Mini Cooper elétrico oferece prazer de dirigir, mas limitado ao uso urbano
Rafaela Borges
Colaboração para o UOL
21/07/2021 00h00
Carros de duas portas, com dimensões compactas e forte apelo de estilo de vida são associados a um universo urbano. Foi por isso que a Mini escolheu a versão que chama de "3 portas" (a terceira é a do porta-malas) para dar início à sua investida na mobilidade elétrica.
Até 2030, a marca promete uma linha 100% elétrica. O Mini Cooper S E. é o primeiro capítulo dessa história. A chegada oficial do carro às concessionárias foi marcada para esta quinta-feira (22), pouco antes da estreia nacional de seu rival, o Fiat 500 Elétrico, que ocorrerá no dia 3 de agosto.
O uso urbano é o foco do Mini Cooper S E., até porque ele não tem grande aptidão para viagens. E não apenas pelo porta-malas reduzido, ou pelo escasso espaço no banco de trás, que não tem portas exclusivas de acesso. A autonomia declarada é de apenas 234 km.
Porém, como em todo carro elétrico, nem sempre essa autonomia condiz com a realidade. Ela depende muito da maneira que o motorista conduz o veículo. Tanto no caso da reportagem de UOL Carros quanto no de outro jornalista que testou o pequeno hatch no mesmo dia, o alcance não passou dos 150 km.
Mini Cooper S E
5,0
5,0
5,0
3,0
2,0
5,0
4,0
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Carregador para aparelhos eletrônicos
Veredito
Se o Mini Cooper de duas portas é a definição de carro urbano, ele também passou a ser muito apreciado pelos entusiastas. Para isso contribuíram sua história e, principalmente, sua dirigibilidade com toque esportivo. A versão elétrica manteve a aptidão de oferecer muito prazer ao dirigir, além de retomadas que vão ser grandes aliadas no dia a dia nas cidades. O problema é que, com um carro tão gostoso de guiar, sempre vai dar vontade de pegar uma estrada legal, principalmente com uma serra pelo caminho. Porém, a baixa autonomia limita bastante o hatch a um circuito que, dificilmente, fugirá do urbano. Até dá para se aventurar na estrada, mas não em longos trechos.
Desempenho e recarga
O Mini elétrico é baseado no Cooper S, tem motor elétrico dianteiro e bateria sob o assoalho. Sua capacidade é de 32,64 kWh e o tempo de recarga em um Wallbox de 11 kW, de duas horas e dez minutos.
Esse Wallbox, aliás, é entregue gratuitamente junto com o carro no caso de compras feitas até 30 de setembro. O Mini Cooper S E. tem entradas AC (corrente lenta) e DC (rápida) para recarga. No segundo caso, são 29 minutos para uma carga completa, de zero a 100%, de acordo com dados da fabricante.
A potência do motor elétrico é de 184 cv e o torque, de 27,5 mkgf. Essa força é entregue instantaneamente às rodas, assim que o motorista começa a pisar no pedal do acelerador. Por isso, como em quase todo carro elétrico, a capacidade de ganhar velocidade e fazer retomadas rápidas do Mini Cooper S E. é colossal. Até porque mesmo sendo 190 kg mais pesado que o Cooper S, a novidade é leve: 1.365 kg.
À mínima pressão no acelerador, o carrinho dá a impressão de que vai decolar. A sensação é bem mais intensa que os números de desempenho revelados pela Mini sugerem.
Conforme a fabricante, o elétrico vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e de 0 a 60 km/h em 3,9 segundos. Para poupar bateria, a velocidade final foi limitada a 150 km/h.
Para controlar o ímpeto da força jogada às rodas dianteiras, o Mini Cooper S E. traz uma tecnologia batizada de ARB, que reduz a patinagem das rodas por ação contínua. Esse sistema faz um controle mais sensível e rápido da tração e reduz a tendência de substerço típica de carros com tração dianteira.
As dimensões do carro elétrico são praticamente as mesmas do Mini Cooper S. A carroceria é 1,8 cm mais alta, mas ainda assim o centro de gravidade ficou 30 mm mais baixo. Com isso, o modelo manteve sua excelente estabilidade, sem inclinação em curvas e com ótimas respostas de direção.
A suspensão é independente nos dois eixos e os freios usam discos ventilados na frente e sólidos atrás. O Mini Cooper S E. tem quatro modos de condução: esportivo, intermediário, Green (ecológico) e Green+. Este desativa os sistemas de conforto do carro para aumentar a autonomia.
