Topo

Mercedes-AMG GLE 53 é SUV esportivo que encantaria até Lewis Hamilton

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

21/03/2023 04h00

Resumo da notícia

  • SUV leva assinatura da AMG e tem motorização 3.0 híbrida leve
  • GLE 53 entrega 457 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos
  • Modelo combina agilidade de esportivo com espaço para até sete pessoas

Um SUV com desempenho esportivo é o sonho de nove entre dez pais de família que curtem carros. É por isso que o Mercedes-AMG GLE 53 é tão desejado por quem almeja comprar um utilitário esportivo de luxo.

Além de um comportamento bastante ágil para um brutamontes de duas toneladas, o modelo combina o generoso espaço interno para até sete pessoas. Mas será que ele é um bom negócio? Descubra isso na avaliação de UOL Carros a seguir.

Mercedes-AMG GLE 53

Carros
4,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Conforto
  • Desempenho
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Preço
  • Design

Veredito

Lewis Hamilton é um dos poucos atletas que dispensa apresentações. Além de heptacampeão mundial de Fórmula 1, o inglês se destaca por ser uma figura importante na defesa de causas nobres, como o racismo e a igualdade de gêneros. Na vida pessoal, Hamilton ainda não se casou e tampouco tem filhos. Mas se ele mudar de ideia um dia, tenho certeza que ele escolheria o GLE 53 para passear com a família. Poucos SUVs da categoria combinam conforto e performance com tanta maestria como o modelo da Mercedes-Benz.

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

GLE 53 1 - Divulgação - Divulgação
Estilo já não é atual, mas ganha tempero com a preparação da AMG
Imagem: Divulgação

É verdade que o GLE não é a última palavra em design na categoria. A atual geração estreou em 2019 e hoje encanta mais pelo porte exagerado do que pelas linhas modernas. Não é à toa: ele tem 4,92 metros de comrpimento e distância entre-eixos de 2,99 metros.

Entretanto, por ser uma versão preparada pela AMG, ele incorpora alguns elementos típicos da marca, como a grade dianteira com barras verticais cromadas. As bonitas rodas de liga leve de 20 polegadas possuem acabamento diamantado, enquanto os estribos laterais são de aço escovado.

A cabine esbanja sofisticação com um acabamento de primeira qualidade. Há materiais como alumínio, fibra de carbono e couro. O volante de base achatada tem ótima empunhadura e os bancos dianteiros possuem abas pronunciadas para segurar o corpo em curvas mais fechadas.

Sobra espaço para as pernas e cabeças dos ocupantes na segunda fileira de bancos, cuja distância pode ser regulada, bem como a inclinação dos encostos. Já os bancos extras são suficientes para deslocamentos curtos, embora não sejam tão apertados como em alguns rivais. O lado ruim é que, enquanto são utilizados, eles roubam a capacidade do porta-malas, que cai dos 630 litros habituais para meros 120 litros. Afinal de contas, não se pode ter tudo neste mundo.

DESEMPENHO E CONSUMO

GLE 53 AMG 2 - Divulgação - Divulgação
Agilidade de esportivo surpreende ao volante do SUV
Imagem: Divulgação

Talvez você ache bastante estranho o fato de o GLE 53 ser um híbrido. Na verdade ele é um híbrido leve, pois combina um motor 3.0 de seis cilindros em linha movido a gasolina (de 435 cv e 53 kgfm) com um motor elétrico que se encarrega de alimentar alguns sistemas eletrônicos do veículo. A potência combinada é de 457 cv, enquanto o torque combinado é de 78,5 kgfm.

Um veículo híbrido leve como o GLE possui motor elétrico, mas ele não é capaz de tracionar o veículo. Mesmo assim, o SUV de 2.230 kg se mostra bastante ágil. São quatro modos de condução: Comfort, Sport, Sport+ e Individual. Cada um deles realiza alterações nas respostas do motor, câmbio, suspensão e direção. Mesmo na configuração voltada para o conforto, o modelo consegue empolgar quem está atrás do volante.

