Topo

Mercedes-Benz EQE: como anda novo SUV elétrico para dirigir com um só pedal

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

19/01/2024 04h00

Nesta era de carros elétricos, a Mercedes-Benz vende no Brasil o EQE, SUV de luxo com porte grande totalmente movido a baterias.

A novidade, que chegou ao país no fim de outubro passado, tem preço sugerido de R$ 698.900 e traz muita tecnologia a bordo.

Confira no texto abaixo e também no vídeo acima como anda e o que oferece o utilitário esportivo de luxo movido a baterias da marca alemã, que é importado dos Estados Unidos.

Desvendando o Mercedes-Benz EQE 300

Mercedes-Benz EQE 300 SUV traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Design: A dianteira exibe o desenho típico da família de veículos elétricos EQ, exibindo faróis afilados e integrados à enorme grade dianteira fechada, com acabamento preto brilhante e várias pequenas estrelas de três pontas. Por dentro chamam a atenção as duas enormes telas que compõem, respectivamente, painel de instrumentos e central multimídia - a maioria dos comandos, inclusive, dispensa botões físicos e é feita por meio da tela tátil.

Vida a bordo: o SUV esterça também as rodas traseiras para facilitar a vida nas manobras e deixar o carro mais ágil nas curvas - afinal, estamos falando de um automóvel com 4,86 m de comprimento. Por dentro, muito espaço para cinco pessoas, graças ao generoso entre-eixos de 3 m. O acabamento é primoroso e inclui revestimento de madeira no painel. A cabine é repleta de itens tecnológicos, como a enorme tela multimídia de 12,3 polegadas e as tecnologias de condução semiautônoma.

Mercedes-Benz EQE 300 SUV interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desempenho: equipado com um motor elétrico no eixo traseiro, tem 245 cv de potência e bons 56,1 kgfm de torque. Com esse conjunto, a Mercedes informa aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 s. Nada mau para um veículo que pesa cerca de 2,4 toneladas. A suspensão a ar proporciona rodar confortável, apesar das enormes rodas de 21 polegadas e dos pneus com perfil relativamente baixo. É possível ajustar a altura em relação ao solo e também os amortecedores para um rodar mais esportivo ou confortável. Outro destaque é o modo One Pedal, que permite a condução sem o uso do freio, controlando apenas pelo acelerador.

Autonomia: equipado com baterias com capacidade de 89 kWh, o Mercedes EQE 300 é capaz de rodar até 367 km com uma carga completa, de acordo com a medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). No mundo real, é possível atingir um alcance superior a 400 km, com o pé leve e selecionando o modo de condução mais eficiente.

Itens de série: destacam-se o teto solar panorâmico, a central multimídia de 12,3 polegadas de alta resolução, as rodas traseiras que esterçam até dez graus, a suspensão pneumática capaz de elevar a carroceria em até 30 mm, a tecnologia head-up display, que projeta informações no para-brisa, e o excelente acabamento interno, mesclando couro, metal e madeira.

Mercedes-Benz EQS é ainda maior e mais luxuoso

Mercedes-Benz EQS 450+ SUV - Dibvulgação - Dibvulgação
Imagem: Dibvulgação

Além de avaliar o EQE 300 durante alguns dias, tivemos a oportunidade de rodar durante cerca de uma semana com o EQS 450+, o SUV elétrico topo de linha da Mercedes-Benz. Com preço sugerido de R$ 998.900, eleva ainda mais o luxo e a tecnologia a bordo em relação ao "irmão menor".

São nada menos do que 5,12 m de comprimento e 3,2 m de distância entre-eixos - respectivamente, 26 cm e 21 cm maior do que o EQE nessas dimensões. Grande, o EQS traz três fileiras de assentos para levar até sete pessoas confortavelmente e conta até com almofadas presas aos encostos de cabeça.

Além disso, é equipado com apenas um motor, conectado ao eixo traseiro, capaz de render 360 cv e 57,9 kgfm. Também conta com eixo traseiro esterçante e, por dentro, exibe painel com três telas integradas em uma única peça - duas de 12,3 polegadas para motorista e passageiro dianteiro e outra, central, com impressionantes 17,7 polegadas. A lista de mimos inclui bancos dianteiros com massagem, ventilação e aquecimento.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mercedes-Benz EQE 300 SUV

Preço

R$ 698.900
Carros
4,3 /5
USUÁRIOS
-
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Acabamento interno
  • Itens tecnológicos e de segurança
  • Condução ágil, apesar do porte grande
  • Autonomia

Pontos Negativos

  • Faltam comandos com botões físicos para as funções mais acessadas
  • Design é muito parecido com o de outros modelos elétricos da Mercedes-Benz

Veredito

O Mercedes-Benz EQE 300 é um SUV de grande porte com muito espaço, luxo e tecnologia para a família, que combina bom desempenho com autonomia acima da média para um automóvel totalmente elétrico. As rodas traseiras esterçantes de série são um grande diferencial, que confere agilidade impressionante a um veículo com quase 5 m de comprimento e 2.450 kg.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Elétrico, posicionado no eixo traseiro

  • Combustível

  • Não usa combustível

  • Potência (cv)

  • 245 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 56,1 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 7,6 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 210 km, limitada eletronicamente

  • Consumo cidade (km/l)

  • Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • Autonomia de 367 km no ciclo combinado (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automático, 1 marcha

  • Tração

  • Traseira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente com 4 elos

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos

  • Freios Traseiros

  • Discos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/40 R21

  • Rodas

  • 21 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.685 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4,863 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.030 mm

  • Largura (mm)

  • 2.141 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.450 kg

  • Porta-malas (L)

  • 520 litros

  • Tanque (L)

  • Não tem tanque de combustível

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Sistema de estacionamento autônomo

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.