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Mercedes-Benz GLS: SUV gigante 'flutua' no asfalto ruim e ignora rodízio

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/09/2024 05h30

Mesmo nas marcas de luxo, a opulência tem diferentes níveis, tamanhos e preço.

No caso da Mercedes-Benz, seus modelos maiores e mais sofisticados são identificados com a letra S.

Entre os sedãs, os topo de linha são da Classe S - quando o assunto é SUV, cabe à gama GLS o topo da linha da marca alemã.

Comercializado no Brasil em versão única, a 450 4Matic, pelo preço sugerido de R$ 979.900, o utilitário esportivo da Mercedes-Benz traz motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha e propulsão híbrida leve - que o isenta do rodízio de veículos na cidade de São Paulo.

No fim do ano passado, o modelo ganhou uma reestilização no mercado brasileiro, mantendo a suspensão a ar que filtra a maior parte das imperfeições do piso.

Confira a seguir a avaliação do gigante com 5,20 m de comprimento e sete lugares.

Desvendando o Mercedes-Benz GLS 450 4Matic

Imagem: Divulgação

Design: o GLS passou por uma reestilização, que chegou ao mercado brasileiro no fim do ano passado e trouxe mudanças visuais por dentro e por fora que o deixaram mais sofisticado.

Na dianteira, o destaque fica para a grade com quatro barras metálicas galvanizadas e a enorme estrela de três pontas ao centro e a base do para-choque com aplique também de metal. Ficou bem imponente.

Na traseira, as lanternas também foram redesenhadas, mantendo o formato horizontal e a barra cromada unindo as duas peças, mas com novo arranjo interno das luzes de LED.

Visualmente, o GLS tem um design bem típico de SUVs, com carroceria bem retangular e alta - lembra bastante o utilitário esportivo pequeno GLB, mas com dimensões imensamente maiores.

Imagem: Divulgação

Vida a bordo e segurança: o Mercedes-Benz GLS, com seus 5,20 m de comprimento, 3,13 m de distância entre-eixos e 2,16 m de largura, é quase um apartamento no que se refere ao espaço interno.

Todos os sete assentos trazem revestimento de couro de alta qualidade e são muito confortáveis - obviamente, o conforto na terceira fileira, que traz bancos com rebatimento e levantamento elétricos, é mais adequado para crianças, mas adultos podem viajar sem tanto aperto ali.

As suspensões pneumáticas adaptativas só ampliam a sensação de conforto a bordo, reforçada por mimos como o ar-condicionado com quatro zonas de temperatura, com seis saídas de ar na primeira fileira de bancos, três na segunda (uma em cada coluna e outra no console central) e saídas no teto para a terceira.

O SUV também conta com teto solar panorâmico e persianas nas janelas da segunda fileira para proteger seus ocupantes dos raios solares - e trazer mais privacidade, se assim desejarem. Traz, ainda, fechamento das portas servo assistido - basta encostá-las que o veículo se encarrega de fechá-las totalmente.

Imagem: Divulgação

Mesmo com a terceira fileira levantada, o espaço no porta-malas é de razoáveis 355 litros.

Quanto à segurança, o utilitário esportivo mais sofisticado da Mercedes-Benz traz controle de velocidade adaptativo com centralização de faixa, frenagem autônoma, alerta de ponto cego, alerta de tráfego lateral e traseiro e vários outros recursos para a proteção dos respectivos ocupantes e também de terceiros.

Imagem: Divulgação

Desempenho: hoje, o GLS não tem opção de motor V8 no Brasil - nos Estados Unidos, onde é produzido, pode ser adquirido nas versões 580 ou AMG 63 - ambas equipadas com propulsor 4.0 biturbo de oito cilindros, com potências de 517 cv e 611 cv, respectivamente.

Nem por isso, a versão 450 comercializada aqui é fraca: está bem longe disso.

Com 2.525 kg em ordem de marcha e 5,20 m de comprimento, o GLS 450 4Matic anda muito bem, considerando seu peso avantajado e o porte gigantesco.

Seu motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha e tecnologia híbrida leve produz 381 cv de potência e 51 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.800 rpm.

Equipado com tração integral e câmbio automático de nove marchas, o utilitário esportivo acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos.

