Mercedes-Benz EQE: como anda novo SUV elétrico para dirigir com um só pedal
Nesta era de carros elétricos, a Mercedes-Benz vende no Brasil o EQE, SUV de luxo com porte grande totalmente movido a baterias.
A novidade, que chegou ao país no fim de outubro passado, tem preço sugerido de R$ 698.900 e traz muita tecnologia a bordo.
Confira no texto abaixo e também no vídeo acima como anda e o que oferece o utilitário esportivo de luxo movido a baterias da marca alemã, que é importado dos Estados Unidos.
Desvendando o Mercedes-Benz EQE 300
Design: A dianteira exibe o desenho típico da família de veículos elétricos EQ, exibindo faróis afilados e integrados à enorme grade dianteira fechada, com acabamento preto brilhante e várias pequenas estrelas de três pontas. Por dentro chamam a atenção as duas enormes telas que compõem, respectivamente, painel de instrumentos e central multimídia - a maioria dos comandos, inclusive, dispensa botões físicos e é feita por meio da tela tátil.
Vida a bordo: o SUV esterça também as rodas traseiras para facilitar a vida nas manobras e deixar o carro mais ágil nas curvas - afinal, estamos falando de um automóvel com 4,86 m de comprimento. Por dentro, muito espaço para cinco pessoas, graças ao generoso entre-eixos de 3 m. O acabamento é primoroso e inclui revestimento de madeira no painel. A cabine é repleta de itens tecnológicos, como a enorme tela multimídia de 12,3 polegadas e as tecnologias de condução semiautônoma.
Desempenho: equipado com um motor elétrico no eixo traseiro, tem 245 cv de potência e bons 56,1 kgfm de torque. Com esse conjunto, a Mercedes informa aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 s. Nada mau para um veículo que pesa cerca de 2,4 toneladas. A suspensão a ar proporciona rodar confortável, apesar das enormes rodas de 21 polegadas e dos pneus com perfil relativamente baixo. É possível ajustar a altura em relação ao solo e também os amortecedores para um rodar mais esportivo ou confortável. Outro destaque é o modo One Pedal, que permite a condução sem o uso do freio, controlando apenas pelo acelerador.
Autonomia: equipado com baterias com capacidade de 89 kWh, o Mercedes EQE 300 é capaz de rodar até 367 km com uma carga completa, de acordo com a medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). No mundo real, é possível atingir um alcance superior a 400 km, com o pé leve e selecionando o modo de condução mais eficiente.
Itens de série: destacam-se o teto solar panorâmico, a central multimídia de 12,3 polegadas de alta resolução, as rodas traseiras que esterçam até dez graus, a suspensão pneumática capaz de elevar a carroceria em até 30 mm, a tecnologia head-up display, que projeta informações no para-brisa, e o excelente acabamento interno, mesclando couro, metal e madeira.
Mercedes-Benz EQS é ainda maior e mais luxuoso
Além de avaliar o EQE 300 durante alguns dias, tivemos a oportunidade de rodar durante cerca de uma semana com o EQS 450+, o SUV elétrico topo de linha da Mercedes-Benz. Com preço sugerido de R$ 998.900, eleva ainda mais o luxo e a tecnologia a bordo em relação ao "irmão menor".
São nada menos do que 5,12 m de comprimento e 3,2 m de distância entre-eixos - respectivamente, 26 cm e 21 cm maior do que o EQE nessas dimensões. Grande, o EQS traz três fileiras de assentos para levar até sete pessoas confortavelmente e conta até com almofadas presas aos encostos de cabeça.
Além disso, é equipado com apenas um motor, conectado ao eixo traseiro, capaz de render 360 cv e 57,9 kgfm. Também conta com eixo traseiro esterçante e, por dentro, exibe painel com três telas integradas em uma única peça - duas de 12,3 polegadas para motorista e passageiro dianteiro e outra, central, com impressionantes 17,7 polegadas. A lista de mimos inclui bancos dianteiros com massagem, ventilação e aquecimento.
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Mercedes-Benz EQE 300 SUV
Preço
R$ 698.900Pontos Positivos
- Acabamento interno
- Itens tecnológicos e de segurança
- Condução ágil, apesar do porte grande
- Autonomia
Pontos Negativos
- Faltam comandos com botões físicos para as funções mais acessadas
- Design é muito parecido com o de outros modelos elétricos da Mercedes-Benz
Veredito
O Mercedes-Benz EQE 300 é um SUV de grande porte com muito espaço, luxo e tecnologia para a família, que combina bom desempenho com autonomia acima da média para um automóvel totalmente elétrico. As rodas traseiras esterçantes de série são um grande diferencial, que confere agilidade impressionante a um veículo com quase 5 m de comprimento e 2.450 kg.
Motorização
Elétrico, posicionado no eixo traseiro
Combustível
Não usa combustível
Potência (cv)
245 cv
Torque (kgf.m)
56,1 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,6 s
Velocidade máxima (km/h)
210 km, limitada eletronicamente
Consumo cidade (km/l)
Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)
Câmbio
Automático, 1 marcha
Tração
Traseira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente com 4 elos
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos
Freios Traseiros
Discos
Pneus
265/40 R21
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1.685 mm
Comprimento (mm)
4,863 mm
Entre-eixos (mm)
3.030 mm
Largura (mm)
2.141 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.450 kg
Porta-malas (L)
520 litros
Tanque (L)
Não tem tanque de combustível
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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