Mercedes com alma de Fórmula 1 é carro de corrida confortável e tecnológico
Dona de oito títulos mundiais de construtores na Fórmula 1, a Mercedes-Benz há muitos anos tem levado tecnologias desenvolvidas nas pistas para os seus carros de passeio.
O ápice dessa colaboração está nos modelos da divisão esportiva AMG com a designação E Performance, que começam a chegar ao mercado brasileiro.
São automóveis equipados com tecnologia híbrida plug-in, combinando propulsão a combustão com elétrica e cujas baterias podem ser recarregadas na tomada - o que também permite rodar alguns quilômetros sem gastar uma gota de gasolina.
Nesta avaliação, contamos nossa experiência ao volante do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, cupê de quatro portas que está entre os carros mais rápidos produzidos em série da história da marca alemã, com quase 850 cv e aceleração de zero a 100 km/h abaixo de três segundos.
O preço está à altura de tanto desempenho: são R$ 1.596.900 sem incluir itens opcionais.
Desvendando o Mercedes-AMG GT 62 S E Performance
Design: o GT 63 S é um cupê de quatro portas gigante impossível de passar despercebido
A silhueta curva, com caimento acentuado do teto na traseira, denuncia a vocação esportiva, mesmo em um carro com a praticidade das quatro portas.
Destacam-se o capô longo, os faróis afilados e a enorme grade dianteira com a estrela de três pontas no centro e filetes cromados na vertical - design presente nos modelos AMG, a divisão de alta performance da Mercedes-Benz.
Nas laterais, as belas rodas de liga leve de 21 polegadas trazem imponência ao carro e permitem visualizar as pinças de freio amarelas e os discos de carbono cerâmica de série, com frenagem mais eficiente do que os discos tradicionais de aço.
Na traseira, o ponto alto são as quatro ponteiras de escapamento, as finas lanternas de LEDs na horizontal e a tampa do porta-malas com vidro integrado e bastante inclinado.
Vida a bordo: o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance é, como o título dessa avaliação afirma, um carro de luxo com desempenho esportivo.
É o que você percebe logo ao entrar no cupê de quatro portas e quatro lugares: todo o habitáculo é revestido de materiais nobres, incluindo os bancos frontais de couro Nappa legítimo.
Por falar em bancos, os dianteiros trazem ajustes elétricos, memória e até massagem - eles são separados por um console central elevado, que dá um estilo de aeronave e também divide os assentos da segunda fileira.
A lista de mimos a bordo é complementada pelo ar-condicionado que pode até dispersar uma agradável fragrância no habitáculo, mais teto solar panorâmico, iluminação ambiente com 64 opções de cores, sistema de som premium da Burmester e painel e central multimídia com telas de alta resolução.
Por conta das baterias, o porta-malas não é tão grande quanto o carro sugere, com seus 5,05 m de comprimento, 2,07 m de largura e 2,95 m de distância entre-eixos: a capacidade é de 335 litros de bagagens.
Segurança: a quantidade de assistentes eletrônicos é grande, incluindo alerta de ponto cego e de saída involuntária de faixa, frenagem automática dianteira e traseira com alerta de colisão e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
A extensa lista de assistências à condução inclui o esterçamento automático do volante em rodovias - ou seja, o GT é capaz de fazer curvas sozinhos em rodovias com faixas bem demarcadas.
A proteção é complementada por airbags dianteiros, laterais e de cortina e detecção de condutor desatento.
Vale mencionar a tração integral inteligente não serve apenas para reduzir tempo de volta, mas também ajuda - e muito - a manter o carro estável e na trajetória, com o auxílio dos controles de tração e estabilidade.
Desempenho: o que dizer de um dos Mercedes-Benz produzidos em série mais rápidos da história, equipado com tecnologia híbrida desenvolvida da Fórmula 1?
Só de olhar a ficha técnica, dá para perceber que se trata de um carro esportivo com acabamento de alto luxo com espaço para quatro pessoas: a potência combinada é de 843 cv, o torque chega a quase 150 kgfm e a aceleração de zero a 100 km/h acontece em apenas 2,9 segundos.
No GT 63 S E Performance, o sistema híbrido plug-in é voltado ao desempenho - é por isso que as baterias têm pouca capacidade de armazenamento de energia, de apenas 6,1 kWh, para não deixar o carro ainda mais pesado - são 2.380 kg em ordem de marcha.
Essas baterias trazem alta capacidade de resfriamento, para rápida descarga de energia, utilizado 14 litros de líquido de arrefecimento.
