Mercedes GLE Coupé: vale pagar fortuna pelo gigante com alma esportiva?
Resumo da notícia
- SUV cupê esbanja desempenho com motor 3.0 que parece ser mais potente
- Design ousado e porte exagerado chamam atenção por onde passa
- GLE 400d tem números de consumo dignos de compacto de entrada nacional
Existem várias maneiras de chamar atenção no trânsito. Mas quem é dono de um Mercedes-Benz não precisa de tanto para ser notado nas ruas. Principalmente se o modelo em questão for o GLE Coupé.
Fora a versão AMG 63, o SUV cupê do GLE está disponível na versão 400d, que traz um interessante motor 3.0 movido a diesel. Por trás dessa combinação inusitada está um carro que empolga ao acelerar e entrega uma autonomia que beira o inacreditável.
Só que ele está longe de ser barato. Pelo GLE 400d, a Mercedes pede nada menos do que R$ 765 mil. Vale a pena desembolsar esta pequena fortuna pelo modelo?
Mercedes-Benz GLE 400d
Preço
R$ 764.900Pontos Positivos
- Desempenho
- Consumo
- Espaço interno
Pontos Negativos
- Dimensões
- Preço
Veredito
Consumidores racionais dificilmente se encantarão pelo GLE Coupé. Enorme e caro, só agrada quem toma decisões emocionais. Em sua defesa, o 400d entrega muito mais que um design chamativo: o motor 3.0 turbodiesel possui desempenho de esportivo e consumo digno de um compacto de entrada. O problema maior está mesmo no preço de R$ 765 mil. Ainda assim, isso não deve impedir o SUV cupê de fazer sucesso por aqui.
Design e espaço interno
O SUV cupê se destaca por onde quer que vá pelo desenho imponente. Apesar de ter menos de 5 metros de comprimento, o GLE Coupé parece ser bem maior.
A 'culpa' é da carroceria volumosa, cuja silhueta mais esguia transmite a ilusão de ótica dele ser maior do que o GLE SUV. Nesta configuração, o carro vem com detalhes cromados na parte inferior do para-choque dianteiro. A grade frontal tem um estilo mais esportivo do que o antigo modelo e ostenta uma gigantesca estrela de três pontas - que mais parece vinda de um dos caminhões da Mercedes.
Na traseira, as lanternas ganharam novo formato que remete ao conjunto óptico dos sedãs da marca. A tampa do porta-malas é bem alta e atrás do logotipo da Mercedes-Benz fica uma câmera que é ativada toda vez que o veículo identifica a presença de algum veículo ou obstáculo em torno do carro.
Por dentro, a boa distância entre-eixos de 2,93 metros resulta em um ótimo espaço no banco de trás. Três adultos conseguem viajar com algum conforto, já que há bom espaço para ombros e pernas - inclusive para o quinto passageiro. Só que a curvatura do teto típica dos SUVs cupês prejudica ocupantes mais altos.
O porta-malas tem capacidade volumétrica de 655 litros com o banco traseiro na posição normal. A tampa traseira pode ser aberta sem as mãos, por meio de sensores que identificam um movimento com o pé por baixo do para-choque.
Desempenho e consumo
É raro ver um Mercedes com motorização a diesel no Brasil. No caso do GLE 400d, o escolhido foi um 3.0 de seis cilindros em linha, que entrega 330 cv e torque máximo de ótimos 71,4 kgfm já a 1.200 rpm.
Isso faz com que o SUV cupê já tenha um desempenho empolgante logo de cara. Arrancadas e retomadas são realizadas sem dificuldade alguma, a ponto de se passar até por uma versão preparada pela AMG.
Aí nota-se também o ótimo isolamento acústico, já que pouco se ouve o motor a diesel em funcionamento. A transmissão automática de nove marchas também funciona de forma eficiente e silenciosa.
As médias de consumo são elogiáveis: 8,7 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada. É por isso que, quando fui retirar o GLE Coupé para nossa avaliação, a autonomia registrava 1.000 km. Nada mal.
Segurança e equipamentos
O GLE 400d se destaca pelo pacote de assistências de condução e itens de segurança. Afinal de contas, o GLE Coupé é praticamente um "SUV do Classe E".
Estão presentes itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e o piloto automático adaptativo com função para tráfego, capaz de acelerar e frear o veículo sem intervenção humana.
Esse recurso se torna muito conveniente no anda-e-para do trânsito, uma vez que o carro pode realizar essas tarefas de acordo com distância e velocidade pré-estabelecidas em relação ao veículo à frente.
Assim como no Classe E, a cabine do GLE ostenta duas telas de 12,3 polegadas, que fazem as vezes de painel de instrumentos e tela da central multimídia.
Nela, aliás, está o sistema de entretenimento MBUX, que prima pela usabilidade fácil. Há ainda uma assistente pessoal ativada por comandos de voz. Assim, tudo que o motorista precisa dizer é "Oi, Mercedes" para que a assistente seja ligada.
Apesar de identificar comandos básicos (como regular a temperatura do ar-condicionado e informar a temperatura externa), ele ainda não é capaz de responder perguntas mais complexas.
Mercado
O GLE 400d está isolado no mercado. Isso porque nenhum de seus rivais diretos (BMW X6 e Audi Q8) é vendido com motorizações a diesel no país.
Assim, o concorrente mais forte do GLE Coupé 400d é justamente o GLE 400d. Enquanto o cupê sai por R$ 764.900, o SUV custa R$ 722.900, uma diferença de respeitosos R$ 42 mil.
Motorização
3.0, seis cilindros em linha
Combustível
Diesel
Potência (cv)
330 cv a 3.600 rpm
Torque (kgf.m)
71,4 kgfm a 1.200 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,7 s
Velocidade máxima (km/h)
240 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,7 km/l
Consumo estrada (km/l)
12,6 km/l
Câmbio
Automático de 9 marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, braços sobrepostos
Suspensão Traseira
Independente, braços sobrepostos
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
275/50 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1730 mm
Comprimento (mm)
4939 mm
Entre-eixos (mm)
293 mm
Largura (mm)
2010 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.220 kg
Porta-malas (L)
655 l
Tanque (L)
65 l
10.000 km
n/d
20.000 km
n/d
30.000 km
n/d
40.000 km
n/d
50.000 km
n/d
60.000 km
n/d
Seguro
R$ 29 mil (estimado)
Garantia
2 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
Sistema de estacionamento autônomo
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