JAC Hunter: saiba o que nova picape chinesa traz para superar concorrência
Nos últimos anos, a JAC Motors focou sua operação no Brasil em uma linha e automóveis e veículos comerciais 100% elétricos.
O mais recente lançamento da marca chinesa em nosso mercado, porém, mira uma outra categoria de produtos e clientes.
A picape média Hunter acaba de ser lançada com uma pegada mais convencional, voltada ao público agro: traz sob o capô a consolidada combinação de motor turbodiesel com transmissão automática e tração 4x4, mais reduzida.
O preço promocional é de R$ 239.990 para as primeiras mil unidades, informa a JAC, enquanto o preço "cheio" é de R$ 259.900.
Não por acaso, os valores são o exatamente os mesmos que a Fiat informa para as versões intermediária Volcano e topo de linha Ranch da Titano, a picape média da montadora italiana que também tem origem chinesa.
Além do preço, a Hunter busca se diferenciar com a maior capacidade de carga da categoria, de 1.400 kg, e pela lista de equipamentos que inclui teto solar.
A novidade da JAC está disponível, neste primeiro momento, em dez cidades brasileiras. Conforme a empresa, em breve o número será ampliado a 35 municípios, chegando a 120 no início de 2025.
Confira a seguir nossas primeiras impressões, após cerca de uma semana convivendo com a Hunter.
Desvendando a JAC Hunter
Design: a JAC Hunter tem medidas parecidas com as da rival Fiat Titano: ambas medem 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura, mas o modelo da marca chinesa é mais alto (1,92 m contra 1,86 m).
O porte imponente, reforçado pelo santantônio de série, é maior do que o da Toyota Hilux em todas as dimensões.
Outro aspecto em que a Hunter chama a atenção é a dianteira, que exibe faróis de LEDs divididos em três seções distintas no mesmo estilo de Fiat Toro e Chevrolet Montana.
A grade com acabamento escurecido e as estreitas luzes de condução diurna rentes ao capô elevado são unidas por uma moldura, também escurecida, que dão um aspecto robusto e contrastam com as capas dos retrovisores externos e as maçanetas, que têm acabamento cromados.
As rodas de liga leve de 18 polegadas, por sua vez, são diamantadas e têm detalhes escurecidos, enquanto os para-choques dianteiro e traseiro, o santantônio e as molduras plásticas das caixas de roda têm aspecto preto fosco.
Por fim, as lanternas traseiras contam com filetes de LEDs na vertical - ficou bacana.
Vida a bordo: a JAC Hunter se destaca pelo bom acabamento interno, trazendo painel e outras superfícies com revestimento macio ao toque, confortáveis bancos de couro marrom com boa qualidade, bancos dianteiros ventilados e elétricos, teto solar e detalhes com aparência metálica no volante, no console e nas portas.
Medindo 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura e 3,11 m de distância entre-eixos, também conta com uma cabine ampla e espaço para levar até cinco pessoas confortavelmente.
Traz de série itens como carregamento de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold e sistema de som com oito falantes e boa qualidade. O ar-condicionado digital tem apenas uma zona de temperatura, mas conta com saídas traseiras e ajustes por meio de botões físicos - que também são exibidos na base da tela tátil da central multimídia.
Medindo sete polegadas, o painel digital poderia ser maior e mais personalizável, enquanto a multimídia traz tela ampla de 13 polegadas, cuja interface também poderia ser um pouco mais amigável e intuitiva.
Para compensar, há conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay, que requer o uso de um cabo.
A picape conta, ainda, com chave presencial e partida do motor por botão.
Segurança: a Hunter sai da fábrica com seis airbags, sistema de câmeras externas com visão "360 graus", monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e cintos dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador.
Contudo, até para o preço não subir tanto, não oferece assistências à condução como alertas de ponto cego e colisão, frenagem automática de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Desempenho: a Hunter anda bem, equipada com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm.
Traz gerenciamento competente da transmissão automática de oito marchas da ZF, mas o exemplar avaliado apresentou um pequeno atraso no pedal do acelerador que eventualmente poderá ser corrigido - a JAC informa que a unidade testada é pré-série.
Ao mesmo tempo, a suspensão traz boa calibragem, entregando estabilidade, sobretudo no asfalto, sem deixar a carroceria balançar mais do que o desejável - a direção elétrica também agrada e é suficientemente rápida para um veículo do porte da Hunter.
Conta, como seria de se esperar em uma picape média turbodiesel mais equipada, com tração 4x4 e reduzida, acionadas por meio de um seletor no console central, e diferentes de modos de condução, do mais econômico ao mais esportivo (que reduz um pouco o "delay" do acelerador).
Quanto ao consumo, no ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a Hunter apresenta médias de 9 km/l na cidade e de 10,2 km/l na estrada.
No período de convivência com a picape, obtive cerca de 6 km/l no ciclo urbano e, no rodoviário, a média chegou a cerca de 12 km/l.
Equipamentos vem de série com volante ajustável em altura, central multimídia de 13 polegadas, conexão via Android Auto e Apple CarPlay com fio, teto solar elétrico, painel digital de 7 polegadas, bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos, bancos de couro, controle de velocidade de cruzeiro convencional, estribos laterais, barras de teto funcionais, santantônio, monitoramento externo com câmeras "360 graus", ar-condicionado digital com uma zona e saídas para o banco traseiro, rodas de liga leve de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores externos aquecidos e com rebatimento elétrico, carregamento de celular por indução, chave presencial, partida do motor por botão e faróis e lanternas de LEDs.
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JAC Hunter
Preço
R$ 239.900Pontos Positivos
- Capacidade de carga
- É boa de dirigir
- Acabamento interno
Pontos Negativos
- Tem rede de concessionárias consideravelmente menor do que concorrência
- Não traz assistências à condução como frenagem automática
Veredito
A JAC Hunter é uma picape média com qualidades para você considerar a compra. Tem a maior capacidade de carga da categoria, tração 4x4 com reduzida e bom acerto de chassi, motor e câmbio. Além disso, destaca-se pelo design e vem com teto solar e muitos itens de série. O preço de lançamento é interessante pelo que ela oferece, apesar da ainda pequena rede de concessionárias. Pode se dar bem se for disponibilizada em cidades e regiões não atendidas pela concorrência.
Motorização
Turbodiesel, 2.0, injeção direta
Combustível
Diesel
Potência (cv)
191 cv a 3.600 rpm
Torque (kgf.m)
46,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
11,9 segundos
Velocidade máxima (km/h)
185 km/h
Consumo cidade (km/l)
9 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
10,2 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automático, 8 marchas, função manual sequencial
Tração
4x4 com reduzida
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente com mola helicoidal e dupla bandeja
Suspensão Traseira
Eixo rígido com feixe de molas
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
265/60R18
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.920 mm
Comprimento (mm)
5.330 mm
Entre-eixos (mm)
3.110 mm
Largura (mm)
1.965 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.050 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
1.400 kg de capacidade de carga
Tanque (L)
76 litros
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Faróis com regulagem de altura
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