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Luxuosa e multiúso: nova Ranger prova por que picapes são a 'bola da vez'

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

03/08/2023 04h00

As picapes nunca estiveram tão em alta no mercado brasileiro.

Já faz um bom tempo que a compacta Fiat Strada é o veículo mais vendido do País e uma enxurrada de lançamentos está agitando a categoria de utilitários com caçamba.

As picapes não são mais apenas veículos de trabalho e hoje apostam em doses generosas de luxo e tecnologia a bordo.

Neste cenário, a nova geração da Ford Ranger merece bastante destaque.

Totalmente renovada, consegue reunir, em um só veículo, a praticidade de uma caçamba com o requinte de carros premium - especialmente no caso da versão topo de linha Limited desta avaliação.

Confira a seguir por que a picape importada da Argentina mal chegou e já é uma referência em sua categoria.

Ford Ranger Limited

Preço

R$ 319.990
Carros
4,3 /5
USUÁRIOS
5,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Desempenho e ajuste da suspensão
  • Itens tecnológicos
  • Segurança

Pontos Negativos

  • Consumo na cidade
  • Tampa da caçamba sem amortecimento

Veredito

A nova geração da Ford Ranger chega como referência na categoria de picapes médias, trazendo desempenho, boa dirigibilidade, segurança e itens tecnológicos não oferecidos pela concorrência. Traz preços competitivos e, na versão topo de linha avaliada, traz destaques como o motor V6 turbodiesel de 250 cv e o câmbio automático de dez marchas. Tem potencial para se afirmar entre os modelos mais vendidos de sua categoria.

Design e vida a bordo

Ford Ranger 2024 bancos e cabine - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Imagem: Alessandro Reis/UOL

Picapes não costumam ser muito inovadoras no design e a nova Ranger usa a fórmula clássica, com carroceria e caçamba mais "quadradas"

A dianteira chama a atenção com a grade parruda e os faróis full-LED com luzes de condução diurna em formato de "C"

Ficou bem chamativa, embora se pareça bastante com outras picapes lançadas recentemente pela Ford, como a Maverick e a enorme F-150

Nas laterais da caçamba, perto da respectiva extremidade, há um degrau embutido que facilita o acesso ao compartimento de carga

Por dentro, a Ranger evoluiu em relação ao acabamento, trazendo material macio ao toque nas portas dianteiras - mas, a exemplo de outras picapes, ainda predomina o plástico rígido nos revestimentos

Os comandos e botões são bem localizados e a posição de dirigir é elevada, como seria de se esperar, mas lembra mais um SUV do que um caminhão

A grande estrela da cabine é a central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, item de série da Ranger Limited que impressiona pela elevada resolução e pelos gráficos caprichados

Também chama a atenção o painel de instrumentos digital configurável de 12,4 polegadas, igualmente de alta resolução, "emprestado" da F-150 e que traz animações bacanas da Ranger nas telas de boas-vindas e de despedida, bem como ao selecionar os diferentes modos de condução

Contudo, esse painel grandão integra o pacote opcional de R$ 20 mil - na versão Limited padrão, o painel tem oito polegadas e é o mesmo da configuração XLT, que sai por R$ 289.990.

Esse pacote, que é o único opcional, também agrega rodas de liga leve de 20 polegadas que substituem das unidades de aro 18, além de quase todos os recursos de assistência à condução (veja detalhes a respeito na seção que trata da segurança a bordo)

Mesmo sem os items opcionais, a configuração Limited já sai de fábrica "completona", trazendo itens como rebatimento elétrico dos retrovisores, ar-condicionado automático de duas zonas, santantônio integrado à caçamba, sensor de chave e seletor de modos de condução

Quanto ao espaço interno, quem viaja nos bancos da frente tem muito conforto e o assento do motorista conta com ajustes elétricos

Porém, o banco de trás tem encosto muito reto, como em outras picapes, e o espaço para as pernas não chega a impressionar

Desempenho e consumo

Ford Ranger 2024 lateral chapada - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Imagem: Alessandro Reis/UOL

Desempenho é um dos pontos altos da nova Ford Ranger

Da mesma forma que a versão XLT, a Limited traz o mesmo motor 3.0 V6 turbodiesel utilizado na F-150 vendida nos Estados Unidos

Essa unidade gera 250 cv a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque

Associado ao câmbio automático de dez marchas, o motor tem fôlego de sobra nas acelerações e nas retomadas

Além disso, é bastante silencioso. Tamanha quantidade de marchas ajuda, mantendo os giros baixos mesmo em velocidades mais altas

As marchas também têm bom escalonamento e as trocas são quase imperceptíveis

Em relação à condução, a Ranger é bastante estável e passa segurança ao volante

Mesmo sem carga, as suspensões fazem um bom trabalho e evitem aquelas "quicadas" desagradáveis de outras picapes

Não chega a ser comparável com um SUV, mas a Ford Ranger manda bem no quesito prazer ao volante

Além disso, tem bala na agulha para rodar em qualquer terreno, trazendo tração 4x4 com reduzida

Também conta com seletor para diferentes tipos de terreno e seis modos de condução, acionados por meio de um botão giratório no console

Diferencia-se, ainda, ao oferecer tração nas quatro automática, que distribui sozinha o torque entre os dois eixos para maior estabilidade, como em SUVs

A vocação fora-de-estrada é reforçada pelo diferencial traseiro blocante

Em relação ao consumo, não chega a impressionar, mas trata-se de um motor com três litros de cilindrada e seis cilindros

Obtive média em torno de 6 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada

A medição oficial do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de, respectivamente, 8,9 km/l e 10,2 km/l

Segurança

Ford Ranger 2024 painel fechada - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Imagem: Alessandro Reis/UOL

A Ranger faz bonito nesse aspecto, especialmente na configuração mais completa desta avaliação

De série, desde a versão XLT, vem com sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de descidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz alta automática, leitor de placas de trânsito, frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold

A Ranger Limited acrescenta monitoramento da pressão dos pneus.

Porém, a maioria dos assistentes à condução é disponibilizada no pacote opcional de R$ 20 mil citado acima

Esse pacote traz itens de segurança como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de permanência na faixa e câmeras "360 graus"

Mercado

Ford Ranger 2024 lateral chapada - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Imagem: Alessandro Reis/UOL

Luxuosa, versátil, confortável, tecnológica e potente, a nova Ford Ranger chega para balançar a categoria de picapes médias no Brasil

Hoje é a referência do segmento, o que inclui o desempenho e a segurança ativa e passiva

Atualmente, não existe alternativa dentre as picapes médias que reúna tantos itens tecnológicos

Além disso, tem preço bastante competitivo ante suas concorrentes - que, na sua grande maioria, têm projetos mais antigos

Mais luxuosa e equipada do que muitos SUVs e sedãs, a Ranger 2024 deverá fazer sucesso no mercado brasileiro

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 3.0 turbo V6

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 250 cv a 3.250 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 61,2 kgfm a 1.750 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • Não informada

  • Velocidade máxima (km/h)

  • Não informada

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,9 km/l (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,2 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automático de dez marchas

  • Tração

  • 4x4 com reduzida

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente

  • Suspensão Traseira

  • Eixo rígido com feixes de molas e quatro estágios

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/55 R20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.884 mm

  • Comprimento (mm)

  • 5.370 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.270 mm

  • Largura (mm)

  • 1.860 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.357 kg em ordem de marcha

  • Porta-malas (L)

  • Caçamba com 1.250 litros e capacidade de carga de 1.023 kg

  • Tanque (L)

  • 80 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 5 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

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