Topo

Mitsubishi Eclipse Cross: por que SUV é boa opção ao Jeep Compass

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/12/2022 04h00

Quando o assunto é SUV médio, há alguns anos o Jeep Compass é a referência da categoria, seja em volume de vendas, seja pela grande variedade de versões - incluindo aquelas com motor turbodiesel e tração 4x4.

Ultimamente, o Toyota Corolla Cross é outro utilitário esportivo a conquistar a preferência de muitos clientes.

Mas isso não quer dizer que não existem outras alternativas para você considerar na faixa de preço entre R$ 190 mil e R$ 250 mil.

O Mitsubishi Eclipse Cross é uma dessas opções que, mesmo sem grande volume de vendas, é capaz de surpreender.

Com visual arrojado e estilo de cupê, o modelo da fabricante japonesa se destaca em itens como dirigibilidade, espaço interno e itens tecnológicos.

Andamos uma semana na versão topo de linha, que tem até tração nas quatro rodas.

Confira a avaliação e comente se você teria um exemplar em sua garagem.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWC

Preço

R$ 237.990
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

4,0

5,0

5,0

4,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Motor potente e condução ágil
  • Amplo espaço interno
  • Visual arrojado
  • Bem equipado

Pontos Negativos

  • Consumo poderia ser melhor
  • Central multimídia traz tela pequena

Veredito

Bonito e bem equipado, o Mistubishi Eclipse Cross também agrada ao volante, combinando motor potente com dirigibilidade acima da média. Tem preços competitivos, considerando os rivais na categoria de SUVs médios. É uma alternativa ao líder Jeep Compass que vale a pena considerar.

ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS

Imagem: Divulgação

Medindo 2,67 m de distância entre-eixos e 1,80 m de largura, o Eclipse Cross tem no espaço interno uma das suas virtudes.

A cabine é uma das mais espaçosas na categoria de SUVs médios, especialmente no banco traseiro - onde mesmo passageiros mais altos conseguem esticar as pernas sem muito aperto.

Como em outros modelos, o túnel central "rouba" um pouco do conforto com três ocupantes no assento de trás.

Para compensar, o encosto pode ser reclinado de 16º a 32º, possibilitando aumentar o espaço para passageiros ou para bagagens, dependendo da necessidade.

Por falar no porta-malas, a capacidade foi reduzida de 473 litros para 451 litros na linha 2023, consequência do novo desenho da tampa traseira.

A Mitsubishi afirma que, apesar da diminuição no volume, o aproveitamento do espaço para as malas teve incremento de 14% - de fato, o bagageiro é adequado na comparação com a concorrência.

Os bancos de couro trazem bom apoio lombar e os dianteiros têm ajustes elétricos na configuração testada.

Também vale destacar o ótimo acabamento interno, que traz revestimento macio ao toque nas portas dianteiras e também em todo o painel - outro destaque do utilitário esportivo.

Quanto aos itens de série, todas as quatro versões são muito bem equipadas. Na configuração de topo, a que avaliamos, a lista de equipamentos é extensa e inclui ar-condicionado de duas zonas, sensor de chave, partida por botão, bancos dianteiros com aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e head-up display - tela transparente que exibe informações como velocidade na altura do para-brisa.

Diferentemente de alguns concorrentes, o Eclipse Cross dispensa o painel de instrumentos totalmente digital, embora tenha uma tela colorida de alta resolução entre o velocímetro e o conta-giros

Por sua vez, a central multimídia da JBL tem apenas sete polegadas, mas vem acompanhada de um sistema de som bacana e tem, como é de se esperar, conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay - mas apenas utilizando cabo.

A versão mais completa também é equipada com teto solar duplo - o frontal tem abertura elétrica, enquanto o traseiro é fixo.

DESEMPENHO E CONSUMO

Imagem: Divulgação

O Eclipse Cross agrada quem gosta de dirigir.

O motor 1.5 turbo a gasolina com 165 cv e 25,5 kgfm proporciona respostas ágeis ao pedal do acelerador e conversa bem com a transmissão CVT com oito marchas simuladas - cujas trocas podem ser feitas manualmente, por meio de aletas no volante.

O consumo poderia ser um pouco melhor: segundo o Inmetro, o SUV da Mitsubishi, na versão de topo, tem médias de 9,1 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada.

