Mercedes EQB: testamos SUV para família de 7 que passa longe do posto
Antes do lançamento do SUV dos nossos testes, o Mercedes-Benz GLB já era um carro que se diferenciava por alguns de seus atributos. Talvez o maior deles seja a oferta de sete lugares. Diante do crescente interesse dos consumidores pela nova fase da eletrificação e da mobilidade, a fabricante encaixa o EQB 250 na sua linha. Pelo preço de R$ 502.900, o carro chegou nas concessionárias na semana anterior dos nossos testes.
Além de não queimar nenhuma gota de combustível, a novidade também estreia melhorias de engenharia para os itens que compõem o conjunto motriz.
Em outras palavras, tanto ele, quanto o "irmão" EQA 250 (R$ 480.900), recebem calibração inédita do motor elétrico e de sua fonte de energia. Assim, agora a gama é capaz de carregar entre 10% e 80% em 30 minutos, bem como uma autonomia de 496 km, segundo a marca.
O UOL Carros teve a chance de testar a novidade da marca alemã e responde: vale a pena pagar quase meio milhão pelo novo SUV elétrico? Confira a avaliação abaixo.
Mercedes-Benz EQB 250
Pontos Positivos
- Tem sete lugares
- Dirigibilidade, conforto e segurança
- Acabamento
- Conectividade e customização do ambiente
Pontos Negativos
- Poderia ter opção de plugue USB
- Porta-malas pequeno
- Bom custo-benefício apenas para uma necessidade muito específica
- Pouco espaço na terceira fileira
Veredito
Para quem vos escreve, é interessante estar a bordo do EQB 250, depois de ter testado, também, o GLB 35 AMG, que custa exatamente o mesmo preço. A origem de ambos é comum e têm características muito similares ao volante. Mas as contrastantes diferenças não afetam a elegância e o apelo, o que é suficiente para livrar o comprador de qualquer possibilidade de indecisão na hora de fechar negócio. Enquanto os entusiastas da seara do desempenho não abrem mão da proximidade com a máquina, o público do carro elétrico quer uma experiência futurista. Ainda que não deixe a desejar no desempenho, o elétrico valoriza a maciez e o silêncio, quando comparado ao esportivo. Também é superior na possibilidade de escolha entre um comportamento suave e progressivo, ou mais imediato. Prioriza o espaço para sete pessoas? Há modelos dentro do segmento premium que atendem melhor quanto a este quesito e por preços similares. Há também opções elétricas que entregam experiência similar ao volante, por menos, mas sem os sete lugares. Ou seja, o GLE se encaixa exatamente para quem procura requinte, ao mesmo tempo que não queira queimar uma gota de combustível, e que precise da terceira fileira de bancos.
Design
Apesar de muito discreto, com presença de linhas mais sutis, a nova linguagem visual traz pontos bem marcantes. Talvez o principal seja a assinatura de LED no DRL que passa por toda a extensão do carro, tanto dianteira, quanto na traseira. Também vem com o pacote visual AMG, com as rodas multi-raiadas de 19 polegadas que saltam aos olhos. O resultado é um aspecto maduro e elegante.
Por dentro, é tão refinado quanto o seu exterior sugere, mas vai bem mais chamativo. Traz materiais sensíveis ao toque em toda a parte, acabamentos plásticos que imitam metais escovados, costuras vermelhas, duas grandes telas de 10 polegadas (multimídia) e 12,3 polegadas (cluster), bem como luzes multi configuráveis e bem brilhantes para o ambiente.
Segurança e equipamentos
Na lista de itens de série, encontramos ar-condicionado automático, bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica e memória, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento automático e assistente de permanência em faixa, faróis full-LED.
O modelo ainda conta com fechamento automático da tampa do porta-malas, luz ambiente na cabine, retrovisores externos rebatíveis eletricamente com função antiofuscante e teto solar bipartido.
Dirigibilidade e conforto
Muito interessante é que, apesar de não ser construído a partir da mesma plataforma do GLB, a sua dirigibilidade é praticamente idêntica. A única grande diferença é que, pelo fato de ser elétrico, a potência é enviada para as rodas dianteiras de forma instantânea. Além disso, quando intensificamos a função de regenerar energia, o carro desacelera bastante ao tirar o pé do acelerador. Assim, os freios são usados em menos ocasiões.
Com os dias chuvosos que têm feito em SP, mesmo com o controle de tração ativo, uma pressionada mais forte no pedal direito despeja os seus 190 cv e 38 kgfm de torque de uma só vez, quando saímos dos modos 'Eco' e 'Confort' para o 'Sport'. Isso é o bastante para destracionar os pneus. Mas o carro é sempre bem previsível, uma vez que privilegia o equilíbrio ao volante e o ponto ideal entre rigidez e maciez da suspensão.
Por outro lado, relativo à acomodação dos passageiros é importante salientar que, quando for preciso utilizar a terceira fileira de bancos, é preciso modular a distância da segunda (por meio da regulagem abaixo dos assentos). Isso porque pode não sobrar espaço para as pernas de quem vai no fundão.
Manutenção
Por se tratar de um carro elétrico, não há fluidos, radiadores, mangueiras, filtros, componentes de injeção e ignição, entre outros. Logo, há muito menos itens para dar manutenção.
Além disso, pelo fato de o carro contar com o sistema de regeneração de energia, que também faz a função de desaceleração, os freios são utilizados com menos frequência. Por outro lado, todos os componentes são mais sofisticados. Logo, demandam mão de obra especializada.
Concorrentes
Não há tantos concorrentes diretos, uma vez que são pouquíssimos os carros elétricos que oferecem sete lugares. Entretanto, há SUVs elétricos (de 5 lugares) que são mais em conta, bem como SUVs híbridos maiores, com sete lugares, e preços similares.
Exemplos são, respectivamente, o Volvo XC40 Recharge (R$ 399.950) e o Volvo XC90 Recharge (R$ 519.950).
Motorização
Elétrico
Combustível
Eletricidade
Potência (cv)
190 cv
Torque (kgf.m)
38,2 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
8,9 segundos
Velocidade máxima (km/h)
160 km/h
Consumo cidade (km/l)
-
Consumo estrada (km/l)
-
Câmbio
-
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente McPherson
Suspensão Traseira
Independente multibraço
Freios Dianteiros
Disco ventilado
Freios Traseiros
Disco sólido
Pneus
235/55
Rodas
Aro 19
Altura (mm)
1667 mm
Comprimento (mm)
4684 mm
Entre-eixos (mm)
2829 mm
Largura (mm)
1834 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
2110 kg
Porta-malas (L)
495 litros
Tanque (L)
-
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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