F-Type: como é acelerar o último esportivo 'raiz' da Jaguar
Lançando em 2013, o Jaguar F-Type está de despedida. Até 2025, o esportivo compacto de dois lugares da marca britânica deixará de ser produzido com motor a combustão - seu eventual sucessor terá propulsão 100% elétrica, como os demais modelos da marca a partir deste ano.
Para marcar o adeus do F-Type, a Jaguar lançou a edição especial 75, em alusão aos 75 anos da produção do XK120, o primeiro esportivo da fabricante inglesa. Para o mercado brasileiro, são apenas 14 unidades importadas, cada uma com preço de R$ 612.977 e carroceria conversível.
Confira a seguir como é conviver com um carro especial, que marca o fim da era de motores a combustão na Jaguar.
Desvendando o Jaguar F-Type
Design: Para se diferenciar do F-Type "comum", o 75 traz detalhes exclusivos como as rodas de 20 polegadas com pintura preta brilhante e emblema da Jaguar no centro da grade dianteira, assim como nas rodas na cor preta, para-lamas dianteiros, painel e soleira das portas - com o desenho da silhueta do veículo.
Vida a bordo: F-Type não é um carro para a família, pois tem apenas dois lugares e espaço restrito para bagagens (seu porta-malas tem capacidade de 233 litros, menor do que a de muitos hatches compactos. Por outro lado, tem rodar surpreendentemente confortável e, com entre-eixos curto, de 2,62 m, raramente encosta o assoalho em valetas e lombadas - só tenha cuidado com o para-choque, que raspa facilmente.
Desempenho: comportamento dinâmico chama a atenção, com suspensões independentes do tipo double wishbone nos dois eixos, direção precisa e vetorização de torque, para maior precisão nas curvas. Os amortecedores ajustam a dureza de acordo com o estilo de condução, para deixar tudo ainda mais divertido, e o escapamento com ponteira única, gigante, tem um ronco encorpado quando você pisa fundo no acelerador. O 2.0 manda bem e tem fôlego de sobra, mas é uma pena não existir de motor V8.
Consumo: o motor de cilindrada mais baixa tem o seu valor e isso é comprovado pela eficiência energética: tivemos médias de consumo de 7,5 km/l na cidade e de quase 11 km/l na estrada, o que é muito bom considerando se tratar de um esportivo com 300 cv de potência. Os números oficiais do Inmetro são de respectivamente, 8,8 km/l e 11 km/l.
Itens de série: destaca-se controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro convencional (não é adaptativo), câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros. Possui assistente de permanência em faixa de rolamento e alerta de ponto cego, mas não traz alerta de colisão e frenagem automática de emergência. Também conta com sistema de som premium, mas conexão de celulares via Apple CarPlay e Android Auto exige o uso de um cabo.
Jaguar F-Type 75
Preço
R$ 612.977Pontos Positivos
- Design
- Acabamento interno
- Comportamento dinâmico
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Não tem opção de motor V8
Veredito
O Jaguar F-Type é um dos carros mais bonitos do mercado. Além do estilo, é muito bom de dirigir, tem excelente acabamento interno e oferece uma combinação interessante de esportividade com conforto e controle. Tem dois elementos que atraem consumidores de carros esportivos premium: tração traseira e direção precisa. Fãs do modelo sentiram falta da opção de motor V8, mas o 2.0 turbo de 300 cv está longe de ser fraco e tem consumo de combustível relativamente baixo.
Motorização
2.0 turbo, injeção direta
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
300 cv a 5.500 rpm
Torque (kgf.m)
40,8 kgfm a 1.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,9 s
Velocidade máxima (km/h)
250 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,8 km/l
Consumo estrada (km/l)
11 km/l
Câmbio
Automático, 8 marchas
Tração
Traseira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Double wishbone, helicoidal
Suspensão Traseira
Double wishbone, helicoidal
Freios Dianteiros
Discos de 380 mm
Freios Traseiros
Discos de 376 mm
Pneus
255/35 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1.307 mm
Comprimento (mm)
4.470 mm
Entre-eixos (mm)
2.622 mm
Largura (mm)
1.923 mm
Ocupantes
2
Peso (kg)
1.571 kg
Porta-malas (L)
233 l
Tanque (L)
63 l
50.000 km
R$ 12.014 (valor correspondente à manutenção básica nos primeiros 5 anos
Garantia
3 anos ou 100 mil km, o que acontecer primeiro
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.