Mercedes GLB 35 é carro familiar de 7 lugares para quem gosta de acelerar
Sucesso de vendas da Mercedes-Benz, o GLB é o SUV compacto com perfil familiar da marca alemã, por trazer sete lugares e uma carroceria mais tradicional na comparação com o GLA - que tem um estilo mais esportivo e inspirado nos cupês.
De fato, o GLB sabe ser um carro versátil. com porta-malas de 570 litros se você rebater a terceira fileira de assentos.
Ao mesmo tempo, o utilitário esportivo também pode vir com uma personalidade mais esportiva.
Estamos falando do GLB 35, versão preparada pela AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz.
Com mais de 300 cv de potência, rodas de 21 polegadas e suspensões voltadas à performance, essa configuração não perde seu lado prático, mantendo os sete bancos.
Confira a seguir a avaliação do Mercedes-AMG GLB 35 4Matic, que tem preço sugerido de R$ 559.900.
Desvendando o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic
Design: o GLB traz linhas bem típicas de SUV, exibindo silhueta retangular com traseira curta que lembra uma versão em miniatura do SUV de grande porte GLS- o maior e mais luxuoso da Mercedes-Benz.
Nessa versão mais esportiva, as suspensões rebaixadas e as belíssimas rodas raiadas de 21 polegadas, combinadas com retrovisores, moldura dos vidros e barras de teto escurecidos dão uma aparência bem agressiva a um carro "familiar'.
Essa impressão é reforçada pela dianteira, que exibe o logotipo enorme da estrela de três pontas no centro da grade com barras verticais que identificam os Mercedes-Benz da divisão AMG,
Na traseira, o destaque vai para o escapamento com ponteira quádrupla com acabamento escurecido.
Na minha opinião, é um dos Mercedes-AMG mais bonitos e com design mais original.
Vida a bordo e espaço interno: mesmo se tratando de um compacto na gama da Mercedes-Benz, o GLB, com seus 4,65 m de comprimento e 2,83 m de distância entre-eixos, traz surpreendente espaço interno e acabamento de primeira qualidade: a maior parte das superfícies traz materiais macios e agradáveis ao toque.
No caso específico da versão avaliada, a parte do painel e o console central trazem um belo revestimento que parece ser de fibra de carbono, mais cintos de segurança na cor vermelha.
Destaque para o conjunto formado pelo painel de instrumentos e pela central multimídia, cada um com uma tela de 12,3 polegadas, unidos em uma peça só com estilo "flutuante".
Também chamam a atenção as belas saídas de ar metálicas na forma de turbina que são iluminadas - há três sobre os controles físicos do ar-condicionado digital de duas zonas e uma em cada extremidade do painel. Também há saídas de ar na segunda fileira de bancos.
A iluminação mencionada acima pode ser personalizada com diferentes cores e se estende ao próprio painel, às portas e ao console central.
Outro ponto forte é o belo volante esportivo da AMG, que traz ótima pegada e dois botões redondos com telas embutidas para ajuste dos modos de condução e também de itens como carga dos amortecedores adaptativos.
A lista de comodidades incluem carregamento de celular por indução, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico e som Burmester com 12 alto-falantes e 710 W de potência.
O espaço no banco traseiro é bom e passageiros mais altos conseguem viajar confortavelmente - contudo, um terceiro ocupante não terá tanto espaço disponível, sobretudo por causa do túnel central mais elevado.
O espaço na segunda fileira, inclusive, pode variar, pois o banco é corrediço para permitir o acesso à terceira fileira - por falar nela, seus dois bancos são adequados para acomodar crianças - adultos vão passar por aperto ali.
Com os sete assentos levantados, o porta-malas praticamente desaparece - porém, com a terceira fileira rebatida, a capacidade para bagagens é de ótimos 570 litros.
Segurança: o Mercedes-AMG GLB 35 é muito bem servido no que se refere à segurança.
Além de trazer airbags em toda a cabine e de ser um carro muito estável e com freios reforçados, o GLB vem de série com um pacote completo de assistências à condução, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com manutenção de faixa - o carro é capaz de fazer curvas sozinho, mas esse sistema é desativado após alguns segundos se você não mantiver as mãos no volante.
É inegável que toda essa tecnologia deixa o carro mais seguro para os respectivos ocupantes e terceiros, mas o trânsito caótico de São Paulo, especialmente os motociclistas andando entre os carros, pode gerar alguns sustos - em algumas oportunidades, o carro emitiu alertas, esticou o cinto de segurança e chegou a frear ao detectar a aproximação de condutores de motocicletas, por "interpretar" que haveria a iminência de um acidente.
