Mercedes-Benz GLS: SUV gigante 'flutua' no asfalto ruim e ignora rodízio
Mesmo nas marcas de luxo, a opulência tem diferentes níveis, tamanhos e preço.
No caso da Mercedes-Benz, seus modelos maiores e mais sofisticados são identificados com a letra S.
Entre os sedãs, os topo de linha são da Classe S - quando o assunto é SUV, cabe à gama GLS o topo da linha da marca alemã.
Comercializado no Brasil em versão única, a 450 4Matic, pelo preço sugerido de R$ 979.900, o utilitário esportivo da Mercedes-Benz traz motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha e propulsão híbrida leve - que o isenta do rodízio de veículos na cidade de São Paulo.
No fim do ano passado, o modelo ganhou uma reestilização no mercado brasileiro, mantendo a suspensão a ar que filtra a maior parte das imperfeições do piso.
Confira a seguir a avaliação do gigante com 5,20 m de comprimento e sete lugares.
Desvendando o Mercedes-Benz GLS 450 4Matic
Design: o GLS passou por uma reestilização, que chegou ao mercado brasileiro no fim do ano passado e trouxe mudanças visuais por dentro e por fora que o deixaram mais sofisticado.
Na dianteira, o destaque fica para a grade com quatro barras metálicas galvanizadas e a enorme estrela de três pontas ao centro e a base do para-choque com aplique também de metal. Ficou bem imponente.
Na traseira, as lanternas também foram redesenhadas, mantendo o formato horizontal e a barra cromada unindo as duas peças, mas com novo arranjo interno das luzes de LED.
Visualmente, o GLS tem um design bem típico de SUVs, com carroceria bem retangular e alta - lembra bastante o utilitário esportivo pequeno GLB, mas com dimensões imensamente maiores.
Vida a bordo e segurança: o Mercedes-Benz GLS, com seus 5,20 m de comprimento, 3,13 m de distância entre-eixos e 2,16 m de largura, é quase um apartamento no que se refere ao espaço interno.
Todos os sete assentos trazem revestimento de couro de alta qualidade e são muito confortáveis - obviamente, o conforto na terceira fileira, que traz bancos com rebatimento e levantamento elétricos, é mais adequado para crianças, mas adultos podem viajar sem tanto aperto ali.
As suspensões pneumáticas adaptativas só ampliam a sensação de conforto a bordo, reforçada por mimos como o ar-condicionado com quatro zonas de temperatura, com seis saídas de ar na primeira fileira de bancos, três na segunda (uma em cada coluna e outra no console central) e saídas no teto para a terceira.
O SUV também conta com teto solar panorâmico e persianas nas janelas da segunda fileira para proteger seus ocupantes dos raios solares - e trazer mais privacidade, se assim desejarem. Traz, ainda, fechamento das portas servo assistido - basta encostá-las que o veículo se encarrega de fechá-las totalmente.
Mesmo com a terceira fileira levantada, o espaço no porta-malas é de razoáveis 355 litros.
Quanto à segurança, o utilitário esportivo mais sofisticado da Mercedes-Benz traz controle de velocidade adaptativo com centralização de faixa, frenagem autônoma, alerta de ponto cego, alerta de tráfego lateral e traseiro e vários outros recursos para a proteção dos respectivos ocupantes e também de terceiros.
Desempenho: hoje, o GLS não tem opção de motor V8 no Brasil - nos Estados Unidos, onde é produzido, pode ser adquirido nas versões 580 ou AMG 63 - ambas equipadas com propulsor 4.0 biturbo de oito cilindros, com potências de 517 cv e 611 cv, respectivamente.
Nem por isso, a versão 450 comercializada aqui é fraca: está bem longe disso.
Com 2.525 kg em ordem de marcha e 5,20 m de comprimento, o GLS 450 4Matic anda muito bem, considerando seu peso avantajado e o porte gigantesco.
Seu motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha e tecnologia híbrida leve produz 381 cv de potência e 51 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.800 rpm.
Equipado com tração integral e câmbio automático de nove marchas, o utilitário esportivo acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos.
