Mini Cooper elétrico oferece prazer de dirigir, mas limitado ao uso urbano
Carros de duas portas, com dimensões compactas e forte apelo de estilo de vida são associados a um universo urbano. Foi por isso que a Mini escolheu a versão que chama de "3 portas" (a terceira é a do porta-malas) para dar início à sua investida na mobilidade elétrica.
Até 2030, a marca promete uma linha 100% elétrica. O Mini Cooper S E. é o primeiro capítulo dessa história. A chegada oficial do carro às concessionárias foi marcada para esta quinta-feira (22), pouco antes da estreia nacional de seu rival, o Fiat 500 Elétrico, que ocorrerá no dia 3 de agosto.
O uso urbano é o foco do Mini Cooper S E., até porque ele não tem grande aptidão para viagens. E não apenas pelo porta-malas reduzido, ou pelo escasso espaço no banco de trás, que não tem portas exclusivas de acesso. A autonomia declarada é de apenas 234 km.
Porém, como em todo carro elétrico, nem sempre essa autonomia condiz com a realidade. Ela depende muito da maneira que o motorista conduz o veículo. Tanto no caso da reportagem de UOL Carros quanto no de outro jornalista que testou o pequeno hatch no mesmo dia, o alcance não passou dos 150 km.
Mini Cooper S E
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
Pontos Negativos
- Carregador para aparelhos eletrônicos
Veredito
Se o Mini Cooper de duas portas é a definição de carro urbano, ele também passou a ser muito apreciado pelos entusiastas. Para isso contribuíram sua história e, principalmente, sua dirigibilidade com toque esportivo. A versão elétrica manteve a aptidão de oferecer muito prazer ao dirigir, além de retomadas que vão ser grandes aliadas no dia a dia nas cidades. O problema é que, com um carro tão gostoso de guiar, sempre vai dar vontade de pegar uma estrada legal, principalmente com uma serra pelo caminho. Porém, a baixa autonomia limita bastante o hatch a um circuito que, dificilmente, fugirá do urbano. Até dá para se aventurar na estrada, mas não em longos trechos.
Desempenho e recarga
O Mini elétrico é baseado no Cooper S, tem motor elétrico dianteiro e bateria sob o assoalho. Sua capacidade é de 32,64 kWh e o tempo de recarga em um Wallbox de 11 kW, de duas horas e dez minutos.
Esse Wallbox, aliás, é entregue gratuitamente junto com o carro no caso de compras feitas até 30 de setembro. O Mini Cooper S E. tem entradas AC (corrente lenta) e DC (rápida) para recarga. No segundo caso, são 29 minutos para uma carga completa, de zero a 100%, de acordo com dados da fabricante.
A potência do motor elétrico é de 184 cv e o torque, de 27,5 mkgf. Essa força é entregue instantaneamente às rodas, assim que o motorista começa a pisar no pedal do acelerador. Por isso, como em quase todo carro elétrico, a capacidade de ganhar velocidade e fazer retomadas rápidas do Mini Cooper S E. é colossal. Até porque mesmo sendo 190 kg mais pesado que o Cooper S, a novidade é leve: 1.365 kg.
À mínima pressão no acelerador, o carrinho dá a impressão de que vai decolar. A sensação é bem mais intensa que os números de desempenho revelados pela Mini sugerem.
Conforme a fabricante, o elétrico vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e de 0 a 60 km/h em 3,9 segundos. Para poupar bateria, a velocidade final foi limitada a 150 km/h.
Para controlar o ímpeto da força jogada às rodas dianteiras, o Mini Cooper S E. traz uma tecnologia batizada de ARB, que reduz a patinagem das rodas por ação contínua. Esse sistema faz um controle mais sensível e rápido da tração e reduz a tendência de substerço típica de carros com tração dianteira.
As dimensões do carro elétrico são praticamente as mesmas do Mini Cooper S. A carroceria é 1,8 cm mais alta, mas ainda assim o centro de gravidade ficou 30 mm mais baixo. Com isso, o modelo manteve sua excelente estabilidade, sem inclinação em curvas e com ótimas respostas de direção.