Desempenho e consumo: o motor 2.0 turbo com injeção direta do GLB 25 traz construção mais simples, não é feito a mão nem entrega os 421 cv da unidade que equipa as versões mais potentes dos compactos da AMG - identificadas com o número 45.
Nem por isso o GLB 35, um AMG "de entrada", deixa de entregar desempenho de um verdadeiro carro esportivo.
Seu propulsor traz 306 cv de potência e 40,8 kgfm de torque e é acoplado à transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas, com trocas muito rápidas e tração integral - que distribui automaticamente o torque entre os dois eixos para maior aderência.
Com esse conjunto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 5,5 segundos - um tempo bom, considerando os 1.820 kg do SUV compacto.
A condução fica ainda mais afiada com o chassi preparado pela AMG, que traz diferentes modos de condução, ajustáveis por meio dos dois botões com telas integradas na base do volante, e amortecedores adaptativos - cuja carga é alterada automaticamente, dependendo do estilo de direção, ou pode ser modificada ao gosto do motorista.
Além de estilosas, as rodas de liga leve de 21 polegadas e os pneus esportivos com medidas 255/35, com perfil bem baixo, reforçam o comportamento esportivo e a estabilidade - o mesmo vale para o escapamento com ronco grave e quatro ponteiras com acabamento escurecido.
No modo conforto, mesmo com os pneus fininhos e as rodas gigantes, o GLB 35 sabe ser um SUV familiar com rodar surpreendentemente confortável - só tenha cuidado com buracos e valetas para evitar danos às rodas e, sobretudo, aos pneus.
Em relação ao consumo, mesmo se tratando de um carro voltado à performance, até que é bom: com o pé bem leve e sem trânsito, minha melhor média foi de aproximadamente 8 km/l na cidade - em condições normais e com o ar-condicionado ligado, algo em torno de 6 km/l é mais realista. Na estrada, cheguei a cerca de 12 km/l.
Conforme o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias oficiais são de 8,3 km/l no ciclo urbano e de 9,7 km/l no rodoviário.
Vale destacar que o GLB traz sistema híbrido leve com bateria de 48 volts, composto por motor de partida e gerador acionado por correia que rende até 14 cv adicionais em acelerações e arrancadas para reduzir emissões. Por ser híbrido, o GLB 35 está isento do rodízio de veículos no município de São Paulo.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, som Burmester com 12 alto-falantes e 710 W de potência, cintos de segurança na cor vermelha, três fileiras de assentos, amortecedores adaptativos e ajustáveis, painel e central multimídia com tela de 12,3 polegadas cada, conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, bancos revestidos parcialmente com couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sistema ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, comutação automática do farol alto., sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 21 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, câmeras "360 graus" de alta resolução, GPS integrado, chave presencial e faróis e lanternas de LEDs.
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Mercedes-AMG GLB 35 4Matic
Preço
R$ 559.900Pontos Positivos
- Pacote de itens tecnológicos e de segurança
- Design
- Estabilidade
- Desempenho
Pontos Negativos
- Pneus de perfil muito baixo estão mais propensos a rasgos
- Espaço pequeno na terceira fileira de assentos
Veredito
O Mercedes-AMG GLB 35 é um carro familiar com muito estilo, tecnologia e desempenho verdadeiramente esportivo. Apesar dos pneus com perfil baixo, com medidas 255/35, e das rodas de 21 polegadas, consegue ser confortável no uso cotidiano. Além disso traz bom espaço interno nas duas primeiras fileiras de bancos, mas a terceira se limita, praticamente, a acomodar crianças; É o AMG compacto mais bonito e versátil, na minha opinião.
Motorização
Motor 2.0 turbo, 4 cilindros, injeção direta
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
306 cv a 6.100 rpm
Torque (kgf.m)
40,8 kgfm entre 2.500 e 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,5 segundos
Velocidade máxima (km/h)
250 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade (km/l)
8,3 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
9,7 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automatizado, dupla embreagem, 8 marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson com amortecedores adaptativos
Suspensão Traseira
Independente do tipo Multilink com amortecedores adapativos
Freios Dianteiros
Discos ventilados de 350 mm com pinças de quatro pistões
Freios Traseiros
Discos ventilados de 330 mm com pinças de um pistão
Pneus
255/35 R21
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1.665 mm
Comprimento (mm)
4.650 mm
Entre-eixos (mm)
2.829 mm
Largura (mm)
2.020 mm
Ocupantes
7
Peso (kg)
1.820 kg
Porta-malas (L)
570 litros
Tanque (L)
60 litros mais 6 litros de reserva
Garantia
3 anos sem limite de quilometragem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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