A velocidade máxima é limitada a 250 km/h e, graças à suspensão a ar adaptativa e aos pneus de perfil relativamente alto (com 21 polegadas e medidas 275/45 na dianteira e 315/40 na traseira), roda muito confortavelmente e "ignora" a maior parte dos buracos e das irregularidades do piso.

Também sabe ser ágil, especialmente ao ativar o modo de condução mais esportivo, que deixa a suspensão mais rígida e as respostas ao pedal do acelerador mais prontas.

As mudanças de trajetória são rápidas para um carro com mais de 5 metros de comprimento e poderiam ser ainda mais ligeiras, caso houvesse esterçamento do eixo dianteiro - disponível no EQS à venda no Brasil, variante 100% elétrica do GLS.

Imagem: Divulgação

Consumo: o GLS não tem opção de motor V8 como o rival BMW X7, mas compensa ao proporcionar consumo razoável para um automóvel com mais de 2,5 toneladas.

Com o auxílio da tecnologia híbrida leve, que traz motor elétrico auxiliar que também tem a função dar a partida no propulsor de seis cilindros, além de combinar as funções start-stop e de alternador, o gasto de combustível é otimizado.

Conectado a uma pequena bateria de 48 V, o sistema híbrido auxilia o motor a gasolina nas arrancadas e nas acelerações e permite que o propulsor a combustão seja desligado em velocidade de cruzeiro e nas desacelerações para poupar combustível - também cumpre essa função ao alimentar outros sistemas elétricos do veículo.

Conforme o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o consumo médio na cidade é de 7.1 km/l e sobe a 8,8 km/l na estrada. No meu uso, consegui cerca de 6 km/l no ciclo urbano e cheguei a 10 km/l no rodoviário.

Imagem: Divulgação

Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, painel e central multimídia com tela de 12,3 polegadas cada em uma única peça, duas telas de 11,6 polegadas na segunda fileira de assentos, suspensão pneumática com ajuste da altura da suspensão sistema de som da Burmester com efeito surround, 13 alto-falantes e 590 W de potência, ar-condicionado digital com quatro zonas de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, head-up display, navegação GPS nativa com realidade aumentada, rebatimento e levantamento elétricos da terceira fileira de assentos, pacote de tecnologias automatizadas de direção e sistema "soft close", que fecha as portas automaticamente (basta encostá-las que o carro faz o restante sozinho).

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Mercedes-Benz GLS 450 4Matic

Preço

R$ 979.900
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

4,0

4,0

5,0

5,0

3,0

5,0

Pontos Positivos

  • Extensa lista de itens tecnológicos e de segurança
  • Consumo razovável para o porte avantajado
  • Muito espaço interno
  • Rodar extremamente confortável

Pontos Negativos

  • Mercedes-Benz poderia também trazer a versão 580, com motor V8, para quem faz questão de ainda mais desempenho

Veredito

Grande, confortável e tecnológico, o Mercedes-Benz GLS é um SUV bastante luxuoso, que reúne quase tudo o que a marca alemã tem a oferecer. Tem visual imponente, que lembra um GLB gigantesco, e impressiona pelo conforto de rodagem, com sua suspensão a ar. Traz alguns mimos a menos e não tem motor V8 como o rival BMW X7 M60, mas é R$ 220.050 mais barato.

Mecânica
  • Motorização

  • 3.0 turbo híbrido leve com 6 cilindros em linha

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 381 cv a 5.800 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 51 kgfm a 1.800 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 6,1 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 250 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 7,1 km/l (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 8,8 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automático, 9 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica com assistência progressiva

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, duplo A, molas pneumáticas

  • Suspensão Traseira

  • Independente, duplo A, molas pneumáticas

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 275/45 R21 na dianteira e 315/40 R21 na traseira

  • Rodas

  • 21 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.823 mm

  • Comprimento (mm)

  • 5.209 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.135 mm

  • Largura (mm)

  • 2.157 mm

  • Ocupantes

  • 7

  • Peso (kg)

  • 2.525 kg

  • Porta-malas (L)

  • 355 litros com a terceira fileira de assentos ativa

  • Tanque (L)

  • 99 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

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