A suspensão é independente nos dois eixos e os freios usam discos ventilados na frente e sólidos atrás. O Mini Cooper S E. tem quatro modos de condução: esportivo, intermediário, Green (ecológico) e Green+. Este desativa os sistemas de conforto do carro para aumentar a autonomia.
Há ainda dois modos de regeneração de bateria. Ao ligar o carro, já é acionado o mais forte, que aplica forte desaceleração sempre que o motorista alivia o pé do acelerador. Ao se retirar o pé desse pedal, nem é preciso usar o freio em algumas situações. O modelo quase para.
Design e espaço
O formato da grade é bem semelhante ao do Mini Cooper S, mas o componente é fechado, já que não há motor a combustão. Há apenas entrada de ar na parte de baixo do para-choque, que também traz duas aberturas laterais para jogar ar às rodas e melhorar a aerodinâmica.
Os faróis arredondados são full-LEDs antiofuscamento. A dianteira é repleta de detalhes escurecidos, e as rodas de 17" mudam de desenho conforme a versão de acabamento (leia mais abaixo).
Atrás, há o logotipo que passa a identificar os carros elétricos da Mini, e ausência de saídas de escape, desnecessárias modelos 100% a eletricidade. O pequeno porta-malas tem capacidade de 211 litros.
Quanto às dimensões, são 3,85 m de comprimento e 1,41 m de altura. Atrás, praticamente não há espaço para as pernas, nem saídas de ar ou entradas USB. Esta, aliás, é uma falha do carro. Há apenas uma porta USB em toda a cabine, e ela é lenta para recarregar aparelhos eletrônicos.
O acabamento interno tem couro, alumínio tradicional e alumínio trabalhado como destaques. O painel de instrumentos é virtual e a central multimídia sensível ao toque é contornada por uma peculiar moldura redonda.
Com o modelo elétrico, a marca lançou o Mini App, para checar funções como status da bateria, autonomia e área que pode ser percorrida com a carga restante.
Versões, preços e equipamentos
A linha Mini Cooper S E. começa com a versão Exclusive. Tabelada em R$ 239.990, tem como destaques a central multimídia, o teto solar panorâmico, o ar-condicionado com duas zonas de temperatura e os faróis full-LEDs.
A Top, por R$ 264.990, acrescenta equipamentos como assistente de estacionamento com sensores dianteiro e traseiro, faróis direcionais antiofuscamento, sistema de som Harman-Kardon, navegador GPS e Head Up Display (projeta dados do painel de instrumentos em uma tela entre o volante e o para-brisas).
Os diferenciais da Top Collection (R$ 269.990) são estéticos. A versão tem duas cores exclusivas (tons de azul e cinza) e pode vir com teto preto. Os detalhes de alumínio no acabamento são exclusivos dessa configuração, que traz ainda bancos revestidos de couro e tecido cinza claro.
Para quem comprar o carro até 30 de setembro, há condição especial. A Mini vai pagar as parcelas do financiamento até dezembro. O cliente só passa a bancar as prestações a partir de janeiro de 2022. O Mini Cooper S E. é produzido em Oxford, na Inglaterra.
Motorização
Motor elétrico
Combustível
Eletricidade
Potência (cv)
184 cv
Torque (kgf.m)
27,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,3 segundos
Velocidade máxima (km/h)
150 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade (km/l)
18 kWh por 100 km (combinado) / 234 km de autonomia estimada
Consumo estrada (km/l)
18 kWh por 100 km (combinado) / 234 km de autonomia estimada
Câmbio
Automático
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, multibraço
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
205/45 R17
Rodas
17 polegadas
Altura (mm)
1.332 mm
Comprimento (mm)
3.850 mm
Entre-eixos (mm)
2.495 mm
Largura (mm)
1.727 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.365 kg
Porta-malas (L)
211 litros
Tanque (L)
Baterias com capacidade de 32,64 kWh
10.000 km
Não informado
20.000 km
Não informado
30.000 km
Não informado
40.000 km
Não informado
50.000 km
Não informado
60.000 km
Não informado
Seguro
Não informado
Garantia
8 anos / 100.000 km
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Abertura elétrica do porta-malas
Sistema de estacionamento autônomo
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