É possível rodar cerca de 12 km no modo 100% elétrico, se assim o condutor desejar - o ponto negativo é que a recarga só pode ser feita em carregadores lentos, de corrente alternada e potência máxima de apenas 3,7 kW.
Essas mesmas baterias, vale a pena destacar, também são recarregáveis por meio das desacelerações e das frenagens e através do motor a combustão.
Com 204 cv e 32 kgfm, o motor elétrico vai instalado no eixo traseiro, tracionando as respectivas rodas, enquanto o propulsor 4.0 V8 biturbo de 639 cv e 91,8 kgfm fica na frente, embaixo do capô.
O sistema de distribuição da tração entre os eixos é automático, enquanto a rápida transmissão de dupla embreagem tem nove marchas.
A suspensão é um dos destaques e confere ao GT diferentes personalidades, por meio do sistema de bolsas de ar que ajusta a rigidez dos amortecedores de acordo com o estilo de condução - apesar das rodas de 21 polegadas, o cupê de quatro portas é capaz de rodar com bastante conforto.
Um capítulo à parte é o ronco do motor de oito cilindros, que pode ficar mais forte ao toque de um botão.
Apesar de ser pesado e medir mais de 5 metros de comprimento, o GT surpreende pela agilidade na condução, graças às rodas traseiras esterçantes - elas giram no sentido contrário das dianteiras para facilitar as manobras e viram no mesmo sentido em altas velocidades, a fim deixar o veículo mais estável nas curvas.
Em relação ao consumo médio, até que ele não é tão alto, considerando o alto desempenho: conforme a Mercedes, são 8 km/l de gasolina na cidade e 10 km/l na estrada.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável eletricamente em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, massagem e memória, bancos revestidos de couro Nappa, iluminação ambiente com 64 cores, assistente pessoal de corridas em autódromos, suspensão a ar adaptativa com ajuste automático de nível, tração integral, seletor de modos de condução, ajuste do ronco do motor, recarga de celular por indução, faróis e lanternas traseiras de LEDs, alarme, chave presencial, partida do motor por botão, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital e automático com odorizador e saída para o banco traseiro, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel digital, som premium da Burmester, freio de estacionamento eletrônico, monitoramento da pressão dos pneus, freios a disco de carbono cerâmica nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem autônoma com alerta de colisão, detector de fadiga, farol alto adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, monitoramento externo "360 graus" por meio de câmeras, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, rodas traseiras esterçantes e rodas de liga leve de 21 polegadas.
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Mercedes-AMG GT 63 S E Performance
Preço
R$ 1.596.900Pontos Positivos
- Design
- Conforto. Traz muita tecnologia a bordo e acabamento primoroso
- Desempenho. Acelera de zero a 100 km/h em menos de 3 segundos e é o carro produzido em série mais potente da Mercedes-Benz
Pontos Negativos
- Baterias não aceitam carregamento rápido e são compatíveis com carregadores de até apenas 3,7 kW
Veredito
O Mercedes-AMG GT 63 S E Performance é um híbrido plug-in confortável de quatro portas que só quer saber de acelerar e tratar (muito) bem os seus ocupantes. Traz números de desempenho impressionantes, ronco de um legítimo V8 a gasolina e a comodidade de um automóvel de luxo com quatro portas e quatro lugares.
Motorização
Motor 4.0 V8 biturbo combinado com motor elétrico (híbrido plug-in)
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
843 cv (combinada)
Torque (kgf.m)
149,9 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
2,9 segundos
Velocidade máxima (km/h)
316 km/h
Consumo cidade (km/l)
8 km/l
Consumo estrada (km/l)
10 km/l
Câmbio
Automatizado de dupla embreagem com 9 marchas
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, multibraço, com molas a ar, barra estabilizadora e amortecimento ativo
Suspensão Traseira
Independente, multibraço, com molas a ar, barra estabilizadora e amortecimento ativo
Freios Dianteiros
Dicos ventilados de carbono cerâmica
Freios Traseiros
Dicos ventilados de carbono cerâmica
Pneus
275/35 ZR21 na dianteira e 315/30 ZR21 na traseira
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1.447 mm
Comprimento (mm)
5.054 mm
Entre-eixos (mm)
2.951 mm
Largura (mm)
2.069 mm
Ocupantes
4
Peso (kg)
2.380 kg
Porta-malas (L)
335 litros
Tanque (L)
73 litros
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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