Mas é claro que a brincadeira fica ainda mais divertida nos modos Sport e Sport+. Segundo a Mercedes, o GLE 53 precisa de 5,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Já a velocidade máxima é limitada a 250 km/h por motivos de segurança. Entretanto, como nada é perfeito, o conforto é sacrificado em nome da esportividade.

Os números de consumo são razoáveis para um grandalhão com mais de 400 cv e que leva sete pessoas. As médias são de 7 km/l na cidade e pouco mais de 10 km/l na estrada.

ITENS DE SÉRIE

GLE 53 3 - Divulgação - Divulgação
Duas enormes telas chamam atenção na cabine
Imagem: Divulgação

É claro que um bom Mercedes-Benz conta com uma generosa lista de equipamentos. O SUV traz sete airbags, câmera com visão em 360 graus, bancos com regulagens elétricas, faróis e lanternas em LED, central multimídia com tela tátil de 10,25 polegadas, assistente pessoal acionada por comandos de voz, saídas de ar-condicionado para as três fileiras de bancos, head up display, entradas USB do tipo C e painel digital com tela de 10,25 polegadas.

Traz ainda bancos dianteiros com aquecimento, rodas de liga-leve de 21 polegadas, frisos das soleiras com emblema "AMG" iluminado, banco traseiro com regulagens elétricas de distância e inclinação, sistema de escape AMG Performance, teto solar panorâmico e suspensão adaptativa.

SEGURANÇA E MANUTENÇÃO

GLE 53 4 - Divulgação - Divulgação
Generosa lista de itens de segurança segue o padrão da Mercedes
Imagem: Divulgação

A lista de equipamentos de segurança inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, sensor de pressão dos pneus, assistente de permanência em faixa de rolagem, alerta de tráfego cruzado e sensor de pontos cegos.

Os custos de manutenção, evidentemente, são condizentes para um veículo que custa quase R$ 900 mil. Até porque quem tem toda essa grana para levar um GLE 53 para casa não deve (ou não deveria) se preocupar com o preço de uma revisão, por exemplo.

CONCORRENTES

Audi Q7 - Divulgação/Audi - Divulgação/Audi
Audi Q7 leva sete pessoas e não decepciona no desempenho
Imagem: Divulgação/Audi

O GLE 53 encara alguns nomes de peso no mercado brasileiro. Os conterrâneos Audi Q7 e BMW X6 são os rivais mais próximos, ainda que não tenham a mesma pegada do representante assinado pela AMG.

O Q7 Performance Black entrega 340 cv e 59 kgfm de um motor 3.0 de seis cilindros em linha. Apesar disso, os números de desempenho não ficam tão atrás: 5,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 210 km/h.

Já o X6 xDrive40i M Sport sai por R$ 744.950, mas leva "apenas" cinco passageiros. O motor também é um 3.0 de seis cilindros, resultando em 340 cv e 45,9 kgfm. São necessários 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e a velocidade final é de 250 km/h, como no GLE.

Mecânica
  • Motorização

  • 3.0, seis cilindros em linha; elétrico

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 457 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 78,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,3 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 250 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10 km/l

  • Câmbio

  • Automático, 8 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, braços sobrepostos

  • Suspensão Traseira

  • independente, braços sobrepostos

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 275/45 R21 - 315/40 R21 (tras.)

  • Rodas

  • 21 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1750 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4924 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2995 mm

  • Largura (mm)

  • 2022 mm

  • Ocupantes

  • 7

  • Peso (kg)

  • 2.230 kg

  • Porta-malas (L)

  • 630 litros (5 lugares) / 120 litros (7 lugares)

  • Tanque (L)

  • 85 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • n/d

  • 20.000 km

  • n/d

  • 30.000 km

  • n/d

  • 40.000 km

  • n/d

  • 50.000 km

  • n/d

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 2 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.