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JAC Hunter: saiba o que nova picape chinesa traz para superar concorrência

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Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/10/2024 11h00

Nos últimos anos, a JAC Motors focou sua operação no Brasil em uma linha e automóveis e veículos comerciais 100% elétricos.

O mais recente lançamento da marca chinesa em nosso mercado, porém, mira uma outra categoria de produtos e clientes.

A picape média Hunter acaba de ser lançada com uma pegada mais convencional, voltada ao público agro: traz sob o capô a consolidada combinação de motor turbodiesel com transmissão automática e tração 4x4, mais reduzida.

JAC Hunter - Divulgação - Divulgação
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O preço promocional é de R$ 239.990 para as primeiras mil unidades, informa a JAC, enquanto o preço "cheio" é de R$ 259.900.

Não por acaso, os valores são o exatamente os mesmos que a Fiat informa para as versões intermediária Volcano e topo de linha Ranch da Titano, a picape média da montadora italiana que também tem origem chinesa.

Além do preço, a Hunter busca se diferenciar com a maior capacidade de carga da categoria, de 1.400 kg, e pela lista de equipamentos que inclui teto solar.

A novidade da JAC está disponível, neste primeiro momento, em dez cidades brasileiras. Conforme a empresa, em breve o número será ampliado a 35 municípios, chegando a 120 no início de 2025.

Confira a seguir nossas primeiras impressões, após cerca de uma semana convivendo com a Hunter.

Desvendando a JAC Hunter

JAC Hunter - Divulgação - Divulgação
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Design: a JAC Hunter tem medidas parecidas com as da rival Fiat Titano: ambas medem 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura, mas o modelo da marca chinesa é mais alto (1,92 m contra 1,86 m).

O porte imponente, reforçado pelo santantônio de série, é maior do que o da Toyota Hilux em todas as dimensões.

Outro aspecto em que a Hunter chama a atenção é a dianteira, que exibe faróis de LEDs divididos em três seções distintas no mesmo estilo de Fiat Toro e Chevrolet Montana.

A grade com acabamento escurecido e as estreitas luzes de condução diurna rentes ao capô elevado são unidas por uma moldura, também escurecida, que dão um aspecto robusto e contrastam com as capas dos retrovisores externos e as maçanetas, que têm acabamento cromados.

As rodas de liga leve de 18 polegadas, por sua vez, são diamantadas e têm detalhes escurecidos, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro, o santantônio e as molduras plásticas das caixas de roda têm aspecto preto fosco.

Por fim, as lanternas traseiras contam com filetes de LEDs na vertical - ficou bacana.

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Vida a bordo: a JAC Hunter se destaca pelo bom acabamento interno, trazendo painel e outras superfícies com revestimento macio ao toque, confortáveis bancos de couro marrom com boa qualidade, bancos dianteiros ventilados e elétricos, teto solar e detalhes com aparência metálica no volante, no console e nas portas.

Medindo 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura e 3,11 m de distância entre-eixos, também conta com uma cabine ampla e espaço para levar até cinco pessoas confortavelmente.

Traz de série itens como carregamento de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold e sistema de som com oito falantes e boa qualidade. O ar-condicionado digital tem apenas uma zona de temperatura, mas conta com saídas traseiras e ajustes por meio de botões físicos - que também são exibidos na base da tela tátil da central multimídia.

Medindo sete polegadas, o painel digital poderia ser maior e mais personalizável, enquanto a multimídia traz tela ampla de 13 polegadas, cuja interface também poderia ser um pouco mais amigável e intuitiva.

Para compensar, há conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay, que requer o uso de um cabo.

A picape conta, ainda, com chave presencial e partida do motor por botão.

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Segurança: a Hunter sai da fábrica com seis airbags, sistema de câmeras externas com visão "360 graus", monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e cintos dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador.

Contudo, até para o preço não subir tanto, não oferece assistências à condução como alertas de ponto cego e colisão, frenagem automática de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

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Desempenho: a Hunter anda bem, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm.

Traz gerenciamento competente da transmissão automática de oito marchas da ZF, mas o exemplar avaliado apresentou um pequeno atraso no pedal do acelerador que eventualmente poderá ser corrigido - a JAC informa que a unidade testada é pré-série.

Ao mesmo tempo, a suspensão traz boa calibragem, entregando estabilidade, sobretudo no asfalto, sem deixar a carroceria balançar mais do que o desejável - a direção elétrica também agrada e é suficientemente rápida para um veículo do porte da Hunter.

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Conta, como seria de se esperar em uma picape média turbodiesel mais equipada, com tração 4x4 e reduzida, acionadas por meio de um seletor no console central, e diferentes de modos de condução, do mais econômico ao mais esportivo (que reduz um pouco o "delay" do acelerador).

Quanto ao consumo, no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a Hunter apresenta médias de 9 km/l na cidade e de 10,2 km/l na estrada.

No período de convivência com a picape, obtive cerca de 6 km/l no ciclo urbano e, no rodoviário, a média chegou a cerca de 12 km/l.

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Equipamentos vem de série com volante ajustável em altura, central multimídia de 13 polegadas, conexão via Android Auto e Apple CarPlay com fio, teto solar elétrico, painel digital de 7 polegadas, bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos, bancos de couro, controle de velocidade de cruzeiro convencional, estribos laterais, barras de teto funcionais, santantônio, monitoramento externo com câmeras "360 graus", ar-condicionado digital com uma zona e saídas para o banco traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos aquecidos e com rebatimento elétrico, carregamento de celular por indução, chave presencial, partida do motor por botão e faróis e lanternas de LEDs.

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JAC Hunter

Preço

R$ 239.900
Carros
3,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Capacidade de carga
  • É boa de dirigir
  • Acabamento interno

Pontos Negativos

  • Tem rede de concessionárias consideravelmente menor do que concorrência
  • Não traz assistências à condução como frenagem automática

Veredito

A JAC Hunter é uma picape média com qualidades para você considerar a compra. Tem a maior capacidade de carga da categoria, tração 4x4 com reduzida e bom acerto de chassi, motor e câmbio. Além disso, destaca-se pelo design e vem com teto solar e muitos itens de série. O preço de lançamento é interessante pelo que ela oferece, apesar da ainda pequena rede de concessionárias. Pode se dar bem se for disponibilizada em cidades e regiões não atendidas pela concorrência.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Turbodiesel, 2.0, injeção direta

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 191 cv a 3.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 46,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,9 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 185 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9 km/l (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,2 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas, função manual sequencial

  • Tração

  • 4x4 com reduzida

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente com mola helicoidal e dupla bandeja

  • Suspensão Traseira

  • Eixo rígido com feixe de molas

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/60R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.920 mm

  • Comprimento (mm)

  • 5.330 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.110 mm

  • Largura (mm)

  • 1.965 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.050 kg em ordem de marcha

  • Porta-malas (L)

  • 1.400 kg de capacidade de carga

  • Tanque (L)

  • 76 litros

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Faróis com regulagem de altura

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