Mercedes GLE Coupé: vale pagar fortuna pelo gigante com alma esportiva?
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
22/06/2021 04h00
Resumo da notícia
- SUV cupê esbanja desempenho com motor 3.0 que parece ser mais potente
- Design ousado e porte exagerado chamam atenção por onde passa
- GLE 400d tem números de consumo dignos de compacto de entrada nacional
Existem várias maneiras de chamar atenção no trânsito. Mas quem é dono de um Mercedes-Benz não precisa de tanto para ser notado nas ruas. Principalmente se o modelo em questão for o GLE Coupé.
Fora a versão AMG 63, o SUV cupê do GLE está disponível na versão 400d, que traz um interessante motor 3.0 movido a diesel. Por trás dessa combinação inusitada está um carro que empolga ao acelerar e entrega uma autonomia que beira o inacreditável.
Só que ele está longe de ser barato. Pelo GLE 400d, a Mercedes pede nada menos do que R$ 765 mil. Vale a pena desembolsar esta pequena fortuna pelo modelo?
Mercedes-Benz GLE 400d
Preço
R$ 764.9005,0
Médias de consumo são dignas de um compacto de entrada
5,0
Sobra fôlego no motor 3.0 a diesel, que parece ser mais potente do que é
4,0
Gosto não se discute, mas o GLE Coupé foi feito para ser notado por onde passa
5,0
Modelo tem pacote completo de itens de conforto e segurança
5,0
GLE tem espaço de sobra para todos os ocupantes e porta-malas gigante
4,0
Custos dignos de um Mercedes-Benz, embora o dono nem deva se preocupar com isso
5,0
Várias assistências de condução estão presentes no GLE Coupé
Pontos Positivos
- Desempenho
- Consumo
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Dimensões
- Preço
Veredito
Consumidores racionais dificilmente se encantarão pelo GLE Coupé. Enorme e caro, só agrada quem toma decisões emocionais. Em sua defesa, o 400d entrega muito mais que um design chamativo: o motor 3.0 turbodiesel possui desempenho de esportivo e consumo digno de um compacto de entrada. O problema maior está mesmo no preço de R$ 765 mil. Ainda assim, isso não deve impedir o SUV cupê de fazer sucesso por aqui.
Versões disponíveis
Design e espaço interno
O SUV cupê se destaca por onde quer que vá pelo desenho imponente. Apesar de ter menos de 5 metros de comprimento, o GLE Coupé parece ser bem maior.
A 'culpa' é da carroceria volumosa, cuja silhueta mais esguia transmite a ilusão de ótica dele ser maior do que o GLE SUV. Nesta configuração, o carro vem com detalhes cromados na parte inferior do para-choque dianteiro. A grade frontal tem um estilo mais esportivo do que o antigo modelo e ostenta uma gigantesca estrela de três pontas - que mais parece vinda de um dos caminhões da Mercedes.
Na traseira, as lanternas ganharam novo formato que remete ao conjunto óptico dos sedãs da marca. A tampa do porta-malas é bem alta e atrás do logotipo da Mercedes-Benz fica uma câmera que é ativada toda vez que o veículo identifica a presença de algum veículo ou obstáculo em torno do carro.
Por dentro, a boa distância entre-eixos de 2,93 metros resulta em um ótimo espaço no banco de trás. Três adultos conseguem viajar com algum conforto, já que há bom espaço para ombros e pernas - inclusive para o quinto passageiro. Só que a curvatura do teto típica dos SUVs cupês prejudica ocupantes mais altos.
O porta-malas tem capacidade volumétrica de 655 litros com o banco traseiro na posição normal. A tampa traseira pode ser aberta sem as mãos, por meio de sensores que identificam um movimento com o pé por baixo do para-choque.
Desempenho e consumo
É raro ver um Mercedes com motorização a diesel no Brasil. No caso do GLE 400d, o escolhido foi um 3.0 de seis cilindros em linha, que entrega 330 cv e torque máximo de ótimos 71,4 kgfm já a 1.200 rpm.
Isso faz com que o SUV cupê já tenha um desempenho empolgante logo de cara. Arrancadas e retomadas são realizadas sem dificuldade alguma, a ponto de se passar até por uma versão preparada pela AMG.
Aí nota-se também o ótimo isolamento acústico, já que pouco se ouve o motor a diesel em funcionamento. A transmissão automática de nove marchas também funciona de forma eficiente e silenciosa.
As médias de consumo são elogiáveis: 8,7 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada. É por isso que, quando fui retirar o GLE Coupé para nossa avaliação, a autonomia registrava 1.000 km. Nada mal.
Segurança e equipamentos
O GLE 400d se destaca pelo pacote de assistências de condução e itens de segurança. Afinal de contas, o GLE Coupé é praticamente um "SUV do Classe E".
Estão presentes itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e o piloto automático adaptativo com função para tráfego, capaz de acelerar e frear o veículo sem intervenção humana.
Esse recurso se torna muito conveniente no anda-e-para do trânsito, uma vez que o carro pode realizar essas tarefas de acordo com distância e velocidade pré-estabelecidas em relação ao veículo à frente.
Assim como no Classe E, a cabine do GLE ostenta duas telas de 12,3 polegadas, que fazem as vezes de painel de instrumentos e tela da central multimídia.
Nela, aliás, está o sistema de entretenimento MBUX, que prima pela usabilidade fácil. Há ainda uma assistente pessoal ativada por comandos de voz. Assim, tudo que o motorista precisa dizer é "Oi, Mercedes" para que a assistente seja ligada.
Apesar de identificar comandos básicos (como regular a temperatura do ar-condicionado e informar a temperatura externa), ele ainda não é capaz de responder perguntas mais complexas.
Mercado
O GLE 400d está isolado no mercado. Isso porque nenhum de seus rivais diretos (BMW X6 e Audi Q8) é vendido com motorizações a diesel no país.
Assim, o concorrente mais forte do GLE Coupé 400d é justamente o GLE 400d. Enquanto o cupê sai por R$ 764.900, o SUV custa R$ 722.900, uma diferença de respeitosos R$ 42 mil.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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3.0, seis cilindros em linha
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Combustível
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Diesel
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Potência (cv)
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330 cv a 3.600 rpm
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Torque (kgf.m)
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71,4 kgfm a 1.200 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
5,7 s
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Velocidade máxima (km/h)
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240 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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8,7 km/l
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Consumo estrada (km/l)
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12,6 km/l
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Câmbio
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Automático de 9 marchas
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, braços sobrepostos
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Suspensão Traseira
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Independente, braços sobrepostos
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
-
Discos ventilados
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Pneus
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275/50 R20
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Rodas
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20 polegadas
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Altura (mm)
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1730 mm
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Comprimento (mm)
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4939 mm
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Entre-eixos (mm)
-
293 mm
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Largura (mm)
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2010 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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2.220 kg
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Porta-malas (L)
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655 l
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Tanque (L)
-
65 l
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10.000 km
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n/d
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20.000 km
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n/d
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30.000 km
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n/d
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40.000 km
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n/d
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50.000 km
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n/d
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60.000 km
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n/d
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Seguro
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R$ 29 mil (estimado)
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Garantia
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2 anos
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Airbags para joelho do motorista
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Sensor de pontos cegos
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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Sistema de estacionamento autônomo
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