Topo

Mercedes GLB 35 é carro familiar de 7 lugares para quem gosta de acelerar

Divulgação
Imagem: Divulgação

16/09/2024 05h30

Sucesso de vendas da Mercedes-Benz, o GLB é o SUV compacto com perfil familiar da marca alemã, por trazer sete lugares e uma carroceria mais tradicional na comparação com o GLA - que tem um estilo mais esportivo e inspirado nos cupês.

De fato, o GLB sabe ser um carro versátil. com porta-malas de 570 litros se você rebater a terceira fileira de assentos.

Ao mesmo tempo, o utilitário esportivo também pode vir com uma personalidade mais esportiva.

Estamos falando do GLB 35, versão preparada pela AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz.

Com mais de 300 cv de potência, rodas de 21 polegadas e suspensões voltadas à performance, essa configuração não perde seu lado prático, mantendo os sete bancos.

Confira a seguir a avaliação do Mercedes-AMG GLB 35 4Matic, que tem preço sugerido de R$ 559.900.

Desvendando o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Design: o GLB traz linhas bem típicas de SUV, exibindo silhueta retangular com traseira curta que lembra uma versão em miniatura do SUV de grande porte GLS- o maior e mais luxuoso da Mercedes-Benz.

Nessa versão mais esportiva, as suspensões rebaixadas e as belíssimas rodas raiadas de 21 polegadas, combinadas com retrovisores, moldura dos vidros e barras de teto escurecidos dão uma aparência bem agressiva a um carro "familiar'.

Essa impressão é reforçada pela dianteira, que exibe o logotipo enorme da estrela de três pontas no centro da grade com barras verticais que identificam os Mercedes-Benz da divisão AMG,

Na traseira, o destaque vai para o escapamento com ponteira quádrupla com acabamento escurecido.

Na minha opinião, é um dos Mercedes-AMG mais bonitos e com design mais original.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Vida a bordo e espaço interno: mesmo se tratando de um compacto na gama da Mercedes-Benz, o GLB, com seus 4,65 m de comprimento e 2,83 m de distância entre-eixos, traz surpreendente espaço interno e acabamento de primeira qualidade: a maior parte das superfícies traz materiais macios e agradáveis ao toque.

No caso específico da versão avaliada, a parte do painel e o console central trazem um belo revestimento que parece ser de fibra de carbono, mais cintos de segurança na cor vermelha.

Destaque para o conjunto formado pelo painel de instrumentos e pela central multimídia, cada um com uma tela de 12,3 polegadas, unidos em uma peça só com estilo "flutuante".

Também chamam a atenção as belas saídas de ar metálicas na forma de turbina que são iluminadas - há três sobre os controles físicos do ar-condicionado digital de duas zonas e uma em cada extremidade do painel. Também há saídas de ar na segunda fileira de bancos.

A iluminação mencionada acima pode ser personalizada com diferentes cores e se estende ao próprio painel, às portas e ao console central.

Outro ponto forte é o belo volante esportivo da AMG, que traz ótima pegada e dois botões redondos com telas embutidas para ajuste dos modos de condução e também de itens como carga dos amortecedores adaptativos.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A lista de comodidades incluem carregamento de celular por indução, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico e som Burmester com 12 alto-falantes e 710 W de potência.

O espaço no banco traseiro é bom e passageiros mais altos conseguem viajar confortavelmente - contudo, um terceiro ocupante não terá tanto espaço disponível, sobretudo por causa do túnel central mais elevado.

O espaço na segunda fileira, inclusive, pode variar, pois o banco é corrediço para permitir o acesso à terceira fileira - por falar nela, seus dois bancos são adequados para acomodar crianças - adultos vão passar por aperto ali.

Com os sete assentos levantados, o porta-malas praticamente desaparece - porém, com a terceira fileira rebatida, a capacidade para bagagens é de ótimos 570 litros.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Segurança: o Mercedes-AMG GLB 35 é muito bem servido no que se refere à segurança.

Além de trazer airbags em toda a cabine e de ser um carro muito estável e com freios reforçados, o GLB vem de série com um pacote completo de assistências à condução, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com manutenção de faixa - o carro é capaz de fazer curvas sozinho, mas esse sistema é desativado após alguns segundos se você não mantiver as mãos no volante.