Há ainda dois modos de regeneração de bateria. Ao ligar o carro, já é acionado o mais forte, que aplica forte desaceleração sempre que o motorista alivia o pé do acelerador. Ao se retirar o pé desse pedal, nem é preciso usar o freio em algumas situações. O modelo quase para.
Design e espaço
O formato da grade é bem semelhante ao do Mini Cooper S, mas o componente é fechado, já que não há motor a combustão. Há apenas entrada de ar na parte de baixo do para-choque, que também traz duas aberturas laterais para jogar ar às rodas e melhorar a aerodinâmica.
Os faróis arredondados são full-LEDs antiofuscamento. A dianteira é repleta de detalhes escurecidos, e as rodas de 17" mudam de desenho conforme a versão de acabamento (leia mais abaixo).
Atrás, há o logotipo que passa a identificar os carros elétricos da Mini, e ausência de saídas de escape, desnecessárias modelos 100% a eletricidade. O pequeno porta-malas tem capacidade de 211 litros.
Quanto às dimensões, são 3,85 m de comprimento e 1,41 m de altura. Atrás, praticamente não há espaço para as pernas, nem saídas de ar ou entradas USB. Esta, aliás, é uma falha do carro. Há apenas uma porta USB em toda a cabine, e ela é lenta para recarregar aparelhos eletrônicos.
O acabamento interno tem couro, alumínio tradicional e alumínio trabalhado como destaques. O painel de instrumentos é virtual e a central multimídia sensível ao toque é contornada por uma peculiar moldura redonda.
Com o modelo elétrico, a marca lançou o Mini App, para checar funções como status da bateria, autonomia e área que pode ser percorrida com a carga restante.
Versões, preços e equipamentos
A linha Mini Cooper S E. começa com a versão Exclusive. Tabelada em R$ 239.990, tem como destaques a central multimídia, o teto solar panorâmico, o ar-condicionado com duas zonas de temperatura e os faróis full-LEDs.
A Top, por R$ 264.990, acrescenta equipamentos como assistente de estacionamento com sensores dianteiro e traseiro, faróis direcionais antiofuscamento, sistema de som Harman-Kardon, navegador GPS e Head Up Display (projeta dados do painel de instrumentos em uma tela entre o volante e o para-brisas).
Os diferenciais da Top Collection (R$ 269.990) são estéticos. A versão tem duas cores exclusivas (tons de azul e cinza) e pode vir com teto preto. Os detalhes de alumínio no acabamento são exclusivos dessa configuração, que traz ainda bancos revestidos de couro e tecido cinza claro.
Para quem comprar o carro até 30 de setembro, há condição especial. A Mini vai pagar as parcelas do financiamento até dezembro. O cliente só passa a bancar as prestações a partir de janeiro de 2022. O Mini Cooper S E. é produzido em Oxford, na Inglaterra.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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Motor elétrico
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Combustível
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Eletricidade
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Potência (cv)
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184 cv
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Torque (kgf.m)
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27,5 kgfm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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7,3 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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150 km/h (limitada eletronicamente)
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Consumo cidade (km/l)
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18 kWh por 100 km (combinado) / 234 km de autonomia estimada
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Consumo estrada (km/l)
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18 kWh por 100 km (combinado) / 234 km de autonomia estimada
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Câmbio
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Automático
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Tração
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Dianteira
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente, McPherson
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Suspensão Traseira
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Independente, multibraço
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
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Discos
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Pneus
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205/45 R17
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Rodas
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17 polegadas
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Altura (mm)
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1.332 mm
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Comprimento (mm)
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3.850 mm
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Entre-eixos (mm)
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2.495 mm
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Largura (mm)
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1.727 mm
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
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1.365 kg
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Porta-malas (L)
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211 litros
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Tanque (L)
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Baterias com capacidade de 32,64 kWh
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10.000 km
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Não informado
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20.000 km
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Não informado
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30.000 km
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Não informado
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40.000 km
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Não informado
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50.000 km
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Não informado
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60.000 km
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Não informado
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Seguro
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Não informado
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Garantia
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8 anos / 100.000 km
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Frenagem autônoma de emergência
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Sensor de pressão dos pneus
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Abertura elétrica do porta-malas
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Sistema de estacionamento autônomo
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