Topo

F-Type: como é acelerar o último esportivo 'raiz' da Jaguar

Divulgação
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/11/2023 04h00

Lançando em 2013, o Jaguar F-Type está de despedida. Até 2025, o esportivo compacto de dois lugares da marca britânica deixará de ser produzido com motor a combustão - seu eventual sucessor terá propulsão 100% elétrica, como os demais modelos da marca a partir deste ano.

Para marcar o adeus do F-Type, a Jaguar lançou a edição especial 75, em alusão aos 75 anos da produção do XK120, o primeiro esportivo da fabricante inglesa. Para o mercado brasileiro, são apenas 14 unidades importadas, cada uma com preço de R$ 612.977 e carroceria conversível.

Confira a seguir como é conviver com um carro especial, que marca o fim da era de motores a combustão na Jaguar.

Desvendando o Jaguar F-Type

Design: Para se diferenciar do F-Type "comum", o 75 traz detalhes exclusivos como as rodas de 20 polegadas com pintura preta brilhante e emblema da Jaguar no centro da grade dianteira, assim como nas rodas na cor preta, para-lamas dianteiros, painel e soleira das portas - com o desenho da silhueta do veículo.

Vida a bordo: F-Type não é um carro para a família, pois tem apenas dois lugares e espaço restrito para bagagens (seu porta-malas tem capacidade de 233 litros, menor do que a de muitos hatches compactos. Por outro lado, tem rodar surpreendentemente confortável e, com entre-eixos curto, de 2,62 m, raramente encosta o assoalho em valetas e lombadas - só tenha cuidado com o para-choque, que raspa facilmente.

Desempenho: comportamento dinâmico chama a atenção, com suspensões independentes do tipo double wishbone nos dois eixos, direção precisa e vetorização de torque, para maior precisão nas curvas. Os amortecedores ajustam a dureza de acordo com o estilo de condução, para deixar tudo ainda mais divertido, e o escapamento com ponteira única, gigante, tem um ronco encorpado quando você pisa fundo no acelerador. O 2.0 manda bem e tem fôlego de sobra, mas é uma pena não existir de motor V8.

Consumo: o motor de cilindrada mais baixa tem o seu valor e isso é comprovado pela eficiência energética: tivemos médias de consumo de 7,5 km/l na cidade e de quase 11 km/l na estrada, o que é muito bom considerando se tratar de um esportivo com 300 cv de potência. Os números oficiais do Inmetro são de respectivamente, 8,8 km/l e 11 km/l.

Itens de série: destaca-se controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro convencional (não é adaptativo), câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros. Possui assistente de permanência em faixa de rolamento e alerta de ponto cego, mas não traz alerta de colisão e frenagem automática de emergência. Também conta com sistema de som premium, mas conexão de celulares via Apple CarPlay e Android Auto exige o uso de um cabo.

Jaguar F-Type 75

Preço

R$ 612.977
Carros
3,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Design
  • Acabamento interno
  • Comportamento dinâmico

Pontos Negativos

  • Espaço interno
  • Não tem opção de motor V8

Veredito

O Jaguar F-Type é um dos carros mais bonitos do mercado. Além do estilo, é muito bom de dirigir, tem excelente acabamento interno e oferece uma combinação interessante de esportividade com conforto e controle. Tem dois elementos que atraem consumidores de carros esportivos premium: tração traseira e direção precisa. Fãs do modelo sentiram falta da opção de motor V8, mas o 2.0 turbo de 300 cv está longe de ser fraco e tem consumo de combustível relativamente baixo.

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 turbo, injeção direta

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 300 cv a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 40,8 kgfm a 1.500 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,9 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 250 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,8 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11 km/l

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • Traseira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Double wishbone, helicoidal

  • Suspensão Traseira

  • Double wishbone, helicoidal

  • Freios Dianteiros

  • Discos de 380 mm

  • Freios Traseiros

  • Discos de 376 mm

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 255/35 R20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.307 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.470 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.622 mm

  • Largura (mm)

  • 1.923 mm

  • Ocupantes

  • 2

  • Peso (kg)

  • 1.571 kg

  • Porta-malas (L)

  • 233 l

  • Tanque (L)

  • 63 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 50.000 km

  • R$ 12.014 (valor correspondente à manutenção básica nos primeiros 5 anos

  • Garantia

  • 3 anos ou 100 mil km, o que acontecer primeiro

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.