Mitsubishi Eclipse Cross: por que SUV é boa opção ao Jeep Compass
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
01/12/2022 04h00
Quando o assunto é SUV médio, há alguns anos o Jeep Compass é a referência da categoria, seja em volume de vendas, seja pela grande variedade de versões - incluindo aquelas com motor turbodiesel e tração 4x4.
Ultimamente, o Toyota Corolla Cross é outro utilitário esportivo a conquistar a preferência de muitos clientes.
Mas isso não quer dizer que não existem outras alternativas para você considerar na faixa de preço entre R$ 190 mil e R$ 250 mil.
O Mitsubishi Eclipse Cross é uma dessas opções que, mesmo sem grande volume de vendas, é capaz de surpreender.
Com visual arrojado e estilo de cupê, o modelo da fabricante japonesa se destaca em itens como dirigibilidade, espaço interno e itens tecnológicos.
Andamos uma semana na versão topo de linha, que tem até tração nas quatro rodas.
Confira a avaliação e comente se você teria um exemplar em sua garagem.
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWC
Preço
R$ 237.9903,0
4,0
5,0
5,0
4,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Motor potente e condução ágil
- Amplo espaço interno
- Visual arrojado
- Bem equipado
Pontos Negativos
- Consumo poderia ser melhor
- Central multimídia traz tela pequena
Veredito
Bonito e bem equipado, o Mistubishi Eclipse Cross também agrada ao volante, combinando motor potente com dirigibilidade acima da média. Tem preços competitivos, considerando os rivais na categoria de SUVs médios. É uma alternativa ao líder Jeep Compass que vale a pena considerar.
ESPAÇO INTERNO E EQUIPAMENTOS
Medindo 2,67 m de distância entre-eixos e 1,80 m de largura, o Eclipse Cross tem no espaço interno uma das suas virtudes.
A cabine é uma das mais espaçosas na categoria de SUVs médios, especialmente no banco traseiro - onde mesmo passageiros mais altos conseguem esticar as pernas sem muito aperto.
Como em outros modelos, o túnel central "rouba" um pouco do conforto com três ocupantes no assento de trás.
Para compensar, o encosto pode ser reclinado de 16º a 32º, possibilitando aumentar o espaço para passageiros ou para bagagens, dependendo da necessidade.
Por falar no porta-malas, a capacidade foi reduzida de 473 litros para 451 litros na linha 2023, consequência do novo desenho da tampa traseira.
A Mitsubishi afirma que, apesar da diminuição no volume, o aproveitamento do espaço para as malas teve incremento de 14% - de fato, o bagageiro é adequado na comparação com a concorrência.
Os bancos de couro trazem bom apoio lombar e os dianteiros têm ajustes elétricos na configuração testada.
Também vale destacar o ótimo acabamento interno, que traz revestimento macio ao toque nas portas dianteiras e também em todo o painel - outro destaque do utilitário esportivo.
Quanto aos itens de série, todas as quatro versões são muito bem equipadas. Na configuração de topo, a que avaliamos, a lista de equipamentos é extensa e inclui ar-condicionado de duas zonas, sensor de chave, partida por botão, bancos dianteiros com aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e head-up display - tela transparente que exibe informações como velocidade na altura do para-brisa.
Diferentemente de alguns concorrentes, o Eclipse Cross dispensa o painel de instrumentos totalmente digital, embora tenha uma tela colorida de alta resolução entre o velocímetro e o conta-giros
Por sua vez, a central multimídia da JBL tem apenas sete polegadas, mas vem acompanhada de um sistema de som bacana e tem, como é de se esperar, conexão com celulares via Android Auto e Apple CarPlay - mas apenas utilizando cabo.
A versão mais completa também é equipada com teto solar duplo - o frontal tem abertura elétrica, enquanto o traseiro é fixo.
DESEMPENHO E CONSUMO
O Eclipse Cross agrada quem gosta de dirigir.
O motor 1.5 turbo a gasolina com 165 cv e 25,5 kgfm proporciona respostas ágeis ao pedal do acelerador e conversa bem com a transmissão CVT com oito marchas simuladas - cujas trocas podem ser feitas manualmente, por meio de aletas no volante.
O consumo poderia ser um pouco melhor: segundo o Inmetro, o SUV da Mitsubishi, na versão de topo, tem médias de 9,1 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada.
