Luxuosa e multiúso: nova Ranger prova por que picapes são a 'bola da vez'
As picapes nunca estiveram tão em alta no mercado brasileiro.
Já faz um bom tempo que a compacta Fiat Strada é o veículo mais vendido do País e uma enxurrada de lançamentos está agitando a categoria de utilitários com caçamba.
As picapes não são mais apenas veículos de trabalho e hoje apostam em doses generosas de luxo e tecnologia a bordo.
Neste cenário, a nova geração da Ford Ranger merece bastante destaque.
Totalmente renovada, consegue reunir, em um só veículo, a praticidade de uma caçamba com o requinte de carros premium - especialmente no caso da versão topo de linha Limited desta avaliação.
Confira a seguir por que a picape importada da Argentina mal chegou e já é uma referência em sua categoria.
Ford Ranger Limited
Preço
R$ 319.990Pontos Positivos
- Desempenho e ajuste da suspensão
- Itens tecnológicos
- Segurança
Pontos Negativos
- Consumo na cidade
- Tampa da caçamba sem amortecimento
Veredito
A nova geração da Ford Ranger chega como referência na categoria de picapes médias, trazendo desempenho, boa dirigibilidade, segurança e itens tecnológicos não oferecidos pela concorrência. Traz preços competitivos e, na versão topo de linha avaliada, traz destaques como o motor V6 turbodiesel de 250 cv e o câmbio automático de dez marchas. Tem potencial para se afirmar entre os modelos mais vendidos de sua categoria.
Design e vida a bordo
Picapes não costumam ser muito inovadoras no design e a nova Ranger usa a fórmula clássica, com carroceria e caçamba mais "quadradas"
A dianteira chama a atenção com a grade parruda e os faróis full-LED com luzes de condução diurna em formato de "C"
Ficou bem chamativa, embora se pareça bastante com outras picapes lançadas recentemente pela Ford, como a Maverick e a enorme F-150
Nas laterais da caçamba, perto da respectiva extremidade, há um degrau embutido que facilita o acesso ao compartimento de carga
Por dentro, a Ranger evoluiu em relação ao acabamento, trazendo material macio ao toque nas portas dianteiras - mas, a exemplo de outras picapes, ainda predomina o plástico rígido nos revestimentos
Os comandos e botões são bem localizados e a posição de dirigir é elevada, como seria de se esperar, mas lembra mais um SUV do que um caminhão
A grande estrela da cabine é a central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, item de série da Ranger Limited que impressiona pela elevada resolução e pelos gráficos caprichados
Também chama a atenção o painel de instrumentos digital configurável de 12,4 polegadas, igualmente de alta resolução, "emprestado" da F-150 e que traz animações bacanas da Ranger nas telas de boas-vindas e de despedida, bem como ao selecionar os diferentes modos de condução
Contudo, esse painel grandão integra o pacote opcional de R$ 20 mil - na versão Limited padrão, o painel tem oito polegadas e é o mesmo da configuração XLT, que sai por R$ 289.990.
Esse pacote, que é o único opcional, também agrega rodas de liga leve de 20 polegadas que substituem das unidades de aro 18, além de quase todos os recursos de assistência à condução (veja detalhes a respeito na seção que trata da segurança a bordo)
Mesmo sem os items opcionais, a configuração Limited já sai de fábrica "completona", trazendo itens como rebatimento elétrico dos retrovisores, ar-condicionado automático de duas zonas, santantônio integrado à caçamba, sensor de chave e seletor de modos de condução
Quanto ao espaço interno, quem viaja nos bancos da frente tem muito conforto e o assento do motorista conta com ajustes elétricos
Porém, o banco de trás tem encosto muito reto, como em outras picapes, e o espaço para as pernas não chega a impressionar
Desempenho e consumo
Desempenho é um dos pontos altos da nova Ford Ranger
Da mesma forma que a versão XLT, a Limited traz o mesmo motor 3.0 V6 turbodiesel utilizado na F-150 vendida nos Estados Unidos
Essa unidade gera 250 cv a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque
Associado ao câmbio automático de dez marchas, o motor tem fôlego de sobra nas acelerações e nas retomadas
Além disso, é bastante silencioso. Tamanha quantidade de marchas ajuda, mantendo os giros baixos mesmo em velocidades mais altas
As marchas também têm bom escalonamento e as trocas são quase imperceptíveis
Em relação à condução, a Ranger é bastante estável e passa segurança ao volante
Mesmo sem carga, as suspensões fazem um bom trabalho e evitem aquelas "quicadas" desagradáveis de outras picapes
Não chega a ser comparável com um SUV, mas a Ford Ranger manda bem no quesito prazer ao volante
Além disso, tem bala na agulha para rodar em qualquer terreno, trazendo tração 4x4 com reduzida
Também conta com seletor para diferentes tipos de terreno e seis modos de condução, acionados por meio de um botão giratório no console
Diferencia-se, ainda, ao oferecer tração nas quatro automática, que distribui sozinha o torque entre os dois eixos para maior estabilidade, como em SUVs
A vocação fora-de-estrada é reforçada pelo diferencial traseiro blocante
Em relação ao consumo, não chega a impressionar, mas trata-se de um motor com três litros de cilindrada e seis cilindros
Obtive média em torno de 6 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada
A medição oficial do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de, respectivamente, 8,9 km/l e 10,2 km/l
Segurança
A Ranger faz bonito nesse aspecto, especialmente na configuração mais completa desta avaliação
De série, desde a versão XLT, vem com sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de descidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz alta automática, leitor de placas de trânsito, frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold
A Ranger Limited acrescenta monitoramento da pressão dos pneus.
Porém, a maioria dos assistentes à condução é disponibilizada no pacote opcional de R$ 20 mil citado acima
Esse pacote traz itens de segurança como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de permanência na faixa e câmeras "360 graus"
Mercado
Luxuosa, versátil, confortável, tecnológica e potente, a nova Ford Ranger chega para balançar a categoria de picapes médias no Brasil
Hoje é a referência do segmento, o que inclui o desempenho e a segurança ativa e passiva
Atualmente, não existe alternativa dentre as picapes médias que reúna tantos itens tecnológicos
Além disso, tem preço bastante competitivo ante suas concorrentes - que, na sua grande maioria, têm projetos mais antigos
Mais luxuosa e equipada do que muitos SUVs e sedãs, a Ranger 2024 deverá fazer sucesso no mercado brasileiro
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Motorização
Motor 3.0 turbo V6
Combustível
Diesel
Potência (cv)
250 cv a 3.250 rpm
Torque (kgf.m)
61,2 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
Não informada
Velocidade máxima (km/h)
Não informada
Consumo cidade (km/l)
8,9 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
10,2 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automático de dez marchas
Tração
4x4 com reduzida
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Eixo rígido com feixes de molas e quatro estágios
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
265/55 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1.884 mm
Comprimento (mm)
5.370 mm
Entre-eixos (mm)
3.270 mm
Largura (mm)
1.860 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.357 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
Caçamba com 1.250 litros e capacidade de carga de 1.023 kg
Tanque (L)
80 litros
Garantia
5 anos sem limite de quilometragem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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