepcionar com o comportamento dinâmico do HB20 Sport.
Assim como em sua geração anterior, o hatch já traz uma calibragem naturalmente voltada para quem gosta de dirigir. A direção tem respostas diretas (embora pudesse ser um pouco menos leve para dar maior sensação de segurança em velocidades altas) e os 120 cv do motor turbo são mais do que suficientes para fazer ultrapassagens e retomadas de velocidade sem sustos.
A suspensão tem calibragem firme e resolveu um dos maiores incômodos de seu antecessor: o comportamento instável da traseira em determinadas condições.
O HB20 Sport é baseado na lista de equipamentos da versão Evolution. Controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, piloto automático e sensores de estacionamento traseiro são alguns itens que saem de fábrica no modelo.
Porém, a versão esportiva oferece mais itens frente à configuração na qual se baseia. Um deles é o carregador de celular por indução, exclusividade da versão Sport e até então indisponível na linha HB20.
Já o volante multifuncional possui paddle shifts atrás do volante para trocas de marcha. O único opcional é a pintura metálica, que pode ser adquirida por R$ 950.
O HB20 decepciona por não oferecer airbags laterais, limitando-se às bolsas infláveis frontais obrigatórias por lei. Pelo menos ainda há os controles de estabilidade e de tração, além do assistente de partida em rampas e dos ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.
Em contrapartida, os custos de manutenção são os mesmos para qualquer versão equipada com o motor 1.0 turbo. E isso é bom sinal.
O modelo vem para dar continuidade à saga de versões esportivadas do HB20. Antes dele a marca já havia lançado as configurações Spicy e R-Spec.
Por R$ 70.990, ele é R$ 3.800 mais caro do que a versão Evolution (R$ 67.190), que traz a mesma motorização, mas não vem com os acessórios esportivos e nem com alguns itens, como o carregador de celular por indução.
Dentro da linha, o HB20 Sport é uma opção interessante para quem pode pagar um pouco mais. Em troca o dono leva um visual mais esportivo sem abrir mão do motor turbo - uma das maiores novidades da nova geração do compacto.
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Motorização
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1.0, 3 cilindros, turbo
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Combustível
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Etanol / Gasolina
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Potência (cv)
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120
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Torque (kgf.m)
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17,5
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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10,7
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Velocidade máxima (km/h)
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190
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Consumo cidade (km/l)
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8,2 / 11,7
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Consumo estrada (km/l)
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10,4 / 14
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Câmbio
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automático de seis marchas
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Tração
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dianteira
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Direção
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elétrica
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Suspensão Dianteira
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independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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eixo de torção
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Freios Dianteiros
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discos ventilados
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Freios Traseiros
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tambor
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Pneus
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195/55 R16
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Rodas
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16 polegadas
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Altura (mm)
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1470
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Comprimento (mm)
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3940
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Entre-eixos (mm)
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2530
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Largura (mm)
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1720
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1083
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Porta-malas (L)
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300
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Tanque (L)
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50
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10.000 km
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R$ 223,38
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20.000 km
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R$ 491,57
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30.000 km
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R$ 478,82
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40.000 km
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R$ 653,29
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50.000 km
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R$ 451,55
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60.000 km
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R$ 890,36
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Seguro
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R$ 2.100 (média)
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Garantia
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5 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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