Hyundai HB20S corrige design polêmico e preserva virtudes para bater rivais
Resumo da notícia
- Sedã derivado do HB20 ganha novo design para aplacar críticas
- HB20S tem um pacote de segurança completo na versão Platinum Plus
- Modelo traz motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas
Todo mundo sabe que o Hyundai HB20 deixou de ser unanimidade em design após a estreia da segunda geração. Para a sorte da fabricante, o estilo controverso não afetou duramente as vendas da gama - até porque o sedã HB20S não recebeu críticas tão duras como no hatch.
Mesmo assim, uma reestlização se fazia necessária, e ela acaba de chegar às ruas. A evolução visual do novo HB20S foi notável, mas será que só isso é suficiente para mantê-lo entre as opções mais interessantes da categoria? É isso que vamos descobrir na avaliação de UOL Carros.
Hyundai HB20S Platinum Plus
Pontos Positivos
- Segurança
- Design
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Preço
Veredito
Se beleza era o grande calcanhar-de-aquiles do antigo HB20S, a linha 2023 resolveu esse problema com louvor. O design inspirado no i20 europeu caiu como uma luva no sedã, especialmente na bela traseira que remete ao Elantra. Além disso, o pacote de segurança ficou mais completo com a adição de itens inéditos, o que fez o HB20S virar uma das melhores compras do segmento. Faltou só o preço de R$ 120.990 ser um pouquinho menos salgado, mas isso não tira o brilho do sedã.
Design e espaço interno
Se o antigo HB20 dividiu opiniões com seu design controverso, o modelo reestilizado parece ter silenciado os críticos. Isso também aconteceu com o HB20S, cujo resultado final, na minha opinião, foi ainda mais feliz.
A dianteira segue a receita aplicada no HB20. Faróis ganharam novo formato e a grade hexagonal é "cortada" por uma seção que marca bem o para-choque frontal.
Atrás, as lanternas interligadas por uma barra de LEDs funcionais forma um conjunto bastante elegante, que lembra o visual do novo Sonata. Além disso, o espaço destinado à placa, que ficava no para-choque, subiu para a tampa do porta-malas. Na minha modesta opinião, o estilo da traseira é o mais atraente e bem resolvido entre todos os sedãs compactos.
A cabine teve mudanças pontuais. No caso da versão Prestige Plus, o sedã traz painel digital e o sistema de ar-condicionado, que, enfim, é realmente digital.
O bonito revestimento dos bancos tem couro na cor creme, diferente do tom mais escuro adotado no hatch.
Como não houve atualização na plataforma (que é a mesma desde a estreia da linha HB20 no Brasil), o sedã continua com espaço mais acanhado para quem viaja atrás. Joelhos de passageiros com mais de 1,75 metro vão sofrer para achar uma posição confortável, enquanto a cabeça também não vai tão folgada assim.
O porta-malas de 475 litros não pode ser chamado de pequeno, mas fica para trás quando comparado com seus rivais, que levam mais de 500 litros.
Desempenho e consumo
O motor 1.0 turbinado não teve mudanças na linha 2023. Permanece com os 120 cv e 17,5 kgfm de torque máximo. Nesta versão, ele é associado ao câmbio automático de seis marchas, que oferece opção de trocas sequenciais por toques na alavanca ou pelos paddle shifts atrás do volante.
Ao volante, as respostas são prontas, embora o câmbio nem sempre entenda quando precisa reduzir uma marcha (ou mais). Isso faz com que o HB20S perca um pouco do embalo diante de uma ladeira ingrime ou situação parecida.
Na maior parte do tempo o HB20S é um bom companheiro. Sua dirigibilidade suave e o ótimo isolamento acústico garantem tranquilidade no dia-a-dia. A suspensão oferece uma calibragem muito acertada para os pisos ruins de nossas estradas, assegurando boa estabilidade inclusive em velocidades mais altas.
Os números de consumo são de 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Quando o combustível é a gasolina, as médias são de 12,3 km/l no perímetro urbano e 15,5 km/l em rodovias.
Equipamentos
Felizmente, o HB20S segue sendo referência quando falamos em itens de série. Na versão topo de linha, o sedã tem assistente de partida em rampas, piloto automático, ar-condicionado (agora realmente digital), direção elétrica, rodas de liga leve, carregador de celular por indução, central multimídia com tela tátil de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay (ainda com uso de fios), entre outros.
O veículo conta ainda com o sistema blueLink, que permite controlar várias funções do veículo por meio de um aplicativo de smartphone. É possível destravar as portas e dar a partida de forma remota, além de consultar informações referentes ao status do carro, como nível de combustível, pressão dos pneus e intervalos programados para manutenção.
Manutenção e segurança
O HB20S Platinum Plus é um dos modelos mais seguros da categoria. Traz seis airbags, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos e assistente de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória. Destaca-se por vir ainda com alerta de tráfego cruzado traseiro (que informa sobre a aproximação de um veículo enquanto se está fazendo uma manobra de marcha-a-ré) e assistente de saída segura (emite alertas sonoro e visual caso um veículo esteja chegando antes de você sair do carro).
A versão Platinum Plus está à venda por R$ 120.990 em setembro de 2022. Os custos de revisão não passam de R$ 800 no caso das manutenções de 40 mil e 60 mil quilômetros rodados. Somando os custos das três primeiras revisões, o proprietário vai desembolsar R$ 1.549. O valor do seguro é estimado em aproximadamente R$ 5 mil. Importante lembrar que a Hyundai oferece garantia de cinco anos.
Concorrentes
Não há novidades na hora de apontar quais são os maiores rivais do HB20S Platinum Plus. O principal deles é o líder Chevrolet Onix Plus em sua versão topo de gama Premier. Além dele, o modelo da Hyundai ainda vai disputar mercado com VW Virtus Highline. Ambos são vendidos com motorização 1.0 turbo, assim como o representante da marca coreana.
Motorização
1.0, 3 cil., 12V
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
120 cv
Torque (kgf.m)
17,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,7 s
Velocidade máxima (km/h)
191 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,6 km/l / 12,2 km/l
Consumo estrada (km/l)
10,2 km/l / 14,3 km/l
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
185/60 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1470 mm
Comprimento (mm)
4325 mm
Entre-eixos (mm)
2530 mm
Largura (mm)
1720 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1137 kg
Porta-malas (L)
475 l
Tanque (L)
50 l
10.000 km
R$ 312,83
20.000 km
R$ 615,67
30.000 km
R$ 620,52
40.000 km
R$ 795,09
50.000 km
R$ 586,33
60.000 km
R$ 786,61
Seguro
R$ 5 mil
Garantia
5 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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