Mercedes-Benz GLE 400d: avaliamos um dos SUVs mais luxuosos do Brasil
Rival de Audi Q7, BMW X5 e Volvo XC90, o Mercedes-Benz GLE recebeu mudanças no ano passado que o transformaram em um dos carros mais luxuosos à venda no mercado brasileiro. O SUV grande traz comando de voz com inteligência artificial, mapas com realidade aumentada, três fileiras de bancos com ajustes elétricos e sistema semiautônomo de condução.
Junto a essas tecnologias, o acabamento traz materiais muito luxuosos, e o espaço interno é destaque. UOL Carros avaliou a versão 400d do GLE, a diesel, que tem preço sugerido de R$ 722.900. Além desta, há ainda a 53 AMG, com leve preparação esportiva, por R$ 813.900.
O GLE 400d traz motor turbodiesel com 2,9 litros e seis cilindros em linha. O câmbio é automático de nove velocidades e a tração, 4x4 por demanda, sistema batizado pela Mercedes-Benz de 4Matic.
Mercedes-Benz GLE
Preço
R$ 722.900Pontos Positivos
- Luxo
- Tecnologia
Pontos Negativos
- Balanço da carroceria
Veredito
Para quem procura espaço, luxo e comodidade, poucas opções são melhores que o GLE 400d, tanto no segmento quanto no mercado geral de carros. O SUV acomoda muita gente, muita bagagem, "conversa" com o motorista, tem comando elétrico para quase tudo e ainda auxilia na condução, principalmente em estradas. Além disso, a autonomia ultrapassa os 800 km. Um modelo ideal para viajar com famílias. Mesmo as grandes famílias.
Tecnologia
O sistema semiautônomo de condução do GLE é formando pelo leitor de faixas ativo e o controlador de velocidade adaptativo. Há ainda ajuste da distância do carro à frente. Em vias com faixas bem demarcadas, a tecnologia freia e acelera o SUV automaticamente, além de virar o volante de modo autônomo.
O modelo vem ainda com frenagem autônoma de emergência e um sistema chamado Crosswind Assist (assistente de vento cruzado, em tradução livre). Agindo nos freios, controle eletrônico de estabilidade e direção, ele ajuda o motorista a manter o controle do SUV em situações de turbulência, como quando um grande caminhão passa na faixa ao lado.
Durante o teste, o sistema ficou confuso com motos que passam no corredor, reagindo nessa situação com uma espécie de "traseirada" que provocou um grande susto.
Quanto à conectividade, o mapa em 3D com realidade aumentada reproduz o ambiente, mostrando pista e prédios nas imediações. Além disso, usa a câmera dianteira para apontar os locais de conversão comandados pelo navegador GPS.
Outro destaque do carro é o sistema de comando de voz com inteligência artificial. Ele é capaz de executar funções como abrir as persianas do teto solar panorâmico, selecionar estações de rádio e encontrar pontos de interesse e endereços no navegador GPS.
Esse sistema estreou em modelos da linha Classe A. Porém, para o GLE, foi aprimorado, ficou mais inteligente e é capaz de executar mais funções. Outro destaque é a tecnologia MBUX, com duas telas integradas de 10".
Uma dessas telas é o painel de instrumentos virtual com diversas opções de personalização, tanto do grafismo quanto do modo de visualização. A outra é a central multimídia sensível ao toque, mas que também pode ser comandada por meio de um touchpad no console central.
Por lá, o motorista controla diversas funções, como o sistema de iluminação interno com cores personalizáveis. Além disso, por ali seleciona sua altura e, automaticamente, banco e volante são ajustados para a posição ideal.
Design e acabamento
Externamente, a dianteira é marcada pela grade com duas barras de alumínio e a estrela da Mercedes-Benz em versão bem grande no centro. Os faróis são full-LEDs e antiofuscamento. A lateral do 400d tem coluna C bem quadrada, sem rebaixamento do teto, deixando claro que o estilo é de SUV - teto rebaixado fica para o GLE Coupé, também disponível na opção 400d.
O carro tem quase 5 metros de comprimento - exatos 4,92 m, e é largo (1,90 m). Estacioná-lo não é missão fácil, mas há auxílio automático a essas manobras - o motorista só precisa comandar freios e acelerador seguindo as orientações do carro; virar o volante fica por conta do sistema.
A traseira tem lanternas interligadas e duas saídas de escape falsas - as de verdade ficam na parte de baixo do carro. As rodas de liga leve são de 20 polegadas.
Por dentro, o acabamento é luxuoso e impecável, com materiais como alumínio, couro e madeira. Painéis e portas usam e abusam da costura aparente no couro e de superfícies bastante emborrachadas.
Espaço e porta-malas
O banco de trás é um dos pontos altos do Mercedes-Benz GLE 400d. Com quase 3 metros de comprimento, o carro acomoda bem três pessoas nessa parte. O túnel central não é muito alto e, bem comprido, dá bom encaixa aos pés de quem vai no meio.
Além disso, há duas zonas de temperatura para o ar-condicionado atrás, com comandos de velocidade, temperatura e direcionamento. Há ainda duas entradas USB do tipo C para recarga de aparelhos eletrônicos - e outras duas para os ocupantes da frente, além do carregador por indução (sem fio).
Os bancos dessa parte do carro têm ajustes elétricos para profundidade e encosto. Mesmo quando colocados inteiramente para a frente, para dividir espaço com os ocupantes da terceira fileira, o espaço para as pernas ainda é muito bom.
A terceira fileira tem bancos rebatíveis. Para acessar essa parte, inclina-se os assentos da segunda fileira para a frente por meio de comandos elétricos. Por ali, adultos com até 1,60 m ficam bem acomodados.
O porta-malas tem 630 litros quando apenas cinco lugares do carro estão em uso. No entanto, os bancos da segunda fileira podem ser dobrados também (igualmente por meio de comandos elétricos), formando um assoalho plano. Nesse caso, a capacidade ultrapassa os 2 mil litros.
Desempenho
A potência de 330 cv do motor seis-cilindros a diesel pode parecer pouca para um carro de 2.265 quilos. Porém, o torque de 71,5 mkgf a apenas 1.200 rpm faz seu papel para dar muita agilidade ao SUV.
O GLE 400d é muito rápido para fazer retomadas, o que o torna ágil em ultrapassagens e subidas de serra, entre outras situações. De acordo com a Mercedes-Benz, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
O câmbio automático de nove marchas faz trocas sem trancos e sem grandes perdas de rotação nas mudanças. É possível ajustar suas respostas, bem como as do motor e do sistema eletrônico de estabilidade, em três modos: econômico, confortável e esportivo.
A direção tem respostas diretas e deixa o carro bom de dirigir em curvas, situação em que a carroceria, mesmo com o centro de gravidade alto do SUV, inclina pouco. Mas em alta velocidade, sente-se o SUV balançando um pouco.
A dirigibilidade não é tão próxima a de um carro de passeio mais baixo como em rivais como Porsche Cayenne, Audi Q7 e BMW X5. Por outro lado, o conforto é destaque, e pouco se sente o impacto com pisos imperfeitos e buracos.
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