F-Type: como é acelerar o último esportivo 'raiz' da Jaguar
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
15/11/2023 04h00
Lançando em 2013, o Jaguar F-Type está de despedida. Até 2025, o esportivo compacto de dois lugares da marca britânica deixará de ser produzido com motor a combustão - seu eventual sucessor terá propulsão 100% elétrica, como os demais modelos da marca a partir deste ano.
Para marcar o adeus do F-Type, a Jaguar lançou a edição especial 75, em alusão aos 75 anos da produção do XK120, o primeiro esportivo da fabricante inglesa. Para o mercado brasileiro, são apenas 14 unidades importadas, cada uma com preço de R$ 612.977 e carroceria conversível.
Confira a seguir como é conviver com um carro especial, que marca o fim da era de motores a combustão na Jaguar.
Desvendando o Jaguar F-Type
Design: Para se diferenciar do F-Type "comum", o 75 traz detalhes exclusivos como as rodas de 20 polegadas com pintura preta brilhante e emblema da Jaguar no centro da grade dianteira, assim como nas rodas na cor preta, para-lamas dianteiros, painel e soleira das portas - com o desenho da silhueta do veículo.
Vida a bordo: F-Type não é um carro para a família, pois tem apenas dois lugares e espaço restrito para bagagens (seu porta-malas tem capacidade de 233 litros, menor do que a de muitos hatches compactos. Por outro lado, tem rodar surpreendentemente confortável e, com entre-eixos curto, de 2,62 m, raramente encosta o assoalho em valetas e lombadas - só tenha cuidado com o para-choque, que raspa facilmente.
Desempenho: comportamento dinâmico chama a atenção, com suspensões independentes do tipo double wishbone nos dois eixos, direção precisa e vetorização de torque, para maior precisão nas curvas. Os amortecedores ajustam a dureza de acordo com o estilo de condução, para deixar tudo ainda mais divertido, e o escapamento com ponteira única, gigante, tem um ronco encorpado quando você pisa fundo no acelerador. O 2.0 manda bem e tem fôlego de sobra, mas é uma pena não existir de motor V8.
Consumo: o motor de cilindrada mais baixa tem o seu valor e isso é comprovado pela eficiência energética: tivemos médias de consumo de 7,5 km/l na cidade e de quase 11 km/l na estrada, o que é muito bom considerando se tratar de um esportivo com 300 cv de potência. Os números oficiais do Inmetro são de respectivamente, 8,8 km/l e 11 km/l.
Itens de série: destaca-se controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro convencional (não é adaptativo), câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros. Possui assistente de permanência em faixa de rolamento e alerta de ponto cego, mas não traz alerta de colisão e frenagem automática de emergência. Também conta com sistema de som premium, mas conexão de celulares via Apple CarPlay e Android Auto exige o uso de um cabo.
Jaguar F-Type 75
Preço
R$ 612.9774,0
3,0
5,0
4,0
2,0
3,0
4,0
Pontos Positivos
- Design
- Acabamento interno
- Comportamento dinâmico
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Não tem opção de motor V8
Veredito
O Jaguar F-Type é um dos carros mais bonitos do mercado. Além do estilo, é muito bom de dirigir, tem excelente acabamento interno e oferece uma combinação interessante de esportividade com conforto e controle. Tem dois elementos que atraem consumidores de carros esportivos premium: tração traseira e direção precisa. Fãs do modelo sentiram falta da opção de motor V8, mas o 2.0 turbo de 300 cv está longe de ser fraco e tem consumo de combustível relativamente baixo.
-
Motorização
-
2.0 turbo, injeção direta
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
300 cv a 5.500 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
40,8 kgfm a 1.500 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
5,9 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
250 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
8,8 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
11 km/l
-
Câmbio
-
Automático, 8 marchas
-
Tração
-
Traseira
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Double wishbone, helicoidal
-
Suspensão Traseira
-
Double wishbone, helicoidal
-
Freios Dianteiros
-
Discos de 380 mm
-
Freios Traseiros
-
Discos de 376 mm
-
Pneus
-
255/35 R20
-
Rodas
-
20 polegadas
-
Altura (mm)
-
1.307 mm
-
Comprimento (mm)
-
4.470 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2.622 mm
-
Largura (mm)
-
1.923 mm
-
Ocupantes
-
2
-
Peso (kg)
-
1.571 kg
-
Porta-malas (L)
-
233 l
-
Tanque (L)
-
63 l
-
50.000 km
-
R$ 12.014 (valor correspondente à manutenção básica nos primeiros 5 anos
-
Garantia
-
3 anos ou 100 mil km, o que acontecer primeiro
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-