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Mercedes GLE Coupé: vale pagar fortuna pelo gigante com alma esportiva?

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/06/2021 04h00

Resumo da notícia

  • SUV cupê esbanja desempenho com motor 3.0 que parece ser mais potente
  • Design ousado e porte exagerado chamam atenção por onde passa
  • GLE 400d tem números de consumo dignos de compacto de entrada nacional

Existem várias maneiras de chamar atenção no trânsito. Mas quem é dono de um Mercedes-Benz não precisa de tanto para ser notado nas ruas. Principalmente se o modelo em questão for o GLE Coupé.

Fora a versão AMG 63, o SUV cupê do GLE está disponível na versão 400d, que traz um interessante motor 3.0 movido a diesel. Por trás dessa combinação inusitada está um carro que empolga ao acelerar e entrega uma autonomia que beira o inacreditável.

Só que ele está longe de ser barato. Pelo GLE 400d, a Mercedes pede nada menos do que R$ 765 mil. Vale a pena desembolsar esta pequena fortuna pelo modelo?

Mercedes-Benz GLE 400d

Preço

R$ 764.900
Carros
4,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Médias de consumo são dignas de um compacto de entrada

Sobra fôlego no motor 3.0 a diesel, que parece ser mais potente do que é

Gosto não se discute, mas o GLE Coupé foi feito para ser notado por onde passa

Modelo tem pacote completo de itens de conforto e segurança

GLE tem espaço de sobra para todos os ocupantes e porta-malas gigante

Custos dignos de um Mercedes-Benz, embora o dono nem deva se preocupar com isso

Várias assistências de condução estão presentes no GLE Coupé

Pontos Positivos

  • Desempenho
  • Consumo
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Dimensões
  • Preço

Veredito

Consumidores racionais dificilmente se encantarão pelo GLE Coupé. Enorme e caro, só agrada quem toma decisões emocionais. Em sua defesa, o 400d entrega muito mais que um design chamativo: o motor 3.0 turbodiesel possui desempenho de esportivo e consumo digno de um compacto de entrada. O problema maior está mesmo no preço de R$ 765 mil. Ainda assim, isso não deve impedir o SUV cupê de fazer sucesso por aqui.

Design e espaço interno

GLE 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Teto com curvatura acentuada e traseira alta: marcas do SUV cupê
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O SUV cupê se destaca por onde quer que vá pelo desenho imponente. Apesar de ter menos de 5 metros de comprimento, o GLE Coupé parece ser bem maior.

A 'culpa' é da carroceria volumosa, cuja silhueta mais esguia transmite a ilusão de ótica dele ser maior do que o GLE SUV. Nesta configuração, o carro vem com detalhes cromados na parte inferior do para-choque dianteiro. A grade frontal tem um estilo mais esportivo do que o antigo modelo e ostenta uma gigantesca estrela de três pontas - que mais parece vinda de um dos caminhões da Mercedes.

Na traseira, as lanternas ganharam novo formato que remete ao conjunto óptico dos sedãs da marca. A tampa do porta-malas é bem alta e atrás do logotipo da Mercedes-Benz fica uma câmera que é ativada toda vez que o veículo identifica a presença de algum veículo ou obstáculo em torno do carro.

Por dentro, a boa distância entre-eixos de 2,93 metros resulta em um ótimo espaço no banco de trás. Três adultos conseguem viajar com algum conforto, já que há bom espaço para ombros e pernas - inclusive para o quinto passageiro. Só que a curvatura do teto típica dos SUVs cupês prejudica ocupantes mais altos.

O porta-malas tem capacidade volumétrica de 655 litros com o banco traseiro na posição normal. A tampa traseira pode ser aberta sem as mãos, por meio de sensores que identificam um movimento com o pé por baixo do para-choque.

Desempenho e consumo

Mercedes 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Motor 3.0 diesel entrega 330 cv
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

É raro ver um Mercedes com motorização a diesel no Brasil. No caso do GLE 400d, o escolhido foi um 3.0 de seis cilindros em linha, que entrega 330 cv e torque máximo de ótimos 71,4 kgfm já a 1.200 rpm.

Isso faz com que o SUV cupê já tenha um desempenho empolgante logo de cara. Arrancadas e retomadas são realizadas sem dificuldade alguma, a ponto de se passar até por uma versão preparada pela AMG.

Aí nota-se também o ótimo isolamento acústico, já que pouco se ouve o motor a diesel em funcionamento. A transmissão automática de nove marchas também funciona de forma eficiente e silenciosa.

As médias de consumo são elogiáveis: 8,7 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada. É por isso que, quando fui retirar o GLE Coupé para nossa avaliação, a autonomia registrava 1.000 km. Nada mal.

Segurança e equipamentos

GLE 4 - Divulgação - Divulgação
Cabine tem muitos elementos vindos do Classe E
Imagem: Divulgação

O GLE 400d se destaca pelo pacote de assistências de condução e itens de segurança. Afinal de contas, o GLE Coupé é praticamente um "SUV do Classe E".

Estão presentes itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e o piloto automático adaptativo com função para tráfego, capaz de acelerar e frear o veículo sem intervenção humana.

Esse recurso se torna muito conveniente no anda-e-para do trânsito, uma vez que o carro pode realizar essas tarefas de acordo com distância e velocidade pré-estabelecidas em relação ao veículo à frente.

Assim como no Classe E, a cabine do GLE ostenta duas telas de 12,3 polegadas, que fazem as vezes de painel de instrumentos e tela da central multimídia.

Nela, aliás, está o sistema de entretenimento MBUX, que prima pela usabilidade fácil. Há ainda uma assistente pessoal ativada por comandos de voz. Assim, tudo que o motorista precisa dizer é "Oi, Mercedes" para que a assistente seja ligada.

Apesar de identificar comandos básicos (como regular a temperatura do ar-condicionado e informar a temperatura externa), ele ainda não é capaz de responder perguntas mais complexas.

Mercado

O GLE 400d está isolado no mercado. Isso porque nenhum de seus rivais diretos (BMW X6 e Audi Q8) é vendido com motorizações a diesel no país.

Assim, o concorrente mais forte do GLE Coupé 400d é justamente o GLE 400d. Enquanto o cupê sai por R$ 764.900, o SUV custa R$ 722.900, uma diferença de respeitosos R$ 42 mil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 3.0, seis cilindros em linha

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 330 cv a 3.600 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 71,4 kgfm a 1.200 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 5,7 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 240 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,7 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,6 km/l

  • Câmbio

  • Automático de 9 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, braços sobrepostos

  • Suspensão Traseira

  • Independente, braços sobrepostos

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 275/50 R20

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1730 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4939 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 293 mm

  • Largura (mm)

  • 2010 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.220 kg

  • Porta-malas (L)

  • 655 l

  • Tanque (L)

  • 65 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • n/d

  • 20.000 km

  • n/d

  • 30.000 km

  • n/d

  • 40.000 km

  • n/d

  • 50.000 km

  • n/d

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • R$ 29 mil (estimado)

  • Garantia

  • 2 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

  • Sistema de estacionamento autônomo

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