Mercedes-Benz EQE: como anda novo SUV elétrico para dirigir com um só pedal
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo
19/01/2024 04h00
Nesta era de carros elétricos, a Mercedes-Benz vende no Brasil o EQE, SUV de luxo com porte grande totalmente movido a baterias.
A novidade, que chegou ao país no fim de outubro passado, tem preço sugerido de R$ 698.900 e traz muita tecnologia a bordo.
Confira no texto abaixo e também no vídeo acima como anda e o que oferece o utilitário esportivo de luxo movido a baterias da marca alemã, que é importado dos Estados Unidos.
Desvendando o Mercedes-Benz EQE 300
Design: A dianteira exibe o desenho típico da família de veículos elétricos EQ, exibindo faróis afilados e integrados à enorme grade dianteira fechada, com acabamento preto brilhante e várias pequenas estrelas de três pontas. Por dentro chamam a atenção as duas enormes telas que compõem, respectivamente, painel de instrumentos e central multimídia - a maioria dos comandos, inclusive, dispensa botões físicos e é feita por meio da tela tátil.
Vida a bordo: o SUV esterça também as rodas traseiras para facilitar a vida nas manobras e deixar o carro mais ágil nas curvas - afinal, estamos falando de um automóvel com 4,86 m de comprimento. Por dentro, muito espaço para cinco pessoas, graças ao generoso entre-eixos de 3 m. O acabamento é primoroso e inclui revestimento de madeira no painel. A cabine é repleta de itens tecnológicos, como a enorme tela multimídia de 12,3 polegadas e as tecnologias de condução semiautônoma.
Desempenho: equipado com um motor elétrico no eixo traseiro, tem 245 cv de potência e bons 56,1 kgfm de torque. Com esse conjunto, a Mercedes informa aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 s. Nada mau para um veículo que pesa cerca de 2,4 toneladas. A suspensão a ar proporciona rodar confortável, apesar das enormes rodas de 21 polegadas e dos pneus com perfil relativamente baixo. É possível ajustar a altura em relação ao solo e também os amortecedores para um rodar mais esportivo ou confortável. Outro destaque é o modo One Pedal, que permite a condução sem o uso do freio, controlando apenas pelo acelerador.
Autonomia: equipado com baterias com capacidade de 89 kWh, o Mercedes EQE 300 é capaz de rodar até 367 km com uma carga completa, de acordo com a medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). No mundo real, é possível atingir um alcance superior a 400 km, com o pé leve e selecionando o modo de condução mais eficiente.
Itens de série: destacam-se o teto solar panorâmico, a central multimídia de 12,3 polegadas de alta resolução, as rodas traseiras que esterçam até dez graus, a suspensão pneumática capaz de elevar a carroceria em até 30 mm, a tecnologia head-up display, que projeta informações no para-brisa, e o excelente acabamento interno, mesclando couro, metal e madeira.
Mercedes-Benz EQS é ainda maior e mais luxuoso
Além de avaliar o EQE 300 durante alguns dias, tivemos a oportunidade de rodar durante cerca de uma semana com o EQS 450+, o SUV elétrico topo de linha da Mercedes-Benz. Com preço sugerido de R$ 998.900, eleva ainda mais o luxo e a tecnologia a bordo em relação ao "irmão menor".
São nada menos do que 5,12 m de comprimento e 3,2 m de distância entre-eixos - respectivamente, 26 cm e 21 cm maior do que o EQE nessas dimensões. Grande, o EQS traz três fileiras de assentos para levar até sete pessoas confortavelmente e conta até com almofadas presas aos encostos de cabeça.
Além disso, é equipado com apenas um motor, conectado ao eixo traseiro, capaz de render 360 cv e 57,9 kgfm. Também conta com eixo traseiro esterçante e, por dentro, exibe painel com três telas integradas em uma única peça - duas de 12,3 polegadas para motorista e passageiro dianteiro e outra, central, com impressionantes 17,7 polegadas. A lista de mimos inclui bancos dianteiros com massagem, ventilação e aquecimento.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Mercedes-Benz EQE 300 SUV
Preço
R$ 698.9004,0
4,0
4,0
5,0
5,0
3,0
5,0
Pontos Positivos
- Acabamento interno
- Itens tecnológicos e de segurança
- Condução ágil, apesar do porte grande
- Autonomia
Pontos Negativos
- Faltam comandos com botões físicos para as funções mais acessadas
- Design é muito parecido com o de outros modelos elétricos da Mercedes-Benz
Veredito
O Mercedes-Benz EQE 300 é um SUV de grande porte com muito espaço, luxo e tecnologia para a família, que combina bom desempenho com autonomia acima da média para um automóvel totalmente elétrico. As rodas traseiras esterçantes de série são um grande diferencial, que confere agilidade impressionante a um veículo com quase 5 m de comprimento e 2.450 kg.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
-
Motorização
-
Elétrico, posicionado no eixo traseiro
-
Combustível
-
Não usa combustível
-
Potência (cv)
-
245 cv
-
Torque (kgf.m)
-
56,1 kgfm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
7,6 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
210 km, limitada eletronicamente
-
Consumo cidade (km/l)
-
Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)
-
Consumo estrada (km/l)
-
Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)
-
Câmbio
-
Automático, 1 marcha
-
Tração
-
Traseira
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente com 4 elos
-
Suspensão Traseira
-
Independente, Multilink
-
Freios Dianteiros
-
Discos
-
Freios Traseiros
-
Discos
-
Pneus
-
265/40 R21
-
Rodas
-
21 polegadas
-
Altura (mm)
-
1.685 mm
-
Comprimento (mm)
-
4,863 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
3.030 mm
-
Largura (mm)
-
2.141 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
2.450 kg
-
Porta-malas (L)
-
520 litros
-
Tanque (L)
-
Não tem tanque de combustível
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Airbags para joelho do motorista
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-
-
Sistema de estacionamento autônomo
-