Topo

Kardian mostra do que a Renault é capaz após era de carros sem graça

Siga o UOL Carros no

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

18/07/2024 04h00

Ao lançar o SUV compacto Kardian em março, a Renault virou a chave e iniciou uma nova fase no mercado brasileiro.

Fabricado sobre uma nova plataforma, o utilitário esportivo trouxe um novo padrão de qualidade para a marca francesa no Brasil - onde, nos últimos anos, concentrava suas vendas em modelos como Sandero e Logan, focados na simplicidade e no baixo custo, com pouco apelo em aspectos como design, desempenho, dirigibilidade e tecnologia.

Nessa nova etapa, a Renault deixa para trás essa fase, concentrada em veículos originários da Dacia, divisão romena da montadora, para oferecer produtos com maior valor agregado e mais refinados quando o assunto é prazer ao volante.

Equipado com motor turbo e câmbio de dupla embreagem, o Kardian traz conjunto pronto para ser eletrificado e se tornar híbrido.

Trata-se do primeiro exemplar de uma família de veículos que a Renault vai produzir e lançar em nosso país nos próximos anos.

Confira a seguir a avaliação da versão topo de linha Première Edition e confira nossas impressões.

Desvendando o Renault Kardian Première Edition

Renault Kardian - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Design: embora alguns o comparem com o antigo Sandero Stepway, o Renault Kardian tem um visual muito mais elaborado - e bonito, na minha opinião.

O lançamento da marca francesa, inclusive, exibe um discreto caimento do teto na parte traseira, conferindo uma aparência cupê ao design lateral - mais discreto do que o observado no Volkswagen Nivus.

Na dianteira, destaque para o conjunto ótico bipartido, no qual as luzes de condução diurna ficam posicionadas rente ao capô, enquanto os faróis, de LEDs, ficam mais embaixo.

Na versão avaliada, a grade frontal tem acabamento preto brilhante e padrão de losangos em baixo relevo, aludindo ao emblema da Renault.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e escurecido se destacam, enquanto as caixas de rodas exibem molduras plásticas pretas - solução de design típica dos antigos hatches aventureiros, como o próprio Stepway.

Na traseira, as lanternas fumê têm um desenho 3D e a parte superior tem prolongamentos que avançam sobre a tampa do porta-malas.

O Kardian Première Edition completa o visual com pintura bitom, na qual o teto traz pintura preta, e barras de teto funcionais e modulares - que podem ser colocadas em posição transversal.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Espaço interno: o Kardian, com seus 4,12 m de comprimento, é um utilitário esportivo compacto, trazendo espaço interno não muito diferente daquele oferecido por rivais como VW Nivus e Fiat Pulse.

Contudo, medindo 2,60 m de distância entre-eixos, oferece mais espaço para as pernas do que a concorrência no banco traseiro, onde três pessoas de estatura média podem viajar com algum conforto - a título de comparação, Nivus e Pulse têm, respectivamente, 2,53 m e 2,57 m de entre-eixos.

Já o porta-malas do Renault está dentro da média para a sua categoria e, com seus 358 litros de capacidade, não é lá tão espaçoso, mas atende solteiros e pequenas famílias.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Vida a bordo: o Kardian traz acabamento interno com predomínio de plásticos rígidos, mas está acima da média nesse quesito. Na configuração Première, vem com revestimento de tecido que cobre uma boa superfície das portas e detalhes laranja, presentes nos bancos - que são confortáveis e trazem abas para melhor apoio do corpo.

Os comandos do ar-condicionado digital com botões giratórios dotados de telas integradas, já presente em modelos da Renault como o Duster, a manopla do câmbio pequena e minimalista e o console central elevado (disponível a partir da versão Techno) ajudam a compor o habitáculo estiloso.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Kardian topo de linha também traz freio de estacionamento eletrônico e carregamento de celular por indução - contudo, os ocupantes do banco traseiro não contam com saídas do ar-condicionado dedicadas, ainda que disponham de duas portas USB-C para carregamento de dispositivos móveis.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A posição de dirigir é muito boa, enquanto o painel de instrumentos, com sete polegadas, e a multimídia, com oito, poderiam ser um pouco maiores, ao menos na configuração mais completa. O cluster também é simples demais e fica devendo mais opções de ajustes e customização.

