JAC Hunter: saiba o que nova picape chinesa traz para superar concorrência
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
29/10/2024 11h00
Nos últimos anos, a JAC Motors focou sua operação no Brasil em uma linha e automóveis e veículos comerciais 100% elétricos.
O mais recente lançamento da marca chinesa em nosso mercado, porém, mira uma outra categoria de produtos e clientes.
A picape média Hunter acaba de ser lançada com uma pegada mais convencional, voltada ao público agro: traz sob o capô a consolidada combinação de motor turbodiesel com transmissão automática e tração 4x4, mais reduzida.
O preço promocional é de R$ 239.990 para as primeiras mil unidades, informa a JAC, enquanto o preço "cheio" é de R$ 259.900.
Não por acaso, os valores são o exatamente os mesmos que a Fiat informa para as versões intermediária Volcano e topo de linha Ranch da Titano, a picape média da montadora italiana que também tem origem chinesa.
Além do preço, a Hunter busca se diferenciar com a maior capacidade de carga da categoria, de 1.400 kg, e pela lista de equipamentos que inclui teto solar.
A novidade da JAC está disponível, neste primeiro momento, em dez cidades brasileiras. Conforme a empresa, em breve o número será ampliado a 35 municípios, chegando a 120 no início de 2025.
Confira a seguir nossas primeiras impressões, após cerca de uma semana convivendo com a Hunter.
Desvendando a JAC Hunter
Design: a JAC Hunter tem medidas parecidas com as da rival Fiat Titano: ambas medem 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura, mas o modelo da marca chinesa é mais alto (1,92 m contra 1,86 m).
O porte imponente, reforçado pelo santantônio de série, é maior do que o da Toyota Hilux em todas as dimensões.
Outro aspecto em que a Hunter chama a atenção é a dianteira, que exibe faróis de LEDs divididos em três seções distintas no mesmo estilo de Fiat Toro e Chevrolet Montana.
A grade com acabamento escurecido e as estreitas luzes de condução diurna rentes ao capô elevado são unidas por uma moldura, também escurecida, que dão um aspecto robusto e contrastam com as capas dos retrovisores externos e as maçanetas, que têm acabamento cromados.
As rodas de liga leve de 18 polegadas, por sua vez, são diamantadas e têm detalhes escurecidos, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro, o santantônio e as molduras plásticas das caixas de roda têm aspecto preto fosco.
Por fim, as lanternas traseiras contam com filetes de LEDs na vertical - ficou bacana.
Vida a bordo: a JAC Hunter se destaca pelo bom acabamento interno, trazendo painel e outras superfícies com revestimento macio ao toque, confortáveis bancos de couro marrom com boa qualidade, bancos dianteiros ventilados e elétricos, teto solar e detalhes com aparência metálica no volante, no console e nas portas.
Medindo 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura e 3,11 m de distância entre-eixos, também conta com uma cabine ampla e espaço para levar até cinco pessoas confortavelmente.
Traz de série itens como carregamento de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold e sistema de som com oito falantes e boa qualidade. O ar-condicionado digital tem apenas uma zona de temperatura, mas conta com saídas traseiras e ajustes por meio de botões físicos - que também são exibidos na base da tela tátil da central multimídia.
Medindo sete polegadas, o painel digital poderia ser maior e mais personalizável, enquanto a multimídia traz tela ampla de 13 polegadas, cuja interface também poderia ser um pouco mais amigável e intuitiva.
Para compensar, há conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay, que requer o uso de um cabo.
A picape conta, ainda, com chave presencial e partida do motor por botão.
Segurança: a Hunter sai da fábrica com seis airbags, sistema de câmeras externas com visão "360 graus", monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e cintos dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador.
Contudo, até para o preço não subir tanto, não oferece assistências à condução como alertas de ponto cego e colisão, frenagem automática de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Desempenho: a Hunter anda bem, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm.
Traz gerenciamento competente da transmissão automática de oito marchas da ZF, mas o exemplar avaliado apresentou um pequeno atraso no pedal do acelerador que eventualmente poderá ser corrigido - a JAC informa que a unidade testada é pré-série.
Ao mesmo tempo, a suspensão traz boa calibragem, entregando estabilidade, sobretudo no asfalto, sem deixar a carroceria balançar mais do que o desejável - a direção elétrica também agrada e é suficientemente rápida para um veículo do porte da Hunter.
Conta, como seria de se esperar em uma picape média turbodiesel mais equipada, com tração 4x4 e reduzida, acionadas por meio de um seletor no console central, e diferentes de modos de condução, do mais econômico ao mais esportivo (que reduz um pouco o "delay" do acelerador).
Quanto ao consumo, no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a Hunter apresenta médias de 9 km/l na cidade e de 10,2 km/l na estrada.
No período de convivência com a picape, obtive cerca de 6 km/l no ciclo urbano e, no rodoviário, a média chegou a cerca de 12 km/l.
Equipamentos vem de série com volante ajustável em altura, central multimídia de 13 polegadas, conexão via Android Auto e Apple CarPlay com fio, teto solar elétrico, painel digital de 7 polegadas, bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos, bancos de couro, controle de velocidade de cruzeiro convencional, estribos laterais, barras de teto funcionais, santantônio, monitoramento externo com câmeras "360 graus", ar-condicionado digital com uma zona e saídas para o banco traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos aquecidos e com rebatimento elétrico, carregamento de celular por indução, chave presencial, partida do motor por botão e faróis e lanternas de LEDs.
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JAC Hunter
Preço
R$ 239.9003,0
4,0
4,0
4,0
4,0
3,0
3,0
Pontos Positivos
- Capacidade de carga
- É boa de dirigir
- Acabamento interno
Pontos Negativos
- Tem rede de concessionárias consideravelmente menor do que concorrência
- Não traz assistências à condução como frenagem automática
Veredito
A JAC Hunter é uma picape média com qualidades para você considerar a compra. Tem a maior capacidade de carga da categoria, tração 4x4 com reduzida e bom acerto de chassi, motor e câmbio. Além disso, destaca-se pelo design e vem com teto solar e muitos itens de série. O preço de lançamento é interessante pelo que ela oferece, apesar da ainda pequena rede de concessionárias. Pode se dar bem se for disponibilizada em cidades e regiões não atendidas pela concorrência.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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Turbodiesel, 2.0, injeção direta
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Combustível
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Diesel
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Potência (cv)
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191 cv a 3.600 rpm
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Torque (kgf.m)
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46,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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11,9 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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185 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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9 km/l (Inmetro)
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Consumo estrada (km/l)
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10,2 km/l (Inmetro)
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Câmbio
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Automático, 8 marchas, função manual sequencial
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Tração
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4x4 com reduzida
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente com mola helicoidal e dupla bandeja
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Suspensão Traseira
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Eixo rígido com feixe de molas
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos ventilados
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Pneus
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265/60R18
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Rodas
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18 polegadas
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Altura (mm)
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1.920 mm
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Comprimento (mm)
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5.330 mm
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Entre-eixos (mm)
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3.110 mm
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Largura (mm)
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1.965 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.050 kg em ordem de marcha
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Porta-malas (L)
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1.400 kg de capacidade de carga
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Tanque (L)
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76 litros
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Faróis com regulagem de altura
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