A velocidade máxima é limitada a 250 km/h e, graças à suspensão a ar adaptativa e aos pneus de perfil relativamente alto (com 21 polegadas e medidas 275/45 na dianteira e 315/40 na traseira), roda muito confortavelmente e "ignora" a maior parte dos buracos e das irregularidades do piso.
Também sabe ser ágil, especialmente ao ativar o modo de condução mais esportivo, que deixa a suspensão mais rígida e as respostas ao pedal do acelerador mais prontas.
As mudanças de trajetória são rápidas para um carro com mais de 5 metros de comprimento e poderiam ser ainda mais ligeiras, caso houvesse esterçamento do eixo dianteiro - disponível no EQS à venda no Brasil, variante 100% elétrica do GLS.
Consumo: o GLS não tem opção de motor V8 como o rival BMW X7, mas compensa ao proporcionar consumo razoável para um automóvel com mais de 2,5 toneladas.
Com o auxílio da tecnologia híbrida leve, que traz motor elétrico auxiliar que também tem a função dar a partida no propulsor de seis cilindros, além de combinar as funções start-stop e de alternador, o gasto de combustível é otimizado.
Conectado a uma pequena bateria de 48 V, o sistema híbrido auxilia o motor a gasolina nas arrancadas e nas acelerações e permite que o propulsor a combustão seja desligado em velocidade de cruzeiro e nas desacelerações para poupar combustível - também cumpre essa função ao alimentar outros sistemas elétricos do veículo.
Conforme o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o consumo médio na cidade é de 7.1 km/l e sobe a 8,8 km/l na estrada. No meu uso, consegui cerca de 6 km/l no ciclo urbano e cheguei a 10 km/l no rodoviário.
Itens de série: destacam-se teto solar panorâmico, painel e central multimídia com tela de 12,3 polegadas cada em uma única peça, duas telas de 11,6 polegadas na segunda fileira de assentos, suspensão pneumática com ajuste da altura da suspensão sistema de som da Burmester com efeito surround, 13 alto-falantes e 590 W de potência, ar-condicionado digital com quatro zonas de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, head-up display, navegação GPS nativa com realidade aumentada, rebatimento e levantamento elétricos da terceira fileira de assentos, pacote de tecnologias automatizadas de direção e sistema "soft close", que fecha as portas automaticamente (basta encostá-las que o carro faz o restante sozinho).
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Mercedes-Benz GLS 450 4Matic
Preço
R$ 979.900Pontos Positivos
- Extensa lista de itens tecnológicos e de segurança
- Consumo razovável para o porte avantajado
- Muito espaço interno
- Rodar extremamente confortável
Pontos Negativos
- Mercedes-Benz poderia também trazer a versão 580, com motor V8, para quem faz questão de ainda mais desempenho
Veredito
Grande, confortável e tecnológico, o Mercedes-Benz GLS é um SUV bastante luxuoso, que reúne quase tudo o que a marca alemã tem a oferecer. Tem visual imponente, que lembra um GLB gigantesco, e impressiona pelo conforto de rodagem, com sua suspensão a ar. Traz alguns mimos a menos e não tem motor V8 como o rival BMW X7 M60, mas é R$ 220.050 mais barato.
Motorização
3.0 turbo híbrido leve com 6 cilindros em linha
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
381 cv a 5.800 rpm
Torque (kgf.m)
51 kgfm a 1.800 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,1 segundos
Velocidade máxima (km/h)
250 km/h
Consumo cidade (km/l)
7,1 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
8,8 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automático, 9 marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica com assistência progressiva
Suspensão Dianteira
Independente, duplo A, molas pneumáticas
Suspensão Traseira
Independente, duplo A, molas pneumáticas
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
275/45 R21 na dianteira e 315/40 R21 na traseira
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1.823 mm
Comprimento (mm)
5.209 mm
Entre-eixos (mm)
3.135 mm
Largura (mm)
2.157 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
2.525 kg
Porta-malas (L)
355 litros com a terceira fileira de assentos ativa
Tanque (L)
99 litros
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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