Topo

Mercedes EQB: testamos SUV para família de 7 que passa longe do posto

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

04/11/2022 11h54

Antes do lançamento do SUV dos nossos testes, o Mercedes-Benz GLB já era um carro que se diferenciava por alguns de seus atributos. Talvez o maior deles seja a oferta de sete lugares. Diante do crescente interesse dos consumidores pela nova fase da eletrificação e da mobilidade, a fabricante encaixa o EQB 250 na sua linha. Pelo preço de R$ 502.900, o carro chegou nas concessionárias na semana anterior dos nossos testes.

Além de não queimar nenhuma gota de combustível, a novidade também estreia melhorias de engenharia para os itens que compõem o conjunto motriz.

Em outras palavras, tanto ele, quanto o "irmão" EQA 250 (R$ 480.900), recebem calibração inédita do motor elétrico e de sua fonte de energia. Assim, agora a gama é capaz de carregar entre 10% e 80% em 30 minutos, bem como uma autonomia de 496 km, segundo a marca.

O UOL Carros teve a chance de testar a novidade da marca alemã e responde: vale a pena pagar quase meio milhão pelo novo SUV elétrico? Confira a avaliação abaixo.

Mercedes-Benz EQB 250

Carros
4,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Tem sete lugares
  • Dirigibilidade, conforto e segurança
  • Acabamento
  • Conectividade e customização do ambiente

Pontos Negativos

  • Poderia ter opção de plugue USB
  • Porta-malas pequeno
  • Bom custo-benefício apenas para uma necessidade muito específica
  • Pouco espaço na terceira fileira

Veredito

Para quem vos escreve, é interessante estar a bordo do EQB 250, depois de ter testado, também, o GLB 35 AMG, que custa exatamente o mesmo preço. A origem de ambos é comum e têm características muito similares ao volante. Mas as contrastantes diferenças não afetam a elegância e o apelo, o que é suficiente para livrar o comprador de qualquer possibilidade de indecisão na hora de fechar negócio. Enquanto os entusiastas da seara do desempenho não abrem mão da proximidade com a máquina, o público do carro elétrico quer uma experiência futurista. Ainda que não deixe a desejar no desempenho, o elétrico valoriza a maciez e o silêncio, quando comparado ao esportivo. Também é superior na possibilidade de escolha entre um comportamento suave e progressivo, ou mais imediato. Prioriza o espaço para sete pessoas? Há modelos dentro do segmento premium que atendem melhor quanto a este quesito e por preços similares. Há também opções elétricas que entregam experiência similar ao volante, por menos, mas sem os sete lugares. Ou seja, o GLE se encaixa exatamente para quem procura requinte, ao mesmo tempo que não queira queimar uma gota de combustível, e que precise da terceira fileira de bancos.

Design

Apesar de muito discreto, com presença de linhas mais sutis, a nova linguagem visual traz pontos bem marcantes. Talvez o principal seja a assinatura de LED no DRL que passa por toda a extensão do carro, tanto dianteira, quanto na traseira. Também vem com o pacote visual AMG, com as rodas multi-raiadas de 19 polegadas que saltam aos olhos. O resultado é um aspecto maduro e elegante.

Por dentro, é tão refinado quanto o seu exterior sugere, mas vai bem mais chamativo. Traz materiais sensíveis ao toque em toda a parte, acabamentos plásticos que imitam metais escovados, costuras vermelhas, duas grandes telas de 10 polegadas (multimídia) e 12,3 polegadas (cluster), bem como luzes multi configuráveis e bem brilhantes para o ambiente.

Segurança e equipamentos

Na lista de itens de série, encontramos ar-condicionado automático, bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica e memória, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento automático e assistente de permanência em faixa, faróis full-LED.

O modelo ainda conta com fechamento automático da tampa do porta-malas, luz ambiente na cabine, retrovisores externos rebatíveis eletricamente com função antiofuscante e teto solar bipartido.

Dirigibilidade e conforto

Muito interessante é que, apesar de não ser construído a partir da mesma plataforma do GLB, a sua dirigibilidade é praticamente idêntica. A única grande diferença é que, pelo fato de ser elétrico, a potência é enviada para as rodas dianteiras de forma instantânea. Além disso, quando intensificamos a função de regenerar energia, o carro desacelera bastante ao tirar o pé do acelerador. Assim, os freios são usados em menos ocasiões.

Com os dias chuvosos que têm feito em SP, mesmo com o controle de tração ativo, uma pressionada mais forte no pedal direito despeja os seus 190 cv e 38 kgfm de torque de uma só vez, quando saímos dos modos 'Eco' e 'Confort' para o 'Sport'. Isso é o bastante para destracionar os pneus. Mas o carro é sempre bem previsível, uma vez que privilegia o equilíbrio ao volante e o ponto ideal entre rigidez e maciez da suspensão.

Por outro lado, relativo à acomodação dos passageiros é importante salientar que, quando for preciso utilizar a terceira fileira de bancos, é preciso modular a distância da segunda (por meio da regulagem abaixo dos assentos). Isso porque pode não sobrar espaço para as pernas de quem vai no fundão.

Manutenção

Por se tratar de um carro elétrico, não há fluidos, radiadores, mangueiras, filtros, componentes de injeção e ignição, entre outros. Logo, há muito menos itens para dar manutenção.

Além disso, pelo fato de o carro contar com o sistema de regeneração de energia, que também faz a função de desaceleração, os freios são utilizados com menos frequência. Por outro lado, todos os componentes são mais sofisticados. Logo, demandam mão de obra especializada.

Concorrentes

Não há tantos concorrentes diretos, uma vez que são pouquíssimos os carros elétricos que oferecem sete lugares. Entretanto, há SUVs elétricos (de 5 lugares) que são mais em conta, bem como SUVs híbridos maiores, com sete lugares, e preços similares.

Exemplos são, respectivamente, o Volvo XC40 Recharge (R$ 399.950) e o Volvo XC90 Recharge (R$ 519.950).

Mecânica
  • Motorização

  • Elétrico

  • Combustível

  • Eletricidade

  • Potência (cv)

  • 190 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 38,2 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 8,9 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 160 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • -

  • Consumo estrada (km/l)

  • -

  • Câmbio

  • -

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente multibraço

  • Freios Dianteiros

  • Disco ventilado

  • Freios Traseiros

  • Disco sólido

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 235/55

  • Rodas

  • Aro 19

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1667 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4684 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2829 mm

  • Largura (mm)

  • 1834 mm

  • Ocupantes

  • 7

  • Peso (kg)

  • 2110 kg

  • Porta-malas (L)

  • 495 litros

  • Tanque (L)

  • -

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Sistema de estacionamento autônomo

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.