É inegável que toda essa tecnologia deixa o carro mais seguro para os respectivos ocupantes e terceiros, mas o trânsito caótico de São Paulo, especialmente os motociclistas andando entre os carros, pode gerar alguns sustos - em algumas oportunidades, o carro emitiu alertas, esticou o cinto de segurança e chegou a frear ao detectar a aproximação de condutores de motocicletas, por "interpretar" que haveria a iminência de um acidente.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desempenho e consumo: o motor 2.0 turbo com injeção direta do GLB 25 traz construção mais simples, não é feito a mão nem entrega os 421 cv da unidade que equipa as versões mais potentes dos compactos da AMG - identificadas com o número 45.

Nem por isso o GLB 35, um AMG "de entrada", deixa de entregar desempenho de um verdadeiro carro esportivo.

Seu propulsor traz 306 cv de potência e 40,8 kgfm de torque e é acoplado à transmissão automatizada de dupla embreagem e oito marchas, com trocas muito rápidas e tração integral - que distribui automaticamente o torque entre os dois eixos para maior aderência.

Com esse conjunto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 5,5 segundos - um tempo bom, considerando os 1.820 kg do SUV compacto.

A condução fica ainda mais afiada com o chassi preparado pela AMG, que traz diferentes modos de condução, ajustáveis por meio dos dois botões com telas integradas na base do volante, e amortecedores adaptativos - cuja carga é alterada automaticamente, dependendo do estilo de direção, ou pode ser modificada ao gosto do motorista.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além de estilosas, as rodas de liga leve de 21 polegadas e os pneus esportivos com medidas 255/35, com perfil bem baixo, reforçam o comportamento esportivo e a estabilidade - o mesmo vale para o escapamento com ronco grave e quatro ponteiras com acabamento escurecido.

No modo conforto, mesmo com os pneus fininhos e as rodas gigantes, o GLB 35 sabe ser um SUV familiar com rodar surpreendentemente confortável - só tenha cuidado com buracos e valetas para evitar danos às rodas e, sobretudo, aos pneus.

Em relação ao consumo, mesmo se tratando de um carro voltado à performance, até que é bom: com o pé bem leve e sem trânsito, minha melhor média foi de aproximadamente 8 km/l na cidade - em condições normais e com o ar-condicionado ligado, algo em torno de 6 km/l é mais realista. Na estrada, cheguei a cerca de 12 km/l.

Conforme o ciclo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), as médias oficiais são de 8,3 km/l no ciclo urbano e de 9,7 km/l no rodoviário.

Vale destacar que o GLB traz sistema híbrido leve com bateria de 48 volts, composto por motor de partida e gerador acionado por correia que rende até 14 cv adicionais em acelerações e arrancadas para reduzir emissões. Por ser híbrido, o GLB 35 está isento do rodízio de veículos no município de São Paulo.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, som Burmester com 12 alto-falantes e 710 W de potência, cintos de segurança na cor vermelha, três fileiras de assentos, amortecedores adaptativos e ajustáveis, painel e central multimídia com tela de 12,3 polegadas cada, conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, bancos revestidos parcialmente com couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sistema ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, comutação automática do farol alto., sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 21 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, câmeras "360 graus" de alta resolução, GPS integrado, chave presencial e faróis e lanternas de LEDs.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mercedes-AMG GLB 35 4Matic

Preço

R$ 559.900
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Pacote de itens tecnológicos e de segurança
  • Design
  • Estabilidade
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Pneus de perfil muito baixo estão mais propensos a rasgos
  • Espaço pequeno na terceira fileira de assentos

Veredito

O Mercedes-AMG GLB 35 é um carro familiar com muito estilo, tecnologia e desempenho verdadeiramente esportivo. Apesar dos pneus com perfil baixo, com medidas 255/35, e das rodas de 21 polegadas, consegue ser confortável no uso cotidiano. Além disso traz bom espaço interno nas duas primeiras fileiras de bancos, mas a terceira se limita, praticamente, a acomodar crianças; É o AMG compacto mais bonito e versátil, na minha opinião.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 2.0 turbo, 4 cilindros, injeção direta

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 306 cv a 6.100 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 40,8 kgfm entre 2.500 e 4.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,5 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 250 km/h (limitada eletronicamente)

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,3 km/l (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,7 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automatizado, dupla embreagem, 8 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo McPherson com amortecedores adaptativos

  • Suspensão Traseira

  • Independente do tipo Multilink com amortecedores adapativos

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados de 350 mm com pinças de quatro pistões

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados de 330 mm com pinças de um pistão

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 255/35 R21

  • Rodas

  • 21 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.665 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.650 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.829 mm

  • Largura (mm)

  • 2.020 mm

  • Ocupantes

  • 7

  • Peso (kg)

  • 1.820 kg

  • Porta-malas (L)

  • 570 litros

  • Tanque (L)

  • 60 litros mais 6 litros de reserva

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 3 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.