Por outro lado, o Eclipse Cross vai além de um motor esperto: com suspensão independente nos dois eixos, volante com pegada esportiva e direção responsiva, traz condução ágil e também confortável - mesmo com rodas de 18 polegadas.

Para apimentar a receita, o utilitário esportivo da marca japonesa ainda tem tração integral com gerenciamento eletrônico, permitindo usá-lo também em vias não pavimentadas com alguma desenvoltura.

DESIGN

Imagem: Divulgação

Não dá para negar que o Eclipse Cross é um SUV que chama a atenção e foge do visual "quadradão" típico dos utilitários esportivos.

A dianteira se destaca, trazendo conjunto ótico de LEDs dividido em duas seções - os faróis e as lanternas ficam em um nicho mais abaixo, enquanto as luzes de condução diurna ficam na parte superior, mais rente ao capô.

O resultado é bastante chamativo, como era a traseira, que trazia vidro bipartido na tampa do porta-malas, um detalhe visual que gerava alguma polêmica.

Na linha 2023, lançada no Brasil em março passado, a Mitsubishi resolveu adotar um desenho mais convencional na parte de trás, com vidro inteiriço e lanternas redesenhadas.

Pessoalmente, prefiro a ousadia do modelo "antigo". Ainda bem a que fabricante manteve o estilo de cupê que ajuda a distinguir o Eclipse Cross, exibindo teto mais inclinado.

Por dentro, a pegada do SUV é mais comportada, com destaque para a profusão de botões físicos, o que me agrada, e para comandos com iluminação vermelha.

SEGURANÇA

Imagem: Divulgação

O Eclipse Cross faz bonito nesse quesito e vem de série com vários recursos de segurança e assistência à condução.

Sai da fábrica com airbags frontais, laterais, de cortina e também de joelho - este é exclusivo do motorista.

Também traz os esperados controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, mais câmera de ré, monitoramento de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática com detecção de pedestres.

Além desses itens, o veículo conta com alerta de saída involuntária de faixa, luz alta automática, alerta de tráfego cruzado traseiro e um sistema de prevenção à aceleração involuntária - que "ignora" pisadas fortes no acelerador com o carro parado ou a velocidades até 10 km/h.

MERCADO

Imagem: Divulgação

Com pouco mais de 2.950 exemplares emplacados de janeiro a outubro no Brasil, o Eclipse Cross é um coadjuvante no mercado de SUVs, do qual foi apenas o 23º modelo mais vendido no período.

A título de comparação, o Jeep Compass ocupa a terceira posição do ranking, acumulando pouco mais de 51 mil vendas nos primeiros dez meses de 2022.

Isso não me impede de recomendar o Eclipse Cross como uma alternativa a ser considerada ao Compass, o utilitário esportivo médio mais vendido do Brasil.

O representante da Mitsubishi anda bem, é confortável e espaçoso, traz muitos equipamentos de tecnologia e segurança e tem preços compatíveis com os praticados pela concorrência;

Tem quatro versões, com preços sugeridos entre R$ 190.990 e R$ 237.990 - bem parecidos com aqueles do Compass.

Vale destacar que dá para levar o Eclipse Cross por R$ 226.990 com os mesmos itens de série da opção mais completa, perdendo apenas a tração nas quatro rodas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 1.5 turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 165 cv a 5.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 kgfm a 1.800 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,4 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 195 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9,1 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,2 km/l

  • Câmbio

  • CVT com 8 marchas simuladas e opção de trocas manuais

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente do tipo Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/55 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.685

  • Comprimento (mm)

  • 4.545

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.670

  • Largura (mm)

  • 1.805

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.603 kg

  • Porta-malas (L)

  • 451 litros

  • Tanque (L)

  • 60 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 1.222

  • 20.000 km

  • R$ 1.222

  • 30.000 km

  • R$ 1.222

  • 40.000 km

  • R$ 1.477

  • 50.000 km

  • R$ 1.222

  • 60.000 km

  • R$ 1.222

  • Garantia

  • 3 anos ou 100 mil km - o que vencer primeiro

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mitsubishi Eclipse Cross: por que SUV é boa opção ao Jeep Compass - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.