• ENTRE
Topo

Lexus RX 450h+ é mais que 'Toyota de luxo', mas cobra (bem) caro por isso

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

16/02/2025 05h30

A briga entre marcas premium pelo mercado eletrificado ganhou mais um concorrente. A Lexus ampliou a oferta com a chegada do RX 450h+, seu primeiro modelo híbrido plug-in vendido no Brasil.

Com o preço salgado de R$ 609.990, a montadora japonesa tenta se descolar da sensação de 'Toyota de luxo', oferecendo um veículo que chega para concorrer no segmento premium contra rivais como Volvo, BMW, Mercedes-Benz e até Porsche. Será que consegue? É o que o UOL Carros mostra abaixo.

Lexus RX 450h+ - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desvendando o Lexus RX 450h+

Design: a grade dianteira em formato de diamante, característica da Lexus, domina a frente do veículo, enquanto as linhas laterais fluidas e os faróis LED estreitos conferem um visual moderno e aerodinâmico. As rodas de liga leve de 20 polegadas complementam o visual robusto.

No interior, o ambiente é luxuoso, com materiais premium como couro e acabamentos em madeira. Os assentos dianteiros são aquecidos e ventilados, com ajustes elétricos.

O espaço para os passageiros é generoso, tanto nas fileiras dianteiras quanto nas traseiras, e o porta-malas oferece 520 litros de capacidade, que pode ser expandida com os bancos rebatidos.

Segurança: o SUV chega equipado com o Lexus Safety System 3.0, um pacote completo de assistência ao motorista que inclui freio automático de emergência, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de pontos cegos.

Além disso, o modelo conta com sete airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera de ré com visão 360º e sistema de estacionamento automático.

Lexus RX 450h - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Desempenho e consumo: sob o capô, o RX 450h+ reúne a mesma mecânica do RAV4 híbrido, com motor aspirado a gasolina de 2.5 litros com dois propulsores elétricos (um em cada eixo), resultando em uma potência combinada de 306 cv e torque de 27 kgfm. De acordo com a fabricante, faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 s.

O câmbio é do tipo CVT, e o sistema de tração integral E-Four distribui a potência de forma inteligente entre os eixos dianteiro e traseiro. A transmissão é suave e responsiva, proporcionando uma condução tranquila em ambientes urbanos e desempenho vigoroso em estradas.

O grande destaque, no entanto, é a eficiência: a bateria de 18,1 kWh permite uma autonomia de até 56 km no modo elétrico segundo o Inmetro, ideal para trajetos curtos sem emissões. No modo híbrido, segundo o Inmetro, o consumo fica em torno de 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

A recarga da bateria pode ser feita em tomadas domésticas ou em estações de carga rápida, com tempo estimado de 2,5 h para uma carga completa.

Lexus RX 450h - Jorge Moraes/UOL - Jorge Moraes/UOL
Imagem: Jorge Moraes/UOL

Vida a bordo: oferece uma condução suave e confortável, típica dos veículos premium da Lexus. O sistema de suspensão ajustável garante estabilidade em curvas e conforto em terrenos irregulares.

A direção é precisa e o isolamento acústico é excelente, proporcionando uma experiência tranquila tanto na cidade quanto em estradas.

O painel digital de 12,3 polegadas e o heads-up display oferecem informações claras e intuitivas, enquanto o sistema de som premium Mark Levinson com 21 alto-falantes proporciona uma experiência auditiva imersiva. Destaque também para as cortinas retráteis nos vidros das portas traseiras e para o apoio central com dois porta-copos.

Equipamentos: entre os destaques estão a central multimídia de 14 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, assentos dianteiros com memória, o teto solar panorâmico e a climatização de três zonas.

A cabine também conta com teto solar panorâmico, climatização tri-zona e múltiplas opções de conectividade, incluindo carregamento sem fio e entradas USB-C.

Lexus RX 450h+

Preço

R$ 609.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Interior espaçoso e com materiais premium
  • Conforto e silêncio a bordo
  • Pacote completo de assistência ao motorista

Pontos Negativos

  • Preço bastante elevado

Veredito

O Lexus RX 450h+ se destaca por sua eficiência e consumo, além de um pacote completo de segurança e equipamentos de série como teto solar e som premium. No entanto, o preço elevado e a concorrência forte de modelos como Volvo XC60 Recharge e BMW X5 xDrive45e faz com que o luxuoso carro japonês não tenha vida fácil por aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Híbrido plug-in

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 308

  • Torque (kgf.m)

  • 27

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 6,5 s

  • Consumo cidade (km/l)

  • 13,9

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,4

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Disco ventilado

  • Freios Traseiros

  • Disco ventilado

Pneus e Rodas
  • Rodas

  • 21 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1695

  • Comprimento (mm)

  • 4890

  • Entre-eixos (mm)

  • 2850

  • Largura (mm)

  • 1920

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2780

  • Porta-malas (L)

  • 612

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.

publicidade