Lexus RX 450h+ é mais que 'Toyota de luxo', mas cobra (bem) caro por isso
A briga entre marcas premium pelo mercado eletrificado ganhou mais um concorrente. A Lexus ampliou a oferta com a chegada do RX 450h+, seu primeiro modelo híbrido plug-in vendido no Brasil.
Com o preço salgado de R$ 609.990, a montadora japonesa tenta se descolar da sensação de 'Toyota de luxo', oferecendo um veículo que chega para concorrer no segmento premium contra rivais como Volvo, BMW, Mercedes-Benz e até Porsche. Será que consegue? É o que o UOL Carros mostra abaixo.
Desvendando o Lexus RX 450h+
Design: a grade dianteira em formato de diamante, característica da Lexus, domina a frente do veículo, enquanto as linhas laterais fluidas e os faróis LED estreitos conferem um visual moderno e aerodinâmico. As rodas de liga leve de 20 polegadas complementam o visual robusto.
No interior, o ambiente é luxuoso, com materiais premium como couro e acabamentos em madeira. Os assentos dianteiros são aquecidos e ventilados, com ajustes elétricos.
O espaço para os passageiros é generoso, tanto nas fileiras dianteiras quanto nas traseiras, e o porta-malas oferece 520 litros de capacidade, que pode ser expandida com os bancos rebatidos.
Segurança: o SUV chega equipado com o Lexus Safety System 3.0, um pacote completo de assistência ao motorista que inclui freio automático de emergência, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de pontos cegos.
Além disso, o modelo conta com sete airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera de ré com visão 360º e sistema de estacionamento automático.
Desempenho e consumo: sob o capô, o RX 450h+ reúne a mesma mecânica do RAV4 híbrido, com motor aspirado a gasolina de 2.5 litros com dois propulsores elétricos (um em cada eixo), resultando em uma potência combinada de 306 cv e torque de 27 kgfm. De acordo com a fabricante, faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 s.
O câmbio é do tipo CVT, e o sistema de tração integral E-Four distribui a potência de forma inteligente entre os eixos dianteiro e traseiro. A transmissão é suave e responsiva, proporcionando uma condução tranquila em ambientes urbanos e desempenho vigoroso em estradas.
O grande destaque, no entanto, é a eficiência: a bateria de 18,1 kWh permite uma autonomia de até 56 km no modo elétrico segundo o Inmetro, ideal para trajetos curtos sem emissões. No modo híbrido, segundo o Inmetro, o consumo fica em torno de 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
A recarga da bateria pode ser feita em tomadas domésticas ou em estações de carga rápida, com tempo estimado de 2,5 h para uma carga completa.
Vida a bordo: oferece uma condução suave e confortável, típica dos veículos premium da Lexus. O sistema de suspensão ajustável garante estabilidade em curvas e conforto em terrenos irregulares.
A direção é precisa e o isolamento acústico é excelente, proporcionando uma experiência tranquila tanto na cidade quanto em estradas.
O painel digital de 12,3 polegadas e o heads-up display oferecem informações claras e intuitivas, enquanto o sistema de som premium Mark Levinson com 21 alto-falantes proporciona uma experiência auditiva imersiva. Destaque também para as cortinas retráteis nos vidros das portas traseiras e para o apoio central com dois porta-copos.
Equipamentos: entre os destaques estão a central multimídia de 14 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, assentos dianteiros com memória, o teto solar panorâmico e a climatização de três zonas.
A cabine também conta com teto solar panorâmico, climatização tri-zona e múltiplas opções de conectividade, incluindo carregamento sem fio e entradas USB-C.

Lexus RX 450h+
Preço
R$ 609.990Pontos Positivos
- Interior espaçoso e com materiais premium
- Conforto e silêncio a bordo
- Pacote completo de assistência ao motorista
Pontos Negativos
- Preço bastante elevado
Veredito
O Lexus RX 450h+ se destaca por sua eficiência e consumo, além de um pacote completo de segurança e equipamentos de série como teto solar e som premium. No entanto, o preço elevado e a concorrência forte de modelos como Volvo XC60 Recharge e BMW X5 xDrive45e faz com que o luxuoso carro japonês não tenha vida fácil por aqui.
Motorização
Híbrido plug-in
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
308
Torque (kgf.m)
27
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,5 s
Consumo cidade (km/l)
13,9
Consumo estrada (km/l)
12,4
Câmbio
CVT
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
independente McPherson
Suspensão Traseira
Multilink
Freios Dianteiros
Disco ventilado
Freios Traseiros
Disco ventilado
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1695
Comprimento (mm)
4890
Entre-eixos (mm)
2850
Largura (mm)
1920
Ocupantes
5
Peso (kg)
2780
Porta-malas (L)
612
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
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