Por outro lado, o Eclipse Cross vai além de um motor esperto: com suspensão independente nos dois eixos, volante com pegada esportiva e direção responsiva, traz condução ágil e também confortável - mesmo com rodas de 18 polegadas.
Para apimentar a receita, o utilitário esportivo da marca japonesa ainda tem tração integral com gerenciamento eletrônico, permitindo usá-lo também em vias não pavimentadas com alguma desenvoltura.
DESIGN
Não dá para negar que o Eclipse Cross é um SUV que chama a atenção e foge do visual "quadradão" típico dos utilitários esportivos.
A dianteira se destaca, trazendo conjunto ótico de LEDs dividido em duas seções - os faróis e as lanternas ficam em um nicho mais abaixo, enquanto as luzes de condução diurna ficam na parte superior, mais rente ao capô.
O resultado é bastante chamativo, como era a traseira, que trazia vidro bipartido na tampa do porta-malas, um detalhe visual que gerava alguma polêmica.
Na linha 2023, lançada no Brasil em março passado, a Mitsubishi resolveu adotar um desenho mais convencional na parte de trás, com vidro inteiriço e lanternas redesenhadas.
Pessoalmente, prefiro a ousadia do modelo "antigo". Ainda bem a que fabricante manteve o estilo de cupê que ajuda a distinguir o Eclipse Cross, exibindo teto mais inclinado.
Por dentro, a pegada do SUV é mais comportada, com destaque para a profusão de botões físicos, o que me agrada, e para comandos com iluminação vermelha.
SEGURANÇA
O Eclipse Cross faz bonito nesse quesito e vem de série com vários recursos de segurança e assistência à condução.
Sai da fábrica com airbags frontais, laterais, de cortina e também de joelho - este é exclusivo do motorista.
Também traz os esperados controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, mais câmera de ré, monitoramento de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem automática com detecção de pedestres.
Além desses itens, o veículo conta com alerta de saída involuntária de faixa, luz alta automática, alerta de tráfego cruzado traseiro e um sistema de prevenção à aceleração involuntária - que "ignora" pisadas fortes no acelerador com o carro parado ou a velocidades até 10 km/h.
MERCADO
Com pouco mais de 2.950 exemplares emplacados de janeiro a outubro no Brasil, o Eclipse Cross é um coadjuvante no mercado de SUVs, do qual foi apenas o 23º modelo mais vendido no período.
A título de comparação, o Jeep Compass ocupa a terceira posição do ranking, acumulando pouco mais de 51 mil vendas nos primeiros dez meses de 2022.
Isso não me impede de recomendar o Eclipse Cross como uma alternativa a ser considerada ao Compass, o utilitário esportivo médio mais vendido do Brasil.
O representante da Mitsubishi anda bem, é confortável e espaçoso, traz muitos equipamentos de tecnologia e segurança e tem preços compatíveis com os praticados pela concorrência;
Tem quatro versões, com preços sugeridos entre R$ 190.990 e R$ 237.990 - bem parecidos com aqueles do Compass.
Vale destacar que dá para levar o Eclipse Cross por R$ 226.990 com os mesmos itens de série da opção mais completa, perdendo apenas a tração nas quatro rodas.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
-
Motorização
-
Motor 1.5 turbo
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
165 cv a 5.500 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
25,5 kgfm a 1.800 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
11,4 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
195 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
9,1 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
11,2 km/l
-
Câmbio
-
CVT com 8 marchas simuladas e opção de trocas manuais
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente do tipo McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Independente do tipo Multilink
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Discos sólidos
-
Pneus
-
225/55 R18
-
Rodas
-
18 polegadas
-
Altura (mm)
-
1.685
-
Comprimento (mm)
-
4.545
-
Entre-eixos (mm)
-
2.670
-
Largura (mm)
-
1.805
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1.603 kg
-
Porta-malas (L)
-
451 litros
-
Tanque (L)
-
60 litros
-
10.000 km
-
R$ 1.222
-
20.000 km
-
R$ 1.222
-
30.000 km
-
R$ 1.222
-
40.000 km
-
R$ 1.477
-
50.000 km
-
R$ 1.222
-
60.000 km
-
R$ 1.222
-
Garantia
-
3 anos ou 100 mil km - o que vencer primeiro
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Airbags para joelho do motorista
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Teto Solar
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Faróis com regulagem de altura
-