Segurança: especialmente na versão testada, o Kardian está bem servido de equipamentos de segurança ativa e passiva. Sai da fábrica com seis airbags, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré em todas as versões e, na mais completa, traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e monitoramento externo multicâmeras.

A partir da configuração intermediaria Techno, conta com alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desempenho: um dos destaques do Kardian é justamente o motor 1.0 turbo flex, com três cilindros, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Esperto, o propulsor rende até 125 cv de potência e traz o maior torque da categoria, de 22,4 kgfm a 2.250 rpm - os números informados são com etanol no tanque.

Contribui bastante para a agilidade do SUV compacto o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, com trocas rápidas típicas desse tipo de transmissão.

As duas embreagens são banhadas a óleo, o que reduz vibrações e contribuiu para maior durabilidade do conjunto.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A aceleração de zero a 100 km/h em 9,9 segundos informada pela fabricante não chega a impressionar e só não é melhor devido ao diferencial e às relações de marcha que priorizam o baixo consumo - as médias do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são de bons 13,1 km/l na cidade e de 13,9 km/l na estrada com gasolina.

Além de espero, o Kardian também traz ajuste de suspensões um pouco mais rígido, sem abrir mão do conforto, e se destaca pelo chassi equilibrado e estável - mesmo com eixo de torção na traseira e tambores nas rodas de trás.

A direção elétrica com respostas rápidas e o volante com boa pegada completam um conjunto bem equilibrado. Só senti falta de um acelerador com respostas mais rápidas, algo que é apenas amenizado ao selecionar o modo de condução mais esportivo.

Renault Kardian Première Edition - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos do motorista com ajuste de altura, central multimídia de oito polegadas, painel digital de sete polegadas, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, câmeras "360º", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som com seis alto-falantes, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 17 polegadas, carregamento de celular por indução, banco traseiro bipartido, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e crepuscular, barras de teto removíveis e modulares e faróis de LED.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Renault Kardian Première Edition

Preço

R$ 132.790
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Preço competitivo
  • Consumo de combustível
  • Bom pacote de itens de segurança e tecnológicos
  • Ajuste de suspensão equilibrado entre conforto e estabilidade
  • Traz motor potente e câmbio rápido

Pontos Negativos

  • Acelerador podia ter respostas mais ágeis
  • Painel e multimídia pequenos demais

Veredito

O Kardian marca uma virada de chave para a Renault do Brasil em termos de qualidade e tecnologia. Na categoria de SUVs de entrada, hoje é o modelo com melhor entrega no que se refere a desempenho, prazer ao dirigir e tecnologia pelo preço cobrado. Pode até lembrar o Sandero Stepway, mas é muito melhor e mais bem construído. Esse é apenas o primeiro modelo de uma nova família de veículos que a marca francesa vai lançar em nosso mercado.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0 turbo flex, injeção direta, 12 válvulas

  • Combustível

  • Gasolina ou etanol em qualquer proporção

  • Potência (cv)

  • 125 cv e 5.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 22,4 kgfm a 2.250 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,9 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 180 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 13,1 km/l (gasolina) / 9 km/l (etanol)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 13,9 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)

  • Câmbio

  • Automatizado, dupla embreagem banhada a óleo, 6 marchas, com paddle shifters

  • Tração

  • Dianteria

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção com barra estabilizadora

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/55 R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.544 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.119 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.604 mm

  • Largura (mm)

  • 1.747 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.186 kg

  • Porta-malas (L)

  • 358 litros (VDA)

  • Tanque (L)

  • 50 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 685,49

  • 20.000 km

  • R$ 751,16

  • 30.000 km

  • R$ 943,82

  • 40.000 km

  • R$ 1.389,12

  • 50.000 km

  • R$ 816,83

  • 60.000 km

  • R$ 1.053,27

  • Garantia

  • 3 anos ou 100 mil km

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.